Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial para atualização da bios das placas ECS-H61H2-M2 v1.0 e v2.0


Posts recomendados

Em 18/02/2020 às 12:53, Gabriel daConceição Silva disse:

eu comprei uma placa-mãe positivo e minha bios aparentemente esta atualizada, mas nao consta o nome da ecs, a versao do ME esta na 8.1. a minha placa de video rx 550 continua nao dando video. o que eu poderia fazer agora?

?BIOS.png.57d612bb3a367d5b78aa2d71f2071d6f.png 

A BIOS da ECS é melhor pra suporte de placas de vídeos atuais, especialmente as [placas de vídeo] que possuem apenas Bios "UEFI". 

 

A sua é uma ECS H61H2-M2 v2.0 

Visto que o M.E. Version já está na última versão, basta baixar as atualizações do site da ECS e utilizar AFUWIN ou AFUDOS usando um pendrive bootavel e atualizar sua placa-mãe até a PENÚLTIMA versão de bios disponível no site da ECS. 

NÃO utilize a última versão em placas mãe Positivo, elas passam a não ligar. 

 

Já testou a rx 550 em outro PC? 

 

Dica: Provavelmente você terá de configurar dentro do seu SETUP, aba BOOT, o modo de boot para UEFI afim de reconhecer placas de vídeo "UEFI only". 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, toni_fatec disse:

A BIOS da ECS é melhor pra suporte de placas de vídeos atuais, especialmente as [placas de vídeo] que possuem apenas Bios "UEFI". 

 

A sua é uma ECS H61H2-M2 v2.0 

Visto que o M.E. Version já está na última versão, basta baixar as atualizações do site da ECS e utilizar AFUWIN ou AFUDOS usando um pendrive bootavel e atualizar sua placa-mãe até a PENÚLTIMA versão de bios disponível no site da ECS. 

NÃO utilize a última versão em placas mãe Positivo, elas passam a não ligar. 

 

Já testou a rx 550 em outro PC? 

 

Dica: Provavelmente você terá de configurar dentro do seu SETUP, aba BOOT, o modo de boot para UEFI afim de reconhecer placas de vídeo "UEFI only". 

olá, obrigado pela resposta.

eu utilizava essa rx 550 em uma placa-mãe lga 775 e funcionava tranquilamente. acho que vou ter que atualizar a bios para a ecs mesmo. quando eu mudo o modo de boot para uefi, o video fica definido para sair na placa de video (PEG) mas mesmo assim ele sai na onboard. acredito que seja um erro causado pela bios da positivo.

Essa bios ecs da data 01/04/2013  ja tem suporte a processadores da terceira geração? pois eu utilizo um i5 3570.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel daConceição Silva

 

Chegou a deixar a rx 550 instalada no slot enquanto entra a no sistema usando on-board? Daí verificar no gerenciador de dispositivos se consta a RX lá na lista de placas de vídeo?

 

Pode prosseguir com a mudança pra Bios ecs h61h2-m2 v2 data 01/04/2013. Funciona o i5-3570 sim. 

 

Não tente atualizar para a 07/31/2013 na Positivo, causa loop infinito. 

Se leu os relatos nas páginas anteriores deve ter visto que após utilizar a BIOS ECS 2013 muitos estão usando linha RX 500 / GT(X) 1000. 

 

Após instalar e reiniciar com sucesso há mais 1 dica: Baixa o eBLU, e com a Internet ligada (desabilite temporariamente o antivírus) mande procurar update de bios. Ele irá achar uma versão intermediária, baixar e já instalar e reiniciar o PC. É a última versão confiável pra esta placa-mãe. 

E não é ruim, reconhece I7-3770k (talvez o Xeon e1270 v2), 16GB de Ram, HD e SSD de qualquer tamanho e provavelmente qualquer placa de vídeo (arrisco que até às RX 5600 Pci-ex 4.0).

 

 

Não esqueça de dar o like caso tenha sido útil em cada post. 

  • Curtir 1
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu consegui atualizar  a bios ate a ultima versão estável, mas a placa de video ainda nao funciona. eu testei ela no meu pc antigo lga 775 e ela esta funcionando. acredito que seja alguma configuração na bios. eu tentei alternar o bios entre uefi e legacy, mas ainda nao deu video. na aba boot tem uma opção chamada cms parameters que tem algumas opções que permitem alternar entre legacy e uefi. acredito que tenha uma sequencia certa, mas eu ainda nao descobri qual. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel daConceição Silva

Como funciona na 775, então a sua rx 550 tem bios legacy embutida também... 

 

1) Dando boot com ela ligada na placa, porém cabo de vídeo no on-board, ela aparece no gerenciador de dispositivos do Windows? E no GPUZ? 

2. Já testou o slot Pci-ex da sua 1155 com qualquer outra placa de vídeo recentemente? 

Se outra não funcionar pode haver pinos tortos no socket do processador. 

 

Dicas: na aba boot deixe FULL INITIAL (não selecione fast boot ou afins). 

Se tiver como escolher qual a placa de vídeo primária no SETUP, escolha PCI-EX > IGP (se estiver IGP primeiro a placa-mãe vai dar boot sempre no on-board.)

