Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Corsair Defeito mosfet


felipe236

Posts recomendados

Olá, estou reparando uma fonte de 430W reais da Corsair

 

Encontrei um grande capacitor eletrolítico do primário estufado e  2 Mosfet em aberto (não arma mais) também no primário

 

São  2   TF10N60   

 

600V 10A 0,75 Ohm  TO-220F Canal-N

http://www.datasheetlib.com/datasheet/1103410/aotf10n60_alpha-omega-semiconductor.html

 

 

Alguém Sabe algum alternativo que substitua ele?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dê uma olhada no driver de acionamento. 

 

Quando o gate entre em curto com os outros terminas, o drive se danifica. 


 


O seu mosfet deve ser o Q1 do esquema.

Trata-se de um conversor boost, funcionando como corretor de fator de potência.

O grande capacitor que você citou, deve ser o C17

 

figure1.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OI esse pod substituir o TF10N60   ?

Há e esse site tambm é bom .... http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=10N60    mais n achei .. o substituto .....

OI esse pod substituir o TF10N60   ?

Há e esse site tambm é bom .... http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=10N60    mais n achei .. o substituto .....

 

to querendo compra uns transistors aqui na net mais nada mais nada menos e 20R$ 3 und do MJE13009 ta caro não ?

OI esse pod substituir o TF10N60   ?

Há e esse site tambm é bom .... http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=10N60    mais n achei .. o substituto .....

 

to querendo compra uns transistors aqui na net mais nada mais nada menos e 20R$ 3 und do MJE13009 ta caro não ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os problemáticos  são o Q3 e Q4

 

O Q1 e Q2 que leva ao driver estão bons! estão chaveando direito (só tem um que ta bem próximo da tolerância segura menos tempo ao chavear mas ta bom.) Eles são os 13N50

 

Fazia tempo que tinha parado com reparos, por isso to meio enferrujado.

uma fonte dessa custa uns 300 na minha região, acredito que vale a pena consertar (se fosse aquelas de 50 dilmas eu tinha condenado ela a tempos. )

O mosfet que preciso é o 10N60 :P   ( Tava pesquisando " TF10N60" não encontrava quase nada) 

 

Eles não estão em curto sim em "aberto" pode mandar carga no gate que ele não chaveia o dreno e source

 

Acredito que o driver esteja bom a fonte apenas não parte. (os varistores e Fusíveis incluindo os de baixo(SMD estão OK).

 

Acho que o Gate do Q3 e Q4 morreu pois o resistor aparentemente de estar bom mas estar um pouco escuro.

 

Só para  constar tirei ela ficionado mas tava com cheiro de capacitor(450V 180uf) vazado e óleo por toda parte, 4 meses depois troquei por um 450V 220uf (quase que não cabe) e não partiu mais, foi aí que vi que os mosfet Q3 e Q4 tinha morrido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os problemáticos  são o Q3 e Q4

 

O Q1 e Q2 que leva ao driver estão bons! estão chaveando direito (só tem um que ta bem próximo da tolerância segura menos tempo ao chavear mas ta bom.) Eles são os 13N50

 

Fazia tempo que tinha parado com reparos, por isso to meio enferrujado.

uma fonte dessa custa uns 300 na minha região, acredito que vale a pena consertar (se fosse aquelas de 50 dilmas eu tinha condenado ela a tempos. )

O mosfet que preciso é o 10N60 :P   ( Tava pesquisando " TF10N60" não encontrava quase nada) 

 

Eles não estão em curto sim em "aberto" pode mandar carga no gate que ele não chaveia o dreno e source

 

Acredito que o driver esteja bom a fonte apenas não parte. (os varistores e Fusíveis incluindo os de baixo(SMD estão OK).

 

Acho que o Gate do Q3 e Q4 morreu pois o resistor aparentemente de estar bom mas estar um pouco escuro.

 

Só para  constar tirei ela ficionado mas tava com cheiro de capacitor(450V 180uf) vazado e óleo por toda parte, 4 meses depois troquei por um 450V 220uf (quase que não cabe) e não partiu mais, foi aí que vi que os mosfet Q3 e Q4 tinha morrido.

vai substituindo ate partir .... vale a pena tentar .... se pegar é 10 cara ....

na ond tu vai arrumar os competentes  que necessita ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

té agora sem sucesso, vou procurar pelo TK10A60D que é alternativo dele.

 

Edit:

NADA!!!  :muro:

 

Encontrei o P10NK80ZFP me afirmaram que era até melhor mas no data shet o componente apesar de encaixar  tem algo mais e não sei se vai dar certo.

(6 dilmas cada)

 

Pois é cara os componente é caro mais procura em mais loja hó:https://www.eletro-parts.com/produto_detalhes/p/TXpjNU5nPT0=/Transistor/MJE13009

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu certo, continua do mesmo jeito tem mais componente defeituoso, vou começar olhando os transistores do secundário.

a Partida da fonteé feita por um capacitor do tipo poliéster em série com o transformador de entrada e uma resistência....

 

Um colega meu me disse pra Energizar menos a placa ... pois é perigoso queimar outro componente se um estiver ruim.....

o jeito e testar,verificar,observar ...... e quando energizar ser rápido meça se há 12v chegando no pino e tire a alimentação da placa ....

Fé Irmão srssrsrrs to com uma aq tambm HRCS srrsrs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

A Partida da fonteé feita por um capacitor do tipo poliéster em série com o transformador de entrada e uma resistência....

Tem um capacitor de poliéster a um pequeno transformador de partida.

 

Foi uma das primeiras coisas que olhei, estava bom mas mesmo assim troquei.

 

Apos a troca dos mosfet notei que os capacitores do primário estão carregando(menos mau) os fotoacopladores estão bons.

 

Estou vendo se não é o C.I da fonte que ta com problema. pois o Driver acredito esteja bom pois não tem nenhum mosfet o ou transistor ligado a ele com problemas.

 

Edit:

 vou ter viajar pro trabalho, segunda eu continuo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Voltei do trabalho, olhando minuciosamente encontrei um resistor de 330ohm aberto próximo ao transformador de partida no primário (ele estar com aparecia de novo mas estar aberto).

 

Vou ver se tem mais coisa pequena e segunda feira eu compro para trocar(vamos ver se liga :D ) .

 

Edit: O desenho onde encaixa o resistor tem a descrição J19 invés de R19 (Jumper???? )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEnho boas e mas noticias.

 

A boa é que ela deu sinal de vida mas linhas estão muito baixas  12V tem só 3v a 5V tem só 1V e resto na mesma proporção

 

O cooler ta quase querendo rodar.

 

Se deixar fonte ligada por 5 minuto ele começa a rodar

 

Estamos perto de resolver isso.

 

Lembrando que o capacitor de partida da fonte era de 0,22nf substitui por um de 22nf, sera esse o problema???

 

Edit: não é não a fonte estar desarmando, tem mais coisa -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...