Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD 4TB só reconhece 2TB


Posts recomendados

Pessoal, estou com o seguinte problema:

 

Adquiri um HDD Seagate 4TB SATA-III 5.900RPM. Há dois dias instalei ele em meu computador e não consigo de nenhuma forma faze-lo reconhecer a capacidade total.

 

Minha placa-mãe é uma Gigabyte GA-Z97X-UD5H-BK com a BIOS na última versão (atualizado via APP Center). Tentei criar a partição com o CD do Windows 7 Ultimate 64bits sem sucesso. Depois tentei utilizar o Seagate DiscWizard também sem sucesso. Em ambos é possível identificar uma parte do disco sem uso, porém não consigo particionar e formatar essa parte e também não consigo expandir a outra parte do disco.

 

Meu SO está instalado em um SSD. Esse HDD é apenas para armazenamento de arquivos.

 

Já li alguns tópicos aqui e em outros fóruns e nenhum me deu uma luz a respeito do meu problema.

 

Alguém consegue me da um help? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie a tabela de partições do disco no formato GPT ao invés de MBR.

 

Tentei criar a tabela nesse formado GPT através do Seagate DiskWizard, o processo finaliza sinalizando que está tudo ok, mas quando abro o Meu Computador não localizo o novo HD. Como se a partição não existisse.

 

baixa isso

 

e instala e ativa

 

http://event.asus.com/mb/2010/disk_unlocker/

 

Só funciona em placas da Asus. A minha é Gigabyte. ;(

Acabei de refazer o procedimento no DiskWizard e funcionou. Não sei o que eu não tinha feito nas vezes anteriores, mas dessa vez funcionou!! 3,63TB reconhecidos em uma única partição!

 

Muito obrigado pessoal pela ajuda!!

 

Grande abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Mano a grande questão é que não tem como criar uma partição em GPT e outra em MBR, o HD inteiro tem que ta em GPT, ou seja, ou você instala o Win 7 em modo Uefi, e na hora de formatar o HD, aperta Shift f10 eu acho, aí abre o prompt de comando. Escreva o seguinte:

Diskpart De enter

List Disk de enter

Select Disk X (onde X é o do seu HD) De enter

Clean De enter

Convert GPT De enter

Create partition primary De enter

Active De enter

Assign

Format fs=ntfs quick De enter

exit De enter

Exit De enter

 

Aí se o windows se recusar a instalar no HD, o sistema não o reconheceu direito, assim precisa pegar uma iso que é bootavel em Uefi (isos novas oficiais já com o SP1) Aí use o rufus para criar o pendrive,e  ele avisará se a iso é botavel ou não, assim em cima coloque Partição GPT para sistemas Uefi, seleciona a iso e seleciona o pendrive, pronto, aperta OK e ele faz tudo só.

Se não tiver saco para isso, basta instalar o 8 que ele praticamente faz tudo só, mas tenha certeza que o Disco ta em GPT, abrindo o prompt e fazendo as duas primeiras instruções, aí verá que tem uma Coluna GPT e se tiver o X já está nesse formato, se não, estará em MBR que permite apenas discos de até 2TB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Flávio, esse computador é da empresa que trabalho e pelo que vi ele não tem partição UEFI e o HD mesmo aparecendo somente 1677 GB ou seja menos da metade do tamanho normal, já ta em GPT. Eu so tirei um HD que não é do sistema e coloquei esse de 4 TB, mas o w7 so reconhece esse espaço que mencionei, usando o seagate wizrad também não consigo ver o HD na sua forma Total. Acredito que seja coisa do w7 mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, vá no executar e coloque isso diskmgmt.msc

Vai abrir o gerenciamento de disco do windows, lá tem todos os HD isntalados com as capacidades, tipo, vai aparecer os 1677 como partição primaria, aí veja se o resto do espaço aparece como Espaço não alocado.


Se tiver como espaço não alocado, basta criar outra partição e pronto, e da para fazer isso pelo gerenciador de disco.

Se não aparecer aí no gerenciador, aí não sei dizer o que seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Eu só consegui até hoje em computadores que a placa-mãe é uefi....
Com o UEFI habilitado, vai por dentro da bios em BOOT UEFI CD-DVD...

Mas só consegui a partir do 8 em diante.... o 7 nunca tentei na verdade!!!
no 8 e 10 dando boot pelo uefi... basta particionar normalmente sem fazer nada!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
Em 19/06/2015 às 17:03, Flávio Santana Lima disse:

Mano a grande questão é que não tem como criar uma partição em GPT e outra em MBR, o HD inteiro tem que ta em GPT, ou seja, ou você instala o Win 7 em modo Uefi, e na hora de formatar o HD, aperta Shift f10 eu acho, aí abre o prompt de comando. Escreva o seguinte:

Diskpart De enter

List Disk de enter

Select Disk X (onde X é o do seu HD) De enter

Clean De enter

Convert GPT De enter

Create partition primary De enter

Active De enter

Assign

Format fs=ntfs quick De enter

exit De enter

Exit De enter

 

Aí se o windows se recusar a instalar no HD, o sistema não o reconheceu direito, assim precisa pegar uma iso que é bootavel em Uefi (isos novas oficiais já com o SP1) Aí use o rufus para criar o pendrive,e  ele avisará se a iso é botavel ou não, assim em cima coloque Partição GPT para sistemas Uefi, seleciona a iso e seleciona o pendrive, pronto, aperta OK e ele faz tudo só.

Se não tiver saco para isso, basta instalar o 8 que ele praticamente faz tudo só, mas tenha certeza que o Disco ta em GPT, abrindo o prompt e fazendo as duas primeiras instruções, aí verá que tem uma Coluna GPT e se tiver o X já está nesse formato, se não, estará em MBR que permite apenas discos de até 2TB.

Muito obrigado estava a um tempo sem poder usar o HD e estava com preguiça de procurar uma solução pois já avida dado muitos problemas e tinha tentado muitas coisas a ultima foi um programa da seagate que ***** com o HD ele parou de funcionar.

Meu HD é externo e tive problemas com o espaço que começo a diminuir a primeira vez foi 200gb e depois uma pasta de 1tb, eu tirei do case e liguei direto no sata, funcionou para minha surpresa porém por volta de apenas 458gb foram possíveis utilizar, usei o gerenciador de discos do windows e o HD ficava dividido em 2 de 2 tb e não conseguia alocar ele apenas 2tb o outro ficava sepárado e não tinha como interagir com ele, segui os passos descritos e deu certo porém deu erro nessa parte "Active De enter" dizia que só HD MBR podia ser ativo mas mesmo assim funcionou ele estava full alocado no gerenciador de discos.

Esse HD é antigo tem mais de 7 anos nesse meio tempo ele foi batido, esquentado e imagino que passou por outras diversas situações que não presenciei, espero que não comece de viadage essa ***** e comece a sumir com meus arquivos vou pegar uma marreta e moer essa porcaria e depois botar fogo se começas a sumir com os arquivos + uma vez. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...