Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o valor de crimpagem de CAT5 e CAT6


Posts recomendados

Até hoje só usei os conectores normais, e preferencialmente da AMP, raramente se perde um, agora o segredo como digo, está em parte na qualidade do material, seja do alicate ou demais material, uma vez quis modificar, comprei um alicate "bonitinho" mas dava xabú direto, devolvi, gaste em coisa boa porque para uso doméstico provavelmente irá durar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O único que também crimpa os conectores modulares da AMP, além dos conectores CAT6 e CAT5 comuns. A crimpagem frontal faz com que todos os contatos do conector sejam pressionados ao mesmo tempo e com a mesma intensidade. Istp evita falhas na crimpagem, resultando em um conector perfeito e de capacidade de condução impecável.

_158_2_20140328144314.jpg

Fonte: anúncio "Alicate de Crimpar RJ45/RJ11 CAT6 Com Catraca PREMIUM (AMP) NETworkBOX" na DreamShop

 

Update

 

Os "conectores modulares da AMP" seriam os "premium", aqueles do item 1 em "Conectores RJ45 e seus respectivos alicates", não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez eu tenha uma notícia ruim (ou boa, a depender do ponto de vista): será que você não precisa de um cross-over?

 

 

Aliás, qual alicate você tem usado?

 

Até então, a informação que eu tenho é que somente os conectores AMP blindados "premium" precisam de uma ferramenta específica.

 

 

 

Há muito tempo atrás, para mim isso era um bicho de sete cabeças, mas observando como se faz acabei aprendendo a parte física da coisa, quanto a ordem da coloração, isso tem aos montes na internet, voce só precisa ter um capricho manual e depois que pegar a manha faz de olhos fechados, mas um erro que cometemos no inicio e não observar a posição dos conectores, ou seja, não adianta a coloração estar na ordem se o conector estiver invertido.

Imagens ilustrativas, compre bons materiais e faça o trabalho uma vez só, no inicio até que não eram tão ruins, mas com o tempo e a proliferação de fabricantes de fundo de quintal a coisa piorou.

Não é nem questão de economizar, mas se é algo simples e voce pode fazer porque não??

Para mim que desde criança já "fabricava" meus brinquedos por falta de $$$$, era carrinho de rolimã, papagaio e carretilha, conserto de bicicleta como troca de caixaria, remendo, etc, depois fui trabalhar com ferramentas na industria, vejo mais como um aprendizado para somar, agora tem cara que não se ajeita com essas coisas, ai é outro papo.

 

Alicate: http://tramontinapro.com.br/pt-br/image/44057100/44057100PDM001B-alicate-para-crimpar-rj11-rj12-e-rj45-tramontina.jpg?v

Conectores: https://solucaocabos.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/800x/040ec09b1e35df139433887a97daa66f/c/a/cat5e_rj45_plug_8p8c.jpg

como fazer: http://www.boadica.com.br/dica/298/fazendo-seus-cabos-de-rede-parte-2

 

 

 

 

Oi Ale e MisterJohn

 

 

Obrigado pela ajuda!!

 

 

Nao, com certeza nao é necessario cross - over, porque o cabo ja estava ok para 100mbps. porém so 4 fios estavam ok. Quem crimpou da primeira vez fui eu, a uns 3 anos atras - eu penei pra conseguir realizar esse feito.. um dos lados do cabo esta mais curto ja quase dentro do rack - nesse lado eu fiz primeiro - então do jeito q fiz ficou. O outro lado  - como tinha mais cabo sobrando, eu tentei mais vezes. dezenas de vezes - ate q "milagrosamente" consegui sinal..

 

Isso 3 anos atras. E eu trabalhava em rede 100.

 

Agora como disse passei pra Fibra de 200 - q exige a rede 1Gb. E o cabo nao passa mais do que 100.

E ai com um testador vi que sao 4 fios estavam ok. (pelo q pesquisei para a rede 1Gb funcionar é necessario que os 8 fios estejam ok).

 

então eu ja sabia todo drama q teria..kkkk

 

O problema como disse é q o cabo é blindado.. essa foi talvez a grande m... q fiz - e agora passar outro cabo esta fora de questao (ate quero - de repente por um CAT6, mas nao é algo simples, o conduite esta completamente cheio).

 

optei pelo blindado porque ele passaria fora da casa, no sol, chuva, etc. verdade q em 3 anos o cabo esta integro do lado de fora - sujo, mas praticamente novo.  nao sei se um cabo normal resistiria tantos anos.

