Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Internet com franquia de dados


rLd
Ir à solução Resolvido por rLd,

Posts recomendados

Estou pensando em mudar de internet para uma nova internet de fibra que chegou aqui na minha cidade, no caso hoje estou utilizando oi velox e estou muito insatisfeito com o serviço. O plano dessa internet de fibra que estou pensando em pegar é de 10mb down / 1mb up , porém existe franquia de 70gb, estou pensativo sobre essa franquia pois não tenho ideia de quanto de internet eu uso por mês para ver se é pouco ou está bom, queria a opinião de vocês baseando que uso a internet para jogos (csgo / lol) em uma grande parte do tempo, streams e uso normal (facebook etc) , não faço muito download, praticamente o que faço de download são atualizações para os jogos que citei e uma musica ou outra. Será que os 70gb são suficientes para mim ou será pouco?

 

Ps: não sei se essa é a área correta, se não for desculpe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rLd

 

Por experiencias próprias, ter franquia NUNCA é bom. É um limite, acaba mais cedo que mais tarde, especialmente com mais velocidade. E uma pessoa acaba por não "gozar" a net, sempre a pensar no raio do limite. E sempre,  as vezes mais que uma vez por dia, a ver se já se chegou lá. É stress demais! :angry:

 

Neste momento tenho net de 20 mbps (nos.pt; ex-wow.pt), e felizmente sem qualquer tipo de limite. O meu ISP tb tm 50 mbps e 100 mbps, mas 20 mbps já me chega e sobra. Desde que SEM limites! ;)

Mas continuaria com uma de 4 mbps, ou até menos, caso não tivesse limite. Devagar se vai ao longe, prefiro isto um milhão de vezes a toda e qualquer net com limite. Então se for mais rápida, é um arzinho que lhe deu... :(

 

Ah, mas quase aposto que a Velox sairá do marasmo em que se encontra na sua zona, e de certeza que melhorará algo: qualquer concorrência põe sempre fogo no rabo de ISPs ,e eles passam a mimar mais os clientes! ;)

Pior é se também a Veloxx decidir pôr qualquer limite também, por isso é melhor esperar pra ver. Em geral, fará isso a novos clientes, mas nunca se sabe..., pode ser que se lembre de 'chatear' tb os clientes que já tenha, sei lá.

 

Resumindo e concluindo, eu não sairia da frigideira com o fogo apagado apenas pra cair directamente numa fogueira já acesa.

 

Boa escolha, e cumprimentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, o problema que eu tenho com a velox é que volta e meia meu ping sai fora do normal, isso geralmente é causado por saturação de porta, ai é uma vida pra ligar lá e conseguir uma mudança de porta, fora o atendimento que é péssimo.

 

Também acho complicado essa tal franquia, segundo o vendedor eles colocam a franquia pra não ter problema de uma pessoa contratar o serviço e depois revender cabos ilegais, eu praticamente não considero o que um vendedor fala pois ele está lá pra vender e muitas vezes tentam nos enganar pra fechar a venda.

 

No caso o comparativo entre as duas ficaria + - assim em pontos positivos:

Internet nova: atendimento, suporte, ping, custo, tecnologia (fibra)

Velox: ilimitada

 

Ai é que entra o detalhe, se os 70gb fossem suficientes para mim eu ficaria com essa internet nova, porém não sei ao certo quantos gb's eu gasto por mês, se tiver algum aplicativo ou site que simule algo assim me ajudaria muito, meu uso diário no caso é:

 

várias horas em jogos, tipo 6 ~ 10 horas 

uso constante de redes sociais

bem poucos downloas, algumas músicas no mês e atualizações pequenas em jogos

videos youtube / stream moderadamente

 

ps: segundo o vendedor a quando excede a franquia a internet cai para 1mb ~ 2mb e segundo ele o ping não é afetado por isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhe, dá pra gastar 100 ou 200 megas por dia apenas a ver emails e abrir uns sites, Face e outros serviços sociais incluídos.

 

Em downloads você não gasta tanto assim, mas actualizações do SO, de AVs, java, flash plugin, etc., tb dá pra gastar umas centenas de megas - ou mais - por semana.

 

A maioria do seu gasto é o grosso, o que gasta mais. Jogos; streams; videos; se calhar voip ou semelhante tb; etc. isto online. E quanta mais qualidade, mais a "torneira" terá que abrir. É fácil gastar 1 GB (ou vários GBs) por dia sem você dar conta. 

 

Ah, e para o "total" é contado tudo, tanto downloads como uploads. Uploads são bem menos (se calhar apenas 5% ou menos de tudo o que receba) mas tb acabam por ser bastantes megas no fim do mês. De cada vez que se abre um site ou se vê um video, um computador está em constante contacto com o "enviador" seja do que for. Portanto, as "respostas" e contactos do seu computador - ou computadores, ou celular/es, ou..., - conectado/s à sua rede também são contabilizadas.

 

Mas nada é ilimitado. Nem sequer o tráfego dito ilimitado. Em Portugal, se alguém andar perto dos 500 GB por mês, PUMBA! "traffic shaping" (*). Quase todos os ISPs negam, mas praticamente todos eles fazem. Nem que seja apenas nas horas "nobres"/"de ponta", pra "dividir", "equilibrar" o fluxo nas alturas em que mais clientes estiverem online. Daí talvez os seus pings em certas alturas ou horas.

 

(*) http://pt.wikipedia.org/wiki/Traffic_shaping

 

Eis agora a boa nova! :)

Um freeware para você mesmo monitorizar o seu gasto durante o tempo que quiser.

http://www.baixaki.com.br/download/nettraffic.htm

 

Tem mais como o acima, é só buscar no baixaki ou no superdownloads, se o nettrafic não lhe agradar ou não se entender com ele.

Baixe é SEM instalador, se algum vier com isso de instalar programas de 3os; geralmente incluem malwares tb (adwares, browser hijackers, spywares, toobars inúteis, etc.).

 

Boa sorte, e cumprimentos.

 

PS: Conversa de vendedor antes de um cliente assinar e se comprometer de vez. Sempre que cheguei ao máximo com nets limitadas, garantiam velocidades diversas, mínimo de 124 kbps. Pois. Cheguei a ter 4, 5, 10  bytes (ou mesmo só bits, aqui nem recordo bem) por segundo. Uma ridicularia. Uma net discada dava MUITO mais, 3 a 5 KB ps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

hmm, andei vendo em outros forums onde várias pessoas que possuem internet com essa maldita franquia falam que mesmo extrapolando nunca foram reduzidas, porém tenho receio de assinar com este pensamento, pois se acaso for reduzido eu não poderei reclamar, afinal está no contrato e eu concordei com essa palhaçada.

 

Vou tentar encontrar alguem que possui essa internet e conversar direito, no mais também existe a possibilidade de assinar e continuar uns meses com a velox, ai se essa nova internet estiver me satisfazendo eu cancelo a velox, se não eu pago a multa e cancelo o contrato.

 

Obrigado pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...