Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

bios positivo AG31AP (ASUS P5KPL-VM/S)


MELGAREJO

Posts recomendados

  • Membro VIP
  • Membro VIP

Como você está atualizando a BIOS? Usando algum utilitário na BIOS ou por pendrive bootável? Qual erro apresenta?

Existe um tutorial no youtube de como proceder. Parece que tem algum bloqueio mesmo.

 

Obs: veja a descrição do vídeo com a solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

eu tentei atualizar pelo ASUS EZ FLASH 2

mais apareceu um aviso de incompatibilidade entre a bios e a placa :(

Dando orientação ao nosso confrade, mas também para futuras consultas aqui: como a BIOS foi modificada pela POSITIVO, a ID da ROM mudou. Logo, não será possível trocar a BIOS por uma da Asus sem utilizar um comando para que o gravador da BIOS ignore a comparação das ID's, do arquivo que queremos atualizar e da placa-mãe, respectivamente.

 

O comando é o seguinte: afudos.exe file.rom /x

 

* "file.rom" é o nome do arquivo da BIOS;

*   /x   é o parâmetro para que o gravador da BIOS ignore a comparação das ID's;

 

Esse comando não é possível via EZ-FLASH e sim via boot por DOS, pode ser com pendrive, floppy ou CD-ROM.

 

Vou disponibilizar o link para download desses arquivos para facilitar:

 

http://www.4shared.com/zip/qiUdKMmGba/pos-ag31ap__p5kpl-vm_.html

 

 

* para quem tentou atualizar e encontrou problemas e agora só consegue pelo EZ-FLASH, vou disponibilizar o link da BIOS versão 0202 da POSITIVO, com ID aceitável para o utilitário EZ-FLASH. Para isso basta renomear o arquivo para "P5KPLVM.rom":

 

http://www.4shared.com/file/HhCjjdEPba/P5KPLVM__22_Jun_2009_.html

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Tô com uma placa mãe desta querendo atualizar pra bios da asus, mas mesmo pondo /x no final da linha de comando ela não ignora o id da bios e diz que não é compatível com a placa, já testei /n e /nr e também não foi.

 

Marcelo, descreva o ambiente em que você está tentando atualizar. Como você faz os procedimentos?

 

Tente assim via DOS:

 

afudos.exe /i"bios.rom" /x

 

* o " /i " não deve ter espaço entre ele e o nome da BIOS....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu usei estes comando ai mesmo, ele dá o aviso que vai atualizar o bios e que não é para desligar o pc, e depois  ROM file ROMID is not compatibe with existing BIOS ROMID.

 

Eu consegui fazer o downgrade de bios para uma versão mais nova da positivo que tem e abre o azuz ezflash, mas não aceita o bios da asus.

 

O afudos que tô usando parecde que não aceita o comando /x só o /n, mas depois vem o erro que falei.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu usei estes comando ai mesmo, ele dá o aviso que vai atualizar o bios e que não é para desligar o pc, e depois  ROM file ROMID is not compatibe with existing BIOS ROMID.

 

Eu consegui fazer o downgrade de bios para uma versão mais nova da positivo que tem e abre o azuz ezflash, mas não aceita o bios da asus.

 

O afudos que tô usando parecde que não aceita o comando /x só o /n, mas depois vem o erro que falei.

 

Já tentou baixar a última versão do AFUDOS ou senão a versão que tem no site da ASUS para a placa em questão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou baixar a última versão do AFUDOS ou senão a versão que tem no site da ASUS para a placa em questão?

 

 

Já baixei os 2 que tem pla placa asus, o afudos e o afu236u.

 

 

Consegui atualizar com o comando  AFU236U /IP5KPLVM.ROM /pbnc /n 

 

Não sei se tem a ver, mas a parte /pbnc /n coloquei em minúsculo e foi na hora.

 

utilizei a bios 1003 da p5kplvm e renomiei ela para p5kplvm.rom

 

Fica a dica ai pra quem precisar.

 

Um detalhe que nenhuma das 4portas sata estão funcionamdo, desde quando tava com a outra Bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já baixei os 2 que tem pla placa asus, o afudos e o afu236u.

 

 

Consegui atualizar com o comando  AFU236U /IP5KPLVM.ROM /pbnc /n 

 

Não sei se tem a ver, mas a parte /pbnc /n coloquei em minúsculo e foi na hora.

 

utilizei a bios 1003 da p5kplvm e renomiei ela para p5kplvm.rom

 

Fica a dica ai pra quem precisar.