 

 

O problema do cabo blindado é que ele NAO É FLEXIVEL. isso é PESSIMO!  porque ele automaticamente faz "força" contra..  como ele nao dobra, é como se fosse ligasse uma vara nas costas do seu roteador.. so q o cabo sai do buraco da parede no chao e sobe, e vai pra esquerda, direita - e ai pra voce fazer curvas, como ele nao dobra, voce faz uma "barriga" gigante (uma envergada) - ai voce imagina conectar uma vara no roteador com ela envergada na parede... por isso o cabo conectado "força" o roteador contra...

 

Quando voce usa o conector blindado - ele TRAVA no roteador (como qq outro conector) - de fazer aquele "Click" tradicional..

 

e dai essa "forca" da envergada do cabo - com ele travado - nao da problema... fica tranquilo.

 

porém, o problema desse conector é que ele é mais ALTO, pra passar o cabo dentro (ja q o cabo é mais grosso) - e pra ajudar - o conector NÃO TEM GUIA!! - o conector vem com o que eles chamam de "INSERT" - é uma pecinha plastica como se fosse uma cinta onde voce passa os 8 fios do cabo, dentro dessa cinta pra deixar eles meio que "GUIADOS" - porém o negocio nao é 100%..

 

como ele é solto, o insert ajuda muito a manter os fios alinhados - mas basta um deles sair de lado que leva toda serie junta..

 

E dai voce soma isso a minha completa falta de pratica - é praticamente impossivel conectar UM conector ok - imagina 2 .. rs

 

 

Quanto a ordem dos fios tb nao é o problema - eu sei que existem dois padroes..

 

Agora no fim da noite ja desgastado - porque chega uma hora q cansa ne..kkkkk - ta louco é desanimador voce fazer dezenas de conectores e nao da certo! - eu troquei os dois conectores blindados por conectores comuns

 

 

DE PRIMEIRA eu consegui os 8 pares OK no testador!

 

BOA NOTICIA? ..  NÃO! ... rsss

 

quer dizer - é boa porque eu vejo duas coisas - uma que o CABO ESTA INTEGRO (como o cabo tem 50 m tinha o risco dele pode estar partido em algum ponto.. apesar de eu ja descartar isso pois eu ja tinha conseguido pelo menos 1 dos pares ok, acho q eu seria muito azarado se o cabo estive partido em algum ponto so num dos fios, e nao no par - certo?) - mas agora tendo os 8 fios ok, é 100% certo q o cabo esta ok.

 

a outra coisa é q eu nao sou estão lesado assim..kkkkkkkkk 

 

ja to passando vegonha no forum..rs

 

 

Mas porque nao é uma boa noticia?

 

É porque eu ja sabia que o conector comum nao da certo com cabo blindado! - o conector comum tem a guia interna pra passar os fios, etc.. nao tem muito erro crimpar. encaixa os fios nas guias, leva ate o fim - e crimpa.

 

 

porém, com o cabo blindado - o conector simples fica FROUXO!

 

acho q é porque eu so consigo passar os fios.. (nao consigo por o cabo dentro porque ele é muito grosso).

 

eu crimpo, tudo certinho - mas na hora de conectar o cabo ele nao faz "CLICK" - ele fica completamente solto no buraco do roteador..

 

ai o que acontece - como eu expliquei o cabo blindado faz aquela "forca" pra fora.. é IMPOSSIVEL deixar o cabo ligado no roteador.. mesmo q eu deixe o cabo reto, faca um baita esforço - é como se o conector nao conectasse. porque ele fica frouxo no buraco..

 

no testador eu testei segurando a ponta e empurrando ela no buraco, se nao tb da mal contato.

 

fazendo com o conector blindado - passei a tarde hoje mexendo nisso - consegui no maximo 6 fios..(3 pares)

 

 

ja é uma evolucao, pois no sábado tinha conseguido 1 par so..rs

 

mas preciso dos 8.

 

 

Pensando aqui - acho q a unica solucao viavel - e mais simples é comprar 02 keystones e colocar um em cada ponta - e dois manobrar com cabos prontos.

 

nao sei se é uma ideia "viavel" - e tb nao sei se é estão simples "crimpar" os fios no keystone.. vi uns videos por ai - e acho q da.. mas video é sempre fácil.. os videos pra crimpar cabo blindado nao levam 2 dias como eu estou aqui..kkkkkkkkkk

 

 

Ah, Ale, o alicate q eu uso é o laranja - similar ao da tramontina.

 

ate poderia comprar um novo - mas sera q por R$ 200 um tecnico nao faria pra mim? kkkk

 

(voltando ao assunto do topico, se eu tivesse recebido um orcamento de R$ 200 teria fechado a execução do servico... ja explicado pela dificuldade q mostrei ter - mas nem isso eu recebi!)

