Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteador Load Balance com Internet 3G e ADSL


Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

 

Tenho um Roteador Load Balance TP-Link TL-R470T+ e preciso que ele faça o balanceamento de Oi Velox ADSL e da Claro 3G.

 

Todo mundo que entrar na rede cabeada, vai receber o IP pelo DHCP do TP-Link, mas como faço para quem entrar na rede Wireless, promovida pelo Roteador da Claro, receba IP do TP-Link também?

Quando desativo o DHCP do Roteador da Claro, quem conecta por ele não recebe IP algum, gostaria que este recebesse IP do TP-Link, para caso o 3G da Claro caia, eles possam acessar a internet pela Oi Velox, além de acessar a rede interna também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colega. 

Pelo que eu entendi, você quer usar um roteador normalmente, e o da 

Claro somente como se fosse um repetidor. 

O que no caso para isto basta desativar o DHCP do roteador da Claro, o que 

você diz ter feito, mais não entendi muito bem.

 

Olá meu amigo,

 

O que acontece é o seguinte, todo mundo que está na rede cabeada, vai receber o IP pelo router da TP-Link, que irá fazer o balanceamento entre o Claro 3G e o Oi Velox.

 

Mas quero que os que acessarem a rede Wireless (Que não é do TP LInk e sim de outro roteador wireless), acesse a rede do TPLink.

 

Não sei como fazer isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá meu amigo,

 

O que acontece é o seguinte, todo mundo que está na rede cabeada, vai receber o IP pelo router da TP-Link, que irá fazer o balanceamento entre o Claro 3G e o Oi Velox.

 

Mas quero que os que acessarem a rede Wireless (Que não é do TP LInk e sim de outro roteador wireless), acesse a rede do TPLink.

 

Não sei como fazer isso.

Sobre o balanceamento entendi que você quer usar tanto Oi Velox como o Claro 3G 

a hora que quiser. 

E você quer os que acessem a rede wireless, tenham acesso a rede do tp-link. 

Para cessarem, a rede tem que estar ativada, isto você pode fazer acessando o 

menu do roteador pelo navegador Firefox ou Google Chrome, fazendo o seguinte:

Abra o CMD e digite ipconfig /all procure o nome gatway padrão. O IP que aparecerá 

ao lado é o que você vai utilizar para entrar no menu do roteador como se fosse 

acessar um site, e quando pedir senha, tp-link geralmente é login: admin e senha: admin. pós entrar no roteador vai na opção wireless e ative-o, se quiser troque a senha também, salve, reinicie no próprio menu, e pronto, todos podem ter wireless 

no android tablete ou notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou um pouco confuso, você possui três roteadores. Um da Tp-Link que é o Load Balancer, outro da Tp-Link que está ligado ao modem da Velox (Qual é esse modem?) e por ultimo um roteador da ZTE que é da Claro e possui dentro dele já o chip. Estou tentando entender certinho para poder te ajudar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente.

 

Então, deixe-me ver se consigo explicar direitinho o que quero.

 

O TP-Link Load Balance está na rede cabeada normal, quero utilizar 2 portas WAN dele.

Uma ficará com o roteador wireless ZTE, que está com o Claro 3G e a outra porta WAN vai ficar com o modem da Velox DLink model DSL2500E. 

 

Mas como eu quero que pessoas tenham acesso a rede, tenho que escolher um dos roteadores wireless pra fornecer IP da rede, mas não sei como fazer isto, pois os roteadores wireless só fornecem IP deles mesmo e não do roteador TP-Link Load Balance.

 

Hoje meu cenário é o seguinte:

 

Rede fornecida pelo TP-Link WR740N, cuja internet é o Velox.

 

Rede fornecida pelo ZTE, cuja internet é da Claro.

 

Quero unificar as duas internets pelo TP-Link Load Balance.

