Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar leds paralelos 2w em bateria 12v


edcronos

Posts recomendados

vira e volta tenho falta de energia eletrica na minha rua

as vezes durando mais de 1 dia

 

estou querendo montar um sistema de luz de emergência,

Aquelas lampadas de emergencia pelo circuito ineficiente a bateria tem uma vida util bem curta e pouca autonomia.

 

bem,

Tenho alguns paneis de led dessas de 2w "são todos ligados em paralelo" 30 led´s em cada

as baterias são de ion litio 3.7V 1.2A,  a maioria está boa, mas não quero usá-las , nem os circuitos

 

 

quero montar com uma bateria de 12v chumbo

então...

qual seria o melhor circuito para ter uma boa iluminação sem afetar a vida util dos led?

mas também não quero mudar os esquemas dos leds dos paneis.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este aqui:

http://www.dx.com/p/buck-constant-voltage-constant-current-module-blue-dc-dc-5a-239099#.VBHLvMJdWuJ

 

Use um resistor de baixo valor em cada. Por exemplo: 0r10.

Daí observe no datasheet do led qual é a corrente máxima de cada um, multiplique pelo número de unidades que você tem aí... No final ajuste o trimpot do conversor para fornecer a corrente total que os leds precisam.

 

Este conversor é muito bom, pois tem ajuste de corrente.

Vai dar eficiência máxima e também durabilidade nos leds 


Só em último caso de não ter como comprar um conversor daqueles, é que você poderá usar um regulador linear como estes:

fig51-fontecorrentelmx17.jpg?w=300&h=189

 

Este é um regulador usando o CI LM317T, configurado para fornecer corrente constante.

 

Observe no datasheet que cada regulador só possui potência de até 15W e só suporta 1A.

Sendo assim terá que dividir os leds em grupos e usar mais de um regulador, um em cada grupo. 

 

Se você sobrecarregar este regulador, não terá problema:

Ele simplesmente diminui a corrente para manter a potência máxima em 15W. 


Conforme você citou:

Cada led possui 2W

Imagino que a tensão de alimentação deles não passe de 3V. Contudo leds tem que serrem alimentados com corrente constante. Não com tensão constante.

 

Sendo assim:

2 watts dividido por 3V = 0,666 amperes.

12 menos 3V = 9V.

Terá uma queda de tensão de 9V no regulador, com corrente de 666mA.

Nestas condições o regulador dissipará 5,99 watts. Jogará isso fora em calor, para cada led de 2W que for alimentado.

 

 

Se usar o regulador com tecnologia de fonte chaveada, o regulador perderá 0,2W em calor para cada Led de 2 watts. 

Estes reguladores tem eficiência energética de 90%.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola, obrigado por responder.

 

dificilmente vou consegui o datasheet dos leds

o circuito completo esta marcando 2W para os 30 leds paralelos  120 lumes

são dessas lampadas de emergência vagabundos

 

vou usar os LM

o difícil vai ser descobrir a corrente de trabalho desses leds

será que dá problema em ligar os paneis em serie ?

pretendo usar mais de 10 desses

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegue um resistor qualquer de 1K por exemplo, retire um Led e ligue em 12V em série com este resistor. 

 

Assim que conectar o único led em 12V por intermédio do resistor, meça a queda de tensão nos terminais do Led. Anote e reserve.

 

Divida 2W por 30;

Vai dar potência de 0,066W por led (66 miliwatts por led).

 

Para saber a corrente de cada led, divida esta potência de 0,066W, pela queda de tensão que você encontrou naquele led. 

 

Um exemplo hipotético:

0,066W dividido por 3V = 0,022A (22 miliamperes).

 

 

Não dá problema usá-los em série.

