Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por favor me ajudem


Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

 

É o seguinte, comprei um computador em julho de 2013, com as seguintes configurações:

 

Gabinete Cooler Master CM 690 II Advanced Black & White RC-692A-KWN5-BW Mid Tower S/ Fonte - Box

Fonte Corsair CX600M CP-9020060-NA 600W Reais Cabos Modulares PFC Ativo - Box

Gravador DVD LG Dual Layer Preto Sata

HD Western Digital Caviar Blue WD10EZEX 1TB 7200RPM 64MB SATA III

Placa de Video Gigabyte GeForce GTX 770 WindForce GV-N770OC-2GD 2GB GDDR5 PCI-EXP - Box

Memória DDR3 G.Skill Ripjaws F3-12800CL9D-8GBRL 8GB ( 2X4GB ) 1600MHz - Box

Processador Intel Core i5 3470 3.20GHz 6MB LGA 1155 Quad Core Box

Placa Mãe Gigabyte GA-B75M-D3H LGA 1155 - Box

 

Na época, paguei o equivalente a R$ 4.000,00 a vista, na esperança de ter um bom computador para rodar jogos durante um bom tempo sem ter problemas de FPS.

 

No entanto, no final do ano passado, para ser mais preciso, em novembro, meu computador comecou a ter quedas de FPS nos jogos em que eu estava jogando (DOTA 2 e iRacing). Atualmente estou jogando apenas o Dota 2 pelo fato de ter muito poucas quedas de FPS, e já o iRacing eu parei de jogar porque estava realmente muito ruim para se jogar.

 

Enfim, para tentar resolver essas quedas de fps, ja formatei diversas vezes o computador, ja abri o gabinete e fiz limpeza em todas as peças e ainda troquei a pasta termica do processador, só nao troquei a da placa de video pois nao consegui abri-la. Tambem instalei um programa para ver a temperatura dos componentes do computador enquanto estava rodando os jogos, e pelo o que eu me lembro o processador chegava a uns 65ºC e a placa de video a uns 71ºC (nao me lembro exatamente os valores, mas eu acho q n eram fora do normal).

 

Na minha cidade, ainda nao achei uma loja especifica para manutencao em computadores, somente de venda de peças.

 

Eu imagino que o problema possa ser tanto na placa de video quanto no processador, mas nao tenho certeza, então gostaria da ajuda/opiniao de vocês para saber o que eu posso fazer para tentar resolver esse problema de queda de FPS.

 

É isso pessoal, desde ja agradeço a atenção de todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema de hardware não é. As temperaturas estão boas. Muito provavelmente é vírus, driver de VGA, setup do Windows.

 

Sobre o Windows, vá no Painel de Controle / Opções de Energia e deixe em "Equilibrado" se estiver diferente.

 

No campo de pesquisa do Iniciar, digite "msconfig". Vai abrir uma janela. Vá em Inicialização de Sistema / Opções Avançadas e desmarque a caixa (se estiver marcada) de Número de Processadores. Isso vai deixar todos os núcleos habilitados.

 

Eu acredito que você não mexa no BIOS. Então deve estar normal. Instale o último driver da GTX 770.

 

Não use programas de tunagem de micro, de gerenciamento de energia, de fans, essas coisas. Eles bagunçam o seu setup e causam mais problemas do que soluções. Só mexa com isso se entender de micro. Desinstale tudo e deixe o micro no osso, só com o Windows e o Antivírus e os programas de análise, como AIDA64, HWmonitor.

 

E abra o Gerenciador de Tarefas / aba de Desempenho e comece a analisar o que acontece nas quedas de frames. Se é a CPU que bate em 100% (vírus / malware), se é a memória que está lendo a quantidade errada, se o HD bate em 100% (bug do Windows), essas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contiusa, muito obrigado pela resposta, mas vamo la.

 

As duas configurações que voce pediu para eu ver, tanto da energia quanto essa de abrir o msconfig, já estavam exatamente da forma que você pediu para colocar.

 

Das vezes em que eu formatei o computador, eu fiz exatamente isso que você falou, instalei somente o basico, HWmonitor e fui testar os jogos, e continuou tendo as mesmas quedas de FPS e a temperatura eu acho que estava normal.

 

Quanto ao driver da placa de video, ele esta sempre atualizado, pois tenho o programa da geforce experience, que esta sempre me informando que tem drivers novos, e eu sempre faco o download deles.

