Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo?


faller

Posts recomendados

  • Membro VIP

Por estar cansado de repetir a teoria ai envolvida resolvi fazer esse tópico.. Na maior parte das vezes o pessoal decide pegar uma proteção contra surtos sem as proteções adicionais das linhas de telefonia e do cabo da TV por não achar importantes..

Eles pensam que essas proteções visam proteger aquele velho aparelho telefônico, ainda de disco, vermelho que está lá na sala, ou a TV Telefunken valvulada...

s_MLB_v_V_f_3724946525_012013.jpg

 

Televisor-Telefunken-modelo-Festival-bn-

 

Não é nada disso..

Se porventura sua Internet for via ADSL ela entrará em sua casa pela linha telefônica. Se for via TV a cabo, como o Virtua por exemplo, entrará via cabo coaxial da TV a cabo.. Ambos sinais vão dar em um modem e depois, na maioria das vezes, via cabo lan chegam a seu PC..

 

Tanto uma quanto outra dessas redes de fio "andam" pela cidade por vários quilômetros nos postes das ruas, logo abaixo das linhas de energia e debaixo, muitas vezes, das linhas de 13.000 Volts da alta tensão..

Acidentes típicos acontecem nas ruas, tais como:

- Poda de árvores derrubando a rede AC sobre as redes de telefonia e TV a cabo;

- Acidentes de trânsito envolvendo postes, derrubando as mesmas linhas;

- Vendaval derrubando postes e suas linhas;

- E finalmente a incidência de raios nessas redes telefônica e de TV a cabo...

Todos esses podem gerar surtos de tensão muito mais elevados do que o modem lá em sua casa pode aguentar.   Desse modo esses surtos passam pelo modem e via cabo da lan adentram seu PC pela porta de rede da placa mãe.. Ai é um abraço... Ele, o surto, vai andar pela placa mãe por onde bem entender, deixando um rastro de estrago que pode comprometer todo seu PC...

 

Como evitar ou proteger contra esses surtos???

- Distribuir o sinal, dentro de sua casa via WiFi é uma boa opção;

- Colocar protetores específicos, contra surtos de tensão, na entrada dos cabos também..

Eles existem:

Proteção para linha telefônica: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=823J130RJ11

823J130RJ11.1.jpg

 

Proteção para cabo coaxial: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=812X050F

812x050f.GIF

 

Ou mesmo protegendo após o modem, no cabo lan

Proteção para o cabo lan: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=DPS-881J020

dps-881j020.GIF

 

Problemas:

1) Seu preço é relativamente elevado se comparado a mesma proteção comprada num combo com a proteção da rede elétrica, como essas dai de baixo por exemplo.

 

2) Para adotar esse tipo de proteção individual se tem, obrigatoriamente, que dispor de uma fiação de aterramento, para ligar a proteção, e se sabe que grande parte de nossas casas não dispõe desse recurso..  Se adotada uma proteção como essa combinada, rede elétrica + rede telefônica + rede de TV a cabo, também seria excelente que se tivesse aterramento na tomada onde ela será ligada mas....(sempre tem um mas...)  Mesmo se sua instalação não contar com aterramento, a inter relação estabelecida dentro do supressor de surtos da rede elétrica, estabelecendo um varistor para cada par de fios, Fase-Neutro, Fase-Terra e Neutro-Terra estabelece uma certa relação e um caminho para que um eventual surto de tensão, na ausência do aterramento, procure o fio neutro em sua busca por um aterramento, uma vez que seu fio neutro é aterrado, obrigatoriamente, na entrada de energia de sua casa, edifício, lá debaixo do(s) relógio(s) medidor(es)..

 

As proteções de que falo e recomendo, são desse tipo ai:

Clamper Multi Proteção: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=8BT2J12CFLT

8BT2J12CFLT.1.jpg

 

Upsai FHT-1200: http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF05

fht1200_n.jpg

 

Note que ambas tem entrada e saída para rede telefônica e também entrada e saída para cabo coaxial. Passe as linhas por ai para usar as proteções...

 

Espero que não mais me perguntem ou venham com desculpas do tipo: "Não vou adotar aquele filtro de linha pois não vale a pena proteger meu aparelho telefônico, custa R$ 18,00"

  • Curtir 25
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em casa eu protejo meu telefone usando um protetor que montei conforme  este artigo e tem dado certo os surtos que passam vão embora pro terra. Como sei que tem passado surtos por ele? Em dias de chuvas com raios e trovoadas, por umas 3 vezes, ouvi meu telefone dar um toquezinho bem rápido como se fosse tocar, e +- uns 2 segundos depois da um trovão, significando que caiu raio nas proximidades e o surto que passa pela rede telefônica faz o telefone dar este toquezinho rápido.

 

Pro cabo da internet usei um protetor deste que comprei no ebay e até agora, sem problema. Foto interna.

 

Pra proteger o pc uso um Filtro Upsai FHT 1200 + aterramento TN-S, vejam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Eu não entendo NADA da parte elétrica.

E por isso fiquei em dúvida nisso do aterramento.