O problema é que se um único led for de 3V, por exemplo, quando instalar uns 10 em série, irá precisar de no mínimo uns 30V, não mais 12V como antes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://imageshack.com/i/f0RUu6V1j,  Baixe com SuperLinksBR

 

tenho mais de 10 para ligar,

sei que em serie seria uns 3 apenas

 

o circuito que alimenta os led é esse "menos a bateria que esqueci de editar"

será que tem como modificar

 

desculpe a enrolação com algo tão simples,é q que quero gastar o minimo possivel

 

http://imageshack.com/a/img540/1535/RUu6V1.jpg

post-441048-0-29448800-1424802894_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para fazer assim também. 

Realmente é o modo mais simples. 

 

Só não esqueça se ir no datasheet do transistor que você irá usar, para ver o ganho de corrente dele (Beta). E assim poder calcular o valor dos resistores de base do transistor, para o transistor fornecer a corrente correta aos leds.

 

 

Mas não se esquema destes detalhes:

 

Leds em série

Em série não precisa de resistor.

O transistor já cumpre esta função.

No entanto se utilizar 10 unidades de led em série, precisará de 30V para alimentar, não 12V.

Abaixo de 30V é muito provável que os leds nem acedam com 10 unidades em série. 

comoacenderumled3.png

 

 

 

 

Leds em paralelo:

Em paralelo cada led precisará de um resistor equalizador de corrente individual.

Este resistor pode ser de 1R.

O transistor do circuito que você apresentou é que cumpriria a função de limitação de corrente.

comoacenderumled2a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eita

vou no LM mesmo, pelo menos já tem os calculos  e devo ter algum perdido aqui para fazer testes, e o que não falta é led

 

deve dar para colocar 3 paneis em serie com cada LM

 

sera que o comprimento  do fio pode influenciar ?

 

depois ainda vou ver um outro tipo de carregador para essas bateria de litio e fazer um sintema independente com 3 baterias ou mais

 

vou deixar o tópico em aberto até terminar aqui e aí volto com os resultados ou mais duvidas :P

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme você citou:

Cada led possui 2W

Imagino que a tensão de alimentação deles não passe de 3V. Contudo leds tem que serrem alimentados com corrente constante. Não com tensão constante.

 

Se usar o regulador com tecnologia de fonte chaveada, o regulador perderá 0,2W em calor para cada Led de 2 watts. 

Estes reguladores tem eficiência energética de 90%.

o ideal mesmo seria a fonte

mas também tem o tempo de espera para importação "seria bom se desse para adaptar essas fontes de led de 100w que tem aqui"

 

 

 

Sendo assim:

2 watts dividido por 3V = 0,666 amperes.

12 menos 3V = 9V.

Terá uma queda de tensão de 9V no regulador, com corrente de 666mA.

Nestas condições o regulador dissipará 5,99 watts. Jogará isso fora em calor, para cada led de 2W que for alimentado.

vou usar em serie para ter um diferencial de potencia menor

pensei em usar 4 em serie, mas aí o regulador pode não funcionar.

 

 

eu medi a tensão de alimentação dos led no circuito original e deu 3,15 V na iluminação maxima

 

usando esse Lm, como eu poderia adicionar um controle de corrente "sem usar potenciometro de fio "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode até usar só o transistor como naquele circuito que você mostrou.

Pode usar um TIP122 que é Darlington e tem ganho elevado.

 

Daí pode-se usar um resistor na base (1K por exemplo) e em seguida o potenciômetro para controle.

 

Calcular o LM será mais complicado.

Mas dê olhada na fórmula que define a corrente de saída. Está lá no desenho do circuito. 

 

Para calcular o potenciômetro do transistor, basta dar uma olhada no ganho de corrente no datasheet, ver quantas vezes ele amplifica. Aí fica fácil escolher um potenciômetro e resistor de base. 

https://www.fairchildsemi.com/datasheets/TI/TIP120.pdf

 

Diz ter ganho de 1000.

Qualquer corrente que entre na base, será amplificada por 1000.

Exemplo: 

 

Digamos que você use um resistor de base de 10K:

12V dividido por 10000 Ohms = 0,0012 A.

