Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Reinicia (EVE-FurMark)


Ir à solução Resolvido por dmarks,

Posts recomendados

Olá pessoal!

 

Antes de mais nada, minha configuração:

 

placa-mãe GIGABYTE H87MD3H

processador core i5 4670

cooler master Hyper 212x no processador

placa de video MSI R9 290 Gaming OC Edition

fonte CORSAIR CX600W

gabinete Cooler Master 690 II

filtro de linha Clamper Multiproteção

 

Nunca houve algum problema em meu pc (tenho ele há cerca de 1 ano), mas desde a semana passada ele começou a reiniciar enquanto eu jogava EVE ONLINE. Não em um local do jogo ou tempo específico: ás vezes jogava por um bom tempo sem ele reiniciar, outras em momentos aleatórios no jogo ele reiniciava.

 

O EVE está longe de ser o jogo mais pesado que jogo, por isso o meu estranhamento de APENAS nele o computador reiniciar (GTA V e Elder Scroll Online, com gráficos bem altos, exigem bem mais de meu PC, e não acontece esse problema). Por essa razão, achei que poderia ser algum problema de corrupção de dados no EVE, então formatei meu pc, fui do windows 8.1 para o 7, reinstalei o EVE... E o problema continuou.

 

Então fui fazer alguns testes.

Stress Test no processador, atingindo temperaturas bem acima das que atingem em jogos (não houve problemas). Fui testar a placa de video com o MSI Kombustor 3, temperatura chegou em 94º,95º, mas o teste finalizou e não houve reinicios/problemas. E então fui testar no FurMark...

 

Na opção BENCHMARK do FurMark a placa chegou novamente na temperatura 94º,95º, mas sem reinícios ou problemas.

Então fui na opção "GPU STRESS TEST" e o pc reiniciou uns dois segundos após eu clicar, não dando tempo nem do cooler da GPU "acelerar".

 

Que problema pode estar ocorrendo em meu PC? Quais testes mais eu posso fazer e trazer os resultados aqui? Lembrando que o pc apenas reinicia aleatoriamente no jogo EVE ONLINE e sempre quando eu clico no "GPU STRESS TEST" do FurMarks (mas eu mal clico e ele já reinicia, que não entendo o que foi "stressado" no pc).

 

Obrigado pela ajuda pessoal!

 

edit: Fiz o teste com o memtest86+, resultado: 0 errors.

edit2: Começou a reiniciar em outros jogos.

edit3. Tirei a lateral do pc, coloquei a fonte "em pé" com o cooler dela apontando pra fora do pc (lateral do pc). Antes ela ficava "deitada", com o cooler apontando para baixo.Fiz mais alguns testes no FurMark, todos usando o "stress test", e não o benchmark (.

 

No primeiro teste em 1280x720p, dessa vez rodou tranquilo, sem reiniciar o pc. Depois aumentei para 1920x1080 e 2xmsaa e no momento em que cliquei para iniciar o teste, o pc reiniciou, nem dando tempo do cooler da GPU acelerar.

 

Depois, repeti o teste, colocando novamente em 1920x1080p, mas sem os 2xmsaa, e rodou tranquilo. Então resolvi colocar de novo o 2xmssa com 1920x180p e, diferente do primeiro teste, dessa vez rodou o teste sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retirei a tampa lateral do pc, e coloquei a fonte "em pé", com o cooler dela apontando pra saída lateral do pc (antes ela ficava "deitada", com o cooler apontando para baixo).

 

Então fui realizar mais teste usando o FURMARK. Todos eles usando o STRESS TEST, pois o benchmark não apresentava problemas.

 

1- 1280x720p, e dessa vez o teste rodou tranquilo (antes reiniciava imediatamente).

2-1920x1080p e 2xMSAA, o pc reiniciou no instante em que cliquei para começar o teste, nem dando tempo do cooler da gpu "acelerar".

3-1920x1080p e 0xMXSAA, o teste rodou normalmente. Resolvi então colocar novamente o 2xMSAA e dessa vez o teste rodou normalmente.

 

Durante o teste do FURMARK, se eu minimizo a janela do teste rodando, e restauro ela, o pc reinicia instantaneamente (ao minimizar a janela o teste é colocado de lado, uma vez que a temperatura da placa começa a cair e o cooler a desacelerar, ao restaurar, o teste "volta com tudo").

 

Será que o problema está na fonte? Não está entregando a energia necessária para placa? Se o problema fosse na placa, ela não travaria ao rodar os benchmarks full?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Acho que se fosse problema na fonte, em outros jogos teria o mesmo problema com o jogo EVE Online. Mas lendo este texto, você fez teste Stress Test e reiniciou.

 

Você tentou outros drivers de vídeo? Pela temperatura citada, está altíssima, que pode ser que tenha ocasionado problema na mesma (ou não, já que o PC reinicia por segurança)

 

Encontrei uns fóruns deste seu jogo, dê uma olhada:

 

http://oldforums.eveonline.com/?a=topic&threadID=660779 (utilize o tradutor caso tenha dificuldade em ler em inglês)

https://forums.eveonline.com/default.aspx?g=posts&t=376365

 

obs: essa placa tá na garantia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pc não mais apenas reinicia no EVE, mas também em outros jogos.

 

A temperatura da placa sempre foi entre 80-90º desde que a comprei. Também achei alto, mas ao entrar contato com o suporte há um tempo, responderam que essa temperatura era normal para a placa em jogos 3D.

 

Se o problema estivesse na placa, ela não deveria reiniciar/travar nos benchmarks, uma vez que atinge temperaturas acima das que normalmente atinge nos jogos?

