Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD zero de notebook com alerta de "Calibration Retry Count"


phk

Posts recomendados

O HD Toshiba 500G do meu notebook Asus A45 pifou. Acabei de instalar um Samsung (Seagate) ST500LM012 500G zero e já de cara ao passar o HDTune deu alerta de 1 erro de "Calibration Retry Count".

 

Umas 4 horas depois subiu para 3 erros de "Calibration Retry Count"... E exatamente agora, enquanto escrevo, chequei de novo e já está em 4... :o

 

O CrystalDisk, o Aida64Extreme, o Acronis Drive Monitor acusam o mesmo número de erros mas dão sinal verde, sem alerta algum. O Seatools da Seagate também diz estar 100% aprovado...

 

Já o HDTune interpreta como alerta. :confused:

 

Não queria ter o trabalho de trocar o HD desnecessariamente. Pergunto aos experts se isso é sintoma grave e é questão de tempo prá o HD pifar, ou se convive-se com isso tranquilamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Calibration Retry Count 

Calibration - é a posição das cabeças de escrita na leitura da trilha ( 0 )" O numero apresentado mostra a quantidade em que essa operação já falhou, Considera apenas a primeira tentativa de leitura.

 

Se possível tire um print no HDTune no sector ( Health )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue o print, o resto tá limpinho, é só o Calibration Retry Count mesmo. Mas como eu disse, apenas o HDTune interpreta como alerta e desde quando havia apenas 1 ocorrido. Os outros programas dão sinal verde, saudável.

 

Há algum teste que eu possa submeter o HD para de certa forma forçar e tirar a prova se ele aguenta ou se arrega? Assim pelo menos já espanta a dúvida. Ouvi falar de um teste chamado Butterfly Read do HDDScan.

 

 

outfti.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá 

 

Pessoalmente não conheço esse programa ( também não os posso conhecer todos ), mas penso que mais palmo menos centímetro, todos irão dar uns aos outros, a diferença será a de que uns tem menos funções do que outros, Por norma só uso o Hirens Boot, onde consigo ter centenas de ferramentas numa só ferramenta, deixo aqui um link para ter uma ideia de como analisar tudo o HD com confiança.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, obrigado.

 

Em outro fórum, me aconselharam a trocar o HD pois a informação de que o HD teve que recalibrar a cabeça uma única vez já basta para indicar princípio de defeito... O grande problema é argumentar isso na loja pois, com exceção do HDtune, todos os demais programas e principalmente o Seatools (fabricante do HD) não enxergam essa "recalibragem" como anormal, e aprovam o HD com louvor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, obrigado.

 

Em outro fórum, me aconselharam a trocar o HD pois a informação de que o HD teve que recalibrar a cabeça uma única vez já basta para indicar princípio de defeito... O grande problema é argumentar isso na loja pois, com exceção do HDtune, todos os demais programas e principalmente o Seatools (fabricante do HD) não enxergam essa "recalibragem" como anormal, e aprovam o HD com louvor...

Só um adendo, ultimamente estou perdendo um pouco a fé nas ferramentas de fabricantes, apesar de que alguns erros não signifiquem que o HD vai pifar amanhã, são avisos de que nem tudo está bem, e que - em muitos casos - é uma boa ideia fazer os backups e se preparar pra uma substituição. Estes programas de fabricantes só parecem avisar quando a situação passou de alerta para erros mais graves, onde você pode não ter o tempo útil necessário para salvar seus dados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bugleader,

 

Exato, é esse o dilema. Se o defeito será inevitável, agora é a hora de trocá-lo pois o HD tem apenas dois dias, ainda está vazio. Ter que esperar um alerta do software do fabricante somente quando a água chegar no pescoço para só então poder trocá-lo, é o fim da picada...

 

Novo update: Agora subiu para 5 o alerta de "Calibration Retry Count".......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei o Hiren's BootCD recomendado acima, mas de todos os programas para teste de HD só o GWSCAN (da Western D) aceitou meu HD Samsung. Executei o teste longo, levou 1h40m, e o resultado foi "Unable to correct the errors found - please contact technical support" e na tela de resultados deu "Sector relocation error" - error/status code 0226" (Figuras abaixo).

 

Fora isso, logo depois tive um outro novo update no SMART, subiu para 6 o alerta de Calibration Error Count... Mesmo assim, só o HDtune ainda enxerga como alerta, o Seatools e demais continuam aprovando...

 

Vou juntar tudo e tentar a troca na loja. Direto com a Seagate/Samsung acho que sem chance, pois que eu saiba a Samsung não dá garantia nos HDs importados da marca, só nos made in Brazil.

 

post-643386-0-57575000-1437285553_thumb.

 

post-643386-0-32863800-1437286143_thumb.

 

post-643386-0-14486400-1437286229_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode tentar ajustar se for possível o recurso AAM ( Automatic Acoustic Management ) desse HD usando por exemplo o gratuito HDDScan.

