Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Som gradiente model 80


Posts recomendados

Troquei os resistor pelos da foto lá de cima. Troquei os 4 rca 3055.  fio por fio pra não inverter. Aí fumaciou aquele resistor azul da direita( era marrom troquei pelo azul depois da fumaça ) o rça rompeu. Troquei pelo azul e rca novo. Agora explodiu o rca. 

Pode 5 homs das caixas ou o sinal do rca (do celular ou o cabo) influir? 

 

adicionado 43 minutos depois

Testei o transistor (d571,L194) t206. Apitou também invertendo as pernas.

Os diodos na volta marcaram 622. Esse d203 marcou 823.amarelo marrom amarelo cinza. Os 2 resistor r234. R235 vermelho vermelho vermelho deu 22.6 em 20k. 

Aquele eletrolítico cinza do lado esquerdo pode ter ido pro espaço também.. .

 

20200401_125212.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

bom dia pessoal!

tirei os transistores, tinha um com uma pata quebrada a base, troquei por um bc237b canal R, testei na lampada em serie, nem ligou a lampada :), troquei 2 3055 pelos originais que estavam bons, eeee funcionou!!!!  testei a entrada Tuner com um M8, auxiliar funcionou também... so usando agora pra ver se ta ok mesmo... Obrigado pela ajuda e dicas!!! tive uma boa aula com vcs, aprendi a ver o diagrama de como vai e vem o circuito e testar os componentes, acho que to pronto pra consertar o GM- x904 Pioneer..  Muita saúde e Prosperidade a vcs!!!!! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá, pessoal. Tenho um amplificador gradiente model 80 em bom estado que estava funcionando bem. Uso um toca cd no tuner, um toca discos no phono as vezes o celular na entrad auxiliar. Ontem, liguei o celular na entrada auxiliar e fiz a besteira de tentar carregar o celular ao mesmo tempo. Estava tocando e quando coloquei o carregador na tomada (do próprio amp), o som ficou baixo, sem potência. Depois, tentei novamente usar o auxiliar e o som não sai mais. Porém o toca cd no tuner e o toca discos no phono funcionam normalmente.

 

Alguém poderia me auxiliar quais os primeiros passos para eu identificar o problema e tentar arrumar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rui Novaes disse:

Alguém poderia me auxiliar quais os primeiros passos para eu identificar o problema e tentar arrumar?

Em cada entrada desses aparelhos tem um conjunto de resistor e capacitor. 

Provavelmente queimou só o conjunto do auxiliar. 

Não conheço esse aparelho, mas sei que em alguns modelos as peças são soldadas diretamente na entrada (aí fica mais fácil identificar). 

Em outros casos fica na placa, mas aí é só seguir a fiação do auxiliar e as trilhas do circuito. 

Se tiver o esquema fica mais fácil, pois aí podemos apontar a numeração dos componentes. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 , to aqui quebrando a cabeça tentando entender o que aconteceu. Nunca percebi que um celular desse uma descarga de tensão na saída só porque foi conectado no carregador. Seria um carregador “paralelo” não isolado da rede?

Depois por que parou só as duas entradas auxiliar? Como você disse, cada entrada tem um resistor, no caso de 330k pelo esquema ligado em paralelo com a entrada RCA. Pra queimar  considerando ser de 1/8 de watt pelo cálculo precisaria de mais de 200 volts, sem falar que resistor costuma abrir e não entrar em curto. O sinal passa pela chave seletora (que antigamente chamava chave de onda) e passa pelas chaves de mute e de monitor e vai pro potenciômetro de volume. Era pra ter queimado o BC237 da entrada. Mas talvez pelo fato do potenciômetro ser de 100k e o volume estar baixo segurou a onda. Mas ainda resta a pergunta: por que só as entradas auxiliar dos dois canais?

 

Bem, tá aqui o esquema parcial do M-80, tem o "esquemario" da Gradiente inteiro no site https://vintage7080.blogspot.com/2016/03/esquemas-gradiente.html

 

image.png.0a7c2e57b880eb6ab3aad3b39849d059.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Nunca percebi que um celular desse uma descarga de tensão na saída só porque foi conectado no carregador.

Uma coisa dessas já aconteceu comigo entre uma TV de tubo e um conversor digital. 

A TV tava com um defeito na fonte, deixando-a sem isolação da rede. Quando conectei o cabo do av percebi uma faísca, acabei perdendo o conversor, pois Ficou sem o áudio. 

44 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Seria um carregador “paralelo” não isolado da rede?

Provavelmente. 

44 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Mas ainda resta a pergunta: por que só as entradas auxiliar dos dois canais?

 

Realmente, analisando o esquema não faz nenhum sentido. 

Tô até pensando que o problema pode ser no cabo de ligação ou mesmo no celular do rapaz. 

Ou quem sabe é somente um mau contato em qualquer uma das partes. 

 

Em tempo... 

Aqui temos uma caixa amplificada mono que se usa pra colocar o celular e apenas "fazer um barulho" no final de semana. 

Sempre tinha problema com cabos e mau contato. 

Acabei resolvendo com aquelas plaquinhas Bluetooth da China, só deixar lá ligada direto. 

