Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Svchost.exe consumindo 100% CPU


Ir à solução Resolvido por Anthmann,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite galera, to com um problema um tanto curioso. Descobri que o processo SVCHOST.exe está consumindo CPU fazendo ela trabalhar em 98%, isso me incomoda pois apesar de não afetar o desempenho os vídeos no youtube ficam com o áudio "picotado" e o que mais me preocupa: a temperatura, pois atinge níveis altíssimos. (nesse exato momento em que faço esse tópico a temperatura está em 54ºC), se reiniciar o PC o uso de CPU cai por horas a fio porém volta ao mesmo estado. Vou citar as medidas tomadas sem sucesso.

 

1 - Formatar (fiz isso uma vez na tentativa de resolver)

2 - Rodar um antívirus atualizado (nada foi detectado)

3 - Enviar o arquivo svchost.exe para o Virus Total (limpo também)

 

Gostaria de saber se há solução para esse problema sem recorrer à formatação novamente pois como já disse o que mais me preocupa é a temperatura.

 

configuração:

 

MB: ASRock N68-S3 FX

CPU: AMD Sempron 145 (destravado para AMD Athlon II X2 4450e)

Memória: 2GB-DDR3

GPU: EVGA GeForce GTX550Ti

HD: Seagate 500 GB

OS: Windows 7 Home Premium (32 bits)

 

PS: ao analisar a aba serviços vi que esse processo está relacionado aos serviços Power (Energia), Plug and Play e DCOM Launch (Inicializador de Processo do Servidor DCOM)

 

Abraços galera!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Caro @

 

Já tive um problema semelhante no ano passado (ou teria sido há 2 anos?). Depois de muito trabalhão e canseiras - incluindo uma formatação de low level, e sou tão avesso a formatar pra reinstalar um SO como formatar um HDU sem fazer o backup primeiro) lá consegui resolver em um HP G7000 Core 2 Duo 1,83 ou 1,84 GHz e Windows 7 Ultimate 32 bits.

 

Usei também alguns programas (quase todos freeware e opensource) em várias fases desse problema, para tentar ajudar na resolução dessa coisa chata pra caramba. Alguns deles, ainda os tenho no HD e uso quando calha.

-  Advanced Windows Service Manager (SecurityXploded)

- Auslogics System Information

- Autoruns (Sysinternals)

- Core temp v32 bits

- CPUID ou CPUZ (já não recordo)

- File Monitor (Sysinternals)

- Kill Process v1.2

- Process Explorer (Sysinternals)

- Process Hacker v2.31 (alguns antimalwares dziem ser malware, mas não acredito; no máximo, será Riskware)

- Process Monitor (Sysinternals)

- SpeedFan

- SVCHOST PROCESS ANALYZER v1.1 

- SVCHOST VIEWER by ShoXDK

- Unlocker

- Test My Hardware

- WindowexeAllKiller

- etc.

 

É, andava tão desesperado com esse problema, que deitei mão a tudo o que achava que me poderia ajudar. É que, no meu caso, o note simplesmente quase parava, quase congelava, e não fazia nada de nada...  :huh:  :(  :angry:  :mad: E o raio do CPU SEMPRE nos 80s% a 100% ser razões aparentes....

 

Se for ao Gerenciador de Programas e puser o "V" ("Visto") em "Mostrar o processo de todos os utilzadores", verá que tem muitos arquivos "svchost.exe" activos. Isto porque cada um deles está associado a diversos comandos e processos do Windows. O ou os que estão a dar problema/s, talvez esteja/m 'sobrecarregado/s', ou talvez não. 

Alguns desses processos você nem precisa, por isso conviria começar por 'depurar' esses processos, isto é, desactivar ou pôr em manual um ou mais de cada vez, e ir vendo se o problema já foi resolvido, ou pelo menos minimizado. Mas não se 'perca', convém anotar cada vez o que desactivou ou pôs em manual. E não convém nada mudar o 'status' de coisas demais de cada vez, pela mesma razão - não se 'perder'.

Eis duas formas:

iniciar --> Ferramentas Administrativas --> Serviços

e/ou

iniciar --> executar --> msconfig (mais trabalhoso, nmho)

 

E eis umas dicas de quais serviços poderá desactivar logo à partida sem quaisquer problemas. Após fazer isto, veja se o problema já foi resolvido:

http://www.superdownloads.com.br/materias/5943-desativando-servicos-desnecessarios-no-windows.htm

 

Também pode ser por drivers errados ou inadequados, ou conflitos de drivers. Sugeria instalar TUDO o que o freeware Slim Drivers (*) recomendar.

Mas com uma ressalva: crie um um ponto de restauro antes de instalar ou correr o Slim Drivers, e/ou faça o backup dos drivers 1º (eu uso o Double Drivers). Raramente, o Slim Drivers poderá não instalar o ou os drivers mais aconselháveis ou adequados. Mas o seguro morreu de velho, não é mesmo? Pra mim, ele ainda nem morreu!  :lol:

 

(*) Há mais no género; por experiência própria, após experimentar e testar muitos (incluindo sharewares PRO e comerciais), o Slim Drivers foi o que sobressaiu pois (quase) não deu chatices, conflitos, problemas, etc.

 

Espero que consiga resolver o seu problema a contento.

 

Boa sorte, e cumprimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se são só esses 3 que estão ligados pode ser o power,o único que pode ser normalmente desativado sem edição manual no registro,tambem não recomendo desativar o plug and play,fiz uma vez e o sistema ficou doidão.

O power é responsável pelo serviço de áudio então ficará sem se desativar.Pode ser algum driver tambem já que o plug and play é responsável um pouco por isso,tente tirar dispositivos usb que não estejam sendo usados,e talvez processos iniciando junto com o windows.

Aqui no meu este svchost.exe não consome nada,só 3,8k de RAM,talvez uma atualização no windows update resolva este problema,se não tente desativar o montão de serviços inuteis(que ficam rodando quando ninguem precisa ou usa eles) que vem com o windows como o colega Anthmann sugeriu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meus caros esse svchost não pode ser encerrado ou ter seus serviços desativados ou programados para manual (o PC reinicia), desconfiei de um bug no svchost.exe após atualizações, inelizmente tive que formatar para reinstalar o Windows e como o amigo @Anthmann sugeriu pode mesmo ser o drivers, pois notei que isso começou a ocorrer quando instalei minha GTX550Ti, e o driver da vga onboard ficou lá (não consegui desinstalar) então acho que isso bugou o SO, vou continuar monitorando para ver se o problema ocorre novamente.

 

Obrigado!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...