 

Agora, tem uma outra coisa para eu te falar a respeito da BIOS. Comprei o pc em uma loja da internet, eles me enviaram com a BIOS configurada. Tem um video deles no youtube explicando como configurar a BIOS para essa placa-mãe, e a minha está exatamente do jeito que eles falaram no video. Entretanto, eu acho (nao tenho certeza), que alguma vez em q eu formatei o pc a opcao da BIOS "SATA Mode Selection" estava marcada a opcao "IDE" e nao a "AHCI", mas como dito antes, nao tenho certeza se isso ocorreu. Por fim, atualmente, estava marcada a opcao "AHCI". Nao sei se isso interfere em alguma coisa, so estou colocando uma informacao a mais, caso ajude.

 

Caso você queira ver esse video, segue o link:  

 

Outra coisa, é que eu nunca consegui realizar a atualizacao da BIOS, sempre que eu tentava nao dava. Nao sei tambem se essa informacao tb ajuda em alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carregue no BIOS o "Load Optmized Defaults". Isso vai restaurar os padrões de fábrica, que são os mais indicados. O pessoal dessa loja pode ter bagunçado alguma coisa. Sobre o AHCI, faz tempo que eu não vejo isso, pois eu instalei o meu Windows há anos. Pesquise, mas eu acho que atualmente se usa AHCI.

 

E veja como eu falei o Gerenciador de Tarefas.

 

Você usa antivírus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta, vou procurar essa opcao la na BIOS, mas você acha que isso pode mudar alguma coisa? porque eu sempre usei a configuração da BIOS do jeito que eles deixaram e sempre funciono muito bem, a partir de novembro do ano passado que comecou a ficar ruim.

 

To usando o Avast, igual sempre usei tb.

 

Segue foto em anexa, mostrando a temperatura do PC jogando Dota 2 agora. Nao tem como eu testar o iRacing no momento, porque tenho que renovar minha anuidade.

post-761625-0-85897300-1428258481_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara se eu nao me engano, essa VGA precisa de 450W mais ou menos. Aqui no forum, sempre falaram que essa fonte de 600W dava conta e sobrava ainda.

 

A fonte é CX600M da Corsair. Agora em relação aos cabos auxiliares eu acho q estão ligados sim, tem 2 cabos ligados nela.

 

Mas o estranho, é que sempre rodou todos os jogos muito bem, sem quedas de FPS, do nada, de um dia para o outro que ficou assim, por isso eu nao acho que seja alguma coisa relacionada a cabo.

 

Por isso pensei que poderia ser a placa de video ou o processador, tendo queda de rendimento, por algum motivo, tipo desgaste por tempo de uso normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, micro não é assim de ir gastando aos poucos. Se você tiver uma fonte boa (essa CX600M dá e sobra e é de qualidade) e não judiar do micro com pouca ventilação, dura por anos rodando 100%.

 

Existe a possibilidade de a fonte ter dado xabú em algum dos rails. Acontece nos melhores aparelhos. Eu não sei como testar a fonte, mas você pode abrir um tópico na seção de fontes e perguntar como testar.

 

Fora isso, podia instalar o MSI Afterburner e analisar o desempenho da VGA. Como está de frames, uso, temperatura. 

 

Abra esses programas de análise nos jogos que estão dando problemas e veja se tem algum padrão na CPU, VGA, memória, que indique o que está acontecendo. Pode fazer um teste de estresse na VGA para saber se ela roda a 100%. Se rodar, fonte não é.

 

Quanto mais você vai eliminando esses problemas, mais a causa pode ser vírus / malware. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contiusa, muito obrigado pela ajuda cara.

 

Agora deixa eu te perguntar uma coisa, você tem skype, facebook, algum outro meio para que a gente possa conversar melhor?

 

porque vou te ser sincero, sei mexer no basico de pc, agora esse programa ai que você falou (MSI Afterburner) nunca usei, e este 4º paragrafo, eu tb nao sei como fazer isso. então, a gente conversando em outro lugar pode ser que fique mais fácil para nois 2, e caso o problema seja resolvido, eu coloco aqui no topico o que a gente fez.

 

Agora sobre virus / malware, mesmo formatando o pc, eles nao sairiam nao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu estou sempre pegado aqui. É melhor você chamar um amigo ou um técnico para ver essas coisas. Sobre vírus, malware, não sei se você particiona o HD e mantém alguma coisa. Teria que zerar tudo. Pode passar programas específicos para malware (não conheço).

