Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto tempo duraria essa bateria com esse circuito?


Visitante

Posts recomendados

O circuito é um do tipo Booster que transforma 3 volts em 12 volts, com saída de 1,5 A:

http://www.instructables.com/id/Step-up-Booster/

Mas eu não sei quanto o circuito consome ao todo (Entrada e saída).

 

Eu tenho uma bateria de lithium, de 3,7 volts, 3100 mA, e quero utilizá-la neste circuito, ele irá alimentar um LED de 10w + Ventilador, que consomem no total 12 v 100mA + 12 v 900 mA (1000mA).

 

Podem me ajudar a calcular quanto tempo a bateria duraria com isso tudo ligado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A eficiência típica desse tipo de circuito vai de 80 a 85 %..

Vais puxar dele coisa de 12V x 1A = 12 Watts hora

Ele demandará da bateria coisa de 12Watts / 0,80 = 15 Watts

A própria bateria vai apresentar uma eficiência da ordem de 75%.. Ou seja, poderás tomar dela 3,7 x 3100 x 0,75 = 8,6 Watts hora

Demanda de 15 Watts hora, oferta de 8,6 Watts hora

Tempo de vida da bateria = 8,6 / 15 = 0,57 horas ou 0,57 x 60 = coisa de 35 minutos...  sem medo de errar muito.. Os valores na prática podem variar um pouco pois assumi certos parâmetros não fornecidos..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@

Difícil calcular sem saber a eficiência do circuito que eleva a tensão.

Se a corrente consumida em 12V é 1A, precisa ver quanto é a corrente consumida diretamente da bateria em 3.7V, provavelmente mais de 4A.

Se tivesse uma eficiência de 100%, o que é impossível, uma simples regra de 3 inversa seria o suficiente pra saber.

 

12V         xA

3,7V        1A

Resultado 3,24A

Agora entra a bendita eficiência em % que não sabemos.

Se tiver multímetro, basta medir na escala de 10A.

 

edit: Desculpem, enquanto eu estava respondendo entraram os 2 ultimos posts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

Difícil calcular sem saber a eficiência do circuito que eleva a tensão.

Se a corrente consumida em 12V é 1A, precisa ver quanto é a corrente consumida diretamente da bateria em 3.7V, provavelmente mais de 4A.

Se tivesse uma eficiência de 100%, o que é impossível, uma simples regra de 3 inversa seria o suficiente pra saber.

 

12V         xA

3,7V        1A

Resultado 3,24A

Agora entra a bendita eficiência em % que não sabemos.

Se tiver multímetro, basta medir na escala de 10A.

 

edit: Desculpem, enquanto eu estava respondendo entraram os 2 ultimos posts

A eficiência está escrita na imagem do esquema.

12 v 600ma = 92% de eficiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se quiseres usar aquela eficiência dali, 92% no meu cálculo inicial faça 12 Watts / 0,92 = 13 Watts mais ou menos

 

No cálculo do tempo final faça: 8,6 Watts / 13 Watts = 0,66 horas ou seja, 0,66 x 60 = 39 minutos.. Ganhastes 4 minutos pelo aumento da eficiência (havia considerado 80% de eficiência no cálculo original)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

off topic...

 

penso que se usares a bateria com sua máxima corrente fornecível, ela deve esquentar bem. E se for de origem digamos.. asiática, aí já viu. Na pior das hipóteses, explodir.

 

E pra 3A, aparentemente aquela trilha está muito fina. Coloque o dedo pra ver. Deve mornar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então esse projeto já está fora de cogitação, por que eu preciso de algo que dure no mínimo 8 horas.

 

Mas pra 8h, uma de 10a/h dá e sobra. O carregador pra ela pode fazer com trafo de 1A, ou seja, 1/10 da sua capacidade.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-621590598-bateria-selada-12v-10ah-haze-power-3-anos-hsc12-10-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas é o minimo, na verdade eu quero mais. Acontece que, uma bateria que dura 10 horas, por exemplo, com o tempo pode durar 7, 6 horas, dependendo do uso. Por isso uma de 20.


Ja sei. Nao seria possivel fazer um circuito que aumentasse a corrente de saída e ao mesmo tempo consumisse pouca corrente da bateria?

 

Por exemplo, uma bateria de 12 v / 1.5a entraria no circuito, que por sua vez produziria 12 v 18a de saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@,

Não existem milagres na eletrônica. Não tem como fornecer mais energia do que a existente dentro da bateria.

Se sua necessidade é consumir 1A em 12 volts, e isso por oito horas, seu consumo é de 96 Watts.hora.

Uma bateria tipo 18650 com capacidade de 3.000 mA consegue fornecer apenas cerca de 11 watts.hora, e custa uns R$ 20,00.

Levando em conta uma eficiência de 90% , seriam necessárias mais de 10 delas, e o custo ultrapassa os R$ 169,00 que voce considerou elevado.

A melhor solução para o seu caso é comprar uma bateria de moto que suporte fornecer pelo menos 8 A.h .