 

 

E ai meu medo é comprar um alicate desses - pra crimpar um cabo so - e nao conseguir crimpar igual..rs

 

Nao acho q o problema seja tanto o alicate - pela minha vasta experiencia de 2 dias..kkkk - o problema maior que eu vejo é posicionar os fios dentro. vendo os conectores depois de crimpado a impressao q tenho é q eles ficam sempre um pouquinho pro lado.. e dai um pouquinho aqui, um ali, ali e ali - o ultimo fio fica fora. 

 

 

por isso o maximo q consegui ate agora foram 6.. e ai outro problema é saber qual dos dois lados esta errado.. as vezes eu fico no circulo vicioso porque eu acabo cortando o lado errado.. vai saber..rs

 

como disse o conector blindado é mais alto.. ai quando voce coloca os fios - mesmo no insert - eles batem na parede do conector acima dos grampos metalicos.. voce tem quase 3 vezes a altura do fio..

 

tem o detalhe tb importante.. eu comprei esses conectores a 3 anos atras.. pode ser q alguma alma caridosa tenha percebido a dificuldade q é crimpar isso e feito algo melhor..kkk  

mas pelo que vi - os conectores atuais sao iguais.. 

bom agradeço demais a ajuda e o conversa! 

daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que conheço o conector para cabo blindado, aparentemente a única diferença entre ele e comum é que tem um guia para colocar os fios antes de inserir no terminal propriamente dito, o comum é direto, e o alicate tem que ser diferente porque mesmo que tenha as mesmas dimensões externas para caber no roteador, por dentro tem que ser alterado para acomodar o guia, então tem que ser outro alicate, pelo menos é o que acho.

Eu já havia lido em algum lugar, que esse negócio ai de CAT5 e CAT6 para o usuário doméstico tradicional não tem grandes influências.

 

http://www.tecmundo.com.br/cabo-de-rede/39299-cabos-diferentes-podem-deixar-a-minha-rede-e-internet-mais-rapidas-.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pensando aqui - acho q a unica solucao viavel - e mais simples é comprar 02 keystones e colocar um em cada ponta - e dois manobrar com cabos prontos.

 

nao sei se é uma ideia "viavel" - e tb nao sei se é estão simples "crimpar" os fios no keystone.. vi uns videos por ai - e acho q da.. mas video é sempre fácil.. os videos pra crimpar cabo blindado nao levam 2 dias como eu estou aqui..kkkkkkkkkk

 

Lembre-se de que o cabo seria encurtado. Eu não o cortaria, deixaria a sobra na parte externa.

 

Ah, Ale, o alicate q eu uso é o laranja - similar ao da tramontina.

 

Sem catraca? Frontal? Vertical?

 

como disse o conector blindado é mais alto.. ai quando voce coloca os fios - mesmo no insert - eles batem na parede do conector acima dos grampos metalicos.. voce tem quase 3 vezes a altura do fio..

 

Por favor, compartilhe fotos conosco, do conector e do cabo chegando no aparelho.

 

tem o detalhe tb importante.. eu comprei esses conectores a 3 anos atras.. pode ser q alguma alma caridosa tenha percebido a dificuldade q é crimpar isso e feito algo melhor..kkk

mas pelo que vi - os conectores atuais sao iguais..

Há a possibilidade de seus conectores serem de má qualidade.

Agora que conheço o conector para cabo blindado, aparentemente a única diferença entre ele e comum é que tem um guia para colocar os fios antes de inserir no terminal propriamente dito, o comum é direto, e o alicate tem que ser diferente [...] é o que acho.

 

Conector com guia não é "conector para cabo blindado", é conector CAT6.

 

O conector blindado CAT5e, até onde me consta, tem de diferente apenas uma capa metálica. São os da foto grande acima. Porém, existe uns conectores blindados diferentes, acho que sempre CAT6, da AMP e chamados "premium". Esses com certeza exigem uma ferramenta específica, que faz pressão não apenas nos contatos mas também de trás pra frente, acomodando a guia do CAT6. Por isso eu estava achando estranho o vídeo que postei acima, que propõe o uso de alicate comum para crimpar CAT6.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bonitinho porque o meu estava velhinho, meio enferrujado, comprei como Clone, mas acho que ele mesmo só coloca a etiqueta. Ele não tem catraca, é igual ao da photo abaixo.

 

 

http://www.infotechbrasilia.com.br/produto/11720328824594.jpg  (parecido com o meu que já tem anos)

 

http://www.mayinfo.com.br/image/cache/data/acessorios/Ferramentas/alicate-para-crimpar-rj45-gts-network-a7573-600x600.jpg (bonitinho em relação ao meu)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca usei com catraca não saberia lhe dizer, eu refiz minha rede toda ao assinar o Vivo Fibra, por isso que ao comprar o material me encantei com a aparencia do alicate e inclui no pacote, mas devolvi pelas razões citadas.

Para meu uso esse me atende, raramente volto a mexer depois de fazer ou refazer a rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...