Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outra duvida sobre fonte


girange

Posts recomendados

Ele não possui  chave seletora, a escolha é automática assim que a fonte é ligada

 

Olá, 

Essa é uma fonte com PFC ativo, ou seja, a entrada dela pode variar de 100V até 240V, automaticamente. Sem chaves.  

A unica coisa que devo fazer na hora da instalação é somente conectar os cabos e ligar na chave de ON/OFF?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala para ele não se preocupar com isso...

A potência escrita na fonte é o limite máximo que ela pode entregar para o sistema, não quer dizer que vai "forçar" toda essa corrente para o pc.

Na verdade o manda na corrente é o consumo, não a geração.

Uma analogia bem esdrúxula, na sua casa tem um limite máximo de quanto se pode retirar de cada tomada (Ex.10A), mas você pode ligar nessa tomada qualquer coisa desde uma lâmpada de 60W até um forno elétrico de 1200W. (Assumindo que seja 127V). A lampada não vai queimar porque a tomada pode suprir mais energia que ela consome. OK?   

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

è estou muito preocupado mesmo, meu irmão vai dar o dinheiro para comprar a fonte e ele queria saber se a corrente na saida 12V (34A) não mande o pc para a orbita '-'

 

Fica tranquilo que vai dar tudo certo.

É só não ligar a fonte em estabilizador ou em um no-break barato (e por barato, entenda-se a baixo de R$1000)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma jorno, não é bem assim. No-break e estabilizadores protegem contra surtos de enegia, e tensão, porém a cx430 com PFC ativo não precisa da proteção do No-break, já que por qualquer surto de energia, ou a falta dela, a fonte desarma evitando a queima.

Outra situação é você ter um estabilizador com bateria integrada, pois ai quando houver queda e energia, você tem cerca de 4 minutos pra sair de tudo que estiver fazendo e desligar o computador com segurança, mas depende da capacidade da bateria também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica tranquilo que vai dar tudo certo.

É só não ligar a fonte em estabilizador ou em um no-break barato (e por barato, entenda-se a baixo de R$1000)

 

Calma jorno, não é bem assim. No-break e estabilizadores protegem contra surtos de enegia, e tensão, porém a cx430 com PFC ativo não precisa da proteção do No-break, já que por qualquer surto de energia, ou a falta dela, a fonte desarma evitando a queima.

Outra situação é você ter um estabilizador com bateria integrada, pois ai quando houver queda e energia, você tem cerca de 4 minutos pra sair de tudo que estiver fazendo e desligar o computador com segurança, mas depende da capacidade da bateria também.

A unica coisa ligada em meu estabilizador é o monitor, o meu PC está conectado direto no filtro de linha, que vai direto a tomada, existe algum perigo da minha nova fonte dar curto circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A unica coisa ligada em meu estabilizador é o monitor, o meu PC está conectado direto no filtro de linha, que vai direto a tomada, existe algum perigo da minha nova fonte dar curto circuito?

Só se você "ganhar na loteria" uma fonte com defeito..

 

Ligue a fonte nova do seu PC direto no filtro de linha. O PFC Ativo dela vai cuidar do resto. Até aconselho a ligar seu monitor no filtro de linha, se possível. Ele não precisa de estabilizador..

 

 

Você lembra qual foi a última vez que olhou na parte de trás da sua TV, por exemplo, pra ver em qual posição aquela chavinha vermelha estava? Acho que não, né? Pois é, mesma coisa com essa fonte.. :joia:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa quase fiz um erro crucial que iria me arrepender

 

ESQUEÇA ESSA FONTE, agora irei comprar essa:

 

http://www.megamamute.com.br/produto/fonte-modular-450w-cs450m-cp-9020075-ww-corsair-74249

 

80 plus gold

35.5A na saida 12v

e é 450W, 20W a mais que a outra

20 reais a mais nao vai faze diferença =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se pode postar dois tópicos seguidos mais vamo ver se eu entendi:

 

Se eu for comprar essa fonte com 80 plus gold, não irá queimar, ja que possui PFC ativo, que regula a tensão de acordo com a residencia.

Então é somente eu instalar no meu pc,  vai segurar com bastante folga e os Amperes e Watts não poderão queimar os componentes.

