Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Osciloscópio Minipa MO-1225 não liga display


Ir à solução Resolvido por albert_emule,

Posts recomendados

Bom dia galera! Estou com um osciloscópio Minipa modelo MO-1225 que não está ligando o visor. Abri ele e não encontrei nenhum resistor carbonizado, ou capacitor estourado. Os CI's TTL recebem a alimentação de 5V normalmente. O Led de ligado acende e quando mexe-se em algumas configuração o led de Trigger também. A partir dai eu acredito que o defeito seja apenas no visor.

Alguém já teve um problema similar? Alguém quais outras fontes eu deveria checar? 
O display não mostra nem traço horizontal nem vertical(como as antigas tvs de tubo). Ele simplesmente não mostra nada.




Desde  já obrigada galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Tenho um desse, mesmo modelo.

Recomendo que veja se o filamento está aceso como a colega acima citou, caso esteja, verifique o potenciometro de brilho.

Verifique tambem o +B que chega no fly-back.

O meu ja deu defeito em 2 potenciometros (e na chave x5) não era o do brilho mas acredito que tenham a mesma qualidade.

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Não há nada acesso. Será que não é melhor neste caso enviar para uma assistência? =/

 

É o melhor que você faz.

 

Referente a não haver nada aceso, este tipo de visor é na verdade uma válvula termoiônica, coisa das antigas rsrsrsr.

Aquele filamento que deveria estar aceso, emite elétrons quando quente, daí vem o termo termo-iônico.

Os elétrons emitidos são então acelerados por uma fonte de alta tensão para o anodo (Tela de fosforo fluorescente) que ao receber estes elétrons, emite luz.

E assim liga o visor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, melhor seria levar numa assistencia.

Se o filamento não acende, não está chegando tensão nele, considerando que a queima do filamento é rara.

O filamento acende, geralmente, com 6,3 volts que vem diretamente da fonte.

Então, acredito que o defeito de seu equipamento esteja na fonte.

 

Att,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...