Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para definir CPU Cooler... TPC812 XS, V4 GTS...


Ir à solução Resolvido por capa14,

Posts recomendados

Ae pessoal.

 

Minha duvida é "simples"... Vejo muito em foruns nacionais e internacionais sobre o pessoal falando do Hyper 212 EVO e X, porém não acho em nenhuma loja que eu costumo comprar e não quero comprar no mercado livre, o que me levaram a outras opções:

 

TPC812 XS - R$262

V4 GTS - R$296

 

Sobre o TPC812 vi alguns bons reviews onde ele se equipara aos tops, inclusive em algumas situações superando alguns water cooling, mas sobre o V4 GTS não achei comparações em nenhum site sobre a performance dele contra a dos outros...(se alguem puder postar comparativos do V4 GTS também seria legal).

 

O V4 GTS é melhor, pior ou mesmo nível que os Hyper 212 EVO, X e TPC812 XS?

 

O TPC812 XS tem algum problema com os slots de memória? Pelo que vi o V4 GTS passa rente mas não atrapalha.

 

Meu processador será um FX-8350 e caso eu faça um over no futuro gostaria de estar com uma folguinha na temperatura.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Capa, boa noite!

 

Eu até passei no Megamamute pra ver se tinha ainda o 212X a venda...O caras acabaram rapidinho com o estoque! Quanto as suas escolhas, ou melhor, pelo preço delas, já não cogitou a hipótese de usar um watercooler selado simples? Um Coolermaster Seidon 120M ou um Corsair H60 cairia bem em seu FX e gastando praticamente o mesmo, além de ocupar menos espaço. Basta apenas um local para fan de 12cm, localizado na traseira ou no teto do gabinete para instalar o conjunto fan-radiador.

 

Recentemente adquiri um WC Seidon 120V e pude comparar diretamente ao cooler anterior que usava, um Hyper 212+. Comparando a performance de ambos (com as mesmas fans equipadas, duas CM Excalibur), notei uma pequena melhora no arrefecimento em meu i7 2600. Acho que esse WC, o mais simples do mercado, se equipararia a um 212X, por exemplo.

 

Capa, o WC me custou R$ 166 no início deste ano. Agora aumentou um pouco, mas é comum que uma loja baixe para menos de 200 reais em uma promoção. Achei em um loja bem indicada pela rapaziada do fórum ( http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/883507-guerra-digital-t%C3%B3pico-central/ )os dois modelos de WCs:

 

Coolermaster Seidon 120V (218): https://www.guerradigital.net/coolers/coolers-cpu/water-cooler-cooler-master-seidon-120v-radiador-120mm-rl-s12v-24pk-r1.html

Corsair H60 (228): https://www.guerradigital.net/coolers/coolers-cpu/cooler-corsair-hydro-series-h60-water-cooler-cw-9060007-ww.html

 

Tranquilo?

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta Cabelo!

 

Até pensei sim cara, mas nunca usei WC, não tem perigo desse negocio estourar e molhar tudo não? O maior medo é esse...

Outra duvida ... Esses WC selado não tem manutenção?

 

Além disso lendo por aí, comprova-se que alguns WC realmente não tem essas performances todas, a exemplo do H60 que ficou abaixo do rendimento do TPC812, testado aqui no Clube(https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Corsair-H90/2782/6 , se procurar pelo h60 vai ver que em performance foi 1 grau pior que alguns coolers aí, que no final das contas a 2 graus de margem de erro da no mesmo...)

 

No caso se fosse pra eu ter alguma diferença com water cooling se tratando de Corsair eu teria de pegar um H80i ou um H90. Daí já sobe o preço um pouco.

 

Talvez a maior vantagem do WC seja o espaço já que você não precisaria de um gabinete muito largo.(apesar de que eu quero um gabinete mais largo pra ter mais espaço pra arrumar os cabos)

 

Se eu tiver garantia que não tenho dor de cabeça com WC selado vou pensar mais uma vez nesse tipo de resfriamento.

 

EDIT: Achei um H90 com um preço muito razuável! Estou pensando seriamente no caso! Mas ainda gostaria de uma resposta sobre a confiabilidade de um bicho desse.