E o celular fica longe da caixa na hora de conectar. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pesoal, acabei perdendo os comentáriospois não recebi a notificação. Vou explicar a exatamente a ********** que eu fiz. Eu sempre uso meu TD no phono, um toca CD no auxiliar e o celular no TUNER. Acabei me confundindo acima dizendo que foi o AUX, mas foi o TUNER.

Eu sempre deixo um cabo p2/rca conectado e quando precisava tocar algo rápido, plugava o celular.

O amplificador estava ligado em um filtro de linha. Eu estava prestes a sair de casa e precisava carregar o celular mas queria continuar ouvindo o som e, na pressa, ao invés de fazer tudo como sempre faço, peguei um carregador paralelo que estava a mão e pluguei o cabo usb no celular e em seguida pluguei o carregador na saída de energia do amplificador (sim, totalmente irresponsável). Na hora que toquei os conectores do carregador na tomada do aplificador o som já deu um chiado e baixou o volume consideralvelmente.

Então eu removi o carregador, desliguei o som e liguei novamente e permaneceu igual. Teste então meu toca CD e e TD e funcionou normalmente e então, ao voltar o seletor pro TUNER, já não dava som algum. Testei o Toca CD e outro celular no TUNER e nada de som.

 

Abri o amplificador pra ver se identificava algo queimado ou estourado a olho nu mas não identifiquei nada e não tenho experiência com manutenção, então só fechei e vim aqui relatar o ocorrido.

Tinha feito até um vídeo de dentro pra perguntar para um colega mas ele não pode ajudar pois não sabia nada sobre. https://youtu.be/7QD70XRyZPo

 

Em 05/09/2022 às 21:49, Renato.88 disse:

Uma coisa dessas já aconteceu comigo entre uma TV de tubo e um conversor digital. 

A TV tava com um defeito na fonte, deixando-a sem isolação da rede. Quando conectei o cabo do av percebi uma faísca, acabei perdendo o conversor, pois Ficou sem o áudio. 

Provavelmente. 

Realmente, analisando o esquema não faz nenhum sentido. 

Tô até pensando que o problema pode ser no cabo de ligação ou mesmo no celular do rapaz. 

Ou quem sabe é somente um mau contato em qualquer uma das partes. 

 

Em tempo... 

Aqui temos uma caixa amplificada mono que se usa pra colocar o celular e apenas "fazer um barulho" no final de semana. 

Sempre tinha problema com cabos e mau contato. 

Acabei resolvendo com aquelas plaquinhas Bluetooth da China, só deixar lá ligada direto. 

E o celular fica longe da caixa na hora de conectar. 

Eu até comprei um receptor Bluetooth desses da china pra coloar lá e acabei não colocando a tempo de evitar isso. Mas mesmo assim, a plaquinha possuí bateria e precisa ser alimentada, assim como o celular. Agora fiquei cabreiro de conectar essas coisas nele e ter problemas. Por hora, estou só com o TD e CD mesmo mas ainda quero solucionar o problema para poder usar o TUNER.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o defeito é óbvio, aos 50 segundos do seu vídeo nota-se que tem um gato no seu amplificador kkk.

image.png.f1738d284ab70908ce20e7e770b3e6b0.png

Sim, eu também tenho gatos e sei que eles tem um sensível “detector de atividades humanas” e qualquer ação na casa é devidamente inspecionada e, se não aprovada, deitam em cima ou fazem de tudo para atrapalhar rsrs.

 

Bom, brincadeiras a parte, parabéns pelo estado de conservação do aparelho de 30 e tantos anos de idade, está praticamente em estado de novo, bem diferente dos aparelhos que costumamos abrir e dar de cara com uma “mini casa mal assombrada” assolada por pó de séculos e teias de aranha. Isso sem falar do silk do painel e da parte traseira, intactos.

 

Mas analisando o seu vídeo me chamou a atenção uma marca de queimado na isolação azul no fio atrás da entrada tuner e aparentemente no fio que está atrás. Até o terminal do resistor de baixo parece meio escuro. Algo me diz que entre as entradas e a chave seletora a alta tensão derreteu ou carbonizou alguma isolação e fechou curto entre os fios “vivos” e o terra provavelmente na emenda azul mais abaixo ou no cabo blindado cinza. Se você tiver um multímetro cheque a resistência entre o terra e o centro das entradas RCA, deve estar bem abaixo dos 100 a 300 quilo ohms esperados.

 

image.png.0bb7c0f19fcf65339eca4e8711d23bbb.png

22 horas atrás, Rui Novaes disse:

pluguei o carregador na saída de energia do amplificador (sim, totalmente irresponsável).

Não se culpe, normalmente nada devia acontecer ligando o carregador no celular conectado nas entradas. A saída de AC Outlet simplesmente costuma estar conectada em paralelo com o cabo de entrada AC, não seria diferente ligar o carregador na régua ou em outra tomada. Afinal essa saída serve justamente para se conectar os outros aparelhos que seriam ligados nas entradas também.

 

O acontecido inclusive merecia um tópico aqui no CDH (se é que já não tem) mostrando o perigo dos carregadores paralelos que, pelo que eu já li, chegaram a machucar e até matar principalmente bebes, crianças e animais de estimação, portanto deixe seu gatinho bem longe do malfadado carregador paralelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...