Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema fonte com saídas fixas


diigoribeiro
Ir à solução Resolvido por diigoribeiro,

Posts recomendados

Boa tarde, tudo bem?


 


Tenho que produzir uma fonte que receba 220/110v e libere as seguintes saídas fixas, que devem funcionar simultanemaente (ou seja, nao pode ser com potenciômetro) 1,5v; 3v; 4,5v; 6v; 7,5v; 9v e 12v.


 


Obrigatoriamente devo utilizar um trafo 12v+12v de 1A e diodo zener.


 


Alguém sabe me dizer o esquema ?


ou pelo menos dicas.


 


 


 


Obrigado


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Boa tarde, tudo bem?

 

Tenho que produzir uma fonte que receba 220/110v e libere as seguintes saídas fixas, que devem funcionar simultanemaente (ou seja, nao pode ser com potenciômetro) 1,5v; 3v; 4,5v; 6v; 7,5v; 9v e 12v.

 

Obrigatoriamente devo utilizar um trafo 12v+12v de 1A e diodo zener.

 

Alguém sabe me dizer o esquema ?

ou pelo menos dicas.

 

 

 

Obrigado

 

 

Dispensar um potenciômetro nesse caso lhe obriga a usar um trafo com as saídas que lhe interessa. Aproximadamente 7 saídas no secundário. 

 

Ou talvez eu tenha uma visão muito restrita das possibilidades. Enfim aguardemos mais respostas.

 

Caso contrário eu surgiro: Fonte para bancada - Uma visão diferente    by Faller. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Derive, da tensão de 12 Volts, via resistor, para cada uma das tensões desejadas e coloque um diodo zener de meio Watts para cada tensão..

Ou seja, zener de 1,5 Volts para saída de 1,5 Volts e assim por diante..

Como não especificastes a capacidade de corrente que cada tensão deve suprir. Desse modo coloque um resistor de 470 ohms para cada saída de tensão de 1,5 a 4,5 e de 270 ohms para as demais tensões..

 

Fica cumprida a tarefa mas com limitação de corrente em cada tensão..

Para saber do limite dessa corrente faça Imáx = (12Volts - Vz)/Rz

Onde Vz é a tensão zener e Rz o resistor usado..

 

O zener deve ser montado entre a saída do resistor e a massa e em sentido inverso. Cada uma das tensões deve ser retirada sobre cada um dos diodos zener.. Para obter a tensão zener desejada vale somar tensão de cada zener, se necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dispensar um potenciômetro nesse caso lhe obriga a usar um trafo com as saídas que lhe interessa. Aproximadamente 7 saídas no secundário. 

 

Ou talvez eu tenha uma visão muito restrita das possibilidades. Enfim aguardemos mais respostas.

 

Caso contrário eu surgiro: Fonte para bancada - Uma visão diferente    by Faller. 

 

Por gentileza dê uma olhada no datasheet do CI e no post abaixo:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1105077-fonte-de-alimenta%C3%A7%C3%A3o-de-bancada/

 

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm138.pdf

Infelizmente, fui condicionado a utilizar o trafo já mencionado (12+12 1A) e diodos zener   :(

Obrigado amigo, ajudou bastante!!

 

Derive, da tensão de 12 Volts, via resistor, para cada uma das tensões desejadas e coloque um diodo zener de meio Watts para cada tensão..

Ou seja, zener de 1,5 Volts para saída de 1,5 Volts e assim por diante..

Como não especificastes a capacidade de corrente que cada tensão deve suprir. Desse modo coloque um resistor de 470 ohms para cada saída de tensão de 1,5 a 4,5 e de 270 ohms para as demais tensões..

 

Fica cumprida a tarefa mas com limitação de corrente em cada tensão..

Para saber do limite dessa corrente faça Imáx = (12Volts - Vz)/Rz

Onde Vz é a tensão zener e Rz o resistor usado..

 

O zener deve ser montado entre a saída do resistor e a massa e em sentido inverso. Cada uma das tensões deve ser retirada sobre cada um dos diodos zener.. Para obter a tensão zener desejada vale somar tensão de cada zener, se necessário.

 

Exatamente isso que quero, Faller. A potencia de cada saída é irrelevante (desde que não passe do 1A do trafo, obveamente), pois a fonte é so para fins educacionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Exatamente isso que quero, Faller. A potencia de cada saída é irrelevante (desde que não passe do 1A do trafo, obveamente), pois a fonte é so para fins educacionais.

 

Para solução faça tantas células dessas dai quantas saídas de tensão quiseres e todas ligadas a fonte de 12V x 1A na entrada das células..

Zener.jpg

 

Essa tensão V ai de entrada são os 12 volts tomados desde o transformador retificado e filtrado..

Em cada saída Vz vais ter a tensão do diodo zener escolhido

O problema desse tipo de fonte é a baixa corrente que dela podes tirar, na tensão Vz. Mas sequer especificastes isso, parece nem ser importante como de fato não é..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Isso me parece uma questão só didática, nada para ser realizado na prática! (Nunca ví zener de 1,5V).

Como a diferença entre as tensões é de 1,5V seria só colocar 6 diodos de 1,5V em série, que ele conseguirá todas as tensões...

