Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relação Potência da Fonte X Consumo de Energia


Ir à solução Resolvido por braconius,

Posts recomendados

Saudações,

 

Minha(s) dúvida(s) é/são bem simples e objetiva:

 

Uma fonte de 650W de potência, por exemplo, irá necessariamente consumir 650W da minha rede e subir minha conta de luz enquanto estiver usando ela? Ou 650W é somente a capacidade máxima que ele "suporta"?

Digamos que todos os dispositivos do meu micro, somados, consumam 400W. A fonte vai consumir somente os 400W? Ou vai ficar consumindo 250W a mais sem necessidade?

Grato pela atenção!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações,

 

Minha(s) dúvida(s) é/são bem simples e objetiva:

 

Uma fonte de 650W de potência, por exemplo, irá necessariamente consumir 650W da minha rede e subir minha conta de luz enquanto estiver usando ela? Ou 650W é somente a capacidade máxima que ele "suporta"?

Digamos que todos os dispositivos do meu micro, somados, consumam 400W. A fonte vai consumir somente os 400W?

Grato pela atenção!

No momento que a fonte é ligada, existe um rápido pico de consumo, mas, depois disso, a fonte do PC vai consumir, da tomada, a quantidade necessária para alimentar seu PC, somando-se a energia jogada fora em forma de calor (que é calculada através da eficiência da mesma).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo,

 

Então a fonte vai consumir apenas a quantidade necessária para alimentar os componentes, por exemplo, 400W... e não o total máximo da fonte... Ela vai ficar trabalhando a 400W e não a 650W? É isso?

 

Repetindo (desnecessariamente) o que eu disse no post anterior:

 

No momento que a fonte é ligada, existe um rápido pico de consumo, mas, depois disso, a fonte do PC vai consumir, da tomada, a quantidade necessária para alimentar seu PC, somando-se a energia jogada fora em forma de calor (que é calculada através da eficiência da mesma).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo,

 

Então a fonte vai consumir apenas a quantidade necessária para alimentar os componentes, por exemplo, 400W... e não o total máximo da fonte... Ela vai ficar trabalhando a 400W e não a 650W? É isso?

Pra exemplificar melhor, vamos supor um PC que consuma 300 Watts e uma fonte que tenha 85% de eficiência, ao entregar tal potência.. Nesse caso:

 

Consumo = Potência entregue ao PC / Eficiência da fonte >>> Consumo = 300 / 0,85 >>> Consumo = 352,94 Watts

 

 

O consumo de um PC depende do hardware instalado e, principalmente, da qualidade da fonte. No mesmo caso citado acima, trocando a fonte for uma genérica com eficiência de 70%, por exemplo:

 

Consumo = Potência entregue ao PC / Eficiência da fonte >>> Consumo = 300 / 0,70 >>> Consumo = 428,57 Watts

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Resumindo,

 

Então a fonte vai consumir apenas a quantidade necessária para alimentar os componentes, por exemplo, 400W... e não o total máximo da fonte... Ela vai ficar trabalhando a 400W e não a 650W? É isso?

Ao pé da letra, se sua config demandar 400Watts e sua fonte tiver eficiência de 75% digamos, ela vai demandar da rede elétrica algo como 400 Watts / 0,75 = 533Watts dos quais entregará 400 ao seu PC e os restantes 133 vai dissipar  sob forma de calor em sua maior parte.. E note, isso independentemente se sua fonte for de 400 Watts, de 650 Watts ou de 1.500 Watts

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então quer dizer que,

...é inviável eu usar uma fonte extraordinariamente a mais do que eu preciso (pensando numa margem de segurança) sabendo que tudo o que for consumido a mais do que eu preciso é puro desperdício elétrico em forma de calor?

Isso é inviável pelo quesito "custo da fonte" mesmo.. Não tem pra que pegar uma fonte de 650 Watts, se seu PC gasta 300 Watts.. Uma fonte de 500 Watts dá e sobra, sendo mais barata..

 

A parte que você não deve estar entendendo é: sua fonte vai consumir APENAS o que o seu PC precisa + a porção que a própria fonte precisa pra funcionar..

 

Essa porção que a fonte precisa pra funcionar é a eficiência dela. Quanto melhor a fonte, menor é essa porção e menor o consumo total. Até fiz uma conta ali, mas acho que foi em vão..

 

 

Pra facilitar: qual o seu PC e de que fonte estamos falando??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar da demora pra entender, acredito ter compreendido.
 
Concluindo,
 
Segundo os cálculos pelos sites abaixo (fiz nos três pra ter uma média satisfatória):
 
 
Minha máquina consome 444W. Logo:
 
444 / 0,8 = 555W (considerando uma fonte com 80% de eficiência)

Portanto, devo ter uma fonte de no mínimo 600W, sabendo que 444W serão pro consumo do micro e 111W de desperdício. (Sobra 45W ainda pra LEDs, FANs, etc...)

Obrigado a todos! 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Apesar da demora pra entender, acredito ter compreendido.
 
