Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Haswell vs. Ivy Bridge vs. Sandy Bridge. Qual a diferença?


Posts recomendados

 Pra cada Mhz de clock um processador Haswell é ~10% mais rápido do que um Ivy Bridge. Consome um pouco mais do que o Ivy, mas faz gráficos bem melhores por causa do processador de vídeo integrado ser bem melhor do que no anterior.

 

 

 Veja estes gráficos aqui: http://www.pcper.com/reviews/Processors/Haswell-Review-Intel-Core-i7-4770K-Performance-and-Architecture/Clock-Clock-Sandy

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu e uns camaradas fizemos um teste uma vez e o resultado é bem interessante.

 

Usamos o Cinebench para testar...foram i7 2700K, i7 3770K e i7 4770K

 

Vou apenas tentar explicar de uma forma simples de entender mas o resultado não me lembro exato.

 

Suponha que o i7 4770K em 4.500MHz faça 10.00 no Cinebech o i7 3770K para mesma pontuação tem que estar @4.850MHz mais ou menos e o i7 2700K @5.050MHz mais ou menos para terem pontuação semelhante...

 

Mas me lembro que a diferença do IPC para se compensar em OVER fica mais ou menos uns 350MHz a 300MHz para o 3770K ter desempenho parecido com o 4770 e uns 300MHz a 250MHz para o 2700K ter o desempenho do 3770K...a diferença é mais ou menos por ai em termos de IPC.

 

Tem outros fatores também como o melhoramento ao suporte de memoria nativa para 1600MHz para Haswell e Ivy e PCI Express 3.0 em relação aos Sandy...e a VGA ON Bourd que vem melhorando a cada geração porém a 4° geração teve uma melhora relativamente superior as outras com uma ON Bourd bem melhor! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse teste os haswell esquentaram muito ?

 

porque li em uns fóruns que eles tem esquentado bastante 

 

Tanto para jogos como para trabalho pesado o indicado é comprar um cooler separado, então, separe uns 70/100 reais para o cooler e escolha o processador sem pensar em temperatura. Eu acho que o Haswell é alguns graus mais quente, porque o vídeo integrado é mais forte, mas nada absurdo se você tiver um bom cooler. A temperatura em idle desses processadores é alta, mas eles não disparam em stock. Se for fazer over, aí você vai ter que abrir o bolso para comprar um ótimo cooler de qualquer jeito.

 

Os preços não costumam cair de uma geração para outra, então, os Haswell só devem estar uma fração mais caros. Nesse caso, eu comprava logo Haswell e ganhava uns 10% de desempenho no geral. As placas-mãe do Haswell tem vindo melhores também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse teste os haswell esquentaram muito ?

 

porque li em uns fóruns que eles tem esquentado bastante 

 

Sim Haswell é mais esquentadinho que os Ivy e os Ivy mais que os Sandy...mas para meu ver isso é bem relativo pois com um H100i é positivável em muitos casos colocar um i7 2700 a 4.9GHz bem estável ou até mais que isso, suponha que com Haswell você só consiga estabilizar em 4.4GHz, por causa do IPC bem mais forte seria como se Haswell @4.4GHz tivesse desempenho semelhante ao Sandy a 4.9GHz...é bem relativo isso.

 

Eu acho o i7 2700K um CPU estupendo de bom por ser bem frio e pela facilidade que o mesmo tem em atingir frequências bem altas, assim também acho que quem tem um i7 2600K ou 2700K não é muito vantagem trocar para Ivy ou Haswell...mas para quem vai montar (Hoje) acredito que pela plataforma mais nova vale mais a pena Haswell e depois Ivy pois tem por ai umas plataforma Z77 muito barata tornado um bom custo beneficio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A geração de processadores sandy bridge é muito boa se não uma das melhores da intel, a haswell não muda tanto, consegue aproveitar mais Ghz portanto gasta muito menos energia e tem uma estrutura com algums modificações para melhorar o desempenho, por isso se for pagar mais do que 200 só porque é 4º geração nem vale a pena, a sandy bridge é muito boa também ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...
Em 14/03/2014 às 14:50, Gabriel Procópio disse:

A geração de processadores sandy bridge é muito boa se não uma das melhores da intel, a haswell não muda tanto, consegue aproveitar mais GHz portanto gasta muito menos energia e tem uma estrutura com algums modificações para melhorar o desempenho, por isso se for pagar mais do que 200 só porque é 4º geração nem vale a pena, a sandy bridge é muito boa também ;)

Foi o comentário mais sensato que vi nesse post. Concordo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...