Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led ligando com Pilha Alcalina de 12v ?


Bru-Exe

Posts recomendados

olá  - minha duvida é a seguinte tenho uma  Pilha Alcalina  de 12v  27A - super da ALFACELL -  Eu liguei um Led  até mais 2 nela sem uso de resistores nem nada somente o led livre . 

 

Ex: http://mlb-s2-p.mlstatic.com/7282-MLB5185921554_102013-Y.jpg

 

e não veio a queimar o Led - a Duvida é: 

Se o LED é alimentado por 3V somente,   Como ele não veio a queimar e nem mesmo deixando alguns minutos ele ligado direto a Pilha somente ..??? :confused:

 

 

Grato desde já por alguma explicação dada !!   :rolleyes:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

olá  - minha duvida é a seguinte tenho uma  Pilha Alcalina  de 12v  27A - super da ALFACELL -  Eu liguei um Led  até mais 2 nela sem uso de resistores nem nada somente o led livre . 

 

Ex: http://mlb-s2-p.mlstatic.com/7282-MLB5185921554_102013-Y.jp

 

e não veio a queimar o Led - a Duvida é: 

Se o LED é alimentado por 3V somente,   Como ele não veio a queimar e nem mesmo deixando alguns minutos ele ligado direto a Pilha somente ..??? :confused:

 

 

Grato desde já por alguma explicação dada !!   :rolleyes:

 

A primeira grande confusão em torno dessas baterias de 12 Volts esta ligada a seu código de tamanho, 27A.. Muita gente pensa se tratar, confunde, com a capacidade da bateria em Ah..

A bateria na verdade tem sua capacidade ai por volta dos 0,02Ah..   27A e o modelo, o tamanho, o shape dessa bateria, assim como tem a AA, a AAA, o modelo A23, tamanho D, tamanho C tem o tamanho 27A..

Ou seja, ao colocares o led em paralelo com a bateria de 12 Volts ela, por ter uma resist6encia interna bem alta, provavelmente arriou a sua tensão ate os 3,5 Volts e sem limite de corrente deve ter subido a mesma quem sabe para coisa de 40 mA... O led, deixando desse modo, logo logo iria se danificar..

Você mediu a tensão sobre o led ou a pilha nessa hora em que ligou o led??? Se medir vais achar aqueles 3,5 Volts e um led ultra arregalado..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller - Grato por responder ,  bom até então entendi a confusão entre   A27 , modelo  para  Ah corrente  certo .. porém  como você mesmo sugeriu, eu fiz a medição com o multímetro, a  mini Bateria ou Pilha de 12v  e no momento ela esta gerando 10v  - sendo que mesmo deixando o led ainda ligado por um bom tempo digamos ai quase uns 30 min o mesmo se encontra normal sem danificar ...  ea  Pilha (bateria) continua com a mesma medição normal .. agora não sei se valido ficar usando ela para deixar acesso 1 led somente ou 2 que seja .. .sendo que ja vi um video na net o cara ligando e acendendo uma Fita de led 5050 com essa mesma Pilha de 12v .. mini .. e que diz o mesmo ficar um bom tempo ligada por ela ..!!!  :confused:  :mellow:

 

Ps: Achei o link  - 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fitas de led 5050 são um arranjo de 3 leds de 3 Volts com um resistor de 150 ohms em série. E dai sim podem e devem ser alimentados com 12 Volts. 3 leds somam 9 Volts sobram 3 volts sobre o resistor de 150 ohms que dá uma corrente limitada em 3/150 = 0,02 Amperes mais conhecido como 20 mili Amperes..

Veja ai como é uma fita de led 5050

 

Fitadeleddecente_zpsdef79ff1.jpg

 

Entre cada ponto de corte da fita vais ter 3 CI-led e três resistores.. Serão 9 leds (cada CI led tem 3 leds) e 3 resistores de 150 ohms..

 

 

LedcontrollerDetalhedaunidadedafitadeled

 

Usando uma fita 5050 e uma pilha 12 Volts tamanho 27A, conforme o tamanho da fita pode ficar quase uma hora ligada..  Claro que o brilho vai caindo..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
37 minutos atrás, anjo_oculto disse:

seria recomendável eu ligar 4 led's numa pilha dessa assim somando os 12v dela? ou colocar um capacitor de 12v em cada led assim protegendo eles? a minha maior dúvida seria na durabilidade, não sei se entendeu o que eu quis dizer, pode me ajudar?

 

Melhor ligar 3 leds e colocar um resistor de 150 ohm em série conforme foi citado acima. Se precisar ligar 4, coloque o quarto Led em outro arranjo paralelo em serie com outro resistor, mas este sendo de 470 ohm.

E de onde tirou isso de capacitor?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Melhor ligar 3 leds e colocar um resistor de 150 ohm em série conforme foi citado acima. Se precisar ligar 4, coloque o quarto Led em outro arranjo paralelo em serie com outro resistor, mas este sendo de 470 ohm.

E de onde tirou isso de capacitor?

desculpa é resistor, eu confundir, beleza mas se um led desses 4 led queimar os outros continuam acessos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, anjo_oculto disse:

mas se um led desses 4 led queimar os outros continuam acessos?

Não. Mas se ligar corretamente uma "pilhazinha" dessas não vai fazer algum deles queimar.

No caso da forma que postei apenas o que está sozinho ficará aceso.

Se achar que deve pode ligar os leds separados também, cada um com seu resistor de 470 ohm em série.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Mestre88 disse:

Não. Mas se ligar corretamente uma "pilhazinha" dessas não vai fazer algum deles queimar.

No caso da forma que postei apenas o que está sozinho ficará aceso.

Se achar que deve pode ligar os leds separados também, cada um com seu resistor de 470 ohm em série.

 

era o que eu estava fazendo, eu sou muito iniciante nessa parte, gostaria de saber o seguinte, resumindo vou usar 4 led, cada um com um resistor de 470 ohm ligado nessa pilha de 12v 23 (EL-23) eu vou fazer 3 conjuntos assim, 4 led e uma pilha, as cores são Azul, verde e rosa, eu queria saber se, usando um resistor de 470 ohm eu estaria consumindo mais energia dessa pilha (ela duraria menos)? entendeu minha ideia louca? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Desde que os Leds que estejam ligados em paralelo sejam da mesma cor não tem problema nenhum.

Se quer diminuir o consumo aumente o valor do resistor (vai diminuir a luminosidade também).

Se tiver vários resistores faça experiências.

Eu já acendi um led vermelho daqueles comuns com um resistor de 4,7K ohm em série e funcionou quase que normal, a corrente consumida era de apenas 3mA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Mestre88 disse:

Entendi. Desde que os Leds que estejam ligados em paralelo sejam da mesma cor não tem problema nenhum.

Se quer diminuir o consumo aumente o valor do resistor (vai diminuir a luminosidade também).

Se tiver vários resistores faça experiências.

Eu já acendi um led vermelho daqueles comuns com um resistor de 4,7K ohm em série e funcionou quase que normal, a corrente consumida era de apenas 3mA.

 entendi, eu coloquei um resistor em cada led de 470 ohm e deixei ligado numa pilha dessa para saber o tempo de duração, eu vou ligar separado é mais seguro né? desde de já agradeço humildemente as dúvidas e paciência :)   

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...