 

E também nao usar No-breaks e Estabilizadores baratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma jorno, não é bem assim. No-break e estabilizadores protegem contra surtos de enegia, e tensão, porém a cx430 com PFC ativo não precisa da proteção do No-break, já que por qualquer surto de energia, ou a falta dela, a fonte desarma evitando a queima.

(...)

 

Marcelo Checon, estás à fazer uma confusão ai.

 

Não é função de estabilizador de tensão e tão pouco de UPS (no-break) e menos ainda da correção do fator de potência (PFC) proteger contra surto de rede. Isso é função do supressor de surtos (DPS).

 

Sobre PFC.

 

Não é por possuir PFC ativo que a fonte dispensa o estabilizador, mas sim por ser uma fonte de alimentação chaveada de alta frequência.

 

Para mais compreensão do que é o PFC sugiro a leitura do seguinte tópico:

 

Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara

 

Sobre estabilizador de tensão.

 

A principal função do estabilizador e amenizar sub/sobretensão, função bem útil.... Para a sua geladeira, ela sim não se da bem com sub/sobretensão deferente de fontes de alimentação chaveadas como a Corsair CX430, por exemplo, que alem de ser uma fonte chaveada é também uma fonte de tensão universal, o que permite a mesma funcionar com qualquer tensão entre 90VAC a 264VAC sem nenhum problema.

 

Sugiro a leitura do seguinte tópico sobre os estabilizador:

 

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

 

Sobre No-break.

 

Função de UPS é suprir a alimentação de equipamentos na falta de energia comercial, não com o proposito de ofertar proteção que o mesmo deve ser utilizado.

 

Novamente, sugiro a leitura dos seguintes tópicos:

 

As doenças Elétricas e seus Remédios

 

No-break realmente é a salvação???

 

Lembre também que se toda vez que ocorre-se um surto de rede a fonte desarmasse ficaria inviável utilizar o computador.

 

Surtos de rede se dão de dois modos:

 

Surtos de modo comum provenientes de descargas atmosféricas;

 

Surtos de modo deferencial provenientes principalmente do desligamento de cargas indutivas ao longo da rede. Esse tipo de surto ocorre com maior frequência e para proteção do mesmo usa-se varistores ou centelhadores a gás em paralelo com fase e neutro para "desviar" a energia de excesso.

 

Abraço.

 

Se eu for comprar essa fonte com 80 plus gold, não irá queimar, ja que possui PFC ativo, que regula a tensão de acordo com a residencia.

Então é somente eu instalar no meu pc,  vai segurar com bastante folga e os Amperes e Watts não poderão queimar os componentes.

 

E também nao usar No-breaks e Estabilizadores baratos.

 

A fonte não ira queimar simplesmente porque foi feita para ser ligada diretamente na tomada, não tem nada à haver com ela ter selo 80 Plus Gold ou mesmo PFC ativo.

Se for de seu interesse leia os tópicos já sugerido nesse post.

 

Se porventura você quiser agregar uma proteção extra para seu computador pode fazer isso adotando um bom filtro de linha com supressor de surtos.

 

Para indicação de filtro post no tópico fixo: Recomendação de filtro de linha

 

Não sei se pode postar dois tópicos seguidos mais vamo ver se eu entendi:

 

Era só selecionar "editar" disponível abaixo do seu post.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não entendi mesmo, se foi esse o caso, então desculpa, é que o post me pareceu meio confuso.

 

De qualquer modo o estabilizador e o UPS até podem oferta uma certa proteção, mas definitivamente não é essa o função de ambos.

 

O estabilizador após revisão na norma técnica de 2008 passou a ser obrigatório que o mesmo tenha o tal supressor de surtos e o tal filtro, infelizmente, a norma foi vaga assim, ao ponto de dizer apenas que tinha que ter, sem especificar a qualidade minima do tal filtro e supressor.

 

O estabilizador então passou a ofertar proteção, mesmo que irrisória, insatisfatória tanto quanto aquelas réguas baratas.

 

O estabilizador de fato protege contra sub/sobretensão, agora o quanto isso é relevante para uma fonte de alimentação chaveada, bom, já é outra história.

 

Novamente se foi eu que entendi errado peço desculpa.

 

Abraço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu for comprar essa fonte com 80 plus gold, não irá queimar, ja que possui PFC ativo, que regula a tensão de acordo com a residencia.

