Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade apto a acompanhar um i7 4770k


Posts recomendados

Boa tarde. Montei há alguns anos atrás um computador com a ajuda dos caros amigos deste forum, na época desembolsei apenas 1.700 reais para montar a CPU inteira e fiquei bastante satisfeito com o resultado. A configuração é esta (finalidade exclusiva para jogos):

 

Fonte CoolerMaster 500W

Processador Core 2 duo E7500 2.93GHZ

Memória 2x4gb DDR2

Placa mãe Gigabyte PN5-E SLI

Placa de vídeo GeForce GTS 250 1gb GDDR3

HD Samsung 250GB Sata

 

Resolvi aproveitar que a família foi para os EUA e pedir que trouxesse algum componente pequeno para economizar ao máximo quando fosse fazer o upgrade. Consegui importar um i7 4770k a 700 reais praticamente, e agora quero aplicá-lo na máquina fazendo as alterações necessárias.

 

Não sou entusiasta, não quero gastar (por enquanto) rios de dinheiro para rodar todos os jogos em ultra. Rodar jogos pesados atuais com as configurações em very high e um FPS liso seria meu ideal. Estou bastante desatualizado em questão de novidades em componentes, mas cheguei às seguintes conclusões:

 

1) O mais óbvio é que terei de comprar uma MOBO nova, visto que a minha não aceita quadcore. Estou pensando em pegar uma na faixa de 350-400 reais, mas ainda não decidi qual seria ideal pois vi inúmeras opções nesta faixa de preço;

 

2) Creio que o próximo passo seria trocar a RAM, visto que é DDR2. Andei vendo os preços de memória e me assustei, na minha época estavam bem mais baratos. Preciso necessariamente comprar dois pentes novos de 4gb ou posso comprar apenas um desses novos 1600mhz DDR3, e colocar no terceiro slot da placa mãe nova (digamos que tenha 4 slots, ficaria meu dual DDR2 ocupando 2 slots + um DDR3 ocupando outro slot totalizando 12gb)? Não sei se daria pra fazer isso, e se a performance ficaria muito ruim;

 

3) Me parece que também terei de comprar outro HD, pois pelo que percebi este meu antigo poderia atravancar o processador;

 

4) Creio que a fonte consiga segurar o processador, não? Achei esta fonte bem boa, e acho que seguraria tranquilo o processador + as rams novas. Corrijam-me se estiver errado;

 

5) Não tinha intenção de trocar a placa de vídeo, queria ficar com ela mais algum tempo e talvez ano que vem buscar uma mais top. Colocando meu i7, a RAM nova e o HD novo isto já seria suficiente para rodar os jogos novos bem ou o a placa de vídeo atravancaria MUITO o desempenho?

 

6) Vi que algumas pessoas tiveram problemas de aquecimento com o i7 4770k, deveria me preocupar já de antemão em comprar um air cooler ou primeiro testar sem para ver como se vira? Moro no RS, aqui faz calor em +- 3 meses do ano no entanto é um calor brutal devido à umidade.

 

Quanto ao gabinete, é um gabinete bastante espaçoso mas que deixa a desejar no quesito ventilação. Possui apenas 1 cooler lateral, é totalmente fechado em cima, tive que 'enjambrar' um cooler frontal. Seria também essencial mudá-lo? O preço dos gabinetes também me assustou um pouco, 400 paus num gabinete é tenso.

 

Basicamente seriam estas as dúvidas, fica meu abraço aos amigos que me ajudaram imensamente da outra vez.

Grato


Achei este gabinete horizontal na terabyte e achei interessante, pareceu ter uma refrigeração melhor que os em torre, bastante espaço e um acesso fácil.

 

http://www.terabyteshop.com.br/gabinete-cooler-master/gabinete-cooler-master-haf-xb-rc-902xb-kkn1-preto-sfonte.ptmlR$ 416,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Se você adquiriu um i7 4770K que é um processador destravado para overclock, no mínimo uma placa-mãe de chipset Z87/Z97 para acompanhar os recursos que ele oferece, pois você pode não utilizar agora mas no futuro um overclock nesse 4770K pode te ajudar bastante e além disso não vejo muito sentido em ter um processador destravado numa placa-mãe travada.

 

Recomendo uma dessas:

http://www.kabum.com.br/produto/47323/placa-mãe-asrock-para-intel-z87-pro3-lga-1150-windows-8-1-ready

http://www.kabum.com.br/produto/40828/placa-mãe-gigabyte-p-intel-ga-z87m-d3h-lga-1150/

http://www.kabum.com.br/produto/53065/placa-mãe-gigabyte-p-intel-ga-z97m-d3h-lga-1150-box/

 

2) Primeiro de tudo esqueça a ideia de reutilizar essas memórias DDR2, ou elas vão pro lixo ou você doará pra alguém pois elas não irão servir em nenhuma placa-mãe atual, memória DDR3 funciona só em mobo DDR3 e vice-versa e o mesmo vale para memórias/mobos DDR2, nenhuma são retro-compatíveis.