 

Mas quero as opções das pessoas entrarem nesta rede tanto pelo cabo, quanto pelo wireless. Mas quem conecta no wireless, pega IP do DHCP do proprio wireless e não do DHCP do TP Link Load Balance.

 

Acho que agora deu pra entender....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK. Acho que agora eu peguei a ideia certinho...

 

Eu abordaria de uma outra forma esse seu problema, colocaria o D-Link DSL2500E e o ZTE253L em modo bridge. Ambos iriam conectados ao Tp-Link TL-R470T+, esse faria todos os serviços da rede, inclusive o DHCP e fornece a rede cabeada. Fica ao Tp-Link TL-WR740N funcioanr como AP. (Ligar na porta LAN)

Dessa forma tanto a rede cabeada quanto a rede Wi-Fi serão da mesma faixa. Caso queira que a Wi-Fi seja separada da cabeada, ligue o load balance a porta WAN do Tp-Link TL-WR740N e separe as duas redes.

 

É uma ideia que passou pela cabeça aqui, o que você acha?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iago, consegui aqui e deu certo.

 

Não mexi na configuração dos modens alterando pra bridge não, mantive roteado do jeito que estavam. Mas dessa vez desativei o DHCP do wireless e coloquei na porta LAN do Tp-Link TL-R470T+ que começou a pegar IP do TP link mesmo. Do jeito que eu queria!!

 

Muito obrigado pela ajuda e pelo tempo gasto neste tópico!! Um grande abraço.

 

Agora só mais uma coisa, percebi que a velocidade caiu um pouco. Será que tem algum limitador no TP Link? COmo verifico o que está acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e coloquei na porta LAN do Tp-Link TL-R470T+ que começou a pegar IP do TP link mesmo. Do jeito que eu queria!!

 

Ligar na porta LAN de fato muda algumas coisinhas... Funciona sem ser bridge, é mais por uma questão de praticidade, digamos. Ficaria tudo centralizado no Load Balancer.

Sobre velocidade tem alguns fatores que podem influenciar, qualidade do sinal do wi-fi, canal, firmware antigo, algum serviço desnecessário no roteador, servidor, e até horário. Para achar certinho o que está influenciando na queda de velocidade vai ter ir passo a passo. Ao menos que alguém tenha uma ideia melhor, que eu não tenho muitas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Leandro

 

Iago, consegui aqui e deu certo.

 

Não mexi na configuração dos modens alterando pra bridge não, mantive roteado do jeito que estavam. Mas dessa vez desativei o DHCP do wireless e coloquei na porta LAN do Tp-Link TL-R470T+ que começou a pegar IP do TP link mesmo. Do jeito que eu queria!!

 

Muito obrigado pela ajuda e pelo tempo gasto neste tópico!! Um grande abraço.

 

Agora só mais uma coisa, percebi que a velocidade caiu um pouco. Será que tem algum limitador no TP Link? COmo verifico o que está acontecendo?

Colega, que bom que conseguio. 

Você tem um jeito diferente de explicar, por isso não entendi. 

S e soubesse que era só isso. Já tinha lhe respondido de primeira  B)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

OK. Acho que agora eu peguei a ideia certinho...

 

Eu abordaria de uma outra forma esse seu problema, colocaria o D-Link DSL2500E e o ZTE253L em modo bridge. Ambos iriam conectados ao Tp-Link TL-R470T+, esse faria todos os serviços da rede, inclusive o DHCP e fornece a rede cabeada. Fica ao Tp-Link TL-WR740N funcioanr como AP. (Ligar na porta LAN)

Dessa forma tanto a rede cabeada quanto a rede Wi-Fi serão da mesma faixa. Caso queira que a Wi-Fi seja separada da cabeada, ligue o load balance a porta WAN do Tp-Link TL-WR740N e separe as duas redes.

 

É uma ideia que passou pela cabeça aqui, o que você acha?

 Olá tenho um modem ZTE253L da claro (4G) tem como desbloquear?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...