 

Esse programinha irá dar a ordem ao firmware desse HD para que aumente ou diminua a calibração dos mecanismos envolvidos com os braços das cabeças.

 

Isso fará com que o HD fique mais silencioso ou mais barulhento dependendo do nível do ajuste o que pode interferir no posicionamento das cabeças piorando ou resolvendo o defeito.

 

Abaixo a tela do HDDScan que mostra onde ajustar o AAM.

 

16.jpg

 

http://hddscan.com/

 

Tente ajustar para uma posição que dê mais folga aos mecanismos gerando mais ruído pra ver como fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, agradeço a ajuda mas não sei se seria o caso já que - segundo uma empresa conceituada no ramo de recuperação de HDs - um HD saudável não faz auto recalibragem e isso indica que há defeito no dispositivo, me aconselhou a trocá-lo o quanto antes.

 

Se o HD fosse velho e estivesse fora da garantia, até arriscaria, mas o HD é zero, com apenas 4 dias de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, agradeço a ajuda mas não sei se seria o caso já que - segundo uma empresa conceituada no ramo de recuperação de HDs - um HD saudável não faz auto recalibragem e isso indica que há defeito no dispositivo, me aconselhou a trocá-lo o quanto antes.

 

Se o HD fosse velho e estivesse fora da garantia, até arriscaria, mas o HD é zero, com apenas 4 dias de uso.

 

Não sei que espécie de empresa "conceituada" é essa para afirmar tal coisa.

 

Um HD pode fazer quantas calibragens forem necessárias. Pode reparar no SMART desse teu HD que o fabricante não definiu nenhum valor como limite ( threshold ) o que indica que esse item não é crítico.

 

Os registros desse item do SMART devem cessar com o passar do tempo e uso. Talvez isso esteja ocorrendo por ser um HD novo precisando "amaciar" suas engrenagens.

 

Inclusive se tentar fazer uso de alguma garantia alegando essa variação no SMART não aceitarão por considerarem como sendo um comportamento normal do HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei que espécie de empresa "conceituada" é essa para afirmar tal coisa.

 

Um HD pode fazer quantas calibragens forem necessárias. Pode reparar no SMART desse teu HD que o fabricante não definiu nenhum valor como limite ( threshold ) o que indica que esse item não é crítico.

 

Os registros desse item do SMART devem cessar com o passar do tempo e uso. Talvez isso esteja ocorrendo por ser um HD novo precisando "amaciar" suas engrenagens.

 

Inclusive se tentar fazer uso de alguma garantia alegando essa variação no SMART não aceitarão por considerarem como sendo um comportamento normal do HD.

 

Henrique, confesso que sou leigo no assunto e meu dilema só começou pois recém instalado o HD o HDtune já diagnosticou como alerta, com apenas 1 contagem de recalibragem, embora os demais programas SMART reconheçam a mesma contagem mas (ainda) não acusam nada de anormal até o momento. E a contagem vem subindo...

 

Ao pesquisar sobre qual seria a criticidade real do evento, a info mais direta ao ponto que obtive veio da Hosco, de certa forma já desenganado o HD, Veja a resposta: 

 

"Um HD saudável não faz auto recalibragem (reposicionar as cabeças de leitura em relação a mídia magnética).
Isso indica um princípio de defeito no dispositivo.
Uma vez obtida a informação "Calibration Retry Count" através de qualquer software de leitura de SMART já é o suficiente. Realizar outros "testes" só irá antecipar a morte súbita do seu disco rígido. Troque o assim que possível."
 
Não sei se existe isso que você falou sobre "amaciamento do mecanismo" pois até hoje nunca tive um HD que apresentou uma contagem sequer de recalibragem, esse é o primeiro. Você já passou por isso e a contagem estacionou com o tempo ou é apenas uma suposição??
 
Só acho que não conseguirei ficar tranquilo com esse HD. 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hooo rapaz tira essa cisma da cabeça.

 

Alterações do SMART costumam ser frequentes em HDs novos ou usados. O "amaciamento do mecanismo" é uma suspeita que pode ocorrer eventualmente. Tive um caso de HD usado que por estar tanto tempo parado apresentava bad sectors em mais da metade da capacidade dele. Foi só usar um software de stress por algumas horas e o HD ficou normal.

 

Isso que está acontecendo com o teu HD é normal. Ele deve estar se acomodando ao uso com o tempo. O HD Tune apresentou uma faixa amarela só para chamar a atenção mas pode ver que o resultado da avaliação é de NORMAL.

 

Esquece isso e bola pra frente. Só não deixe de ter cópias de suas coisas importantes em outras mídias já que HD nenhum é totalmente confiável ( nem as mídias ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hooo rapaz tira essa cisma da cabeça.

 

Alterações do SMART costumam ser frequentes em HDs novos ou usados. O "amaciamento do mecanismo" é uma suspeita que pode ocorrer eventualmente. Tive um caso de HD usado que por estar tanto tempo parado apresentava bad sectors em mais da metade da capacidade dele. Foi só usar um software de stress por algumas horas e o HD ficou normal.