Para jogos atualmente o ideal é 8GB, nem mais nem menos... E infelizmente memórias aqui no Brasil são bem carinhas mesmo, se você conseguisse trazer de fora daria pra economizar uma bela grana, mas enfim... 2x4GB para usufruir do Dual Channel e frequência de 1600Mhz são o suficiente para qualquer jogo atual.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-596966151-memoria-corsair-vengeance-8gb-2x4gb-1600mhz-c9-box-_JM

 

3) Quanto ao HD é mito... Ele sendo SATA você poderá reaproveitar tranquilamente. Se for pra comprar algo novo é um milhão de vezes mais vantagem comprar um SSD para o sistema operacional e afins e deixar o HD para dados, como músicas, fotos, vídeos e etc.

Mas isso depende bastante do quanto você está disposto a gastar

 

4) Depende... Qual o modelo exato da fonte? Pois pode ser essa aqui, que é de péssima qualidade por exemplo: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Cooler-Master-eXtreme-Power-Plus-500-W/1671

Portanto, é ideal dizer qual o modelo exato, porque Cooler Master 500W é muito vago.

 

5) "Rodar os jogos novos bem"... O que você considera "bem"?

No low em Full HD, provavelmente é o máximo que você vai conseguir em jogos atuais (BF4 / Watch Dogs / Crysis 3) agora se seu monitor for 1280x720 talvez consiga jogar no médio dependendo do jogo e da sua preferência.

 

6) Teste primeiro, veja se as temperaturas estão adequadas e depois sim, veja se será necessário ou não a compra de um air cooler para substituir o cooler box.

 

E quanto ao gabinete, você não precisa necessariamente gastar R$400 em um... Há ótimos gabinetes na faixa de R$200 que são de ótima qualidade e já suportariam sua configuração perfeitamente, um exemplo disso é o Cougar MX300.

http://www.kabum.com.br/produto/54550/gabinete-cougar-sem-fonte-mx300/

 

Tem espaço para até 6 Fans, tem um cable management bem bacana e para um PC com single gpu ele tem espaço suficiente... Claro que há gabinetes melhores e obviamente mais caros, mas até os R$200 ele é sem dúvidas os dos campeões de custo-benefício.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curti bastante tuas sugestões Thund. Cheguei à conclusão de que vale a pena pegar a melhor MOBO que você indicou (z97), por 100 reais a mais teria suporte a memórias com mais clock. 

 

O gabinete realmente é um achado, 169 reais no boleto completinho e parece ter boa refrigeração. As memórias nem se fala, bastante abaixo do preço que tenho visto por aí.

 

O SSD seria a única coisa mais opcional para o meu upgrade, a 259 reais. Pesquisei sobre SSD no forum e vi que vários disseram melhorar em bastante a rapidez de inicialização do windows e execução dos aplicativos, mas não consegui descobrir se influencia a performance em jogos.

 

Quanto ao resto não tem pra onde fugir, se quiser fazer o upgrade terei que comprar. 

No que diz respeito à minha VGA, imaginei que com processador e memória novos conseguiria rodar os jogos mais pesados ao menos no medium, meu monitor é de 15''. Definitivamente não tenho como pagar essa exorbitância que andam cobrando nas placas de vídeo, pelo menos não até metade do ano que vem... mas se for pra rodar tudo no low, não sei nem se vale a pena comprar as peças agora. Talvez fosse melhor esperar pra comprar junto com uma placa de vídeo nova em meados de 2015. O que achas?

Muito obrigado pela ajuda.

 

Ah, quanto à fonte não lembro o modelo exato dela, só sei que é CoolerMaster 500W e que, na época que comprei, era considerada aqui no Clube do Hardware como o melhor custo benefício da época. Portanto, imagino que seja boa (e, pelo que percebi dos anos que utilizei, achei ótima).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, SSD faz tudo o que você leu mesmo, mas performance em jogo não existe... A única coisa que ele realmente vai fazer nos jogos é diminuir drasticamente o tempo dos loadings.

 

E amigo, quando se trata de PC Gamer, quem manda é a placa de vídeo... Não adianta nada ter um i7 e uma GTS 250 como no seu caso, os jogos vão continuar rodando ruim do mesmo jeito porque novamente, toda a parte gráfica dos jogos são exigidas diretamente da placa de vídeo e não do processador. E é por isso que a placa de vídeo sempre deve ser o item de maior valor num PC Gamer.

 

E sobre esperar mais um pouco para trocar tudo... Eu acho bastante válido, lá por meados de 2015 talvez você consiga achar preços melhores e até lá vai ter muita coisa nova também e você provavelmente vai ter que fazer outro tópico desse. 

 

Mas lembre-se que a placa de vídeo sempre vai vir em primeiro lugar, portanto até lá esteja preparado para pagar essa "exorbitância".  :lol:

Ou quem sabe você consegue pedir para algum amigo/familiar trazer uma GTX 970 pra você lá dos EUA, ia sair MUITO mais em conta do que aqui no Brasil.  :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...