Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguem experiente com eletronica? Duvida Reles


Ubermensch
Ir à solução Resolvido por albert_emule,

Posts recomendados

Bom dia amigos do forum. Este é meu primeiro post! =D

Eu já sei um pouquinho de eletronica na teoria, mas não tenho experiencia com os componentes ainda.

Será que alguem pode me ajudar? Eu queria saber se alguem podia me dar uma dica de datashet de algum destes componentes que to procurando, pois não sei como procurar ou se existe proximo.

Eu queria saber se existe e qual eu poderia usar para:

rele de duas posições ligado e desligado, com entrada de sinal variando entre 3v e 5v para ligado e abaixo disso para desligado e entrada de de força que quero controlar para 3v à 8v? A corrente do sinal de entrada pode ser até baixa. Menos de 0.2A, mas a corrente que tenho que controlar tem que suportar até 10A.

Será que existem pequenos pra estes relés? quais vocês me sugeririam?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria saber se existe e qual eu poderia usar para:

rele de duas posições ligado e desligado, com entrada de sinal variando entre 3v e 5v para ligado e abaixo disso para desligado e entrada de de força que quero controlar para 3v à 8v? A corrente do sinal de entrada pode ser até baixa. Menos de 0.2A, mas a corrente que tenho que controlar tem que suportar até 10A.

Será que existem pequenos pra estes relés? quais vocês me sugeririam?

 

Um relé não funciona assim. Pode até de alguma forma ele ligar com tensão de 3 a 8V e desligar abaixo disso, mão não terá precisão, caso isso aconteça.

 

O relé tem que trabalhar dentro da sua tensão nominal.

Se for um relé de 5V, terá que fazê-lo funcionar em 5v e cortar a tensão de 5V para desligá-lo. 

 

 

Explique melhor em que circuito vai usar e como funcionará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um relé não funciona assim. Pode até de alguma forma ele ligar com tensão de 3 a 8V e desligar abaixo disso, mão não terá precisão, caso isso aconteça.

 

O relé tem que trabalhar dentro da sua tensão nominal.

Se for um relé de 5V, terá que fazê-lo funcionar em 5v e cortar a tensão de 5V para desligá-lo. 

 

 

Explique melhor em que circuito vai usar e como funcionará.

 

Perfeito! O rele que to querendo usar é para controlar de motor de passo. É para abrir e fechar uma porta corrediça.

 

Não quero usar transistor pra fazer o chaveamento porque acho que seria mais fácil pra mim trocar um rele do que um transistor da placa caso eu tenha que trocar para um motor mais potente se eu precisar.

 

O sinal de controle é baixo. Consigo fazer variar facilmente entre 3v e 5v. Qualquer rele que funcione com sinal de entrada entre essa tensão taria beleza.

Eu to com medo de comprar um rele que seja fraco de mais ou muito grande.

Pra iniciar esse projetinho que to fazendo aqui, eu to usando um motor nema de 4v e 1.2A. Futuramente pretendo usar motores com torque maior e sei que isso vai necessitar a mudança da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Perfeito! O rele que to querendo usar é para controlar de motor de passo. É para abrir e fechar uma porta corrediça.

 

Não quero usar transistor pra fazer o chaveamento porque acho que seria mais fácil pra mim trocar um rele do que um transistor da placa caso eu tenha que trocar para um motor mais potente se eu precisar.

 

O sinal de controle é baixo. Consigo fazer variar facilmente entre 3v e 5v. Qualquer rele que funcione com sinal de entrada entre essa tensão taria beleza.

Eu to com medo de comprar um rele que seja fraco de mais ou muito grande.

Pra iniciar esse projetinho que to fazendo aqui, eu to usando um motor nema de 4v e 1.2A. Futuramente pretendo usar motores com torque maior e sei que isso vai necessitar a mudança da fonte.

 

 

Não entendi muito bem como pretende controlar um motor de passo com um relé...

Sempre achei que um motor de passa funcionasse desse jeito:

http://www.rogercom.com/pparalela/IntroMotorPasso.htm

Mas tudo bem.

 

Eu acessei o catálogo que o amigo @Ricardov havia te sugerido, e acabei encontrando este modelo:

http://www.metaltex.com.br/produto/ax/ax-rele-miniatura-de-potencia

 

São de até 15 amperes, e tem opção de boina de 5V.

Você deve achar em qualquer loja de eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ubermensch

Eu acho que entendi a sua duvida.

 

Um rele 5V geralmente (GERALMENTE) funciona em 3V, depende da corrente que o circuito disponibilizará para o rele.

 

Imagine que um rele de 5V consuma uma corrente de, sei lá 100 mA ( não sei ao certo o consumo) O circuito terá que entregar a bobina do rele esses 100mA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Motor de passo controlados apenas por relé, tem que ser muito bruxão na eletrônica para não usar ao menos um BC que seja.

Terá um pouco mais de sucesso se o seu motor for bipolar.

Boa sorte e nos diga seus resultados.

Sim! sim!

O chaveamento do rele eu vou fazer com transistores 2n222.

Agora o do motor eu quero reles.

=D

Então eu vou eliminar o contra fluxo de corrente com diodo na bonina do rele e manter os transistores pra sempre. Os reles vão ser facinhos de trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, faz sentido, 2N2222 tem um hFE bom, se bobear aciona até relê de bobina dupla.

Boa sorte, posta ai depois os resultados da bruxaria desse driver.

Isso é praticamente um ponte H com relé. Tenho uma, fabricação própria, porém controlo motores DC numa mesa de coordenadas. 3 Pontes numa placa controladas por Tips 41C e relés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...