Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teria alguma forma de um cooler de 3 pinos ter velocidade controlada mb?


fabiorns

Posts recomendados

  • Membro VIP

alguns fans trazem um controle por ntc (um sensor de temperatura). o fan do athlon 6000+ é um exemplo

 

experimente ligar só o fan, e ponha uma fonte quente perto, tipo um aquecedor, ou até uma vela (eu disse perto,não encostando) na parte onde puxa o ar...se houver controle por ntc vai subir imediatamente a velocidade

 

A fonte quente tem de ser fraca se for "a vento" para não alterar a rotação do fan,.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que observei parece que para a fan ser controlada pela mb seria necessario ter 4 pinos , confere? porque a fan box vem com 4 pinos

 

sendo que o zalman vem com 3, e o fanmate para controle da velocidade, seria interessante se houvesse um modo dele ser controlado pela mb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

vamos por partes... lembra do que postei?

 

alguns fans trazem um controle por ntc (um sensor de temperatura). o fan do athlon 6000+ é um exemplo

no proprio fan... a mobo só lê a rotação

 

para a mobo controlar deve ter 4 pinos.. algumas até regulam por tensão, já vi comentários, mas francamente não vi nenhuma.

 

Infelizmente o imageshack não está abrindo minhas fotos, mas... no fan que eu citei tem um ntc (é um carocinho verde), e ele aumenta, provavelmente, a tensão interna do fan... mas... ao aquecer, o fan que eu tenho, de tres pinos aumenta até 7.000rpm se você quiser

 

então, como eu falei, pode ser que o teu fan tenha um NTC. Teria de testar. Mas é o ntc que controlará a velocidade e a mobo só fará a leitura.

 

 

achei um tópico meu, onde eu perguntei algo sobre isso

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/970544-que-componente-seria-esse-e-outras-d%C3%BAvidas-sobre/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...