Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PowerColor Radeon R7 260X 2GBD5-DHXV2E = VTX3D VXR7 260X 2GBD5-DHXV2E


Posts recomendados

Estou criando este tópico para esclarecer a respeito de uma placa de vídeo que trouxe dúvidas pra mim e que pode deixar muita gente confusa. Pesquisando na internet, não encontrei nada claro e objetivo a respeito, nem mesmo em sites internacionais.

Minha ideia é ajudar quem comprou, pretende comprar ou simplesmente está curioso a respeito da placa de vídeo PowerColor Radeon R7 260X 2GBD5-DHXV2E, vendida no Brasil em sites grandes e conhecidos como Kabum, Balão da Informática e TeraByte. Eu comprei uma na semana passada, com uma foto ficará fácil identificá-la:
post-709010-0-93300500-1433856309_thumb.
Muito bem: essa placa não é fabricada pela PowerColor. Uma pesquisa no site deles, inclusive em outras línguas, confirmará isto. Quem fabrica essa placa é a empresa VTX3D, que eu nunca tinha ouvido falar até agora. O link para essa placa: http://www.vtx3d.com/products_features.asp?id=199
 
Certamente a PowerColor e a VTX3D são parceiras e a PowerColor emprestou o nome para a VTX3D vender suas placas por aqui. Até aí, nenhuma novidade. Coisas assim acontecem no mercado, não só no de informática. E quando uma empresa empresta seu nome para outra, ela assume as responsabilidades do produto. Ou seja: em última análise, quem comprar essa placa por aqui, estará comprando da PowerColor.
 
A PowerColor oferece bons produtos e merece crédito. Eu acabei de aposentar uma velha e guerreira Radeon HD 4650 feita por eles, comprada em Junho de 2009, que funciona perfeitamente até hoje. Só precisei trocar o cooler uns 2 anos atrás. Acho que eles não fariam uma parceria com uma empresa que pudesse jogar o nome deles na lama. E numa rápida pesquisa, descobri que essa tal VTX3D não tem má reputação, só é uma empresa mais jovem, menor e menos conhecida.
 
Outro ponto importante a destacar são as informações erradas a respeito dessa placa. Os sites informam que o processador opera a 1130 MHz (engine clock) e as memóras a 1500 MHz (6.0 Gbps). Errado! O site da VTX3D indicado acima informa corretamente 1030 e 1250 MHz (5.0 Gbps) respectivamente, o que eu confirmei após instalar a placa e usar o GPU-Z e outros.
 
A placa parece bem feita e o sistema de refrigeração usa duto de cobre, o que nem sempre está presente em outros modelos/marcas de R7 260X. Fiz um overclock simples e rápido usando o Catalyst da AMD (programa instalado junto com o driver), apenas para testes, e não encontrei problemas com o processador rodando a 1200 MHz e as memórias a 1500 MHz. Mas para afirmar que assim ficou realmente estável, eu precisaria fazer muitos outros testes e por mais tempo.
 
Infelizmente eu tenho pouco tempo pra jogar e ainda não consegui fazer uns testes relevantes, com jogos mais recentes. O que posso dizer é que jogando Age of Empires III e NBA 2K13, dois títulos que eu habitualmente jogo, a diferença pra melhor foi muito grande! Ambos com todas as configurações no máximo, tive um aumento significativo nos FPS, às vezes chegando a 4x mais do que antes! Mas vale registrar: meu monitor não é Full HD, minha resolução máxima é de 1680 x 1050.
 
Resumo: gostei da placa e minhas primeiras impressões foram muito positivas. Mas é de se lamentar a falta e/ou os erros de informações a respeito dela. A PowerColor não ajudou em nada, oferecendo uma embalagem barata que não traz quase nenhuma informação a respeito dela. Deixa os consumidores no escuro inclusive quando esses buscam informações no site deles mesmos. E as lojas por aqui parecem mais preocupadas em vender o maior número de peças possíveis do que em oferecer detalhes a respeito daquilo que estão vendendo, não oferecendo informações relevantes e que podem fazer toda a diferença para quem quer se informar a respeito do produto para decidir pela compra.
 
Ninguém gosta de "comprar gato por lebre", com diz o ditado, e eu me senti um pouco assim. O mínimo que se espera de fabricantes e lojas é que sejam transparentes ao informar sobre o que fabricam e vendem. Não é o que acontece com essa placa, mas eu espero que esta mensagem preencha o buraco deixado por quem deveria ter mais interesse e cuidado com os consumidores/usuários.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, vou comprar ela, para você, vale a pena comprar ela? Irei comprar na KABUM! E em questão de overclock vale a pena fazer nela??

 

@Allan1179, achei que valeu a pena porque consegui um preço promocional, um pouco menor do que este que está sendo cobrado agora.

 

Com a pequena diferença para o modelo da Gigabyte disponível na própria Kabum, eu ficaria em dúvida. Primeiro porque a Gigabyte está no mercado e é conhecida há mais tempo do que a PowerColor e a VTX3D juntas (pelo menos pra mim), segundo porque esse modelo já vem com overclock de fábrica e terceiro porque esse cooler de 10 cm da Gigabyte pode refrigerar tão bem quanto os 2 presentes nessa placa da VTX3D, mas quase certamente emitirá menos ruído.

 

Overclock é discutível, minha opinião é: se você está satisfeito com o desempenho do seu hardware, pra que usá-lo "no talo"? Conseguir uns pontos a mais na avaliação de algum programa de benchmark e mais 2-3 FPS num jogo, na minha modesta opinião, não justificam. Prefiro pensar em overclock para testes de estabilidade e/ou para quando o hardware não estiver me atendendo no que eu quero ou preciso.

 

Mas como eu mesmo escrevi acima, até agora não tenho queixas e não me arrependo de ter comprado essa "VTX3D PowerColor". Quando eu a tiver usado e exigido mais, pretendo voltar a escrever.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...