Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor resistor para LED de 10w?


Visitante

Posts recomendados

Eu liguei um resistor de 2 ohm em série com um led de 12v 10w (Fonte 12volts 2200mah), mas ele esquentou demais e queimou, me disseram que o recomendado era de 1 ohm, mas eu nao tinha desse em maos.

Qual seria o melhor resistor para ligar em serie nesse circuito? Acredito que nao seja apenas da resistencia que estamos falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu liguei um resistor de 2 ohm em série com um led de 12v 10w (Fonte 12volts 2200mah), mas ele esquentou demais e queimou, me disseram que o recomendado era de 1 ohm, mas eu nao tinha desse em maos.

Qual seria o melhor resistor para ligar em serie nesse circuito? Acredito que nao seja apenas da resistencia que estamos falando.

Com certeza não estamos falando só de resistência...

Pelas suas informações (potência x tensão ) ele consome cerca de 833mA.

Quanto a esquentar, neste tipo de LED é normal, e por isso eles já têm o invólucro preparados para dissipadores.

Você tem o código do LED?

De repente um datasheet resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sagara Sousuke,

 

Pelo anúncio seu Led já acende com 9 Volts... portanto se você usar 12V o resistor em série vai ter queda de 3Volts, com uma corrente de cerca de 900 mA.....  se usar um resistor de 2 ohms, a potencia minima tem de ser de 5 watts. Ah, e o seu led tem de ter um belo dissipador, ou não vai durar mais que um dia kkkkk

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ligar um LED em 12 volts com um Resistor de 1R é um tapa na cara de Nick Holonyak ( inventor do LED ). O resistor apropriado para ligar um LED na tensão que você especificou é 1000 OHM = 1 K OHM.

E no demais,matemática é uma ciência exata, graças a Deus por isso, assim temos as seguintes informações:

TensaoResistor = TensaoTotal - TensaoLED

Resistor = Tensaoresistor - CorrenteLed

Potenciaresistor = Tensaoresistor * corrente.

Corrente = potência / Tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ligar um LED em 12 volts com um Resistor de 1R é um tapa na cara de Nick Holonyak ( inventor do LED ). O resistor apropriado para ligar um LED na tensão que você especificou é 1000 OHM = 1 K OHM.

E no demais,matemática é uma ciência exata, graças a Deus por isso, assim temos as seguintes informações:

TensaoResistor = TensaoTotal - TensaoLED

Resistor = Tensaoresistor - CorrenteLed

Potenciaresistor = Tensaoresistor * corrente.

Corrente = potência / Tensão.

 

O led dele é de 10W em 9V.

A corrente de consumo deste Led é de 1,11 amperes. É um super led.

 

O resistor exato teria que ser de 2,7 Ohms.

Com este resistor, a corrente no Led será de 1,11 amperes quando alimentar em tensão de 12V.

 

A potência dissipada no resistor será de 3,33 watts. Logo terá que ser um resistor de fio, de uns 5 watts. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 14/02/2015 às 19:30, Pinhed disse:

Eu editei, editei e ainda saiu no post o que não era pra sair. ( mereço 0 ).

Enfim....recomendo 1 K ohm.

Amigos, irei montar uma luminária com leds de 10W que trabalham entre 9,6V - 12v, com uma fonte de 12V 15A, serão 14 Leds. Pensei em ligar em paralelo, com um resistor de 1ohm para cada led ligado no lado negativo, e eu regularia a tensão da fonte em 11V. O que acham?

 

Utilizei o calculador deste site...http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3.7,750,6,0&lang=pt-BR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você for fanático por eficiência E conseguir regular ...

16 horas atrás, flavioultra disse:

a tensão da fonte

chaveadamente, penso que vale a pena usar um resistor bem baixo. Medindo a V nele, você controla a corrente do led variando a V. Cogite ajuste fino. Se assemelharia 1/2bocamente aos drivers de fonte de corrente constante.

 

Penso que entre 70 e 80% da máxima ou melhor, da corrente nominal que ele admite, já dá um bom brilho e preserva 1 pouco a vida útil do cara. Um bom dissipador também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...