Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Máquina boa rendendo pouco nos jogos.


Ir à solução Resolvido por andre.schmidt,

Posts recomendados

Olá, este é o meu primeiro post no Fórum (espero estar postando no lugar certo).

É o seguinte, minha máquina há um bom tempo vem apresentando uma queda momentânea de FPS em muitos games diferentes (BF4, Dying Light, Saints Row 3 e 4, Far Cry 4, até Skyrim). Na maior parte deles, roda redondinho no High com 60-70 fps, mas cai a ridículos 8-10 por uns 10-15 segundos depois volta. E não faz diferença o que está sendo mostrado na tela. Várias vezes, durante o drop, eu parei completamente o movimento e continuei olhando para a mesma direção. O FPS volta ao normal com o sem água, partículas, lens glare, água, luz dinâmica, o que for.

 

Já formatei a máquina várias vezes. Estou com driver gráfico, DirectX 11, C++ atualizados.

 

Eu não entendo muito, mas acho que tenho um PCzinho mais ou menos que não deveria dar esse problema. Segue a minha configuração:

Processador: AMD FX 8150 8-core (com water cooler)

Placa-mãe: ASUS M5A87

Placa de vídeo: AMD HD 6970 2GB DDR5 256-bit

Memória: 16GB (desculpe, não sei o clock)

Fonte 600W real.

HD: 1 TB 7200rpm, cache 64MB (com 2 coolers)

SSD: 120 GB

Windows 7 Ultimate 64bit

Gabinete 9 baias com um cooler extra.

 

Eu coloquei esse monte de cooler quando me disseram que o problema era superaquecimento e comprei uma HD interna nova (sem precisar) quando disseram que a antiga estava com defeito, limitando o resto do PC.

Até então eu tava convivendo com esse problema, mas o Dying Light ficou injogável (com tudo no mínimo, até a resolução) e pretendo comprar GTA V em março. Não quero me desapontar gastando dinheiro num jogo que talvez meu PC não rode.

Alguma sugestão? O que devo fazer pra deixar meu PC rodando os games redondinho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andre.schmidt

 

Que fonte é essa? especifique esses 600W ai.

 

Acredito ser processador as quedas estranhas, a placa de vídeo também não é aquelas coisas devido sua idade, é até inferior a uma R9 270X, mas roda as coisas no high sem grandes problemas como você disse. No caso do dying light seria uma exceção, mas nem no mínimo rodar é demais, coisa que R7 260X e GTX750TI fazem. Lembrando que resolução mais alta fica melhor, diminui gargalo em processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até descartei a temperatura que vocês citaram, até por que tem um water cooler, mas vale a pena conferir se está ok. Só que boto fé em ser o próprio processador mesmo, até o meu é mais eficiente que o dele no Single Thread.

 

@andre.schmidt

 

Além da fonte, especifique o clock das memorias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. Obrigado pelas respostas. Eu já monitorei as temperaturas uma outra vez. Atinge o pico de 87-92°C na placa de vídeo (no processador não esquenta quase nada por causa do water cooler). Vi em alguns tira-dúvidas que qualquer coisa abaixo de 100°C nessa placa é normal (porque ela funciona quente mesmo).

Não entendi sobre a resolução. Eu devo deixá-la mais alta?

Realmente, o processador não é o ponto forte da minha máquina, mas é certeza que trocando, sei lá, por um i5 4770K (estou namorando ele) resolve o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. Obrigado pelas respostas. Eu já monitorei as temperaturas uma outra vez. Atinge o pico de 87-92°C na placa de vídeo (no processador não esquenta quase nada por causa do water cooler). Vi em alguns tira-dúvidas que qualquer coisa abaixo de 100°C nessa placa é normal (porque ela funciona quente mesmo).

Não entendi sobre a resolução. Eu devo deixá-la mais alta?

Realmente, o processador não é o ponto forte da minha máquina, mas é certeza que trocando, sei lá, por um i5 4770K (estou namorando ele) resolve o problema?

