Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor simulador de circuitos (Simulação de osciladores) ?


Vicente Cesar
Ir à solução Resolvido por albert_emule,

Posts recomendados

Olá pessoal eu estou desenvolvendo um modulador AM, mas não tenho um osciloscópio em casa para fazer testes atualmente dos osciladores que estou desenvolvendo para ele. Queria saber qual programa vocês recomendam para esse tipo de coisa. Se alguém me pudesse falar um e dar uma breve explicação do seu funcionamento, agradeceria muito.

Sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É difícil dizer qual o melhor software para funções específicas.

Pra placas de CI, por exemplo, eu que comecei com o proteus, fica difícil mudar pro eagle,  assim como pra quem começou com o eagle fica difícil mudar pro proteus.

Cada um tem seu prós e contras.

É como perguntar qual a melhor religião, melhor time ou o melhor partido político. se bem que no último caso todos só tem "bugs". hehehe

Dá uma olhada no TINA.

http://www.tina.com/

Ou pesquise um nesta lista.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro.

 

Com ajuda dele eu dimensionei um amplificador de potência para 27Mhz que joga 1 watts na antena. 

Baixe o arquivo e troque a extensão ".PDF" por ".asc". Depois simule no LTspice.

Basta dar dois cliques que já abre na tela do LTspice, se você já estiver ele instalado no PC. 

RF amplificador 27Mhz.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

 

Não só mostra forma de ondas, como mostra a tensão e corrente RMS, freqüência e vários tipos de análises AC, como transformada rápida de fourier, em fim, coisas complexas que nem eu mesmo nunca usei hehehe.


Um transmissor como este com 1 watt na antena, tem capacidade para transmitir por mais de 1Km. Ainda mais usando 27Mhz que é uma freqüência que faz reflexão na ionosfera. Se der sorte e a ionosfera ajudar, Chega a outras cidades e até mesmo outros estados, com apenas 1 watt.  


Claro... Com antena adequada, direcional e tudo mais hehehe. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para circuitos analógicos eu uso o Simetrix.

Já experimentei outros, mas:

1 - O Simetrix é free até muitos componentes no circuito. Eu mesmo só cheguei uma vez a este limite. Ainda assim, dividi o circuito em dois e deu certo.

2 - Testei a rapidez dele e foi o que mostrou ser o mais rápido. Você pode alterar alguns parâmetros para otimizar a análise.

3 - A montagem do circuito é muito imediata e rápida.

4 - As formas de onda aparecem em um gráfico e são mais amigáveis.

5 - A contrapartida é que você não possui as bibliotecas tão vastas como os outros, mas você dispõe de quase todos os componentes analógicos e alguns básicos digitais.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule, Gostei muito do LT Space, ele é otimo, só da dando um erro quando tento olhar o espectro de frequência :( Fecha e da um erro. Não descobri como arrumar então vou tentar reinstalar mais tarde. Vou testa os outros assim que puder, mas achei realmente muito pratico o LT.
O LT tem como medir a frequência do oscilador que eu projetei ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule, Gostei muito do LT Space, ele é otimo, só da dando um erro quando tento olhar o espectro de frequência :( Fecha e da um erro. Não descobri como arrumar então vou tentar reinstalar mais tarde. Vou testa os outros assim que puder, mas achei realmente muito pratico o LT.

O LT tem como medir a frequência do oscilador que eu projetei ? 

 

Não só mostra freqüência, como também mostra a tensão e corrente RMS, e vários tipos de análises AC, como transformada rápida de fourier, em fim, coisas complexas que nem eu mesmo nunca usei hehehe.

Existe uma comunidade online que você pode tirar dúvidas:

https://groups.yahoo.com/neo/groups/LTspice/info

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Vicente Cesar

Já tem alguma resposta da pergunta? :

"Qual o melhor simulador de circuitos (Simulação de osciladores) ?"

Favor nos manter informado da situação...OK. Obrigado!

Quando satisfeito, clique em curtir na melhor resposta ou resolvido no post que o ajudou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...