Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alterando os fans, usando uns mais parrudos


Posts recomendados

  • Membro VIP

Após este tópico

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1081076-novo-projeto-watercooling-case-mod-antec-620-e-reservat%C3%B3rio-de-vidro/

 

e infelizmente este

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1082873-consertando-fonte-corsair-vx550w/

 

resolvi dar uma ventilada, já objetivando o over, se consegui arrumar minhas corsair. Em over, e folding, essa fonte genérica tá enchendo de mosquitinho minha tela.....

 

decidi ver televisão............

 

mo%C3%A7a-do-tempo.png

 

saiba-como-manter-seu-pc-em-boas-tempera

 

94857135871274533_5mQQS4Q0_c.jpg

 

complement.jpg

 

Resolvi usar uns fans que liberaram no trampo. São de servidor, 220/110V, CA, mas... pelo que vi são silenciosos. Estão há 5 anos sem uso, e contrariamente aos outros que só salvei a hélice, estes estão funcionando.

 

vamos lá... começando pela limpeza.

 

2014_09_09_020.jpg mas acho que não precisa!!!!  :blink:  :hehehe:

 

2014_09_09_022.jpg

 

2014_09_09_018.jpg lateral, notem o capacitor, acho que para filtrar eventuais ruídos, sei lá

 

desengraxante-aerossol.jpgmeu produto preferido para limpar graxa e gordura de motor

 

-graxa-azul-unilit-tp_82356907194193528f a poderosa.....

 

2014_09_09_033.jpg

 

2014_09_09_026.jpg

 

2014_09_09_034.jpg mancais engraxados

 

Agora vamos aos teste de giro.

 

vou achar um lugar para postar, mas os arquivos são grandes.... o maior 140 mb

 

bom... agora testados a leveza, e ao ver os vídeos, o barulho, eu consigo escutar o fan do pc (o akasa em frente ao radiador do water cooler) e ainda os meus, ou seja, são mais silenciosos que o akasa

 

2014_09_10_050_1.jpg tudo pronto, e o resultado são... um pano,

 

2014_09_09_016.jpg e dedos sujos... quero ver explicar pro meu chefe amanhã, que eu não estava lidando na roça, huahuahua....

 

em seguida, mãos à massa com os testes

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

2014_09_09_021.jpg notem que os enrolamentos estão, até, limpos... e sem marcas de queima

 

 

Borat.jpg e isso é legal

 

limpeza feita... bora instalar

 

2014_09_09_040.jpg eis o gabinete....

 

2014_09_09_041.jpg visão mais detalhada.... no detalhe o fan akasa, são dois. um ali, amarelão, e o outro puxando do radiador....

 

e o detalhe da miraculosa mtek que está com os dias contados

 

2014_09_10_047.jpg e agora os fans instalados. Tive de colocar por fora, visto que por dentro forçava os componentes, tipo watercooler, ficava forçando os dutos... não quis arriscar

 

acima, o ventilador tocando ar, e abaixo, puxando da PV.

 

 

 

Para testar, foi utilizado o folding at home, rodando em 3 núcleos no processador, e placa de vídeo foldando. Ambos em stock, sem quaisquer over, sequer memória, nem processador, nem mesmo HT clock

 

medidor de temperatura é um minipa 2042D, e a "área" de detecção é aquele fio branco, que aparece em frente ao fan amarelo....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos aos testes... inicialmente, sem os fans, apenas o gabinete e o restante.....

 

GPU projeto 10467 (core 17)

CPU 9013 (core a4)

 

2014_09_09_043.jpg temperatura ambiente:

 

Tempo rodando. 45 minutos

 

temperatura mais alta.

GPU - 54 graus

CPU - 52,9 graus.

 

 

Com os trolões ligados

 

2014_09_10_045.jpg Temperatura ambiente

 

 

Temperatura mais alta

 

GPU - 57 graus

 

CPU 52,3 graus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Novos testes hoje, 24 graus de temperatura "ali no ambiente"

 

ouvindo a radio Gaucha AM, via internet, com facebook aberto, no google chrome

 

hwinfo está setado a 5000 ms no gráfico, para acompanharmos de forma mais "bonitamente" 

pasquale-cipro-neto-56-21+copy.jpg

 

er...hm...er... dexá quiéto, entenderam né

meme-pasquale.jpg

nada!!!!!