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro, @toni_fatec
Por favor, me ajude.

 

Ainda estou com receio de voltar ao Windows 8 (ou 7) para atualizar a minha Bios da IPMH61R1. Isso é de fato necessário tendo o Win10?


De todo modo, terei que fazer duas atualizações? Primeiro pelo EVO 2 (com jumpers etc) e depois pela afuwin ?
E por que usar a penúltima versão do site da ECS, qual seria ela?
No caso de usar a H61H2-M2 V1.0 tem duas datas, de 12/23/2013 e a de 01/04/2013 sendo que a mais recente dá o suporte de update para win8.1. É aqui que escolho essa penultima versão?
 

Minha intenção é atualizar a bios pra poder rodar uma GTX 1660 (mesmo com gargalos) numa placa antiga dessas...

Vocês já estão ajudando muito aqui. Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@trighost

Qual a ME VERSION atual mostrada no setup da sua placa-mãe? 

 

Caso seja inferior ao 8.1.0.1248, então terá de utilizar o jumper e fazer a 1ª atualização pelo cpu evo2. Do contrário pode ir direto para a atualização via AFUWIN64. 

 

Não há necessidade de voltar pro win 7/8 só pra isto. As últimas que atualizei fiz direto dentro do Windows 10, desativando temporariamente antivírus em tempo real e executando o AFUWIN como administrador. 

 

Não recomendo instalar a última versão do site da ECS H61H2-M2, visto que já teve placas que morreram com o último update. 

Está funcionalidade adicional "para Windows 8" do último update se refere ao Secure Boot. 

Mas a penúltima versão já tem UEFI boot. 

 

Quanto à gargalo se for jogo que consiga utilizar mais do que 4 threads ao mesmo tempo pode instalar o i7-3770 que deve levar a gtx 1660. 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@toni_fatec  a ME é 7.0.4.1197 portanto inferior... ok

só de poder fazer com o próprio Win10 já é um alívio.
Sobre desligar o anti-vírus, eu não uso. desabilito o próprio Defender?

Uma outra dúvida é sobre quais pinos devo colocar o jumper para o ME_UNLOCK

Eu posso usar o mesmo jumper do ClearCMOS, ou coloco um segundo jumper so pro ME_unlock?
E onde é esse raio de ME_Unlock, é logo abaixo da Clear? Estou com uma IPMH61R1 (e não R3)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo @toni_fatec
Pode ficar sossegado.

Consegui, passo a passo, e resolvi o meu problema!
Muito obrigado pelas dicas e detalhes... acertei o jumper, as versões das Bios e deu tudo certo, e sem precisar trocar de OS.
Fiz todas as atualizações rodando Windows 10. Simplesmente perfeito... que alegria ver a GTX1660 abrindo tela e sendo reconhecida no CPU-Z!

Grade abraço a todos, e mais uma vez obrigado a essa comunidade do Clube do Hardware, por me ajudarem a solucionar meu problema!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em pleno 2020 e eu usando esse tutorial hahah

atualizei a bios da minha pcware ipmh61r1 usando esse método, fiz o jumper sem a peça também kkk. ai a placa mudou para ECS ECS-H61H2-M2 v1.0, depois atualizei pra versão 01/04/2013 pelo afudos. parabéns pelo ótimo tutorial, ainda ta ajudando o pessoal nos dias atuais kkk... valeu

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/12/2016 às 03:14, Diego Venturini_572190 disse:

Não precisaria de atualização alguma, apenas tome cuidado pois essa placa-mãe possui socket LGA 1155 portanto apenas processadores com esse socket serão  compatíveis (i5 3450, i5 3330, i5 3340, i5 3340S e i5 3350P). No meu caso eu utilizo o i5 3330. Abraços.

Galera estou tentando colocar o jumper para dar curto na placa-mãe e upgrade para colocar um novo processador e da esse erro ai

cpu.png.84172033727eecd7c56bb27268a77e76.png

 O que pode ser jumper errado ??

adicionado 16 minutos depois

@trighost logo logo resolvo meu problema e uso essa gtx 1660 + um i7 3770 hehe

ai.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Narciso O jumper tem que ser colocado no local correto com o PC desligado, só então ligue ele normalmente com o jumper lá no ME_UNLOCK. 

Proceda a atualização. Ao final o CPU EVO irá desligar o PC, daí sim retire o jumper e pode fazer a penúltima atualização com o AFUWIN. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, toni_fatec disse:

@Alex Narciso O jumper tem que ser colocado no local correto com o PC desligado, só então ligue ele normalmente com o jumper lá no ME_UNLOCK. 

Proceda a atualização. Ao final o CPU EVO irá desligar o PC, daí sim retire o jumper e pode fazer a penúltima atualização com o AFUWIN. 

o pior é que estou colocando ele certo mano tem o jumper que já esta lá 1 pino no meio e do lado coloco o outro jumper e mesmo assim não ta indo.. segue ai a foto coloco nesse do lado direito ai, sem ser o 1 de cima o de baixo dele

jumper1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, toni_fatec disse:

@Alex Narciso Não pode tirar o da CMOS, tem que utilizar outro jumper extra pro me unlock. 