Se o eletricista não tiver feito a instalação direito e não tiver aterrado, ainda assim o filtro ajuda então, né? Ao mandar para o neutro.

Depende do filtro de linha, depende da topologia usada para a fabricação do mesmo, mas sim, bons filtros e adequadamente projetados se valem ate mesmo do neutro, na falta do fio terra, para escoar a energia de um surto de tensão..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do filtro de linha, depende da topologia usada para a fabricação do mesmo, mas sim, bons filtros e adequadamente projetados se valem ate mesmo do neutro, na falta do fio terra, para escoar a energia de um surto de tensão..

Eu me referia ao Clamper Multi Proteção que você falou. Mas então sim, né? ^^

Que bom, eu acabei de comprar ele para ver se corrige umas tretas que tava dando do pc desligando aqui. E eu acho que era o estabilizador que não estava aguentando umas variações de energia. Esperando o clamper chegar para ver agora. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que o post ja é velho mais gostaria de reaproveitá-lo pra tirar umas duvida, vou comprar se caso for o correto para min http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF05

 

primeira duvida: ao conectar o cabo da net no filtro de linha vou perde velocidade de conexão? 

 

segunda duvida: to montando meu pc do zero vou aproveita a black friday pra comprar os componentes, placa mãe z97-gd65 gaming, processador core i5 4460, memoria ram HyperX Fury 1866, Fonte XFX 750w core edition Pro series 80plus bronze, pfc ativo (não modular), e o restante vou comprar no outro mês porque falta verba, a fonte que citei é boa? se eu ligar diretamente na tomada com o devido aterramento não vou ter problemas? e esse filtro de linha servira pra configuração a cima?  sendo que no filtro só ira ser colocado o pc, monitor e modem;

 

e por ultimo: não achei as devidas especificações sobre o filtro de linha se caso alguem tenha poderia me responder: Quantos varistores ele possui? Ele possui Fusível térmico ligado em serie com o varistor? Quantos Joules ele possui? E sobre a proteção adsl ele possui possui centelhador a gás?

 

Quero adicionar que essas perguntas que fiz foi com base a que li em tópicos aqui no fórum e no video tudo o que você precisa saber sobre filtro de linha e se alguém tiver alguma coisa a adicionar sobre a configuração que vou usa (placa-mãe, processador e etc) não exite em falar toda dica é bem vinda. 

 

Muito obrigado e desculpem o tamanho do texto e se caso tiver em local errado desculpem é meu primeiro contato com o fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, muito obrigado por este tópico !

 

Estava aqui com a dúvida sobre o aterramento (que, aqui em casa, só tem no chuveiro), que você sanou acima, mas fiquei com mais duas.

 

Os protetores pequenos, como este:

 

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-residencial-plugue-e-use/eletrica/clamper-energia.html

 

Dispõem das mesmas proteções que os grandões que você colocou na primeira mensagem ? (a transparência me mostra que tem componentes ali, mas não sei diferenciar todos)

 

E a segunda, este produto:

 

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-geral/eletrica/clamper-vcl-275v-20ka-slim.html

 

Pode ser usado pra substituir disjuntores E proteger a rede da casa como os que você indicou na primeira mensagem ?

 

Muito obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, muito obrigado por este tópico !

 

Estava aqui com a dúvida sobre o aterramento (que, aqui em casa, só tem no chuveiro), que você sanou acima, mas fiquei com mais duas.

 

Os protetores pequenos, como este:

 

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-residencial-plugue-e-use/eletrica/clamper-energia.html

 

Dispõem das mesmas proteções que os grandões que você colocou na primeira mensagem ? (a transparência me mostra que tem componentes ali, mas não sei diferenciar todos)

 

E a segunda, este produto:

 

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-geral/eletrica/clamper-vcl-275v-20ka-slim.html

 

Pode ser usado pra substituir disjuntores E proteger a rede da casa como os que você indicou na primeira mensagem ?

 

Muito obrigado !

 

O primeiro em termos de proteção contra surtos possui os mesmos componentes, só que em tamanho (e capacidade de proteção) menor e não possui a função de filtragem.

Sobre o VCL, ele tem uma função completamente diferente do disjuntor, esse vídeo curto deve dar uma noção de como ele é instalado:

E tem esse vídeo também:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obrigado Jorno !

 

Eu vi o vídeo e não entendi direito como ele deve ser instalado, mas depois, fuçando em N sites, vi que ele é outra coisa, demandaria trocar a caixa de força aqui e, infelizmente, vai ficar pra um projeto de futura casa, onde vou aterrar até as cortinas.

 

Vou ver aqui onde e como instalar o trambolhão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Jorno !

 

Eu vi o vídeo e não entendi direito como ele deve ser instalado, mas depois, fuçando em N sites, vi que ele é outra coisa, demandaria trocar a caixa de força aqui e, infelizmente, vai ficar pra um projeto de futura casa, onde vou aterrar até as cortinas.

 

Vou ver aqui onde e como instalar o trambolhão.

Para casos como o seu, a Clamper tem este modelo aqui:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma última dúvida aqui, pois tive um probleminha com a instalação das coisas aqui outro dia.