 

Amigo, 100ºC é a temperatura máxima das VGAs e não a temperatura de trabalho. Vai ter que baixar isso aí. Adiciona uma ventoinha na lateral do gabinete jogando ar na VGA e uma atrás ou em cima tirando ar quente do gabinete. Isso irá criar um fluxo de ar, melhorando as temperaturas e talvez tire essa queda de fps. Sua VGA está quente porque o water só esfria processador, não a VGA.

 

Se puder utiliza também o MSI Afterburner pra ver como está o uso de CPU na hora da queda de fps.

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andre.schmidt

 

Dependendo do jogo/placa de vídeo, sim resolução mais alta faz usar mais da VGA e o processador fica melhor, nem sempre baixar tudo é melhor, no caso de AMD, ou um processador antigo que tenha gargalo.

 

Você quer dizer i7 4770k certo? um i5 já lhe atende bem, i5 4430/4440/4460.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andre.schmidt,pode ser também que voce não tenha ativado o turbo core do processador na bios e aí ele fica limitado.

Pode ser também a fonte sem qualidade que não alimenta com a energia necessária e por isso a queda no jogo.

Pode ser também que voce use "estabilizador" e aí ele não suporta o fluxo de energia da sua fonte e corta a energia causando uma queda da mesma.

Tire o estabilizador se tiver e use direto na tomada ou compre um filtro de linha.

Ative o turbo Core do seu 8150,veja.

ou troque a fonte por uma CX500W bronze corsair.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez, muito obrigado pelas respostas. Vamos lá:

 

- Não uso estabilizador. Já me disseram que é fria.
- Minha fonte (desculpe não ter especificado antes) é uma Corsair CX 600W
- Já tem um cooler a mais na lateral da placa de vídeo, mas a ideia de colocar mais um em cima pode ser uma boa. Vou ver isso aí.
- Vou ver o vídeo do Turbo Core e testar aqui.
- Neste exato momento estou monitorando as temperaturas com HWInfo (predileção pessoal. Se o resultado for insuficiente, usarei o outro.)

Retorno em seguida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez, muito obrigado pelas respostas. Vamos lá:

 

- Não uso estabilizador. Já me disseram que é fria.

- Minha fonte (desculpe não ter especificado antes) é uma Corsair CX 600W

- Já tem um cooler a mais na lateral da placa de vídeo, mas a ideia de colocar mais um em cima pode ser uma boa. Vou ver isso aí.

- Vou ver o vídeo do Turbo Core e testar aqui.

- Neste exato momento estou monitorando as temperaturas com HWInfo (predileção pessoal. Se o resultado for insuficiente, usarei o outro.)

Retorno em seguida.

 

Certo. Mas não esqueça do MSI Afterburner. É o jeito mais fácil de descobrir se há gargalo.

 

Fique com Deus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui está a imagem do Afterburner (não sei se era isso que eu deveria mostrar) depois de jogar Dying Light por um tempo. Logo que o game iniciou a temperatura da GPU foi a 76°C e oscilou até no máximo 78°C (está de noite e não está quente aqui).

Fiz o Overdrive conforme sugerido e deixei a resolução em 1360x768 (é a nativa da minha TV. Qualquer outra resolução fica esquisita nela. À propósito, eu não uso monitor, uso uma TV LCD de 32" que tava aposentada. Se colocar 1920x1080 ela mostra imagem, mas as cores ficam esquisitas e a imagem fica granulada).

As quedas de FPS continuam. O game roda até um pico de 50-55 fps, cai a 10-12 e volta (tá com tudo no mínimo. Posso testar depois com tudo no máximo). Mas senti que depois do Overdrive essas quedas duram menos tempo (ou talvez seja otimismo meu).

