Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre desligamento do pc de maneira incorreta


Posts recomendados

Boa noite a todos, tenho uma duvida aqui comigo, a alguns dias, tive que desligar meu pc apertando direto no botão, eu sei que isso pode fazer mal ao pc, mas, ele não acusou nenhum problema e está normal. A minha duvida é, eu preciso me preocupar com alguma coisa? Eu obviamente não vou mais fazer isso

 

Se por gentileza vocês puderem me responder uma outra coisa. Que tipo de problemas isso pode causar? E as soluções pra eles. Pelo menos os mais comuns

Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba, os únicos problema de desligar o computador de maneira indevida é acarretar na perda das informações não salvas, uma pequena chance de corromper arquivos do HDD e a chance de causar problemas mecanicos no HDD, placa mãe e/ou fonte.

 

Se estiver errado, me corrijam por favor ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez ou outra é normal e até previsível que ocorra um desligamento inapropiado, como por exemplo acabar a energia e não ter uma fonte de energia como um nobreak ou ser um notebook com bateria suficiente para executar o trabalho.

Existe risco de afetar outra coisa além do HD, existe, mas depende mais dos hábitos do dono, se isso é raro , vida normal, agora semana sim semana não acontece, vai ter que investigar a causa e atuar nisso, seja rodando alguma ferramenta ou formatando o computador por exemplo.

 

att

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha maior preocupação nesses casos é o HD. Ô bichinho danado pra dar problema!

O maior risco é quando o HD está escrevendo ou lendo informações. Caso a energia caia ou você reinicie o computador enquanto operações estiverem sendo feitas, pode ocorrer de o setor sendo lido apresentar defeito. Todos HD's modernos (10 anos ou menos?) possuem setores reserva, podem conter entre 10 e 300 setores.

Quando um setor pifa e quando isso é notado pelo sistema, ele é marcado como bad-sector e tem seu destino apontado para um dos setores reserva. Nesses casos não há muito o que se preocupar. Contudo, caso mais e mais setores pifem (e principalmente quando o número de setores com defeito for maior do que o número de setores reserva), você deve fazer backup dos dados continos nesse HD e comprar outro, pois as chances de pifar são grandes.

Há a chance de o sistema não notar que um setor pifou e tentar escrever nele incansavelmente. Isso é muito prejudicial ao disco e as cabeças e ocasionará a falha de mais e mais setores, levando ao fim da vida do produto.

Por isso, como o @marcmira disse, é sempre bom escanear os discos regularmente em busca de bad-sectors.

 

Agora, a minha maior preocupação mesmo não é com falta de energia, mas sim com pancadas. Dar pancadas no PC já é um erro, pior ainda se as pancadas (mesmo que sem querer) ocorram enquanto o disco está sendo lido/escrito. É desastre na certa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...