Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte estabilizada transistorizada de 7A


marcelo.br

Posts recomendados

Os programas são bons, se tiver difícil pra achar o esquema, faça no piexpert, e se der eu implemento a regulagem de ate 30V x 7A.

À um tempo atras eu tinha projetado uma flyback de 600W regulavel de 0 a 30V ( ate 20A), mas esta sem os calculos e valores!

obs. Prefira flyback do que half ou full bridge. O circuito flyback é menor, embora o aproveitamento dos chaveadores, retificadores e transformador seja inferior aos push pull, eu recomendo a flyback!

 

mroberto, flyback, half, full bridge e push pull são tipos de fontes chaveadas? tem como você me dar uma explicação do que é cada um? um site que explica isso tudo seria melhor.

desculpe, a hora de aprender é agora.

 

mas se eu não conheço esses conceitos é melhor eu nem me aventurar em montagem de fonte chaveada por enquanto ou não tem nada a ver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O funcionamento da flyback funciona mais ou menos assim:

Com uma tensão DC você chavea um indutor qualquer por x tempo, a corrente vai subindo de forma linear, quando soltar, o proprio indutor gera uma tensão reversa. Colocando um trafo em paralelo com esse indutor e na saida uma retificação em meia onda, retificando apenas o pulso reverso. É uma fonte flyback. O indutor tinha carregado a energia da mesmo forma q o capacitor (o indutor é exatamente o inverso do capacitor), e no reverso eu transfiro essa energia para o transformador.

A half ou full bridge n tem indutor pra armazenar energia, é simplesmente um chaveamento direto de uma dc sobre o primario de um trafo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O funcionamento da flyback funciona mais ou menos assim:

Com uma tensão DC você chavea um indutor qualquer por x tempo, a corrente vai subindo de forma linear, quando soltar, o proprio indutor gera uma tensão reversa. Colocando um trafo em paralelo com esse indutor e na saida uma retificação em meia onda, retificando apenas o pulso reverso. É uma fonte flyback. O indutor tinha carregado a energia da mesmo forma q o capacitor (o indutor é exatamente o inverso do capacitor), e no reverso eu transfiro essa energia para o transformador.

A half ou full bridge n tem indutor pra armazenar energia, é simplesmente um chaveamento direto de uma dc sobre o primario de um trafo!

 

mroberto vou precisar de algo mais para entender melhor, se não for te pedir muito posta um esquema com o que você disse acima "Com uma tensão DC você chavea um indutor qualquer por x tempo, a corrente vai subindo de forma linear, quando soltar, o proprio indutor gera uma tensão reversa. Colocando um trafo em paralelo com esse indutor e na saida uma retificação em meia onda, retificando apenas o pulso reverso. É uma fonte flyback. O indutor tinha carregado a energia da mesmo forma q o capacitor." chavear indutor, corrente subindo, soltar e ele gerar V reversa, explique melhor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu alertei, lá no post de numero #10....

 

 

kkkkkkkkkkkkk.....

é meu amigo faller, mas vai assim mesmo, quebrando a cabeça para entender as coisas, muita coisa na eletronica aprendi pesquisando e fritando a cuca.

mas pretendo fazer um curso para aprimorar mais.

Vai la na pagina principal de eletronica aqui do forum, entra no topico do MOR sobre fontes chaveadas! Eu ja ate dei bronca la, o cara quer ajudar mas ninguem aparece com interesse! Kkkkkk

 

beleza então serei o primeiro a incomodar o MOR! vou dar um pulo lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Acabou que eu dei uma parada aqui nesse projeto da chaveada, não por desistência, mas meio falta de tempo mesmo, em breve retomo o projeto. na falta de uma esquema legal vou usar o piexpert sugerido pelo xykote.

 

Uma dúvida faller, posso usar um filtro de linha, tipo aqueles que você montou, na entrada da rede e antes do circuito da fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acabou que eu dei uma parada aqui nesse projeto da chaveada, não por desistência, mas meio falta de tempo mesmo, em breve retomo o projeto. na falta de uma esquema legal vou usar o piexpert sugerido pelo xykote.

Comentário: De algum modo eu já sabia disso..

 

Uma dúvida faller, posso usar um filtro de linha, tipo aqueles que você montou, na entrada da rede e antes do circuito da fonte?

Pode sim, sem o menor problema. Um bom filtro de linha em nada atrapalha, só ajuda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 meses depois...