Pesquisei em alguns forums e reviews dizendo que esse closed loop são leak proof ou seja a prova de vazamento... Já vem cheio e o cara não tem de dar manutenção por anos(será mesmo?)

 

Continuo pensando seriamente na possibilidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retornando...

 

 

Até pensei sim cara, mas nunca usei WC, não tem perigo desse negocio estourar e molhar tudo não? O maior medo é esse...

Outra duvida ... Esses WC selado não tem manutenção?

 

Também tinha esse receio, Capa. Eu até comprei o Seidon com o propósito de conhecer um WC mais de perto, pois sempre tive curiosidade em saber como funciona. Mesmo se tratando do WC mais simples da Coolermaster, a construção do bloco e do radiador é bacana e a vedação é bastante firme. Particularmente, achei que o método de fixar o bloco ao local do processador poderia ser melhor planejado (caso do Seidon 120V), no entanto, tô gostando a beça da experiência.

 

Quanto a manutenção, não há especificações de troca ou reposição de fluído previso pelo manual ou pelo fabricante. A única manutenção que fiz foi mesmo tirar o acúmulo de poeira que se formou no radiador, parada que acontece comumente a qualquer dissipador.Como instalei o sistema radiador-fans na parte dianteira do micro, a poeirada vem em dobro...

 

 

 

Além disso lendo por aí, comprova-se que alguns WC realmente não tem essas performances todas, a exemplo do H60 que ficou abaixo do rendimento do TPC812, testado aqui no Clube(https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Corsair-H90/2782/6 , se procurar pelo h60 vai ver que em performance foi 1 grau pior que alguns coolers aí, que no final das contas a 2 graus de margem de erro da no mesmo...)

 

Ah sim, é verdade, Capa. Uma coisa que reparei nos testes comparativos é que eles usam o produto em stock para as medições. Pode acontecer o fato de um bom projeto de dissipador/radiador de um cooler seja termicamente prejudicado por conta do perfil da fan utilizado, ou até mesmo na quantidade deles. O CM TPC 812 além de ter um dissipador de grande volume, sua fan tem a pressão máxima de mais de 4,1mmH2O, quanto a fan do H60 chega no máximo a 2,36mmH2O. É um dado que influi diretamente no comportamento de cada solução para cooler.

 

Nada o impede de customizar e trocar a fan original por outra de maior performance, ou de perfil mais silencioso ou balanceada. No caso do H60 e do TPC812, pode-se colocar outra fan para ter o recurso "push-pull" para acelerar a passagem de ar pelo radiador/dissipador. Aqui o radiador herdou as duas CM Excalibur do meu antigo 212+ assim quando o instalei, infelizmente não saberia o quanto exatamente melhorou em relação à configuração em stock, 

 

 

 

No caso se fosse pra eu ter alguma diferença com water cooling se tratando de Corsair eu teria de pegar um H80i ou um H90. Daí já sobe o preço...

 

É...aí é papo de 300 pra cima, complica sim. Capa, procure também por outros modelos Seidon (120XL), a linha Kraken da NZXT e os Water da Thermaltake. Como você quer fazer um bom OC no FX, é meio complicado mesmo confiar da capacidade de um WC de entrada, mesmo com duas fans, de arrefecer o processador de um TDP tão elevado quanto o FX-8350 + over. Nesse caso é mais seguro um WC com radiador de maior volume mesmo. 

 

 

 

Talvez a maior vantagem do WC seja o espaço já que você não precisaria de um gabinete muito largo.(apesar de que eu quero um gabinete mais largo pra ter mais espaço pra arrumar os cabos)

 

Sim, por isso que sugeri a solução do WC a você. E o lance da largura do gabinete, realmente é um tormento não ter um espaço legal por de trás da bandeja da placamãe para os cabos. A tampa lateral do meu que o diga...haeuaehuaehaeuheau!!

 

 

 

Se eu tiver garantia que não tenho dor de cabeça com WC selado vou pensar mais uma vez nesse tipo de resfriamento.

