Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Defeito no slot PCI-E


rldpv
Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Meu pc:

Video: EVGA GTX 460

Processador: I5 750

Placa mãe: Phitronics H55-m (Na verdade é uma Asrock H55m-LE remarcada)

Fonte: Seanonic 520w

 

Resumindo meu problema é o seguinte: meu PC tava sem querer ligar, tinha q ficar tirando e colocando a placa do slot. Só que agora não quis ligar mais.

 

 

 

Antes dessa GTX eu tinha uma 9800GT que estava morrendo, tinha vezes q o pc nem ligava. Então eu ia lá, tirava ela, colocava novamente e ficava nessa até funcionar. 

Depois troquei para a GTX, e de vez em quando acontecia do pc ficar bipando avisando a falta de video. Então eu ia lá e dava uma "apartada" na placa e voltava a funcionar.

 

Recentemente eu comecei a receber aviso no windows dizendo que o driver de video parou de funcionar e tal, as vezes o pc ligava e o video desaparecia do nada (mas continuava ligado) e as vezes ao ligar não dava video mas iniciava normalmente, tocava até a musica ao iniciar o windows, mas o monitor permanecia sem video. Para esses problemas era só retirar a placa e passar a borracha, ou então usar o limpa contato tanto na placa como no slot. 

 

 

Nas ultimas semanas esse problema se intensificou,e a três dias atrás o pc não ligou de jeito nenhum. Limpei a placa e o slot com limpa contato e um pincel, passei a borracha, conectei e reconectei várias vezes, e sempre os bips indicando que não há video.... fiquei um dia sem pc por não conseguir ligar. Cheguei até a pensar que a placa de video tinha queimado.

 

Agora vem a ****: Supondo que seria um mal contato no slot devido a ficar tirando e colocando a placa muitas vezes, resolvi levantar os pinos do slot com uma agulha. Até que a ideia foi boa, exceto pelo fato de ter quebrado um pino. :o   

 

 

Depois dessa achei que nem ligaria, mas no dia seguinte eu coloquei o pc deitado e encaixei a placa normalmente e funcionou. Desliguei várias vezes e nenhum indício do problema. Ontem e hoje já liguei e desliguei várias vezes, até joguei GTA V e tudo normal, inclusive sem os avisos de que o driver parou e responder. Ta tudo perfeito, mas eu sei que se eu mexer em na placa ou colocar o gabinete na horizontal, não vai ligar mais.

 

O que eu posso fazer em relação a isso? Será que existe algum jeito de recuperar o slot? Refazer as soldas do slot em busca de solda fria? Também pensei na possibilidade de levar em uma casa de eletrônica para tirar um slot de uma placa velha e colocar nela, mas o trabalho seria tanto que sairia o preço de uma nova. E comprar uma placa nova pra esse socket ta fora de cogitação, melhor fazer logo um upgrade.

 

Se alguém puder ajudar agradeceria muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Se souber o que esta fazendo pode, com cuidado usar um ferro de solda para derreter rapidamente a solda dos pinos, caso exista alguma solda rachada, isso já resolveria, mas deve-se tomar cuidado para que a solda derretida não corra pela placa, ou para que o aquecimento em excesso derreta o slot...

 

Usar a agulha para desentortar os pinos tem também o risco de você queimar o chipset com eletricidade estática acumulada em você e que poderia ser descarregada pela agulha...

 

Sobre o pino quebrado, creio que não há problemas, as linhas de dados dos slots PCI-e são modulares, se você resolvesse serrar esse slot ao meio, e ligasse uma placa de vídeo nele sem deixar pinos em curto, ele ainda poderia funcionar como um slot PCI-e em modo x4 :)

 

O único porém seria se a placa demandasse maior alimentação no slot, dai ela poderia não funcionar, mas como essa placa já tem conectores de força dedicados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se souber o que esta fazendo pode, com cuidado usar um ferro de solda para derreter rapidamente a solda dos pinos, caso exista alguma solda rachada, isso já resolveria, mas deve-se tomar cuidado para que a solda derretida não corra pela placa, ou para que o aquecimento em excesso derreta o slot...

 

Usar a agulha para desentortar os pinos tem também o risco de você queimar o chipset com eletricidade estática acumulada em você e que poderia ser descarregada pela agulha...

 

Sobre o pino quebrado, creio que não há problemas, as linhas de dados dos slots PCI-e são modulares, se você resolvesse serrar esse slot ao meio, e ligasse uma placa de vídeo nele sem deixar pinos em curto, ele ainda poderia funcionar como um slot PCI-e em modo x4 :)

 

O único porém seria se a placa demandasse maior alimentação no slot, dai ela poderia não funcionar, mas como essa placa já tem conectores de força dedicados...

Valeu pelas dicas.

Vou refazer as soldas então, dessa vez irei tomar bastante cuidado para não piorar ainda mais as coisas. Depois posto o resultado.

 

Obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Refiz a solda no slot e o problema resolveu. Não fiz em todos os pinos (por preguiça mesmo), mas foquei principalmente nos cantos que era onde eu forçava mais na hora de encaixar.

Daquele dia até hoje não tive mais problemas para ligar, inclusive já tirei a placa várias vezes para ter certeza, e em todas o pc ligou normalmente. Então dou o problema como resolvido!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...