 

sigamos nos testes

 

foldando_1.jpg com os trolões desligados, 48,5 no CPU e 50,0 na GPU

 

foldando_2.jpg com os trolões ligados, 48,5 no CPU E 50 NA gpu

 

vamos agora tentar um overzinho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Ilkyest!

 

Putz! Vendo seu post, só mostra que sou muito fraquinho em "gambiarra-mod", uahauhauhauahauh!! Realmente surtiu um ótimo resultado, pois mesmo aparentemente a temperatura máxima não mudou tento em relação ao estado anterior, o que era constante passou ter só alguns picos (quase que surtos). A temperatura, na maior parte do tempo do bench, deu uma boa desabada!

 

Agora não sei se por não ter um fluxo de saída de ar correspondente, ou até uma abertura no teto,o tornado (literalmente) fica acumulando-se pelo interior do gabinete. O que as Vipers conseguem exaurir deste ar é apenas uma fração da massa de ar que entra por ali.

 

Já pensou em avacalhar de vez e adaptar os "giroflex" no radiador para ver o que acontece? 

 

Obs: quando estava lendo este post, lembrei deste vídeo, só que totalmente "coxinha", não é "Grelha Death-Metal":

 

Sem gambiarra, não vale!

 

Valeu pela doideira!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

na verdade, a massa de ar deslocada por esses fans é muito esquisita.... é algo em V. para dar uma ideia, o ar é jogado diretamente no fan amarelo, e na fonte que está bem ao lado.ele espalha pros lados o vento.

 

@Cabelo75 o ciclone que dizes seria o ventilador do radiador de carro? se sim... não rola. Ele usa meros 40A para rodar..... nenhuma fonte dá isso atualmente, salvo as de 1000W

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

Com os vídeos já deu uma melhor ideia, Ilkyest. O sentido da "giroflex" de baixo (a desmontada) parece estar em sentido de exaustão. A outra também está ou ela que faz a injeção de ar pelo gabinete? Pensei que ambas estivessem mandando ar pra dentro do PC, sem algum meio "forçado" ou amplo de saída desta massa de ar (ou por fan ou aberturas extras pelo gabinete).

 

 

 

 a massa de ar deslocada por esses fans é muito esquisita.... é algo em V. para dar uma ideia, o ar é jogado diretamente no fan amarelo, e na fonte que está bem ao lado.ele espalha pros lados o vento.

 

Ah, valeu! Eu que não me liguei que se tratam de exaustores industriais..exaustor não tem a necessidade de focar a massa de ar em um só ponto. Até que com ajuda de um duto, pode-se direcionar melhor o fluxo de ar geradas pela fan. Só que o ruído delas vão aumentar exponencialmente...

 

 

 

@Cabelo75 o ciclone que dizes seria o ventilador do radiador de carro?

 

Não, não Ilky...é que associei seu experimento com uma "música" da Furacão 2000: "Tornado Muito Nervoso" , só conheço de nome mesmo (Jesus, me perdoe, uahauhauhauahauh!!) É só uma forma de dizer que as fans estão deslocando muita massa de ar ambiente ao interior de seu aparelho informático.

 

 

 

Já pensou em avacalhar de vez e adaptar os "giroflex" no radiador para ver o que acontece? 

 

E por meio de duto para focar o ar do "giroflex" de entrada no radiador? 

 

Abraço Ilky!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

não fiz. eu pensei até nisso, mas... fica muito ruim de ter acesso àquela area ali. Não raro eu tenho de dar umas pinceladas no radiador para remover a poeira, e com duto fica ruim.

 

O fan debaixo remove o ar quente, principalmente do bolsão que forma na placa de vídeo, por causa da placa de som que é grande. acredite, foldando o ar fica morno ali, mesmo com esse ventilador.

 

Só lembrando não é, exatamente, industrial esse fan. é usado, mais antigamente, em servidores. Eu liguei em 110V ele, para ser menos barulhento. Em 220 nem quero ver o barulhão que deve fazer

 

quanto a bolsão de ar, não teria problema em cima.... o fan amarelo vai puxar o que dele for, e o resto, tem um fan pequeno, sempre aberto, tocando ar para fora, em cima, ao lado da fonte.

 

Após consertar minhas fontes, serão duas fontes ali em cima, no lugar dessa mtek (éca) que vão puxar ar, duas corsair da assinatura, se tudo der certo, daí já eras..... vai ficar muito gelado, e sem problemas de bolsões de ar.

 

O que os trolões não fizerem, os demais dão conta

 

e o water cooler que é caseiro né... entón, to bem servido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...