 

Apenas posso dizer por mim e pelas pesquisas que eu fiz que sim, vale a pena adotar um WC. Pesquise e leia mais opiniões e experiências a respeito para ter um abalizamento melhor sobre esse tipo de cooler, Capa.

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza Cabelo!

 

Tb não quero fazer um Over graaande talvez eu nem faça sei la, mas só quero garantir saca, também não sei se vai dar pra fazer um over muito bom com a M5970 R2.0 (sim vacilei deveria ter pego pelo menos a EVO dela... mas agora já foi ta pra chegar semana que vem)

 

Pesquisei sobre os outros WC que você sugeriu estão todos esgotados ahaha!

 

Já que falamos no assunto de gabinete... o que acha desse aqui? 

 

AeroCool Strike-X Xtreme Black - R$364,65 - http://www.aerocool.com.tw/chassis/strike-x/848.html 

 

Nesse daria pra eu colocar um H90 por exemplo no Top Panel. Acho que a melhor ideia era botar no Rear, mas daí eu teria de comprar um gabinete maior que esse. Como por exemplo HAF 922 XM mas daí a diferença é grande R$481...

 

Apesar de que eu tava lendo esse artigo http://www.hardwaresecrets.com/printpage/Which-is-The-Best-Configuration-for-120-mm-Liquid-Cooling-Fans/1738 que conclui que independente da posição do radiador e fan, da praticamente a mesma coisa de performance.

 

 

 

A tampa lateral do meu que o diga...haeuaehuaehaeuheau!!

Eu RI com isso vei ahahaha!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugando!

 

 

 

Tb não quero fazer um Over graaande talvez eu nem faça sei la, mas só quero garantir saca, também não sei se vai dar pra fazer um over muito bom com a M5970 R2.0 (sim vacilei deveria ter pego pelo menos a EVO dela... mas agora já foi ta pra chegar semana que vem)

 

Não tenho tanta desenvoltura em plataforma AMD quanto a experiência que eu acumulei em Intel. Creio que em relação as placamães para AMD, a capacidade de VRM de cada uma pesa muito para os FXs, principalmente quando se cogita over. No lado Intel também, mas há uma certa padronização neste quesito. Precisa mesmo ser muito criterioso para escolher a placamãe adequada, e sortudo também para achá-la vendendo a preços razoáveis.

 

 

 

Pesquisei sobre os outros WC que você sugeriu estão todos esgotados ahaha!

 

Epa, sério Capa? Ó, procurei rapidão pelos sites que se tem confiabilidade e encontrei o Seidon 240M. Não é um preço de promoção, mas acaba valendo a pena observando seu desempenho (do patamar do H100i e do Kraken x60): https://www.guerradigital.net/coolers/coolers-cpu/water-cooler-seidon-240m-cooler-master-240mm-high-performance-all-in-one-liquid-water-cpu-cooler-rl-s24m-24pk-r1.html

 

Até o CdH fez um teste com ele: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Seidon-240M-da-Cooler-Master/2861/1

 

 

Já que falamos no assunto de gabinete... o que acha desse aqui? 

 

AeroCool Strike-X Xtreme Black - R$364,65 - http://www.aerocool.com.tw/chassis/strike-x/848.html 

 

É bonitão esse Aero. É um bom gabinete, sem dúvidas. Mas ponderando às suas preferências, achei um pouco estreito a capacidade dele em abrigar VGAs (uma PNY GTX770 já caberia faltando um pentelhésimo e uma Sapphire Toxic nem caberia). A largura dele não é tão grande também, cerca de 172mm, nessa medida, já colocaria em xeque a disponibilidade do compartimento de cabos por trás da placamãe (efeito mala de muamba). Quanto a qualidade do gabinete em si, a Aerocool não vacila, nenhuma crítica.