@marcelo.br,

 

Caramba, tem estudado O QUÊ em Dezembro e Janeiro ??????????????????   :D  :D

 

estou brincando hehehe.... mas monta sim que é bem tranquilo !

 

Paulo 

 

 

Fala aphawk!!!

 

Tenho estudado para concurso público, não é fácil porque é muito concorrido.

 

Mas lembra da história da cigarra e da formiga? enquanto era primavera a cigarra cantava alegre e feliz enquanto a formiga trabalhava duro para ter o seu sustento no gelado inverno. então chegou o inverno, a cigarra não fez nada e ficou chupando dedo, a formiga se regalando no seu conforto.

Assim estou eu, até tirei férias do meu atual trampo sofrido e que paga pouco aproveitando para estudar.

tem que ser assim mesmo, se eu ficar parado enquanto isso o concorrente tá fritando a cuca de estudar. :)

 

sobre a fonte vou projetando aos poucos, o que eu tiver duvida pergunto para vocês.

aquele abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelo.br,

 

É isso mesmo.... se voce bobear , entra um que não bobeou ! Aliás, acho que quem não é servidor público é que é bobo ....

 

Mas tenta sim, hoje entrar em concurso público é o melhor emprego que existe no Brasil, aliás muito melhor do que ser diretor de multinacional, afinal ganha-se muito dinheiro quando se é um funcionário público, pelo menos é o que eu leio nos jornais todos os dias, tá cheio de servidores públicos que conseguem comprar dezenas de imóveis, alguns até centenas... deve ter alguma coisa que se aprende lá semelhante ao que Jesus fazia quando multiplicava a comida e a bebida, pois se fizer a conta pelo salário recebido, precisaria trabalhar mais de duas ou tres vidas inteiras para ter o que eles tem em alguns anos de trabalho .... Ah, e os advogados de todos eles dizem que os caras guardavam cada centavo que recebiam, não gastavam com comida, com bebida, com filhos, esposa, acho que nem respiravam.... e toda a família deles ajudou a comprar isso tudo ...

 

Tem até um cara que era presidente de um banco público brasileiro, algo assim, que fez com que o BNDS aprovasse um empréstimo para uma tal de Val, uma socialite,  deve ser um cara muito competente, pois  foi transferido recentemente para cuidar de uma das maiores maracut..... pera, errei, maiores empresas do mundo. Ele conseguiu aprovar um empréstimo para uma empresa que nunca teve endereço, nunca teve bens para dar em garantia, e mesmo assim saiu o dinheiro, o mais incrível é que nos contratos assinados que estão no BNDS o endereço da empresa é o endereço da agência do BNDS ... E ainda ontem o BNDS declarou que não existe nenhuma irregularidade nesse empréstimo.... Isso que eu falo de ser competente, esse cara deve ter estudado muito para atingir esse patamar notório de capacidade.

 

E se virar um servidor público da área de Saude, então deve ser uma outra maravilha, é um emprego em que você deve viajar muito, pelo menos é o que deduzí depois de ver tantas reportagens em vários postos de Saúde, onde no sistema de ponto tem 6 médicos trabalhando todos os dias, mas quase nunca se acha 1 deles lá no local.... eu sempre quis um emprego onde trabalhasse fora de um local, ficar na rua todos os dias, só pode ser essa a explicação né, tem tanta reportagem até do Fantástico sobre isso e nunca muda, então só pode ser o que falei, se viaja muito nesse emprego !

 

Mas acho que tem gente que não gosta de viajar, afinal chamaram milhares de médicos cubanos que vieram trabalhar aqui nessa área, e o incrível é que nunca acharam um deles que quer dar uma entrevista sobre as condições do trabalho deles, se tem material para trabalhar, se tem os outros servidores para ajudar, é incrível como esses médicos cubanos são obedientes e quietos, nunca se ouviu um deles reclamar de nada....

 

Quando voce conseguir entrar, volta aqui e ensina esses truques prá gente também , ok ? Aqui também somos todos filhos de Deus ....

 

Bons estudos, meu amigo !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Ola a todos!

 

vou começar a dar prosseguimento à montagem da fonte.

Instalei o piexpert v9.0 no windows Xp para montar circuito da fonte chaveada, mas não sei como usar o programa. depois que instalei e abri o programa, aparece uma janela que não tem quese nada, tem poucos botões e não achei um que me permita montar todo o esquema como o xykoTE fez lá no post #22 até chegar no esboço final da fonte.

 

alguém pode me ajudar? tem alguma versão nova desse programa que me dê mais opções?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...