Concluindo,
 
Segundo os cálculos pelos sites abaixo (fiz nos três pra ter uma média satisfatória):
 
 
Minha máquina consome 444W. Logo:
 
444 / 0,8 = 555W (considerando uma fonte com 80% de eficiência)

Portanto, devo ter uma fonte de no mínimo 600W, sabendo que 444W serão pro consumo do micro e 111W de desperdício. (Sobra 45W ainda pra LEDs, FANs, etc...)

Obrigado a todos! 

 

Duvido muito que seu PC consuma 444w, mas como você não postou sua configuração (como foi pedido), não da pra confirmar. Pra sua configuração consumir isso tudo você precisa estar com uma placa de video MUITO gastona ou duas placas de video com consumo normal.

 

Quanto ao seu entendimento, está incorreto. Se sua configuração consome 444w, você precisa de uma fonte de 444w (idealmente falando). Claro, é recomendado que você tenha alguma folga, então, neste exemplo, recomenda-se que você compre uma fonte de 500w. A eficiência da mesma não influencia em quanta energia a fonte entrega. O gasto é à mais, fora do cálculo de consumo. É uma energia jogada fora a mais do que ela entrega pra configuração.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Muito Obrigado,

 

braconius, RS Faria e faller

Pela disposição e paciência.

Acredito então que chegamos a uma solução. Vou seguir a dica do braconius então e comprar uma fonte de 300W.

 

Abraço a todos!

Eita, calmaí!! =PP

 

Em momento nenhum lhe recomendei uma fonte de 300w!!! Só informei que sua configuração consome cerca de 300w. E outra, fontes de 300w de qualidade são quase impossíveis de se achar. Para sua configuração, recomendo a Corsair CX430 Bronze ou EVGA 430w se sua placa de vídeo necessita de apenas um cabo PCI-e. Caso necessite de dois, compre a Corsair CX500 Bronze.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Galera,

 

Desculpa estar revivendo esse tópico, mas eu tenho uma última dúvida minha a acrescentar, que acredito poder ser de ajuda a outros.

 

Antes de mais nada, estou entrando no fórum porque eu sei que aqui tem pessoas que realmente entendem da questão alimentação elétrica, como o grande Faller, que mudou minha vida e me fez jogar fora aquelas porcarias de estabilizador e comprar filtros de linha de primeira linha ^^

 

Enfim, as pessoas perguntaram 'meu PC usa X Watts, então a fonte vai consumir X Watts?' e que há um acréscimo extra em cima do calor que a fonte produz etc. Só que minha dúvida vai um pouco além: eu sei que o PC nem sempre vai estar consumindo X Watts; se meu computador está em idle, sei que processador vai consumir bem menos, disco idem, assim como GPU vai consumir mais dependendo do que um jogo demanda dela, etc. Sendo assim, eu posso assumir que o consumo da minha fonte vai ser variável? Se eu estiver usando meu PC pra uso básico, a fonte vai consumir uma quantia menor de energia, do que se eu estiver jogando, por exemplo? Estava querendo montar um HTPC e essa dúvida surgiu porque imagino que se eu o deixar ligado em idle, com tudo hibernando, meu gasto seria bem menor e talvez não tivesse tanto impacto na conta de luz. Pela lógica eu entendi que é isso mesmo, mas gostaria que alguém entendido do assunto me confirmasse.

 

Abs,

Fabrício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Fabricio Ramos Pereira disse:

eu sei que o PC nem sempre vai estar consumindo X Watts; se meu computador está em idle, sei que processador vai consumir bem menos, disco idem, assim como GPU vai consumir mais dependendo do que um jogo demanda dela, etc. Sendo assim, eu posso assumir que o consumo da minha fonte vai ser variável? Se eu estiver usando meu PC pra uso básico, a fonte vai consumir uma quantia menor de energia, do que se eu estiver jogando, por exemplo?

A fonte vai alimentar o PC, de acordo com o que o PC exigir.. Menor carga do PC, menor consumo, maior carga, maior consumo..

 

Então, sim, seu pensamento está correto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, RS Faria disse:

A fonte vai alimentar o PC, de acordo com o que o PC exigir.. Menor carga do PC, menor consumo, maior carga, maior consumo..

 

Então, sim, seu pensamento está correto..

 

Show! Essas regras funcionam igual para fontes de alimentação externas, tipo as de media boxes, ou as de notebook? Ou existe algum fator diferente por elas seguirem, sei lá, outro tipo de projeto?

 

Obrigado pela ajuda :)

 

Fabrício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Fabricio Ramos Pereira disse:

Show! Essas regras funcionam igual para fontes de alimentação externas, tipo as de media boxes, ou as de notebook? Ou existe algum fator diferente por elas seguirem, sei lá, outro tipo de projeto?

Sim, vale a mesma regra..

 

 

21 minutos atrás, Bruno Custodio disse:

Quando vocês dizem que a fonte vai dissipar em forma de calor, significa que a temperatura do computador/fonte vai aumentar nesses casos?

Não, necessariamente.. Geralmente, fonte não joga seu calor pro resto do PC.. Mesmo as mais vagabas, tem fan de exaustão, pra mandar o calor dela pro ambiente, não pra dentro do PC..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...