Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperar HD com bad block?


Ir à solução Resolvido por ItamarCPS,

Posts recomendados

Antes de tudo olhe as imagems deste post http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1074062-hd-morto-resolvido-ta-morto-mesmo/#entry5889053

bem, o meu HD de 1 TB esta com bad block e tive a seguinte ideia depois que me falaram isso

 

qwmsp, em 09 Jun 2014 - 19:56, disse:snapback.png

se tem muito bad block nem adianta fazer o LLF, ainda mais em maquina de cliente, se fosse uma hdzinho de bancada, você pode particionar de modo a não usar a area com problemas e ir usando, sabendo que em algum tempo vai virar peso de papel ou relógio de brinde.

O problema no seu HD é que os BB estão bem no inicio do hd, meio de olhômetro eu diria que você teria que criar uma partição de uns 10G ou 15G no inicio do hd e deixa-la sem nada (nem formata), como se trata do inicio do HD, acho que só movendo a partição com um gparted não deve funcionar muito bem, teria que apagar tudo e começar do zero, ao criar a segunda (e terceira... quarta) partição que você realmente vai usar, quando for formatar, não use e formatação rápida, a normal demora pra *****, mas se tiver um setor ruim no meio do caminho ele marca a posição para não usar.

Ah, quando for tirar uma foto do monitor, não use flash

então pensei o seguinte, se eu pular 300 GB ( fazer uma partiçao de 300gb ) No inicio do HD ( apos o zero fill ) e fazer outra partiçao do resto do HD e depois excluir a partiçao de 300 ( que esta com o problema ) e fazer com que ela fique com espaço nao alocado fazera com que eu resolva esse problema temporiariamente para que eu nao use a area com bad block? caso alguma duvida me pergunte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o scan por bad-sectors revelou que eles estão somente no inicio dos discos, pode ser que você consiga driblá-los dessa forma. Estou curioso pra saber os resultados :)

Na teoria e possível, mas os resultados vão demorar para sair, pois primeiro vou ter comprar meu HD novo e fazer essa ''gambiarra'' para tentar driblar esses bad blocks, estou com esperança que eu possa ainda usar esse HD ( como backup, é claro ) ou senão, se ele estiver ***** mesmo, vou fazer um esmeril com ele LOL :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os resultados vão demorar para sair, pois primeiro vou ter comprar meu HD novo e fazer esssa ''gambiara'' para tentar dribrar esses bad blocks

Você vai continuar usando esse HD mesmo após comprar um novo? É um tiro no escuro, pode ser que ele aguente por uns meses (ou alguns anos) como pode ser que ele falhe semana que vem. Não há porque confiar nele pra guardar informações hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você vai continuar usando esse HD mesmo após comprar um novo? É um tiro no escuro, pode ser que ele aguente por uns meses (ou alguns anos) como pode ser que ele falhe semana que vem. Não há porque confiar nele pra guardar informações hehehehe.

vou guardar coisas como downloads do torrent e só, talvez ele dure anos porque ele deu problema depois de 5 dias que troquei minha fonte q era um LIXO (fapt500) por uma corsair CX600M, talvez foi fonte q fez essas cagadas, ou não ou é que este HD vai morrer mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, eu pego computadores com badblock direto,  o primeiro ponto a determinar são os dados do Smart, a maioria dos HD´s que pego com badblock mas Smart OK digo nem um item sequer em estado de atenção recupero com HD regenerator, a reincidência é coisa rara e quando acontece demora meses ou anos.

 

Mas os HD´s com Smart com itens em estado de atenção (erros D+) uma vez que aparecem badblocks simplesmente você repara 10 passa uma semanas tem mais 20 badblocks.

 

Eu ja fiz e faço esse esquema com HD que você pretende fazer, mas por experiencia propria minha dica é passa o HD regenerator ou zero fill, depois checa com HD tune se ainda restaram Badblocks feito isso usa ele em um computador, crie uma partição qualquer formato reconhecido pelo sistema que vai usando, desative a economia de energia referente ao HD, digo o sistema que desativa o HD quando ele esta ocioso (sem uso), depois de uma semana passe HD tune se ele estiver no ponto de jogar fora em uma semana vai ter reincidência, ou seja o maldito badblock ao menos um. Se ele ainda estiver dando para o gasto vai estar limpo...