 

Ah, como vejo o clock das memórias?

post-754428-0-08106200-1423186658_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andre.schmidt,voce pode procurar no site da placa mãe uma bios mais atual.Se houver é só atualizar,porque algumas novas instruções nos jogos podem não ser suportados pelo hardware e uma nova Bios pode resolver isso.Aproveite e atualize também os drivers da placa mãe,vai melhorar ainda mais.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples... 78 graus com a fan speed em 35%? Sua VGA está com calor! E pelo visto ela chegou aos 87º

 

No MSI Afterburner tem como você setar um profile dessa fan de acordo com a temperatura que a GPU atingir. Exemplo:

 

50º - 50%

60º - 75%

70º - 100%

 

Eu uso mais ou menos assim e minha vga nunca passou dos 70 graus, quando é demandada 100% (e isso o Dying Light faz).

 

E conforme eu disse, eu resolvi um problema similar nesse jogo atualizando meu driver Nvida para a última versão. Você fez o mesmo com o Catalyst?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples... 78 graus com a fan speed em 35%? Sua VGA está com calor! E pelo visto ela chegou aos 87º

 

No MSI Afterburner tem como você setar um profile dessa fan de acordo com a temperatura que a GPU atingir. Exemplo:

 

50º - 50%

60º - 75%

70º - 100%

 

Eu uso mais ou menos assim e minha vga nunca passou dos 70 graus, quando é demandada 100% (e isso o Dying Light faz).

 

E conforme eu disse, eu resolvi um problema similar nesse jogo atualizando meu driver Nvida para a última versão. Você fez o mesmo com o Catalyst?

Vou fuçar no Afterburner pra descobrir como fazer esse profile de fan. Vou atualizar o Catalyst também e testar novamente. Dessa vez com tudo no high.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nada a ver isso de temperatura!!

Estou com o mesmo problema e minha VGA não passa dos 60º em full load

 

Quando estou no bf4 minha media de fps é 60~63

e de repente cai bruscamente como você citou, por alguns segundos depois volta ao normal

Isso é chato pra k7, já verifiquei tmb tudo possível e nda!

bios atualizada, drive atualizado, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Setei os fans conforme sugerido. Deu resultado visível na temperatura da GPU, mas nenhum resultado real na questão do FPS (juro. Nenhum mesmo).

Estava rodando o Dying Light com tudo no máximo desta vez. Rodando a 25-30 fps com picos de 10-11 durante alguns segundos (talvez eu grave um vídeo com o Fraps pra mostrar. Nunca fiz, mas não deve ser difícil).

Segue a imagem do Afterburner. Podemos ver que a temperatura oscila pouco, mas agora, o pico foi a 66°C e está mais quente hoje que ontem à noite, ou seja, aumentar a velocidade do fan teve muito efeito na temperatura... Mas ainda não resolveu o problema.

 

post-754428-0-61905500-1423224034_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andre.schmidt

 

Inverta, use resolução alta (FullHD) e reduza qualidade grafica, alivie o processador.

 

FX8150 Dying Light, parece normal, só reduzir a qualidade gráfica pra ficar aceitável porém matenha resolução alta fullHD https://www.youtube.com/watch?v=O1g_lnUFKx8

 

HD6970, também roda bem, mas o que eu disse, mantenha resolução alta. https://www.youtube.com/watch?v=AhcuA8rckXA

 

Se não mudar nada, ai já não sei, mas desde o inicio boto fé ser isso.

@andre.schmidt

 

Dependendo do jogo/placa de vídeo, sim resolução mais alta faz usar mais da VGA e o processador fica melhor, nem sempre baixar tudo é melhor, no caso de AMD, ou um processador antigo que tenha gargalo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diminua a distância de visão dos objetos no Dying Light, isso ajuda bastante também no FPS.

 

E esses picos no FPS mínimo é o stuttering... geralmente isso é gargalo do processador. Eu também tinha esse problema e resolvi meu problema indo para Intel (eu tinha um phenom).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andre.schmidt

 

Quando eu pedi pra você usar o MSI Afterburner era pra você monitorar o uso de CPU e GPU in game.