Exatamente o que o colega @ disse no post logo acima.

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja sei. Nao seria possivel fazer um circuito que aumentasse a corrente de saída e ao mesmo tempo consumisse pouca corrente da bateria?

 

Por exemplo, uma bateria de 12 v / 1.5a entraria no circuito, que por sua vez produziria 12 v 18a de saída.

 

Boa ideia!!!

Então precisamos comprar energia das companhias distribuidoras somente o suficiente para uma lâmpada e passar por esse aparelho e alimentamos toda a casa.

 

mas não mostra isso pra niguém das concessionárias de energia.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ja sei. Nao seria possivel fazer um circuito que aumentasse a corrente de saída e ao mesmo tempo consumisse pouca corrente da bateria?

 

Por exemplo, uma bateria de 12 v / 1.5a entraria no circuito, que por sua vez produziria 12 v 18a de saída.

Se fosse possível, a crise de energia mundial estaria solucionada.

Já pensou eu tirando 100VA da rede de energia e gastando 1000VA.

@caolne

Pensou exatamente o mesmo que eu e respondemos praticamente ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

portanto amgo @ , não é possível. De fato você pode aumentar ou tensão ou corrente mas nunca os dois ao mesmo tempo. Ou seja ou P=V*I --> ou V ou I e nunca P. Agora com algum esforço matemático e prático é possivel fazer isso: Fornecer (acumular) P por 10H e consumir 10*P por 1H. Algo como a descarga de seu vaso. Bom pelo menos é que tenho na cabeça agora...

 

Mas me fez lembrar que Alguém alimentou milhares de pessoas com pouquíssimos pães e peixes burlando totalmente as leis físicas. Portanto, não perca a fé (cara, será que tem a ver? acho que só eu entendi kk)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só acrescentando, se você for usar uma bateria de chumbo, a capacidade em A/h dessas baterias geral vem especificada considerando um ciclo de descarga de 20 horas, por exemplo,

 

Uma bateria de 12V que suporte fornecer 500mA por 20 horas seria rotulada como uma bateria de 12V 10 A/h, se for descarrega-la usando uma corrente maior que isso a capacidade da bateria será menor, pois a bateria perdera potencia em calor devido a resistência interna da bateria... acho que ai já seria melhor uma bateria de 12Ah se realmente for precisar das 10 horas de autonomia...

 

Algo que pode aumentar sua autonomia é tirar a ventoinha e investir em um dissipador passivo, ganharia pelo menos uma hora de autonomia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@,

Não existem milagres na eletrônica. Não tem como fornecer mais energia do que a existente dentro da bateria.

Se sua necessidade é consumir 1A em 12 volts, e isso por oito horas, seu consumo é de 96 Watts.hora.

Uma bateria tipo 18650 com capacidade de 3.000 mA consegue fornecer apenas cerca de 11 watts.hora, e custa uns R$ 20,00.

Levando em conta uma eficiência de 90% , seriam necessárias mais de 10 delas, e o custo ultrapassa os R$ 169,00 que voce considerou elevado.

A melhor solução para o seu caso é comprar uma bateria de moto que suporte fornecer pelo menos 8 A.h .

Exatamente o que o colega @ disse no post logo acima.

Paulo

Não pedi por nenhum milagre, tanto que minha ultima pergunta não foi a respeito de aumentar a tensão e a corrente, foi a respeito de aumentar apenas a corrente. É apenas uma pergunta. A minha primeira consideração antes de achar esse circuito foi de utilizar uma bateria de 12v 20a, mas devido ao preço, resolvi buscar uma alternativa, e para não fazer errado, vim buscar ajuda no fórum.

 

portanto amgo @ , não é possível. De fato você pode aumentar ou tensão ou corrente mas nunca os dois ao mesmo tempo. Ou seja ou P=V*I --> ou V ou I e nunca P. Agora com algum esforço matemático e prático é possivel fazer isso: Fornecer (acumular) P por 10H e consumir 10*P por 1H. Algo como a descarga de seu vaso. Bom pelo menos é que tenho na cabeça agora...

 

Mas me fez lembrar que Alguém alimentou milhares de pessoas com pouquíssimos pães e peixes burlando totalmente as leis físicas. Portanto, não perca a fé (cara, será que tem a ver? acho que só eu entendi kk)

 

Sim, minha última pergunta foi a respeito de aumentar a corrente. Seria possível aumentar a corrente com o circuito, para que o sistema utilize menos da bateria, ou a sua resposta a respeito de Jesus Cristo também tem a ver com isso? Em outras palavras, é impossível? kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Jesus Cristo tem a ver com isso também! Kkkkkkk

Para aumentar um, deve diminuir o outro!

Como dois tanques, os peso dos dois é a potencia, um é a tensão e o outro a corrente, para aumentar o tanque referente a corrente, deve pegar agua do que se refere a tensão... Ou vice versa...

No final o peso dos dois juntos serao sempre os mesmo (potencia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...