Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medir sinal da rede com osciloscopio


ismalty
Ir à solução Resolvido por albert_emule,

Posts recomendados

Boa noite!

Bom, estou fazendo um dimmer digital, e para colocar em um trabalho preciso pegar as ondas e tal. Para isso vou usar um osciloscópio digital, mas como pego as ondas da rede e da lampada com ele? Estou na dúvida de como usar a ponta de prova, onde vai aquele jacarezinho que em circuitos DC vai no terra. Para evitar queimar, resolvi pesquisar antes e não vi nada claro pela net, alguem sabe como fazer?

Desde de já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

então vamos te iluminar. Realmente sua preocupação procede pelo fato que geralmente o osciloscópio usa plug com 3 pinos sendo o terra conectado junto com a garrinha. Neste caso, caso conecte a garrinha numa fase... nem preciso continuar né. A parte fácil é simplesmente não conectar o pino terra na tomada. Se o plug do seu oscilo for 2 pinos, perdeu tempo lendo até aqui... ou não

 

A garrinha pode ser colocada no catodo do scr ou no terminal MT1 do triac ou em algum terra-gnd do seu circuito o que aliás... publique ele (1jpj>1000txt). Podemos orientá-lo sobre o melhor ponto. Provavelmente é o mesmo do gnd digital. Se tiver isolador, tem + 1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ponta de prova é igual a essa e tem a opcao 10x.

A parte que quero pegar o sinal é simples, preciso pegar a onda da senoide de entrada e da que passa pela lampada, acionada pelo Triac BT137. Minha dúvida é se uso esse jacarezinho, e se é seguro colocar a ponta de prova em 127v 60Hz, também se posso usar os 2 canais ao mesmo tempo, um na lampada e outro na entrada.

post-679226-0-08386700-1417650374_thumb.

post-679226-0-82268500-1417650470.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa ponte está direto na rede ou passando por um trafo?

Não esquecer do resistor limitador de corrente no LED do optoacoplador.

No esquema está faltando um optodiac como MOC3020 no gate do triac. Está usando o símbolo do mesmo GND antes e depois do opto, assim não faz sentido usá-lo pois ele é justamente pra isolar entrada e saída. Se a ponte de diodos é depois de um transformador, fica mais simples usar um transistor no lugar dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ponta de prova é igual a essa e tem a opcao 10x.

A parte que quero pegar o sinal é simples, preciso pegar a onda da senoide de entrada e da que passa pela lampada, acionada pelo Triac BT137. Minha dúvida é se uso esse jacarezinho, e se é seguro colocar a ponta de prova em 127v 60Hz, também se posso usar os 2 canais ao mesmo tempo, um na lampada e outro na entrada.

 

Pode sim, desde que o neutro seja o mesmo. Isso para os osciloscópios mais comuns sem canais isolados.

Já para os de canais isolados não tem preocupação.

 

Os osciloscópios digitais possuem muitos recursos. Um deles é sobrepor formas de onda obtidas em tempos diferentes. Você até pode optar por este método.

 

Como já foi dito, não use aterramento. Senão dará um curto-circuito nas ponteiras.

Seria interessante ainda usar um trafo isolador para alimentar o osciloscópio ou a carga.

Existem um equipamento de informática chamado módulos isoladores microsol, que serve para fazer isso. Tenho um aqui em casa. Funciona muito bem para isolar o osciloscópio.

 

 

As garras de jacaré vão no neutro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, esse circuito eu fiz rápido para colocar aqui, ai ta um pouco errado
O correto vou enviar agora.

Mas o circuito do dimmer funciona, que estou usando ele na prática já. A dúvida realmente era so em questão de como usar as pontas de prova em um osciloscopio digital para pegar a onda da rede e a onda "cortada" da lampada. Mas acho que entendi, é so usar a ponta de prova sem usar o jacaré, que seria a referencia.

post-679226-0-66421400-1417706686_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ligar garra jacaré na rede? Isola!!

Pelo teor da pergunta da pessoa, não sei se esta vai ter segurança e localizar e conectar ao neutro da rede (perdão. sem querer subestimá-lo!) . Além do mais, eventualmente ela pode querer ligar em 220 onde rotineiramente são duas fases. Uma alternativa ao módulo isolador que o amigo mencionou é usar um nobreak qualquer pra alimentar o oscilo (preguiça de escrever osciloscópio). Preciso dizer que não é pra conectá-lo na tomada e usar só a bateria? De fato faço isso com o meu

 

Apesar de não ser o foco, realmente o circuito está estranho. P.ex. eu colocaria a lâmpada do lado de "cima". Assim consigo acionar o triac com nível lógico com mt1 no gnd.

 

edit depois que li seu depoimento:

você vai ter que ligar SIM a garra jacaré. Sem ela o sinal vai ser errático. Siga as instruções supramencionadas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Ligar garra jacaré na rede? Isola!!

Pelo teor da pergunta da pessoa, não sei se esta vai ter segurança e localizar e conectar ao neutro da rede (perdão. sem querer subestimá-lo!) . Além do mais, eventualmente ela pode querer ligar em 220 onde rotineiramente são duas fases. 

Não importa.... Que importa é que a fase ou neutro que as garras de jacaré estejam ligadas, tem que ser comum entre as duas garras. 

 

É que não pode haver diferença de potencial entre as duas garras. As duas garras são comum. Então se você coloca uma numa fase e a outra na outra fase, Gera o curto-circuito no osciloscópio. Mesma coisa se colocar uma garra no neutro e outra na fase.

Outra coisa que notei aqui é que parece que os osciloscópios tem um filtro de linha na entrada da fonte interna, onde possuem 2 capacitores ligados das fases de entrada para o aterramento.

 

Como o aterramento é comum com as garras de jacaré, acaba que estes capacitores ligados entre terra e fase do filtro de linha, fazem drenar um pequeno sinal AC de 60Hz através das garras. Isso é ruim, pois se você vai medir gates de mosfets em circuitos sensíveis, este sinal de 60Hz vindo da rede para a garra de jacaré vai interferir no circuito. Em alguns casos pode até danificar o circuito, como por exemplo, se você fizer medições de um mosfet numa fonte chaveada o mosfet pode fazer um acionamento errático e se danificar. 

 

Por isso é importante a isolação do osciloscópio. Ou das cargas.

Não esquecer que quando for isolar o osciloscópio, não deverá usar o aterramento.

Se não for necessário isolar nem osciloscópio e nem carga, também não deve usar aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para circuitos simples e osciloscópio tradicional, não é necessário ligar as duas garras.

Mesmo "não importando", ao ligar a garra numa fase, sugiro tomar cuidado ao tocar eventuais  partes metálicas dos equipamentos. Para análises por principíantes sugiro portanto que se localize o neutro como ja foi dito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O osciloscopio foi feito para ser ligado a rede e ainda com um terra, tanto que tem o pino terra em seu plug de tomada! então se for pra usar da maneira correta e ligar na tomada com aterramento, e fazer medicoes de equipamentos isolados.

Se você nao tem trafo isolador, então é so nao ligar o pino terra na tomada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...