 

Mas pode ser a fonte que está com problema em algum rail. Veja na seção de fontes.

 

Sobre analisar a CPU e a VGA com programas de análise, não tem saída. Ou você aprende sozinho, ou chama um amigo que entenda ou contrate um técnico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu HD é particionado sim, no C: deix o windows e os programa tudo instalado nele, e no D: eu coloco os instaladores dos principais programas do pc.

 

Sobre a fonte, ja criei um topico na area de fonte.

 

Agora sobre o processador e a placa de video, vou tenta ver o que eu consigo aqui, e tentar tambem procurar tecnicos na minha cidade, sendo que eu ja procurei e esta difícil achar.

 

Mas valeu pela ajuda Contiusa.

 

Caso alguem tenha mais alguma ideia do que pode ser, eu agradeco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, faz um teste de benchmark. Acho que o mais famoso é o FurMark. Se rodar legal, não é nem a fonte e nem a VGA. Acho até que dá para fazer de CPU junto, mas se você estiver usando cooler box é melhor fazer só o de VGA. Porque o Gerenciador de Tarefas parece mostrar a sua CPU dentro do padrão.


-----edit-----

Ah, talvez você esteja usando um estabilizador / que pode estar comprometendo o seu sistema. Eles não são indicados para micros.

 

O ideal é um filtro de linha profissa ou um no-break de qualidade, que não passa de um filtro de linha de qualidade com a bateria de back-up.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como eu vou saber q rodou legal? Esses programas nao mostram so a pontuacao nao? Ou ele mostra todo o desempenho completo da placa de video?

Sobre o filtro de linha, eu comprei um recomendado pelo pessoal aqui do forum da epoca, falavam q era muito bom, mas nao estou em casa agora, daqui a pouco eu chego la e posto qual é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como eu vou saber q rodou legal? Esses programas nao mostram so a pontuacao nao? Ou ele mostra todo o desempenho completo da placa de video?

Sobre o filtro de linha, eu comprei um recomendado pelo pessoal aqui do forum da epoca, falavam q era muito bom, mas nao estou em casa agora, daqui a pouco eu chego la e posto qual é.

 

Acho que o FurMark mostra a porcentagem de uso da VGA. Se bater em 100% de uso e estiver no clock nativo da VGA, é porque ela está funcionando normal e recebendo a tensão correta. Você só precisa saber disso.

 

Se você tem filtro de linha, não se preocupe. Ele não atrapalha em nada, apenas dá segurança extra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Contiusa, vou tentar baixar agora esse FurMark e testar.

 

Cheguei em casa agora, e o filtro de linha que eu uso é o SMS Protector Clean Energy.

 

Outra coisa, entrei no jogo que tinha muita queda de FPS agora, deixei rodando um tempo, ate que as quedas de FPS nao foram estão grandes quanto era antigamente, mas n sei dizer tb se esta normal. Vou anexar a foto do HWmonitor de quando estava no jogo, mas aparentemente as temperaturas estão boas.

post-761625-0-74465600-1428282200_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso de ver o clock d processador com o CPU-ID nas horas das quedas eu nao sei como q faz.

 

Mas em relação ao jogo, pensa no seguinte, é um jogo de corrida, sendo em determinada parte de uma pista a queda de FPS é muito grande, e antigamente nao acontecia isso.

 

então, fiz o teste do FurMark, mas eu nao sei se ele acaba sozinho ou eu que finalizo a hora que eu quero, então eu mesmo finalizei, segue a foto no meio do teste.

 

Agora a foto que so mostra os dados do processador, eu fiz o CPU Burner do FurMark.

 

Agora entendi, antes eu tinha realizado o GPU Stress Test, e agora eu fiz o GPU Benchmark Preset 1080, e segue o resultado.

 

post-761625-0-00582500-1428283864_thumb.

post-761625-0-51748700-1428283886_thumb.

post-761625-0-68722400-1428283946_thumb.

post-761625-0-64877000-1428284994_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As imagens das janelas estão muito pequenas. Não dá para ver nada. Para ver o clock, abra o CPU-ID e veja no espaço "Core Speed" se ele varia e chega aos 3.6Ghz.