 

Tem um gabinete da qual me chamou a atenção que pode atendê-lo muito bem, Capa. Não é estilão como o X-Treme Black, porém, é um full tower da NZXT e tá R$ 66 mais barato. O Source 530:

 

finishedon.jpg

 

Sendo muito chato, a única coisa que ele não tem é o tal do grommet (borracha de acabamento para "esconder" os cabos). No mais, é espaçoso pacas, monte de baias para HDD, Hub para fans, amplas possibilidades de instalação de WC ou aircooler, 2,5cm de espaço para a passagem de cabos na lateral oposta...Pelo preço, acho que seria A jogada. Tô me segurando aqui pra não martelar o escorpião, aeheauheuehaeuh!!

 

Um teste completão do 530: http://www.techpowerup.com/reviews/NZXT/Source_530/1.html

Link da oferta: http://www.megamamute.com.br/produto/gabinete-source-530-full-tower-source530-nzxt-73855

 

 

 

Apesar de que eu tava lendo esse artigo http://www.hardwaresecrets.com/printpage/Which-is-The-Best-Configuration-for-120-mm-Liquid-Cooling-Fans/1738 que conclui que independente da posição do radiador e fan, da praticamente a mesma coisa de performance.

 

Eu tinha lido esse artigo no CdH (Hardware Secrets = CdH). Quanto a posição do radiador, sendo fixada ao teto ou na traseira, realmente é irrelevante a mudança de comportamento do arrefecimento. Nesse caso o que ditará é a possibilidade de instalação física mesmo (ou estética).

 

O que achei um pouco vago neste teste é que não há nenhum gerador de calor intenso, além da CPU, a todo vapor em funcionamento, uma VGA trabalhando, por exemplo. Certamente a temperatura no interior do gabinete teria alguma influência por conta disso e, talvez, afetasse um pouco as medições do teste, sobretudo medindo as temperaturas da fan fazendo papel de exaustão do gabinete. Não saberia ao certo o quanto isso influiria, entretanto, acho a melhor forma de instalar o conjunto radiador-fan é colocá-lo em um local que capte o máximo de ar ambiente possível (posição de injeção de ar para o gabinete).

 

Capa, claro que há limitações, no caso de gabinetes com um ponto apenas de exaustão. Para não reter muito ar no interior do gabinete, é válido a inversão do sentido da fan do radiador, funcionando também como exaustão do gabinete.

 

Valeu Capa!

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Interessante esse Gabinete aí Cabelo.

 

Achei sensacional o controlador de Fan! Deve ajudar pra caramba a arrumar os cabos. Uma pena realmente é não ter os grommets ainda mais quando se tem uma janela, apesar de que ele tem uma janela com um desenho estratégico que olhando de frente não da pra ver os buracos   :D

 

Então, na verdade sobre o Strike-X se você for ver no site do fabricante(http://www.aerocool.com.tw/chassis/strike-x/848.html) ele diz que a largura dele é 210mm.

172mm é a altura maxima do CPU Cooler que ele suporta.. então 210 - 172 = 38mm aí tirando a espessura da tampa... sei la 3cm sobrando atrás, será?

 

Minha placa de vídeo é uma MSI R9 280X Gaming, pelo que vi no fabricante ela tem 269mm se suporta até 293 da de boa.

 

A verdade é que o que me ferra é o frete vei... Não sei se percebeu mas moro em Recife, então cada frete é uma lapada, mas no caso da tua ideia do 530 até que não sai ruim! Com frete da R$341(se eu pagar no boleto, o frete saindo a R$43), é mais uma coisa pra pensar. O problema nesse caso é o risco de ferrar o gabinete no transporte, além do prazo de entrega.

 

Cara, montar uma máquina pensando em todas as variáveis é difícil!  -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Fala Cabelo!

 

Gostaria de dizer que terminei comprando o H90 no Balão da Informatica (https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/53485/Cooler-Hydro-H90-Ventoinha-de-140-mm--CW-9060013-WW).

 

Saiu R$338,79 já com frete por E-Sedex ;)

 

Como o tópico eu coloquei na categoria de Coolers e Resfriamento vou marcar como solucionado, muito obrigado pela ajuda, Cabelo.

 

Quanto ao gabinete estou pensando seriamente sobre o 530. Você ja comprou nesse megamamute aí? Na verdade fico com mais medo da transportadora, fico com medo de quebrarem o acrílico da lateral, no transporte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...