 

O fato do "stress test" do furmark reiniciar o pc no instante em que clico, não indicaria uma problema da fonte/alimentação? Se fosse na placa, não deveria pelo menos passar alguns segundos para "esquentar" a placa?

 

Minha desconfiança da fonte é que no "stress test" do FURMARK li em alguns lugares que ele puxa muito da fonte e "PSU" (power supply unit), e como é o único stress test que reiniciou meu pc...

 

 

Ambos estão na garantia, por isso gostaria de descobrir em qual dessas peças está o problema, pois terei que enviá-la para fora do estado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o problema estivesse na placa, ela não deveria reiniciar/travar nos benchmarks, uma vez que atinge temperaturas acima das que normalmente atinge nos jogos?

 

 

Pode ser. Você tentou drivers mais antigos? Tem como testar em outra máquina?

 

O fato do "stress test" do furmark reiniciar o pc no instante em que clico, não indicaria uma problema da fonte/alimentação? Se fosse na placa, não deveria pelo menos passar alguns segundos para "esquentar" a placa?

 

Só testando mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já testei com drivers mais antigos.

 

Estou conseguindo jogar EVE, sem restarts, mantendo a temperatura da placa em 70º-72º (gráficos bem baixos). Será que isso confirmaria que o problema estaria mesmo na placa (uma vez que em temperatura baixa não ocorreu problema)? Mas por que não resetaria também nos benchmarks, que atinge 95º-96º?

 

Ou será que o problema é mesmo na fonte, e por estar com gráficos baixos (temperatura baixa) é um indicativo que não está demandando tanta energia da fonte quanto faria com gráficos mais altos (temperatura mais alta) em jogos?

 

Um amigo meu tem uma fonte idêntica a minha (CX600), vou na casa dele esse fim de semana, colocar minha placa de vídeo no pc dele e fazer novamente o stress test com o furmark pra ver se reseta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje o pc reiniciou e ficou sem querer "dar video". Retirei as memórias e placa de video, passei uma borracha, coloquei de volta, e quando fui ligar ele deu vários "beeps" seguidos. O monitor permanecia escuro. Desliguei e liguei novamente, dessa vez nenhum beep, e o monitor permanecia escuro...

 

Refiz o processo de retirar e colocar de novo as memorias e placa de video (poderia ter mal encaixado, não sei como, antes). Dessa vez, quando liguei, os coolers do computador iniciaram "a toda", bem acelerados, de repente deu uma desacelerada, deu um "beep", e o pc iniciou normalmente...

 

 

Alguém faz ideia do que esteja acontecendo? oO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um amigo meu tem uma fonte idêntica a minha (CX600), vou na casa dele esse fim de semana, colocar minha placa de vídeo no pc dele e fazer novamente o stress test com o furmark pra ver se reseta.

 

Você fez os testes lá? Se sim, como foram? para descartar o problemas nos mesmos.

 

Jogando ou fazendo teste estresse, veja o status de uso do processador. Ou melhor, faça um teste estresse apenas com o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou levar a placa de video nesse sábado para testar no pc desse amigo, então eu informo os resultados aqui.

 

Já fiz "stress test" apenas com o processador, usando o prime95. Não houve problemas (foi o primeiro stress test que fiz, pois desconfiei que os reinicios era uma medida de segurança quanto a um possível super-aquecimento do processador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou levar a placa de video nesse sábado para testar no pc desse amigo, então eu informo os resultados aqui.

 

Já fiz "stress test" apenas com o processador, usando o prime95. Não houve problemas (foi o primeiro stress test que fiz, pois desconfiei que os reinicios era uma medida de segurança quanto a um possível super-aquecimento do processador).

 

E os testes realizados? Como foram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de ter dado alguns conflitos nos drivers, o pc dele iniciou normalmente com a minha placa e entrou no Windows.

 

No meu pc nem isso mais acontecia. Eu ligava, os coolers rodavam, mas não "startava" nada, monitor ficava escuro. Ás vezes ocorria um beep curto, dando a impressão que iria iniciar, mas continuava tudo escuro.

 

Detalhe que testei retirar a placa de video e ligar na onboard, mas continuou com o mesmo problema o meu pc.

 

Levando em conta que no meu pc apresentou o mesmo problema com e sem a placa de video, e que no pc do meu amigo iniciou normalmente com a placa, o problema  então não está nela.

 

Será a fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de ter dado alguns conflitos nos drivers, o pc dele iniciou normalmente com a minha placa e entrou no Windows.

 

No meu pc nem isso mais acontecia. Eu ligava, os coolers rodavam, mas não "startava" nada, monitor ficava escuro. Ás vezes ocorria um beep curto, dando a impressão que iria iniciar, mas continuava tudo escuro.

 

Detalhe que testei retirar a placa de video e ligar na onboard, mas continuou com o mesmo problema o meu pc.

 

Levando em conta que no meu pc apresentou o mesmo problema com e sem a placa de video, e que no pc do meu amigo iniciou normalmente com a placa, o problema  então não está nela.

 

Será a fonte?

 

Se os coolers giravam, então, a fonte envia energia mas talvez n o necessário. Você pode testar a fonte com um multímetro ou no seu amigo. Mas também pode desconfiar da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Usei a fonte de um amigo meu, que é igual a minha (CX600) que por sinal, enquanto a minha tem 1 ano, a dele tem mais de 2 anos.

 

Resultado: Computador iniciou normalmente. Refiz os testes com o Furmark, e não houve problemas de reinícios/travamentos/desligamentos.

 

Ou seja, a grande culpada era realmente a fonte. Fica registrado para o pessoal que tem problemas parecidos.

 

EdgarPereira, obrigado por toda a tensão cara! Agora é comprar uma fonte nova!
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...