Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de Rede Doméstica


Posts recomendados

Boa noite, colegas. Espero não estar na seção errada e/ou infrigir qualquer regra.

 

Gostaria da ajuda de vocês, que são muito mais experientes do que eu, para configurar a minha rede doméstica.

 

Eis minha situação:

 

1. Possuo três roteadores.

2. O principal é o modem/roteador da Velox, marca: Technicolor e modelo: TD5130v2. Esse equipamento fica na sala da televisão, o local mais próximo de uma entrada de telefone para conexão ADSL.

 

3. Ocorre que a minha casa, embora não seja muito grande, é feita de paredes muito grossas, assim, o sinal chega muito fraco ou não chega de jeito nenhum nos quartos.

 

4. No meu quarto, tenho um computador que não possui wi-fi. Este computador era ligado ao roteador principal por meio de um cabo de mais ou menos trinta metros, que passava pelo telhado da casa e entrava pela minha janela. Ocorre que esse cabo já se partiu duas vezes e, simplesmente, não tenho mais paciência para ficar crimpando essas coisas.

 

5.Para resolver o problema, comprei um segundo roteador, marca D-LINK, modelo DIR-615, que possui a função de repetidor. Consegui, com algum sucesso, replicar o sinal wi-fi do roteador principal, mas tenho os seguintes problemas:

 

  • A conexão Wi-fi do segundo roteador, que se encontra em meu quarto, é extremamente intermitente. Os smartphones android da família rotineiramente ou não identificam a rede ou se conectam exibindo a advertência de "conectividade limitada", ficando sem acesso à internet.
  • Depois que meu segundo cabo cat-5 foi rompido, configurei o repetidor e passei um cabo dele para o meu desktop. A internet chega a funcionar, porém, além de vivenciar problemas de conectividade, quando a internet funciona fica extremamente lenta. Usando o prompt de comando "ping -t 192.168.1.1" (ip do roteador principal) há uma oscilação entre 1~3000ms.

 

Não tenho certeza se os detalhes que forneci são suficientes, mas queria de ajuda nas seguintes questões.

 

- De que maneira poderia configurar corretamente a segunda rede sem fio?

- É possível que, configurada, o segundo roteador possa conectar o meu desktop? Isto é, eu conseguirei uma conexão sem ter que puxar mais trinta metros de fio sobre a casa?

- Um colega da área de TI me informou que um problema possível seria a distância entre os dois roteadores. Sendo assim, poderia alocar o repetidor num ponto intermediário entre os dois roteadores e instalar um terceiro roteador, que usaria o mesmo sinal wi-fi, no meu quarto, para ter internet via cabo?

- Se por acaso a maracutaia da pergunta acima for possível, haverá alguma redução na velocidade da conexão pelo desktop? Se sim, como resolver?

 

Espero ter sido claro, mas já me desculpo se estou no lugar errado. e também por essa redação inteira

Desde já, agradeço qualquer ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu colega de TI está certo, e o entendimento é simples: se o sinal wireless do roteador principal não chegava no seu quarto (ou chegava com uma intensidade muito fraca, por causa das paredes) o que o faz pensar que colocar um repetidor nesse mesmo quarto irá resolver seu problema? Este erro é muito comum, as pessoas não se dão conta que o repetidor vai se comunicar com o roteador principal via wireless (caso eles não estejam conectados por cabo, que seria o ideal), e se essa comunicação falhar você terá os pings altos a que você se referiu...

Resumindo a papagaiada, procure reposicionar o repetidor fora do seu quarto. Uma dica seria você pegar um celular android, baixar um app chamado WiFi Analizer e verificar a intensidade do sinal do roteador principal com qualidade aceitável (no corredor que vai pro seu quarto, por exemplo), e é ali que você vai instalar seu repetidor. Daí você terá comunicação wi-fi no seu quarto com uma latência aceitável. Ah, e esqueça a ideia do terceiro repetidor, pois considerando que cada repetidor reduz a velocidade pela metade, colocar um terceiro equipamento na jogada vai reduzir 4x a velocidade em relação ao roteador principal...

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu colega de TI está certo, e o entendimento é simples: se o sinal wireless do roteador principal não chegava no seu quarto (ou chegava com uma intensidade muito fraca, por causa das paredes) o que o faz pensar que colocar um repetidor nesse mesmo quarto irá resolver seu problema? Este erro é muito comum, as pessoas não se dão conta que o repetidor vai se comunicar com o roteador principal via wireless (caso eles não estejam conectados por cabo, que seria o ideal), e se essa comunicação falhar você terá os pings altos a que você se referiu...

Resumindo a papagaiada, procure reposicionar o repetidor fora do seu quarto. Uma dica seria você pegar um celular android, baixar um app chamado WiFi Analizer e verificar a intensidade do sinal do roteador principal com qualidade aceitável (no corredor que vai pro seu quarto, por exemplo), e é ali que você vai instalar seu repetidor. Daí você terá comunicação wi-fi no seu quarto com uma latência aceitável. Ah, e esqueça a ideia do terceiro repetidor, pois considerando que cada repetidor reduz a velocidade pela metade, colocar um terceiro equipamento na jogada vai reduzir 4x a velocidade em relação ao roteador principal...

Espero ter ajudado.

Obrigado.

 

Utilizei o aplicativo para encontrar um ponto médio entre os quartos e o roteador principal.

 

Infelizmente para o desktop a solução vai ser puxar um fio mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...