 

Faz o seguinte: abre o After, depois clica naquela engrenagem que tem embaixo, depois vai na aba "Monitoring", depois clica sobre as propriedades que você quer que apareçam na tela do game e clica em "Show in-On Screen Display".

 

post-738651-0-54839000-1423230193_thumb.

 

Coloca pra aparecer na tela do game as propriedades, GPU Temperature, GPU Usage, Memory Usage, Framerate, CPU Usage (Todos) e RAM Usage.

 

Lembra de ter instalado o RivaTuner junto com o After (tem a opção na instalação).

 

Agora joga até dar a queda de fps e olha na hora o que está no máximo: se o CPU chega a 100%, se a VGA cai de 99% de uso, ou se a VGA ultrapassou os 100ºC, ou se o game ultrapassou a memória da VGA, ou se encheu a memória RAM, porque qualquer um desses problemas que citei podem causar queda de fps.

 

Ficamos no aguardo. Fique com Deus!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andre.schmidt

 

Inverta, use resolução alta (FullHD) e reduza qualidade grafica, alivie o processador.

 

FX8150 Dying Light, parece normal, só reduzir a qualidade gráfica pra ficar aceitável porém matenha resolução alta fullHD https://www.youtube.com/watch?v=O1g_lnUFKx8

 

HD6970, também roda bem, mas o que eu disse, mantenha resolução alta. https://www.youtube.com/watch?v=AhcuA8rckXA

 

Se não mudar nada, ai já não sei, mas desde o inicio boto fé ser isso.

Eu vou testar com as mesmas opções do cara do vídeo da FX-8150 e vou gravar meu próprio vídeo para ficar mais claro o que acontece do lado de cá.

Quanto à resolução, a TV realmente não fica boa em nenhuma resolução que não seja 1360x768 (nem mais alta, nem mais baixa). Testei todas.

Quanto ao problema estar no game ou na sua engine, acho muito pouco provável, porque a mesma queda de FPS (com o mesmo intervalo) acontece em outros jogos (The Forest mesmo, ficou injogável). Mesmo jogos não tão recentes como Fallout 3 ou Skyrim. Nesses, a queda vai de 90fps até uns 40. Então não chega a incomodar de verdade.

 

Obrigado por enquanto. Vou lá gravar um vídeo e mostrar como tá rolando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andre.schmidt

 

O ideal é que teste fullHD igual o cara do FX-6300, se sua TV não está aumentando mais que isso, tem certeza que ela é fullHD? já vi casos de TV e monitores que não eram fullHD porém de alguma forma o cidadão conseguia colocar em fullhd mas a imagem ficava horrível por não ser nativa. Verifique, caso seja realmente fullHD mostre-nos como a imagem fica com uma foto ou SS.

 

Não é engine do jogo, mas pelo que vejo ai é justamente por está precisa de tarefa single thread. Observe que quanto menor resolução menor é o peso na VGA, por isso tem que inverter resolução e diminui a qualidade e não ao contrario (experiência própria) e Skyrim é outro jogo que exige um single thread (esse eu já comprovei e é leve pra minha R9 e com uma VGA mais fraca eu limito o jogo pela VGA batendo 99% de uso e fica bom).

 

Se for gravar, lembre que vai consumir CPU e cairá FPS. Apenas tente por em FullHD todos esses jogos e veja o resultado se não conseguir com sua TV, tenta pegar algum monitor ou TV em fullHD só pro teste. Quero ver se vai resolver seu problema, por que eu já tive esse problema quando usava monitor de resolução baixa com minha 270X e o consumo dela ficava baixo por não exigi-la e o desempenho ficava ruim (só acontece com CPU AMD por seu baixo single thread :P). O monitor foi a ultima atualização que fiz na maquina, e quando comprei ficou foi melhor e vários jogos leves/CPU intensive passou a puxar mais da VGA devido a resolução maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...