 

Estes protetores de cabos coaxiais, sejam os específicos ou os filtros "3 em 1", vão afetar a intensidade do sinal e/ou o sentido do fluxo da corrente ?

Quero ligar o cabo principal da operadora de TV e Internet no dispositivo, mas preciso ter meios de enviar o sinal pra fora de casa em todos os pontos. :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mandei mensagem pro SAC da Clamper também, eis a resposta:

 

Os DPS Clamper são projetados para oferecer proteção aos equipamentos sem interferir em seu funcionamento normal. O Clamper Cabo, cuja ficha técnica encontra-se em anexo, é o produto mais indicado para a sua necessidade, o qual certamente não afetará a qualidade do sinal recebido em sua TV ou em sua conexão à internet.

 

 

Perguntei sobre o outro modelo e:

 

O protetor de cabos coaxiais do Multi Proteção emprega a mesma tecnologia utilizado no produto citado anteriormente.

 

;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Adquiri uns protetores para linha telefônica no intuito de diminuir os prejuízos provocados pelas descargas atmosféricas.Semana passada 3 computadores que fui verificar tavam todos com placa-mãe queimada, placa de rede, estabilizador, modem, etc....Os protetores são fabricados pela Sulton, porém tiver certa decepção porque quando vi na descrição inicial do site onde comprei www.alartec.com.br relatava que o dispositivo tinha de tiristor ,centelhador a gás, mas na verdade só tem varistores dentro.Paguei apenas R$18,00 em cada, muito pouco é verdade. Agora  como melhorar esse dps ?

 

Tenho aqui algumas peças interessantes:

 

Centelhador a gás bipolar 600v

Centelhador tripolar 350v

Varistores 20mm,14mm 275v/250v

 

Vejam fotos:

 

post-739874-0-96096900-1419366721_thumb.

post-739874-0-85162800-1419366743_thumb.

post-739874-0-95318400-1419366769_thumb.

post-739874-0-15985200-1419366791_thumb.

post-739874-0-01008700-1419366808_thumb.

]post-739874-0-40352100-1419366827_thumb.

post-739874-0-02899200-1419366848_thumb.

post-739874-0-22842700-1419366956_thumb.

post-739874-0-59744700-1419366976_thumb.

 

 


VIXI!!!! TUDO DE CABEÇA PARA BAIXO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • mês depois...
  • Membro VIP

Perdoem se minha pergunta é *****, mas para quem é leigo. Com o uso de

http://www.atera.com.br/lista/27/4/1/0/Filtros+e+protetores+DPS+protetor+de+raio+VCL+p-+ent.+de+for%C3%A7a  é preciso filtro de linha? E qual dos modelos seria mais adequado para uso numa residência?

Esses elementos devem ser instalados no quadro de entrada da energia elétrica, um para cada fase.. Trabalho para instalador..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A pergunta é se mesmo com o dsp instalado é necessário usar filtro de linha na residência.

 Raciocine comigo enumerando as vantagens de se usar um bom filtro de linha:

 

1) Agrega cerca de 1,5 metros de fio, levando a tomada pouco mais adiante;

 

2) Oferece maior número de tomadas, ideal para quem tenha de ligar muitos equipamentos;

 

3) Oferece chave liga/desliga que num só elemento corta a energia de todos os equipamentos nele ligados, se isso for necessário;

 

4) Garante a correta polarização dos equipamentos nele ligados pois se inserido em tomada apropriada, fase neutro + terra, garantirá que esses elementos aportem de modo correto em todos os equipamentos que nele se liguem, também a três pinos;

 

5) Garante a equipotencialização (interligação das carcaças de todos os equipamentos nele ligados, a 3 pinos). Isso evita diferenças de potencial, ou choque, ou faísca ao interligar dois equipamentos, CPU e monitor por exemplo.. E isso tudo independentemente de você ter ou não aterramemto em sua tomada da parede;

 

6) Oferece proteção contra sobrecorrente, quer com um simples fusível quer com os modernos "circuit breakers" que são na verdade disjuntores que se desarmam, no excesso de corrente, bastando resetar os mesmos, nesses casos;

 

7) Oferece filtragem da rede elétrica eliminando ou atenuando ruidos elétricos como aqueles causados por motores, liquidificadores e atenuando indução de radio-frequência;

 

8) Oferecem proteção contra surtos para as linhas telefônica e do cable, se sua internet é via ADSL ou cabo. É comum raios entrar em seu PC vindo pela conexão rede telefônica ou cabo, passando pelo cabo da rede Lan e botando a perder sua placa de rede ou placa-mãe;

 

9) Oferece proteção contra surtos de tensão, se equipados com varistores adequados tanto em número quanto em especificações, protegendo seus equipamentos, inclusive de raios nas tempestades elétricas;

 

10) Não interfere na energia de boa qualidade, não a comuta, não a liga/desliga (os famosos tlecs) como faz os estabilizadores e nobreaks interativos...

 

Esse por você citado oferece somente aquela vantagem de número 9..  Portanto, se você não reconhece ou não necessita das outras vantagens agregadas pelo filtro de linha, não use...  

Simples...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...