 

Se já estiver tentando com outro jumper pode ser que o mesmo esteja com mal contato. Tente trocá-lo [jumper novo] com o vermelho do CMOS. 

trocar o novo jumper por esse vermelho e colocar o vermelho no me unlock?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Narciso  Exatamente. Já peguei jumpers que não funcionaram, mas com outro funcionou no ME_UNLOCK. 

A cor não importa. 

Poste foto igual a anterior, porém já com os 2 jumpers colocados pra avaliar. 

 

Atenção, não utilize a última bios do site da ECS na sua placa Positivo. Vá até a penúltima. 

 

Se as respostas ajudaram, não esqueça de dar like em cada uma. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, toni_fatec disse:

@Alex Narciso  Exatamente. Já peguei jumpers que não funcionaram, mas com outro funcionou no ME_UNLOCK. 

A cor não importa. 

Poste foto igual a anterior, porém já com os 2 jumpers colocados pra avaliar. 

 

Atenção, não utilize a última bios do site da ECS na sua placa Positivo. Vá até a penúltima. 

 

Se as respostas ajudaram, não esqueça de dar like em cada uma. 

como assim a penultima? não entendi mano e n sei qual usar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Alex Narciso disse:

como assim a penultima? não entendi mano e n sei qual usar

Nas placas em que eu tentei a última versão matava a placa (só girava cooler sem ligar), o que só consegui recuperar com gravador de eeprom + arquivo de backup antigo completo de 4MB/8MB (os que tem no site não funcionam na gravadora pois são parciais, como uma atualização). 

 

Assim sendo após esta de 01/04/13 você pode reiniciar no Windows (vai ter que configurar a questão do AHCI) e baixar o eBlu, o qual consegue uma versão intermediária de 2013, baixando-a e instalando-a diretamente de OUTRO servidor da ECS. 

 

Poste as abas do CPUZ após estas atualizações.

 

Pergunta : Você baixou o cpu evo para a versão 1.0 ou 2.0 da placa-mãe ECS H61H2-M2? 

 

Utilize o programa abaixo para salvar uma cópia da BIOS atual. 

Se o tamanho do arquivo gerado for menor do que 4MB então sua placa é v1.0. Se for maior que 4MB (geralmente 6MB) é a 2.0.

Entao baixe o cpu evo pra versão correta! 

 

UNIVERSAL BIOS BACKUP TOOL

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, toni_fatec disse:

Nas placas em que eu tentei a última versão matava a placa (só girava cooler sem ligar), o que só consegui recuperar com gravador de eeprom + arquivo de backup antigo completo de 4MB/8MB (os que tem no site não funcionam na gravadora pois são parciais, como uma atualização). 

 

Assim sendo após esta de 01/04/13 você pode reiniciar no Windows (vai ter que configurar a questão do AHCI) e baixar o eBlu, o qual consegue uma versão intermediária de 2013, baixando-a e instalando-a diretamente de OUTRO servidor da ECS. 

 

Poste as abas do CPUZ após estas atualizações.

 

Pergunta : Você baixou o cpu evo para a versão 1.0 ou 2.0 da placa-mãe ECS H61H2-M2? 

 

Utilize o programa abaixo para salvar uma cópia da BIOS atual. 

Se o tamanho do arquivo gerado for menor do que 4MB então sua placa é v1.0. Se for maior que 4MB (geralmente 6MB) é a 2.0.

Entao baixe o cpu evo pra versão correta! 

 

UNIVERSAL BIOS BACKUP TOOL

foi para versão 1.0 mano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Narciso qual tamanho do arquivo gerado pelo Universal Bios Backup tool? (botão direito no arquivo de backup / propriedades). 

 

Daí troque o jumper azul de posição com o vermelho. 

 

Baixe o cpu evo correto ( pra placa v1 ou v2). Ele irá executar e desligar o PC. Quando ligar já será ECS. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, toni_fatec disse:

@Alex Narciso qual tamanho do arquivo gerado pelo Universal Bios Backup tool? (botão direito no arquivo de backup / propriedades). 

 

Daí troque o jumper azul de posição com o vermelho. 

 

Baixe o cpu evo correto ( pra placa v1 ou v2). Ele irá executar e desligar o PC. Quando ligar já será ECS. 

ai o arquivo; mas porque trocar os jumper, se acha que o vermelho não está pegando ? tem evo pra v1 e v2 ? wtff

ssdm2.png

adicionado 1 minuto depois
5 horas atrás, toni_fatec disse:

@Alex Narciso qual tamanho do arquivo gerado pelo Universal Bios Backup tool? (botão direito no arquivo de backup / propriedades). 

 

Daí troque o jumper azul de posição com o vermelho. 

 

Baixe o cpu evo correto ( pra placa v1 ou v2). Ele irá executar e desligar o PC. Quando ligar já será ECS. 

Cara eu nem sei qual bios correta para baixar, se é no site da ecs ou em outro lugar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...