Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

overclock no fx6300 com hyper 212 x


Posts recomendados

ja consegui fazer um overclock instavel a @4.2 , mas ta sobrando muito espaço da parte do cooler , estou 29° de distancia para a temp maxima do núcleo..

queria fazer um over para @4.4 ou ate mesmo @4.5

config:

fx6300

placa-mãe Gigabyte 78LMT-S2

8gb 1600mhz corsair

zalman 360w 80

 

não sei se minha placa mãe esta me segurando ...

ja desativei todas opções de salvamento de energia ( acho ) , só ficou um tal de load line control ( nao tem opção de desativar , só auto , regular e extreme) ... dexei auto 

meu vcore ficou indo de 1.375 ate 1.5 , mas nunca consigo mais que 4.2 , mais que isso da erro no prime95

 

queria saber se estou fazendo algo errado , ou se é a placa mãe , vi num review e era 4.5 de 5 estrelas no quesito overclock ... ( nem sei se e mesmo )

 

PS: coloquei load line control em extreme e consegui fazer over de 4.4 , mas no teste de stress o clock fica caindo pra 3.0 varias vezes , nao sei se e normal ou se tem algo diminuindo...

 

edit : meu cooler um hyper 212x da cooler master

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Emanuel!

 

Infelizmente não posso falar com propriedade, pois não domino a plataforma AMD muito bem. Entretanto, acho que o limitador do over é a placamãe. Por não ter muitas fases de tensão do processador, o VRM de sua placa é muito limitada em suprir energia ao processador (Creio que são 3+1 fases apenas o VRM padrão das placas de chipset 760, como a sua Giga 78MT-S2), além do limite TDP da placa, coincidindo com o TDP do FX-6300. 

 

São dois fatores que certamente estão limitando o over, principalmente pela queda repentina da frequência dos cores, um claro sinal que os reguladores de tensão (VRM) da placamãe estão superaquecidos, ou sobrecarregados ou até ambos os casos. O processador e o 212X até tem fôlego, mas acaba sendo demais para sua Giga. Não recomendo muito continuar a tentar por um OC tão frenético assim, Emanuel.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pela ajuda, tem alguma placa-mãe na faixa dos 300R$ que recomendam para um oc? quero minimo @4.4 , se tiver o link da loja agradeço 

 

PS: apos esse ocorrido , fui olhar o @4.2 e também da essa caida de frequencia ..... testei de um por um , e so nao cai na frequencia padrão de @3.5 , apos @3.6 ja começa cair a frequencia .... temperatura do proc esta bem abaixo a temp maxima ... 39 em carga maxima


Fala Emanuel!

 

Infelizmente não posso falar com propriedade, pois não domino a plataforma AMD muito bem. Entretanto, acho que o limitador do over é a placamãe. Por não ter muitas fases de tensão do processador, o VRM de sua placa é muito limitada em suprir energia ao processador (Creio que são 3+1 fases apenas o VRM padrão das placas de chipset 760, como a sua Giga 78MT-S2), além do limite TDP da placa, coincidindo com o TDP do FX-6300. 

 

São dois fatores que certamente estão limitando o over, principalmente pela queda repentina da frequência dos cores, um claro sinal que os reguladores de tensão (VRM) da placamãe estão superaquecidos, ou sobrecarregados ou até ambos os casos. O processador e o 212X até tem fôlego, mas acaba sendo demais para sua Giga. Não recomendo muito continuar a tentar por um OC tão frenético assim, Emanuel.

 

Abraço!!

FX6300 com essa minha fonte zalman 360w tem espaço para over? minha placa de video e um sapphire hd7850 OC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigo(a). Bem-vindo(a) ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caso queira dar prosseguimento as dúvidas quanto a realização de Overclock em seu PC, fique a vontade.

 

Caso necessite de auxílio com Recomendações de Produtos e /ou Dúvidas/Recomendações de Fonte de Alimentação. Por gentileza, verifique qual setor lhe atende melhor e crie seu novo Tópico para dirimir suas dúvidas.

 

Hardware  → Recomendações de Produtos  → Micro para Jogos

Hardware  → Recomendações de Produtos  → Hardware em Geral

Hardware  → Fontes e Energia  → Fontes e Energia

 

Esta medida visa manter o Fórum organizado, facilitando a utilização da Ferramenta de Pesquisa por parte de todos os usários.

