Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Receptor XingLing 433MHz do Ebay


MOR_AL

Posts recomendados

Esses receptores não podiam ser mais baratos, mas apresentam um inconveniente. Quando sem sinal, a saída apresenta pulsos espúrios.

Em casos onde há transmissão contínua de dados, o ponto de operação do receptor se auto ajusta e funciona corretamente.

Em casos onde a recepção é esporádica, o ponto de operação do receptor faz com que ele funcione com o ganho máximo, daí sempre aparecem ruídos.

Neste caso, costuma-se enviar antes dos dados, um sinal conhecido como preâmbulo, que pode ser um trem de pulsos. O receptor ao receber tal trem ajusta o seu ganho automaticamente. Aí é que se deve transmitir os dados.

Mas há um inconveniente. Quando não há transmissão, o receptor capta pulsos devido ao ruído.

Costuma-se colocar a saída do receptor em um pino do microcontrolador (MC), que se encontra em modo sleep. Ao receber algum pulso o programa acorda e desvia para a rotina de tratamento da interrupção, para identificar o dado.

Mas quando ocorrer ruído isso também acontecerá. Conclusão. Frequentemente o MC acorda e desvia para a rotina de interrupção. Com isso o programa fica lento.

Se houver a necessidade de economizar bateria do circuito, ocorrerá um bom aumento do consumo, pois o MC estará acordando indevidamente a cada ruído na saída do receptor.

 

Segue o arquivo em pdf que fiz sobre isso. Uma tentativa de reduzir a quantidade de saída indesejável.

 

http://www.4shared.com/office/x7764_bUba/Receptor_433MHz.html

 

O arquivo solicita a senha secreta, como toda boa senha, mas tente colocar MOR_AL, que o arquivo deve abrir.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR,

 

Interessante, voce aumentou o nível do comparador, assim o sinal tem de ser mais forte para ser interpretado como dado. Como você mesmo disse, diminuiu bastante ou quase eliminou os chamados falso-positivos, que poderiam sempre acordar a cpu à toa.

 

Mas a contrapartida é justamente que fazendo isso diminuiu a distância máxima possível entre o transmissor e receptor.

 

De qualquer maneira, vale a dica para quem utiliza esse tipo de hardware.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É!

É o que eu pude fazer para aproveitar o módulo receptor.

Havia pensado em um medidor de nível da caixa d'água com dois módulos.

O módulo caixa (Cx) e o módulo cozinha(Cz).

O Módulo Cx fica dentro do telhado, junto à caixa. Ele possui o sensor e um microcontrolador (Mc), que transmite o valor do nível para o módulo Cz, onde é costume ter sempre alguém.

Pela localização e dificuldades, o módulo Cx será alimentado por pilhas e, obviamente, deverá possuir o menor consumo. Subir ao telhado para trocar pilhas não é tarefa simples.

Comecei com um CI com 4 circuitos comparadores e sensor de contato com a água, mas a resistência da água varia com a concentração de sais dissolvidos.

Depois projetei uma segunda opção com o CI LM3914, mas nem cheguei a montar devido ao mesmo problema do sensor.

Depois alterei o sensor para reeds e um ímã em um flutuador. A atuação do ímã nos reeds provoca algumas situações inesperadas. Para saná-las somente com um Mc.

Atualmente a transmissão da informação do módulo Cx para o módulo Cz se dá com dois fios, que passam pela casa. Aí surgiu a ideia de utilizar os módulos XingLing para transmissão da informação via RF.

Ocorre que estes módulos, por serem muito baratos, produzem ruído na saída do receptor. Como tinha decidido também alimentar o módulo Cz com pilhas, a solução se tornou inviável. Imagine que o módulo Cz também fique em modo sleep para redução do consumo. Somente com transição proveniente do receptor é que ele "acorda" para identificar o valor do nível. Se eu transmitir o dado a cada 2 horas, ou a cada mudança de nível, o módulo Cz sai do modo sleep nesta taxa. Agora se na saída do receptor tem muito ruído, então o consumo do módulo Cz vai aumentar muito.

Daí nasceu a ideia de reduzir os níveis esporádicos de ruído.

Lembro que o fabricante dos módulos mostra uma sensibilidade do receptor bem alta (baixíssimo nível de sinal para sensibilizar a saída). Mas acontece que o nível de ruído fica próximo a esta sensibilidade. Ou seja a relação sinal/ruído é baixa.

Teria que confirmar, mas é costume se apresentar a sensibilidade associada a uma relação sinal/ruído.

Ou seja a sensibilidade é o valor da potência do sinal para uma determinada relação sinal/ruído. Quanto maior for a relação, menor é a influência do ruído.

No caso de transmissões contínuas, a minha solução é meio que irrelevante, uma vez que esses receptores super regenerativos possuem CAG intrínseco.

No meu caso, em que a comunicação é esporádica, O receptor fica "sujando a saída" com pulsos indesejáveis, provocados pelo ruído.

Não há um meio termo. Para melhorar um lado, tem que aceitar alguma limitação. Esta limitação é a distância.

Testei a transmissão com uma campainha sem fio, que contém um transmissor e um receptor nestas frequências. Na minha casa há um kit desses funcionando há cerca de 4 anos. Foram poucas as vezes que ocorreram falsos disparos da campainha. Este circuito também seria uma opção, mas já havia projetado o estágio de RF em 433MHz de um receptor desses. Parece que são quase todos iguais. Um oscilador Colpitts com um interruptor da oscilação em frequência de algumas centenas de kHtz. Isso faz com que o oscilador funcione também como amplificador com ganho altíssimo.

Mas devido ao preço irrisório desses módulos, até deixei o projeto para lá. Aí tentei ajustar o módulo receptor para minhas conveniências.

 

Há um tópico que criei em um fórum coirmão, onde a evolução do trabalho está bem mais detalhada. Segue o link. Acredito que não estaria cometendo nenhum procedimento fora das normas do Clube do Hardware, mas caso não seja permitido, solicito que seja apagado.

http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?f=22&t=16318

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR,

Acredito que não há problemas em seu post, afinal nossa finalidade é educacional.

Esses módulos seus são bem simples, é tudo feito "na marra" , e é um produto com mais de 10 anos de idade. Até que voce esta conseguindo tirar leite de pedra com eles !

Eu estou com dois conjuntos de módulos diferentes, da familia NRF24L , de excelente distância e performance, mas haja código para comunicar... Como já publicaram muita coisa para o Bascom , eu nem me preocupo em entender.... Mas até bootloader já fizeram via esses módulos ! Um dos conjuntos tem amplificador para TX e para Rx, cobrindo mais de 1 Km .

Recentemente chegaram dois módulos bem interessantes, ele permitem ter acesso ao Wi-Fi via interface serial, e o custo é bem baixo, o nome é ESP8266, vou brincar com eles....

O legal disso tudo é que sempre temos novidades !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok! Paulo.

Quando puder vou dedicar mais tempo ao projeto. Caso a distância seja o fator limitante, tentarei adaptar minha campainha sem fio. Como mencionei, com ela consegui transmitir da caixa d'água e receber na cozinha. O detalhe é que o botão da campainha é um transmissor alimentado por uma pilha de 12V.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...