 

Isso que está acontecendo com o teu HD é normal. Ele deve estar se acomodando ao uso com o tempo. O HD Tune apresentou uma faixa amarela só para chamar a atenção mas pode ver que o resultado da avaliação é de NORMAL.

 

Esquece isso e bola pra frente. Só não deixe de ter cópias de suas coisas importantes em outras mídias já que HD nenhum é totalmente confiável ( nem as mídias ).

Henrique,

 

Normal só se desse ok, ele deu estado de alerta. Igual meu antigo HD deu antes de pifar, só que por realocações.

 

Sei que todo HD oferece riscos, mas o que incomoda demais é adquirir um produto zero, que optei por pagar mais caro por ser loja física com produtos de procedência, e logo de cara ter motivos para suspeitar que não está 100%. 

 

Mas enfim, vou solicitar a troca na loja mas caso somente possível mediante reprovação do software Seagate/Samsung, paciência, vou deixar quieto... Entrei no site da Seagate e o serial do HD deu garantia oficial até 02 Julho 2017*. Tenho praticamente 2 anos prá testar... Só espero que o software oficial não maquie o problema até o expiro da garantia (obsolescência programada)...

 

* A Seagate dá 3 anos de garantia para OEM contados a partir da data do envio do HD para o distribuidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O antigo HD era um Toshiba e deu alerta amarelo de setores realocados e pendentes. Os realocados eram sempre 8. Os pendentes de vez em quando subiam e baixavam de 18 a 48, até que um dia subiu mais e pifou de vez.

 

Foram 2 anos e meio de uso. A garantia de 3 anos (só para OEM) venceria dia 27 agora.

 

Morreu com zero de recalibragem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações.

 

Nesses últimos dias o número de recalibragens subiu para 9, para 10 e agora está em 13...

 

Uma coisa que eu notei e confirmei nesses dias é que os 2 parâmetros - "Recalibration Retries" e "Load/Unload Retry Count" - andam sempre juntos. Do início até o momento eles sempre marcaram o mesmo valor, portanto ambos estão em 13 agora. Sabem dizer qual a ligação entre eles?

 

Até agora o Seatools continua dando o HD como aprovado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações.

 

Nesses últimos dias o número de recalibragens subiu para 9, para 10 e agora está em 13...

 

Uma coisa que eu notei e confirmei nesses dias é que os 2 parâmetros - "Recalibration Retries" e "Load/Unload Retry Count" - andam sempre juntos. Do início até o momento eles sempre marcaram o mesmo valor, portanto ambos estão em 13 agora. Sabem dizer qual a ligação entre eles?

 

Até agora o Seatools continua dando o HD como aprovado.

Ihhhh... não conhecia ele e fui pesquiser, disse que é o numero de vezes que o cabecote saiu da area de leitura-gravação, o cabeçote esta passeando fora de sua area de ação no disco. Indica um disco envelhecido ou provaveis problémas eletro-mecanicos...

Hitachi cadê você para nos salvar? (com menos de 2 mil o hd de 3tb please)

ah, a fonte foi esta (em inglês) https://kb.acronis.com/content/9150

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bugleader. A interpretação do atributo eu já tinha lido também, não entendi porque aqui ambos andam sempre "espelhados", se isso é indicativo de algo ou se de repente há alguma interpretação errada do SMART...

 

No ritmo que a coisa vai, chegarei a umas 50 recalibragens por mês... Falo que fiquei com vontade de manter esse HD prá ver até onde vai a coisa, ver quando o SMART do Seatools reprovará o HD, e enfim, até ver o HD de fato pifar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@phk

 

Porque não faz umas experiências com o AAM conforme te orientei na página 1 ?

 

Pode ser que consiga com isso parar esse processo.

 

O SeaTools nunca irá reprovar esse HD só por esse motivo pois esse atributo do SMART não é crítico, não tem limite mínimo estabelecido pelo fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bugleader. A interpretação do atributo eu já tinha lido também, não entendi porque aqui ambos andam sempre "espelhados", se isso é indicativo de algo ou se de repente há alguma interpretação errada do SMART...

 

No ritmo que a coisa vai, chegarei a umas 50 recalibragens por mês... Falo que fiquei com vontade de manter esse HD prá ver até onde vai a coisa, ver quando o SMART do Seatools reprovará o HD, e enfim, até ver o HD de fato pifar.

Pelo que entendi, no seu caso é que ele faz os dois juntos, isto é o cabeçote sai da area de leitura, e tenta recalibrar pra voltar  pra area 'normal'.

 

Se você não tiver dados criticos no hd e estiver fazendo backups até pode ser uma ideia mante-lo como experiencia, o duro é ele só 'pifar' realmente depois do fim da garantia, mas você deve ter uns 2 anos ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...