 

Grato pela compreensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

 

 

 

valeu pela ajuda, tem alguma placa-mãe na faixa dos 300R$ que recomendam para um oc? quero minimo @4.4 , se tiver o link da loja agradeço 

 

Por ter capacidade de suportar CPUs como Phenom x2 e FX-8350, vejo que esse modelo ASRock é o mais barato daquelas com um suporte melhor, apesar que ter 4+1 fases não reservará tanto OC para processadores com TDP tão alto quanto os citados por mim, mas seu FX-6300 (95W) tem margem de sobra para alcançar 140W em TDP, limite desta placa. Pelo menos o chipset é 970 e tem USB 3.0 e SATA III.

 

Taí o link da placa (R$ 349): http://www.megamamute.com.br/produto/placa-mãe-amd-970-am3-970-pro3-r-2-0-asrock-72084

 

Procure também expor sua dúvida e peça opiniões na seção "Placa-mães" do fórum, Emanuel. É bom para reunir mais conhecimento a respeito de usuários de plataforma AMD. Tenho mais experiência nos Intel 775 pra cima.

 

 

 

FX6300 com essa minha fonte zalman 360w tem espaço para over? minha placa de video e um sapphire hd7850 OC

 

Ah, isso já é mais fácil! Vendo aqui o consumo máximo sem OC (mas somando HDD, DVD-ROM, 3 fans de 12cm, 2 módulos DDR3 e caixas de som), deu cerca de 270W. Como não tenho meios de mensurar o consumo da HD7850 em over, a coloquei como se fosse a HD7870, além do OC para 4,4GHz do FX-6300 (não sei se é possível, é um teste hipotético de consumo apenas). Com as mudanças, o consumo subiu para 330W.

 

Se sua Zalman for a ZM-360B-APS, pode não aturar essa demanda, principalmente porque ela demanda o limite 312W nas duas linhas de 12V (132W na linha que compreende os componentes, elementos da placamãe e VGA e a 180W exclusivos para a CPU). Acho que ficaria muito em cima do laço, ou até excedendo seu limite de segurança. Veja o teste dela: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Zalman-ZM360B-APS/1477/1

 

Beleza?

 

Valeu Emanuel!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta!

 

 

Por ter capacidade de suportar CPUs como Phenom x2 e FX-8350, vejo que esse modelo ASRock é o mais barato daquelas com um suporte melhor, apesar que ter 4+1 fases não reservará tanto OC para processadores com TDP tão alto quanto os citados por mim, mas seu FX-6300 (95W) tem margem de sobra para alcançar 140W em TDP, limite desta placa. Pelo menos o chipset é 970 e tem USB 3.0 e SATA III.

 

Taí o link da placa (R$ 349): http://www.megamamute.com.br/produto/placa-mãe-amd-970-am3-970-pro3-r-2-0-asrock-72084

 

Procure também expor sua dúvida e peça opiniões na seção "Placa-mães" do fórum, Emanuel. É bom para reunir mais conhecimento a respeito de usuários de plataforma AMD. Tenho mais experiência nos Intel 775 pra cima.

 

 

Ah, isso já é mais fácil! Vendo aqui o consumo máximo sem OC (mas somando HDD, DVD-ROM, 3 fans de 12cm, 2 módulos DDR3 e caixas de som), deu cerca de 270W. Como não tenho meios de mensurar o consumo da HD7850 em over, a coloquei como se fosse a HD7870, além do OC para 4,4GHz do FX-6300 (não sei se é possível, é um teste hipotético de consumo apenas). Com as mudanças, o consumo subiu para 330W.

 

Se sua Zalman for a ZM-360B-APS, pode não aturar essa demanda, principalmente porque ela demanda o limite 312W nas duas linhas de 12V (132W na linha que compreende os componentes, elementos da placamãe e VGA e a 180W exclusivos para a CPU). Acho que ficaria muito em cima do laço, ou até excedendo seu limite de segurança. Veja o teste dela: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Zalman-ZM360B-APS/1477/1

 

Beleza?

 

Valeu Emanuel!!

não desejo over na placa nao , so no processaor mesmo , jogos que usam mais placa de video que processador, estou conseguindo um otimo desempenho, já jogos que usam muito processador não consegui um bom desempenho ainda , em @4.2 no elders scrolls online consegui um fps otimo , ficou no maximo com base de 50~~90 fps , antes ficava no maximo com base de 30~~45 fps ... mas a frequencia cai e fica superarquecida ...

 

PS : nessa asrock consigo over pra 4.5??? a fonte pretendo trocar só daki 1 ou 2 meses , vejo que ela aguenta bem essa config e nao acho que o over esteja fraco por conta dela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...