Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia de Placas-Mãe para processadores FX da AMD


Posts recomendados

Como não teremos novos processadores AMD até o meio de 2016, talvez um refresh dos FX atuais, é bom disponibilizar um guia de referência das placas-mãe compatíveis com processadores AMD. O guia, encontra-se na forma de tabela, no link a seguir:

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1a8k1fAzGnSNQGsMJi4Rl22RRdG_4ni98heLTM_SxNGQ/pub?gid=4#

 

A tabela contém vários modelos, de diferentes fabricantes. É confeccionada por usuários do mundo todo e reúne informações úteis sobre as placas, como número de fases, TDP e algumas notas, falando sobre os limites de cada placa.

 

 

É de conhecimento que, desde o lançamento da linha FX, a AMD deu um jeito de fazer com que o máximo de placas-mãe no mercado, fossem compatíveis com os novos processadores. Com atualizações de BIOS, placas-mãe mais antigas, tornaram-se compatíveis com os processadores da linha FX. Isso aumentou o leque de compatibilidade de algumas placas, mas trouxe problemas, principalmente em relação ao processador, que consome mais que a geração anterior. As placas mais antigas, em vários casos (não é uma ciência exata) não conseguem fornecer energia o bastante para a CPU, entrando em Throttle, o que diminui sensivelmente, o desempenho da CPU.

 

 

A AMD lançou chipsets específicos para a linha FX: 970 (básico), 990X (intermediário) e 990FX (topo de linha). Mesmo dentro dessas linhas, há algumas placas que apresentam limitações principalmente, devido a diferença de TDP entre Processadores. Ao consultar a tabela, tenha em mente o TDP do seu processador e o modelo e fabricante da placa. Os itens mais importantes a se observar:

 

 

1) Board - Modelo da placa. Nem sempre, o modelo listado aqui, bate 100% com o seu. Basei-se na que tiver o sufixo mais parecido. Atenção também a revisão da placa.

 

2) Phase Count (VRM) - Número de fases. Quase sempre, vem no formato A+B, onde A representa o número de fases dedicadas a CPU, e B representa o número de fases dedicadas as memórias. Um maior número de fases no VRM, representa uma melhor distribuição de energia a CPU, o que ajuda em um menor nível de aquecimento das fases (reduz a chance de throttle) e proporciona overclocks mais estáveis.

 

3) Heatsinked? - Confirma a presença ou não, de um dissipador de calor no VRM. Um dissipador aqui, ajuda a manter as temperaturas do VRM, sob controle.

 

4) TDP Support - Lista o TDP máximo suportado pela placa. Essa informação, deve ser usada com cautela..

 

5) Recommended? - Lista se a placa é recomendada ou ainda algum cuidado especial, para sua utilização.

 

6) Notes - Alguma notificação em especial, sobre determinada placa. Lista, geralmente, limitações das placas, em relação a determinado tipo de CPU.

 

 

Espero que a tabela seja útil.. Abraço.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico para quem souber usar essas informações e tiver tempo de pesquisar, @RS Faria!

 

Andei pesquisando na internet ultimamente, pois ainda estou querendo trocar meu processador e minha mobo, mas as placas mãe com os melhores atributos ou que são "recomendadas" estão difíceis de se achar disponíveis nas lojas mais conhecidas.   :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...