 

Veja aí no FurMark que ele monitora o uso da GPU. Eu acho que sim. É só ver se o número chega a 100%. Não tem muito mistério. O clock base e turbo da VGA é 1137 / 1189 MHz.

 

É só ver se a CPU e a VGA estão batendo nas especificações durante os testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é esse CPU-ID? É o gerenciador de tarefas do windows?

 

Nao tenho certeza se esse e o resultado do processador no FurMark, mas la ele fala o seguinte.

CPU: Intel Core i5-3470 CPU @ 3.20GHz

CPU SPEED: 3192 MHz e System Memory:8138 MB

 

Agora ja no teste de stresse da placa de video apareceu o seguinte.

GPU Core 1241 MHz, memory 3505 MHz.

 

Por fim, como você ja viu, o clock base e turbo da VGA é 1137/1189 MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é esse CPU-ID? É o gerenciador de tarefas do windows?

 

Nao tenho certeza se esse e o resultado do processador no FurMark, mas la ele fala o seguinte.

CPU: Intel Core i5-3470 CPU @ 3.20GHz

CPU SPEED: 3192 MHz e System Memory:8138 MB

 

Agora ja no teste de stresse da placa de video apareceu o seguinte.

GPU Core 1241 MHz, memory 3505 MHz.

 

Por fim, como você ja viu, o clock base e turbo da VGA é 1137/1189 MHz.

 

 

CPU ID é um programa chamado CPU-Z ele serve para monitorar a CPU, discordo um pouco, as temperaturas estão altas sim, começo a pensar que o problemas de seu PC seja refrigeração, afinal, nessas temperaturas é que meu PC começa a lerdar, faz o seguinte, baixa um programa chamado PassMark e executa o teste principal, depois printa as scores, se puder baixar o 3D Mark fire Strike DEMO também(2GB) ajuda, ai tu printa as fotos e nois compara com as Scores do seu hardware em outro PC, para saber a origem do problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CPU-ID é um software igual ao HWmonitor. Abra ele nos jogos e veja como fica o "core Speed".

 

No FurMark não aparece a porcentagem de uso da VGA? De qualquer maneira, o clock está correto, um pouco acima do turbo de 1189Mhz, o que é normal. O clock da memória também, deve estar rodando em dual channel, porque 3505 X2 dá 7010Mhz, que é o clock nativo. Ou seja, a VGA parece estar recebendo a tensão correta.

 

Para tirar a dúvida, mas eu acho que a VGA está legal, instale o MSI Afterburner (outro software de análise e gerenciamento) e veja como monitorar os frames, carga da GPU, temperatura, etc. Abra ele (vai aparecer a numeração de frames, carga, etc, na tela) e faça o FurMark de novo. Provavelmente a VGA vai bater em 100% de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No teste do FurMark, aparece os dados do teste, e la em cima tem:

Core: 1215/81ºC/99%, mem: 3505MHz/15%, GPU Power: 90.1% TDP.

 

Aparece tb, la em cima, na barra azul do FurMark na hora do teste bem assim "GPU1 USAGE: 99%"

 

Agora eu n sei exatamente qual é o certo a se olhar, o gpu power ou o gpu usage.

 

Em relação ao MSI Afterburner, eu ja instalei ele aqui e vou testar agora isso que você falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo tive problemas também com processadores Intel por causa do cooler in box, que tem as pontas retráteis e encaixam em orificios na placa mãe, troquei por aquele que tem uma placa isolante que é fixada por baixo da placa mãe, tem um post meu com imagens, basta dar uma pesquisada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos la, realizei mais 2 testes agora. O primeiro foi o FurMark, no teste de GPU Stress Test, com o MSI AfterBurner ligado. Eles mostraram exatamente a mesma temperatura, e a mesma porcentagem no uso da GPU, que era 99%.

 

Depois realizei o teste do FurMark tambem, so que o CPU Burner, com o gerenciador de tarefas do windows aberto, na aba desempenho. Logo quando iniciou o teste, ja mostrava no gerenciador de tarefas, o uso de 100% do processador.

 

Enfim, apos esses teste, eu estou achando que esta aparentemente tudo normal com o processador, placa de video e fonte, porém, sou meio leigo no assunto, então gostaria da opiniao de vocês, se vocês tambem acham que com estes resultados, da para afirma isso.

 

MisterJohn, nao conheco esse modelo que você colocou, mas vou tentar achar aqui nos seus posts, valeu pela ajuda tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...