 

Ganho de 1000 vezes 0,0012A = 1,2 amperes na saída do transistor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://imageshack.com/i/f0RUu6V1j, Baixe com SuperLinksBR

tenho mais de 10 para ligar,

sei que em serie seria uns 3 apenas

o circuito que alimenta os led é esse "menos a bateria que esqueci de editar"

será que tem como modificar

desculpe a enrolação com algo tão simples,é q que quero gastar o minimo possivel

http://imageshack.com/a/img540/1535/RUu6V1.jpg

É um circuito realmente porco!

Nao se usa transistor bipolar em casos que dependem do ganho ideal dele!

Transistor nao tem ganho fixo, variam em funcao da temperatura, tensão, corrente...

Se você fizer com LM vai estar trocando um circuito ineficiente por outro tambem ineficiente!

você disse que a bateria nao durava muito, e que quer algo que aguente mais tempo, vai ter que fazer conversor chaveado!

Pois só ele sera capaz de dar umas 20x mais autonomia de bateria!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você precisa de 0,666 amperes na saída do transistor... 

Primeiro tem que dividir isso por 1000, pois o transistor tem ganho de 1000.

 

Então para o transistor dar na saída corrente de 0,666A, só precisará de uma corrente de 0,000666A na base.

 

Devemos primeiramente escolher um resistor fixo para a base do transistor, que fixe este limite, para não queimar o led:

 

Dai vem uma regrinha de três com a lei de Ohms:

 12V dividido por 0,000666 amperes=

18018,018018 Ohms 

 Vamos arredondar para um valor comercial e abreviar:

Resistor de 18K.

 

Este resistor vai limitar a corrente do transistor em 0,666 amperes, vamos conferir:

12V dividido por 18K (18000 Ohms) =

0.00066666666 amperes.

 

Como o ganho do transistor é de 1000, vamos multiplicar por 1000:

0.00066666666 vezes 1000= 0.66666666 amperes.

 

Ou seja: 666 miliamperes


No caso do problema do ganho, você pode fazer um teste prático e acrescentar uma margem de segurança. 

 

Não vai ter problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você precisa de 0,666 amperes na saída do transistor...

Primeiro tem que dividir isso por 1000, pois o transistor tem ganho de 1000.

Então para o transistor dar na saída corrente de 0,666A, só precisará de uma corrente de 0,000666A na base.

Devemos primeiramente escolher um resistor fixo para a base do transistor, que fixe este limite, para não queimar o led:

Dai vem uma regrinha de três com a lei de Ohms:

12V dividido por 0,000666 amperes=

18018,018018 Ohms

Vamos arredondar para um valor comercial e abreviar:

Resistor de 18K.

Este resistor vai limitar a corrente do transistor em 0,666 amperes, vamos conferir:

12V dividido por 18K (18000 Ohms) =

0.00066666666 amperes.

Como o ganho do transistor é de 1000, vamos multiplicar por 1000:

0.00066666666 vezes 1000= 0.66666666 amperes.

Ou seja: 666 miliamperes

No caso do problema do ganho, você pode fazer um teste prático e acrescentar uma margem de segurança.

Não vai ter problema.

E se esse TIP apresentar ganho de 5... 10 MIL??? Hehehe já era leds heheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você fizer com LM vai estar trocando um circuito ineficiente por outro tambem ineficiente!

você disse que a bateria nao durava muito, e que quer algo que aguente mais tempo, vai ter que fazer conversor chaveado!

Pois só ele sera capaz de dar umas 20x mais autonomia de bateria!!!!

 

Isso eu já expliquei:

 

Citei sobre eficiência e perdas:

regulador com LM ou transistor, quase 6 watts, no caso de usar todos leds em paralelo.

 

E conversor chaveado apenas 0,2W para a mesma situação.

 

Mas o peticionário preferiu optar por reguladores lineares, por serem mais simples.

Então tem que aceitar as deficiências.

