Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação de bancada


JDASOUSA
Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Sim, com certeza.. É uma sugestão e podes derivar dela muitas outras variações, podes simplificar muito, podes tirar os medidores etc e tal.

Veja ela de modo mais simplificado possível (só 5 componentes):

LM338ReguladorAjusta3010vel5Amperes_zps2

 

Veja ai o datasheet do CI com um mundaréu de informações: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm138.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas neste caso não tenho o amperimetro e voltimetro certo?

Eu queria uma coisa simples, que era para ligar os meus circuitos e assim (ando agora a fazer circuitos simples, e assim).

Se puderes fazes me um desenho mesmo com os componentes (outro assunto onde ficam as bananas para ligar os fios?)
Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uma setença famosa no meio dos pensadores:

" A quem lhe  pedir um peixe, dá uma vara de pescar." Pensando bem, não só a vara de pescar, também a linhada, o anzol, a chumbada, a isca.....

 

Mais simples que o circuito do post # 4 do faller já se perde o objetivo da fonte, quanto a entrada do plugs, estará paralelo à C2. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Eu já estou a perceber o circuito, mas tenho que usar algo para ligar a eletricidade certo?

Falta ai a entrada AC, o transformador e os retificadores que podem ser ou dois como no circuito de cima ou 4 como no circuito de baixo.. Coloque ainda um capacitor eletrolítico de 4.700 uF x 40 Volts entre os terminais + e - e ligue no circuito regulador, + e - da entrada desse regulador

15_07a_03.gif

 

O transformador deverá ter seu primário com a tensão de acordo com a tensão de alimentação dai de onde ligarás a mesma e seu secundário algo como de 16 a 20 Volts AC.

Os diodos podem ser quaisquer diodos retificadores que aguentem pelo menos cerca de 2 Amperes e tenham isolação para 50 ou 100 Volts, ou mais.. Exemplo 1N5408, Dois ou 4 deles conforme o circuito escolhido..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coloque uma pequena fonte, 12V x 500 mA já dá para tocar de 1 a 2 fans de gabinete

Vantagens:

- A entrada é universal, 110 ou 220 Volts;

- Vai existir isolação galvânica entre a rede e a saída da fonte, não há risco de você "acender", enquanto o fan roda, ao tocar em um dos fios do fan;

- A dissipação térmica e a eficiência vão ficar por volta dos 80% e não dos 5% que uma fonte sem transformador apresentaria;

- É solução simples, barata e segura...

 

Não invente...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...