Então é somente eu instalar no meu pc,  vai segurar com bastante folga e os Amperes e Watts não poderão queimar os componentes.

 

E também nao usar No-breaks e Estabilizadores baratos.

Vamos deixar claro: o PFC Ativo garante que você possa ligar sua fonte em qualquer tomada que opere entre 90 e 265 Volts.. Ponto. Ela pode queimar sim, caso você seja um "sortudo" de receber uma fonte com defeito. Uma coisa não anula a outra.. (Torcemos para que tudo ocorra bem)..

 

A fonte vai oferecer potência de acordo com a necessidade do PC. Você poderia colocar uma fonte de 1200 Watts e 100 Amperes, que ela só vai fornecer o que seu PC precisa.. Nada mais..

 

No-Break e estabilizador você já entendeu o recado.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RS Faria tá certo. "O PFC Ativo garante que você possa ligar sua fonte em qualquer tomada que opere entre 90 e 265 Volts"

Em relação a surtos é aquela diferença elétrica, tipo quando você liga o chuveiro da sua casa (que deve ter 7000watts) e vê as luzes da casa ficarem mais fracas.

Acabou a dúvida? Diga que sim

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

....Em relação a surtos é aquela diferença elétrica, tipo quando você liga o chuveiro da sua casa (que deve ter 7000watts) e vê as luzes da casa ficarem mais fracas.

Acabou a dúvida? Diga que sim

Mas não e mesmo..

Quando você liga um chuveiro elétrico o que se tem ai e o reflexo de uma perda de tensão nos cabos de alimentação de sua casa. Muita corrente (por causa do chuveiro elétrico) significa queda de tensão de cerca de 3 a 7 Volts na fiação. Nada mais do que isso..

Surto de tensão são curtas (curtíssimas eu diria.. Da ordem de mili segundos) elevações de tensão, que podem ate mesmo ultrapassar 1.000 Volts ou quem sabe 5.000 Volts, resultantes do desligamento de cargas e se criam basicamente pelo comportamento indutivo da rede ou dessas cargas..   Desligamento de motores, solda elétrica, operação do elevador do prédio, com contatoras sem manutenção, etc..

Ate mesmo seu liquidificador, ao faiscar internamente em seu carvão junto ao coletor do rotor, é potencial gerador de surto de tensão.. Onde tiver faisca tem potencialmente a chance de geração de surto de tensão..

 

Energia induzida ou derivada de raios e descargas elétricas das natureza é outro potencial introdutor de surtos de tensão na rede elétrica ou em qualquer outra rede metálica, tal como rede telefônica ou de TV a cabo.

 

Dá uma olhada ai para ver se ajuda ao entendimento..

 

Então, nada a ver com a redução do brilho da lâmpada na hora em que o chuveiro é ligado...

 

Surtos elétricos a gente não vê, a gente não sente, só se vê o resultado..  Fumaça em seu equipamento..

 

Não é o surto que detona seu equipamento Quem detona ele é a própria energia normal, 110 ou 220 V olts, após um desses surtos de tensão, tenha tido a origem que tenha tido, furar a isolação elétrica de seu equipamento. Sem isolação seu equipamento não resiste a tensão normal dos 127 ou 220 Volts..

 

Sabe a história do buraquinho por onde saia água e sua colaboração para fazer ruir uma represa com bilhões de litros d'água..

Não é o buraquinho quem derruba a represa, mas é ele quem inicia o processo de autodestruição..  Assim é o surto ou a ação dele.. Ele só rompe, fura, destrói a isolação entre fios entre fio e carcaça, nos elementos semicondutores das fontes etc etc.. O resto a energia normal é que faz...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta, eu li a maioria dos links que me mandaram e entendi muita coisa...

 

Agora tenho a certeza absoluta se eu conectar a fonte não irá queimar, e que se eu conectar ao meu pc só irá suprir o que o computador necessita.

Então vamos lá nova placa de vídeo =)

 

E bem essa coisa do estabilizador, eu ja tirei ele, como ele é bastante velho.

Eu não confio muito nesse estabilizador, pois uma vez deu um pique de força queimou o meu router fiquei sem internet... por uns 5 dias =(

 

Agradeço a todos por me ajudar e esclarecer duvidas... Até mais

 

(Caso tenha algo a mais para me dizer, pode me mandar PM)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...