E se esse TIP apresentar ganho de 5... 10 MIL??? Hehehe já era leds heheh

Antes de mais nada, ele deve fazer um teste real para comprovar o que foi calculado. Deve-se começar sempre com menor corrente, claro. Daí vai aumentando a corrente aos poucos e mensurando com o amperímetro. 

 

Deve-se fazer o processo com o transistor frio e com o transistor super aquecido.

Daí então, se perceber que a corrente está perto de ultrapassar os limites e o potenciômetro ainda não está todo abeto...Basta aumentar o resistor fixo de base.

 

Pode até usar um trimpot de 50K na base, para estes ajustes finos, um potencio^metro de 100K, que será o regular de luminosidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso eu já expliquei:

Citei sobre eficiência e perdas:

regulador com LM ou transistor, quase 6 watts, no caso de usar todos leds em paralelo.

E conversor chaveado apenas 0,2W para a mesma situação.

Mas o peticionário preferiu optar por reguladores lineares, por serem mais simples.

Então tem que aceitar as deficiências.

Antes de mais nada, ele deve fazer um teste real para comprovar o que foi calculado. Deve-se começar sempre com menor corrente, claro. Daí vai aumentando a corrente aos poucos e mensurando com o amperímetro.

Deve-se fazer o processo com o transistor frio e com o transistor super aquecido.

Daí então, se perceber que a corrente está perto de ultrapassar os limites e o potenciômetro ainda não está todo abeto...Basta aumentar o resistor fixo de base.

Pode até usar um trimpot de 50K na base, para estes ajustes finos, um potencio^metro de 100K, que será o regular de luminosidade.

Vai precisar de muitos testes pra chegar ao ganho real do transistor, naquele momento.... Mas quem vai garantir que ele vai permanecer naquele exato ganho pra sempre? Supondo que amanha faça um pouco mais calor... Depois um pouco mais frio.. Tempo seco ou humido... É muito coisa! Hehehe

É bom fazer um realimentaçao, ai fica perfeito! E 100% linear!

Faça chuva faça sol, tenha clima do Alaska ou de um deserto, que nada vai influenciar! Hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou voltando para a epoca que estava aprendendo eletronica.

 

 

mroberto98:

É um circuito realmente porco!
Nao se usa transistor bipolar em casos que dependem do ganho ideal dele!
Transistor nao tem ganho fixo, variam em funcao da temperatura, tensão, corrente...
Se você fizer com LM vai estar trocando um circuito ineficiente por outro tambem ineficiente!
você disse que a bateria nao durava muito, e que quer algo que aguente mais tempo, vai ter que fazer conversor chaveado!
Pois só ele sera capaz de dar umas 20x mais autonomia de bateria!!!!

sim, é porco, mas não estou afim de esperar chegar o conversor da china

 

e alem da autonomia da bateria de litio 3,7V 1,2A que  é de 6h, tem o problema da vida útil dela,

Como é para casos de emergência tem que estar totalmente carregada e o carregador desses sistemas não é dos melhores, sendo até pior que o circuito que alimenta os led, acabando com a bateria.

 

então vai ser substituído por uma bateria chumbo de 60A que pode rebeber carga contante e com carregador muito mais fácil de confeccionar ou até comprar um de boa qualidade que vai respeitar as características da bateria.

 

 

vou usar um regulador de corrente constante por causa das variações de tensão entre carregada

achei 2  LM317 aqui e até um Lv1084 adj

vai servir para os testes iniciais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou voltando para a epoca que estava aprendendo eletronica.

sim, é porco, mas não estou afim de esperar chegar o conversor da china

e alem da autonomia da bateria de litio 3,7V 1,2A que é de 6h, tem o problema da vida útil dela,

Como é para casos de emergência tem que estar totalmente carregada e o carregador desses sistemas não é dos melhores, sendo até pior que o circuito que alimenta os led, acabando com a bateria.

então vai ser substituído por uma bateria chumbo de 60A que pode rebeber carga contante e com carregador muito mais fácil de confeccionar ou até comprar um de boa qualidade que vai respeitar as características da bateria.

vou usar um regulador de corrente constante por causa das variações de tensão entre carregada

achei 2 LM317 aqui e até um Lv1084 adj

vai servir para os testes iniciais

Pesquise um pouco mais, nao precisa esperar o conversor chegar da china, use algum LM que se acha no mercado com facilidade!