 

Obs.: No periodo de teste não armazene nada importante nele sem copia, Ha neste exato momento tem um download do Fedora em torrent ativo cujo o HD onde download esta sendo armazenado fiz esse esquema em janeiro desse ano, mas claro que uma vez por semana ao menos faço scan completo (HD tune) e apos baixar e testar programas ou o que for, se gostar faço uma BKP e to nessa ate hoje.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ItamarCPS, não recomendo fazer Zero-Fill sabendo que há bad-blocks, a não ser que você tenha pleno conhecimento da ferramenta e faça com que ela primeiro escaneie os discos, marque os setores com defeito, e depois passe a cabeça escrevendo zeros.

 

MAS CUIDADO: Caso o número de setores defeituosos for maior que o número de setores reserva, descarte o HD imediatamente pois de nada vai adiantar fazer Zero-Fill.

 

E procure não usar ferramentas de terceiros, baixe sempre os programas de diagnóstico do fabricante ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Acho brabo uma fonte ruim estragar o HD por si só. O HD consome baixíssima tensão/corrente. Pode ser que a fonte não aguentou o PC como um todo e abriu as pernas, né? hehehe.

Sim, a fonte nao aguentou, ela fazia minha placa de video dar crash por falta de energia e no cabo SATA ( so tinha 2 e eu tinha q usar 3 ) n tinha o cabo laranja, ai ja era

 

Ola, eu pego computadores com badblock direto,  o primeiro ponto a determinar são os dados do Smart, a maioria dos HD´s que pego com badblock mas Smart OK digo nem um item sequer em estado de atenção recupero com HD regenerator, a reincidência é coisa rara e quando acontece demora meses ou anos.

 

Mas os HD´s com Smart com itens em estado de atenção (erros D+) uma vez que aparecem badblocks simplesmente você repara 10 passa uma semanas tem mais 20 badblocks.

 

Eu ja fiz e faço esse esquema com HD que você pretende fazer, mas por experiencia propria minha dica é passa o HD regenerator ou zero fill, depois checa com HD tune se ainda restaram Badblocks feito isso usa ele em um computador, crie uma partição qualquer formato reconhecido pelo sistema que vai usando, desative a economia de energia referente ao HD, digo o sistema que desativa o HD quando ele esta ocioso (sem uso), depois de uma semana passe HD tune se ele estiver no ponto de jogar fora em uma semana vai ter reincidência, ou seja o maldito badblock ao menos um. Se ele ainda estiver dando para o gasto vai estar limpo...

 

Obs.: No periodo de teste não armazene nada importante nele sem copia, Ha neste exato momento tem um download do Fedora em torrent ativo cujo o HD onde download esta sendo armazenado fiz esse esquema em janeiro desse ano, mas claro que uma vez por semana ao menos faço scan completo (HD tune) e apos baixar e testar programas ou o que for, se gostar faço uma BKP e to nessa ate hoje.

Quando eu fiz o zero fill e me apresentou mais 5 bad blocks MAS tudo nas primeiras trilhas do HD, então pensei em pular essas trilhas e usar o que não esta com problema, pois nunca usei mais de 400GB neste HD, então aonde eu usava esses 400GB e aonde esta o problema, então vou pular eles com uma partição e usar o resto que não esta com problema

 

@ItamarCPS, não recomendo fazer Zero-Fill sabendo que há bad-blocks, a não ser que você tenha pleno conhecimento da ferramenta e faça com que ela primeiro escaneie os discos, marque os setores com defeito, e depois passe a cabeça escrevendo zeros.

 

MAS CUIDADO: Caso o número de setores defeituosos for maior que o número de setores reserva, descarte o HD imediatamente pois de nada vai adiantar fazer Zero-Fill.

 

E procure não usar ferramentas de terceiros, baixe sempre os programas de diagnóstico do fabricante ;-)

Vou usar o software de fabrica, e sim o setores defeituosos e maior que os reserva, mas aonde localiza esses setores defeituoso e justamente nas primeiras trilhas do HD, então vou pula-las com esta técnica

 

OU SE

nada aqui der certo esse HD vai se tornar uma recordaçao pendurada no meu quarto B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...