 

Um detalhe que nenhuma das 4portas sata estão funcionamdo, desde quando tava com a outra Bios.

 

Você não havia falado que usava os parâmetros em maiúsculos... nem me liguei de te perguntar. Não conhecia este "/pbnc"...

 

Quanto às portas SATA, provavelmente defeito no chipset SouthBridge que controla elas, portas USB, seriais, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

/n - don't check ROM ID

/pbnc -

b - Program Boot Block

n - Program NVRAM

c - Destroy System CMOS

 

Veja todos os comandos para o afudos aqui.

 

Bom, dando continuidade ao tópico, ontem peguei mais uma destas placas e novamente não consegui atualizar a BIOS pelos comandos aqui citados, nem por mim, nem pelo confrade "marcelogon".

 

Fui pro Google pesquisando sobre "afudos force flash" e acabei entrando num fórum alemão, onde os usuários também tinham a mesma dificuldade de trocar a BIOS pelas originais da ASUS. Pelo que li nas discussões, parece que versões antigas do aplicativo "afudos" permitem o "downgrade" ou aceitam melhor o parâmetro de ignorar a comparação das ID's das ROM's.

 

Bem, baixei verões diferentes do "afudos" e a que deu certo pra mim foi a versão 2.27 (atualmente está na 2.41). Abaixo deixo a linha de comando que funcionou:

 

"AFUDOS227 /iP5KPLVM.ROM /pbnc /n"

 

* renomeei o aplicativo para "afudos227" para diferenciar as versões que estavam na mesma pasta. Como bootei pelo pendrive com DOS 98, ele não reconhece mais que 8 dígitos antes do ponto que define a extensão, no caso EXE, então vai aparecer assim: "afudos~1", "afudos~2", afudos~3" se você tiver na mesma pasta mais de um aplicativo gravador da BIOS;

 

* deixarei o link para download da pasta zipada que tenho na pendrive com todos os arquivos necessários. Caso este comando acima não funcione para você, pode tentar os outros arquivos BAT;

 

https://www.mediafire.com/?lbfya67q5r04e35

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Como você está atualizando a BIOS? Usando algum utilitário na BIOS ou por pendrive bootável? Qual erro apresenta?

Existe um tutorial no youtube de como proceder. Parece que tem algum bloqueio mesmo.

 

Obs: veja a descrição do vídeo com a solução.

 

Ola Pessoal, estou com esse mesmo problema com essa placa, no entanto, a placa não dá boot pra poder gravar via DOS, ela abre direto o recovery da própria placa e pede o arquivo, como mostrado no video citado, só que ela não reocnhece o arquivo da Asus, gostaria de saber se alguém poderia me passar o Arquivo de BIOS ORIGINAL POSITIVO para o programa dela reconhecer...

 

Outra coisa, esse video está travado pra exibição, tá como privado, como vizualiza-lo?

 

Abraços e aguard ajuda dos senhores!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Eduardo, naquele último link que postei há uma pasta compactada com todos os arquivos necessários. Se não me engano o nome do arquivo é "0202.ROM", que é a original da Positivo. Provavelmente sua BIOS está corrompida, por isso pede o arquivo original.

 

Coloque a BIOS original num pendrive formatado com FAT32 e veja se a placa recupera a BIOS automaticamente. Talvez você terá de renomear o arquivo, por exemplo. "BIOS.ROM".

 

Depois poste o resultado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Eduardo, naquele último link que postei há uma pasta compactada com todos os arquivos necessários. Se não me engano o nome do arquivo é "0202.ROM", que é a original da Positivo. Provavelmente sua BIOS está corrompida, por isso pede o arquivo original.

 

Coloque a BIOS original num pendrive formatado com FAT32 e veja se a placa recupera a BIOS automaticamente. Talvez você terá de renomear o arquivo, por exemplo. "BIOS.ROM".

 

Depois poste o resultado...

Ola colega obrigado por responder!

 

O procedimeno eu conheço, o problema é realmente o arquivo original, se voce diz que esse é a ROM da positivo talvez eu consiga resolver, apesar de que eu tinha pego uma na internet que supostamente segundo a pessoa que postou tb era a da positivo, o Pc acha, diz que tá lendo mas não acontece nada mesmo depois de quase 10 minutos, estou achando que o Chip da BIOS tá danificado, mas antes de partir pro drástico eu vou testar o seu arquivo e reporto aqui, por hora muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa noite pessoal

Eu tenho uma placa mãe positivo AG31AP. Ela é na verdade uma ASUS P5KPL-VM/S. Eu queria atualizar sua bios mais eu só acho a bios da P5KPL-VM que não é compatível com a minha placa. Onde eu consigo a bios da P5KPL-VM/S.