Use esse LM:

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm2576.pdf

Vai lhe dar o maior rendimento possivel!

E com uma bateria de 60A, isso ai ficara acesso por pelo menos 1 semana talvez hehe!

O esquema esta nas ultimas paginas, fora o CI, nao necessita de muita coisa externa!

Se ainda preferir do jeito mais fácil, pode fazer com transistor, mas com realimentaçao negativa assim:

post-668745-0-26947100-1424822391_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou tentar achar o lm "certamente vou ter que comprar pela internet, porque nem sei se ainda exite lojas de eletronicas por aqui, a ultima vez que vi a maioria tinha virado loja de som automotivo"

 

achei todo tipo de regulador aqui até um  L4962 e outros reguladores tipo SWITCHER que vão me servir para outras coisas

 

enquanto não consigo o LM 2576 vou montar um circuito para não ser pego de surpresa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não.

 

E muito provavelmente não encontrará reguladores assim, pois teria que entrar com 180V.

127V equivale a 180V DC depois de retificado e filtrado.

A única opção seria comprar drivers próprios para o seu caso. Ou fonte com saída para 12V.

 

 

Se ainda insistir em projetar, teria que ser um esquema tipo fonte ching ling, como aquelas de carregadores de celulares:

http://img198.imageshack.us/img198/9951/prmp.bmp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa, eu estava vendo os preços do LM 2576 no mercado livre e vai de R$ 12 até R$ 54

 

enquanto o drive já montado indicado pelo albert_emule está 6 dolares

 

http://www.dx.com/p/buck-constant-voltage-constant-current-module-blue-dc-dc-5a-239099#.VBHLvMJdWuJ

 

certamente o melhor é montar um simples com trasistores ou o lm317 para ficar no uso e importar o drive enquanto não chega usa o outro.

será que alguem tem algum para me vender? :P

 

Gostaria de saber como um pais pode ir a frente se não fabrica nada e ainda exerce tanta burocracia e impostos altos para importação de peças e equipamento necessariíssimos para o desenvolvimento e manutenção .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa, eu estava vendo os preços do LM 2576 no mercado livre e vai de R$ 12 até R$ 54

enquanto o drive já montado indicado pelo albert_emule está 6 dolares

http://www.dx.com/p/buck-constant-voltage-constant-current-module-blue-dc-dc-5a-239099#.VBHLvMJdWuJ

certamente o melhor é montar um simples com trasistores ou o lm317 para ficar no uso e importar o drive enquanto não chega usa o outro.

será que alguem tem algum para me vender? :P

Gostaria de saber como um pais pode ir a frente se não fabrica nada e ainda exerce tanta burocracia e impostos altos para importação de peças e equipamento necessariíssimos para o desenvolvimento e manutenção .

A resposta da sua pergunta ja esta nas ruas, petrobras cobrando 5 reais o litro de combustivel, enquanto que no USA por exemplo compra e revendo por aprox $0.65 o litro...

Aqui na minha cidade caminhoneiros estão de greve e bloqueando rodovias, ja vamos para Março e as aulas ainda nao voltaram na rede publica porque simplesmente os professores nao receberam seu salario... Enfim, nem precisa comentar..

Com todos esses problemas, alem de nao fabricarmos, temos que comprar tudo importado com alto imposto (se importar direto), mas se comprar no mercado livre ou em qualquer revendedor o preco vem com todos os impostos e mais os lucros do revendedor, ficando ainda mais caro!

Eu achei o LM por 7 reais no solda fria:

http://www.soldafria.com.br/circuito-integrado-lm2576-5-p-1165.html

Lembre se que 6$ equivale uns 15 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...