A figura abaixo só ilustra "mau e porcamente" o que ele precisa... (não tenho programas para desenho, Vai no paint mesmo)

post-442138-0-23539600-1424208866_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fico até tímido em responder alguns posts quando o faller já respondeu..  :D   (faller effect )

 

Brincadeiras a parte e observando melhor as possibilidades, você tem a opção de fazer um divisor de tensão com resistores.

Assim como o exemplo abaixo, temos: Vout = R1 / R1 + R2 x Vin  então R1 = 500 e R2 1k5 Vin- 12 V - Vout = 9V

post-503779-0-31961500-1424210294.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para solução faça tantas células dessas dai quantas saídas de tensão quiseres e todas ligadas a fonte de 12V x 1A na entrada das células..

Zener.jpg

 

Essa tensão V ai de entrada são os 12 volts tomados desde o transformador retificado e filtrado..

Em cada saída Vz vais ter a tensão do diodo zener escolhido

O problema desse tipo de fonte é a baixa corrente que dela podes tirar, na tensão Vz. Mas sequer especificastes isso, parece nem ser importante como de fato não é..

Entendi. Posso fazer assim, 7 circuitos pequenos, ou como o amigos falou mais a baixo em série.

 

Isso me parece uma questão só didática, nada para ser realizado na prática! (Nunca ví zener de 1,5V).

Como a diferença entre as tensões é de 1,5V seria só colocar 6 diodos de 1,5V em série, que ele conseguirá todas as tensões...

A figura abaixo só ilustra "mau e porcamente" o que ele precisa... (não tenho programas para desenho, Vai no paint mesmo)

attachicon.giffonte diodos fixos.png

Sim, é didático, mas na verdade eu devo produzir a fonte, mas ela não receberá carga efetivamente, apenas será testado com multímetro pra definir se as saídas realmente estão com as voltagens corretas, saca?

 

Eu fico até tímido em responder alguns posts quando o faller já respondeu..  :D   (faller effect )

 

Brincadeiras a parte e observando melhor as possibilidades, você tem a opção de fazer um divisor de tensão com resistores.

Assim como o exemplo abaixo, temos: Vout = R1 / R1 + R2 x Vin  então R1 = 500 e R2 1k5 Vin- 12 V - Vout = 9V

Infelizmente fui condicionado a utilizar Diodos Zener como regulador de tensão. Mas como o amigo Faller (gostei do faller efecct, kkkkkkkk) mencionou provavelmente não acharei o Zener de 1,5v e terei que fazer esta ultima com resistor mesmo. 

 

 

Seguindo o que Faller ensinou elaborei isto: (não tá muto bom, mas acho que dá pra entender)

post-595270-0-19966500-1424230455_thumb.

Qual C1 e D1 devo utilizar?

 

 

Já com a dica em série do Bcpetronzio:

post-595270-0-45578000-1424230453_thumb.

neste caso quais seriam C1, 10R e D1?

 

 

Qualquer erro peço que em corrijam, não manjo quase nada de eletrônica.

 

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual C1 e D1 devo utilizar?

 

post-595270-0-19966500-1424230455_thumb.

Para C1 use, por exemplo, 1.000 uF x 25V http://proesi.com.br/capacitor-eletrolitico-1-000uf-25v-105.html

Para D1 podes usar uma ponte, como por exemplo essa dai ou equivalente: http://proesi.com.br/w10-ponte-retificadora-monof-sica-1-5a-1000v.html

Ou 4 diodos tipo 1N4004 http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=1n4004

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

post-595270-0-19966500-1424230455_thumb.

Para C1 use, por exemplo, 1.000 uF x 25V http://proesi.com.br/capacitor-eletrolitico-1-000uf-25v-105.html

Para D1 podes usar uma ponte, como por exemplo essa dai ou equivalente: http://proesi.com.br/w10-ponte-retificadora-monof-sica-1-5a-1000v.html

Ou 4 diodos tipo 1N4004 http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=1n4004

 

Já irei providenciar a compra dos componentes e posto noticias do andamento.

 

 

 

post-595270-0-28448100-1424271358.jpg

 Se eu quiser inserir este circuito anti curto, com SCR e relé que desarmasse a fonte, quais as especificações eu precisaria pra segurar o circuito  da fonte? Qual relé de 5 pinos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Inicialmente não será para suprir corrente nenhuma, só para apresentar as tensões e agora já pensas em proteção contra curto??? Aonde iria essa proteção?? Na saída da fonte de 12 Volts???

 

Podes sim usar essa proteção contra curto mas ela só será ativada se deres um curto na saída de 12 Volts e não nas outras saídas de tensão..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

 

 

 

Já com a dica em série do Bcpetronzio:

attachicon.gifBcpetronzio.png

neste caso quais seriam C1, 10R e D1?

 

 

Qualquer erro peço que em corrijam, não manjo quase nada de eletrônica.

 

Obrigado!!

Só completando a resposta do colega Faller, já foi dito o C1 e os diodos.

O 10R que mencionei na realidade é um resistor de 10 Ohms mesmo. Hehehe!!!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se a corrente consumida não importa, então:

Como a soma dos resistores em série, depois da regulagem de 12V, é 1200 ohm , teremos uma corrente total de 10mA.

Sendo assim, cada resistor de 150R terá sobre si 1,5V.

Resolve?

EDIT:

R7 deve ser de 300R e não 30R como está na imagem.

post-387879-0-88744700-1424340490.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...