Se alguém puder ajudar, ficarei grato

ola eu não tambem dava ero tipo incompativel   ai consegui atualizar a minha pela propria placa  coloquei  atualização  com este nome         p5kplvm (22 junho 2009).rom          ficou ótima     sem nehum programa  la mesmo no setup atualizar bios.

Dando orientação ao nosso confrade, mas também para futuras consultas aqui: como a BIOS foi modificada pela POSITIVO, a ID da ROM mudou. Logo, não será possível trocar a BIOS por uma da Asus sem utilizar um comando para que o gravador da BIOS ignore a comparação das ID's, do arquivo que queremos atualizar e da placa-mãe, respectivamente.

 

O comando é o seguinte: afudos.exe file.rom /x

 

* "file.rom" é o nome do arquivo da BIOS;

*   /x   é o parâmetro para que o gravador da BIOS ignore a comparação das ID's;

 

Esse comando não é possível via EZ-FLASH e sim via boot por DOS, pode ser com pendrive, floppy ou CD-ROM.

 

Vou disponibilizar o link para download desses arquivos para facilitar:

 

http://www.4shared.com/zip/qiUdKMmGba/pos-ag31ap__p5kpl-vm_.html

 

 

* para quem tentou atualizar e encontrou problemas e agora só consegue pelo EZ-FLASH, vou disponibilizar o link da BIOS versão 0202 da POSITIVO, com ID aceitável para o utilitário EZ-FLASH. Para isso basta renomear o arquivo para "P5KPLVM.rom":

 

http://www.4shared.com/file/HhCjjdEPba/P5KPLVM__22_Jun_2009_.html

 

Abraço!

ok valeu  funcionou corretamento antes dava erro com esta atualização  a flash  aceitou  e atulizou a bios     nem renomei ficou este nome ai mesmo do jeito que baixei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, peço desculpas aqui pros colegas pois eu acabei esquecendo de reportar o que aconteceu no meu caso, pois bem:

 

Baixei a ROM e, mesmo com ela, o Recovery não instalava, então deduzi que poderia ser a EPROM danificada, então mandei pra um cara pra gravar numa EPROM nova e testar, acontece que mesmo com a nova e gravada em máquina não deu certo, o PC ligou, entrou na BIOS e logo travou e em seguida ficou do mesmo jeito, então cri logo que deva ser algum problema mais sério com relação algum chip na MB, então condenei a placa e não mexi mais, como não tenho ferramenta pra ressolda de Placa mãe ou diagnóstico, infelizmente pro meu caso não deu certo.

 

Mas obrigado pela atenção que quem se dispôs! Abraços! \o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá amigos. Estou com uma placa dessas aqui e não consigo atualizar a Bios para a P5KPLVM. Segui as dicas dos amigos aqui e nada. Estou bootando pelo pendrive  e quando tento executar os comandos recebo a seguinte informação: Bad command or file name.

Alguém ai pode me dar uma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos. Estou com uma placa dessas aqui e não consigo atualizar a Bios para a P5KPLVM. Segui as dicas dos amigos aqui e nada. Estou bootando pelo pendrive  e quando tento executar os comandos recebo a seguinte informação: Bad command or file name.

Alguém ai pode me dar uma dica?

Ola colega,

 

Essa mensagem sugere que voce esteja errando em alguma linha da Sintaxe, verifica bem o nome do exe que tu tá chamando pelo prompt ,ve se não tá faltando ou sobrando letra, alguma aspa, algum espaço, se tá na pasta correta, enfim, verifica tudo, porque com certeza tem alguma coisa errada nisso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola colega,

 

Essa mensagem sugere que voce esteja errando em alguma linha da Sintaxe, verifica bem o nome do exe que tu tá chamando pelo prompt ,ve se não tá faltando ou sobrando letra, alguma aspa, algum espaço, se tá na pasta correta, enfim, verifica tudo, porque com certeza tem alguma coisa errada nisso...

Obrigado Eduardo Yagami. Era exatamente isso que estava acontecendo. Eu não lembro praticamente nada do raro conhecimento que pensava que tinha no DOS. Aqui ocorreu tudo certo com a atualização da BIOS. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...