Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com driver NVidia no Windows 10


UMARIZAL

Posts recomendados

Amigos, vocês tem percebido que no Windows 10 alguns computadores, principalmente notebooks, têm apresentado relativo superaquecimento e utilização constante da ventoinha (fan do cooler) ficando ligada constantemente e muitas das vezes a 100% da velocidade?
 
Pois é, depois de atualizar o Windows 7 para Windows 10 no meu notebook LG A520-5500, que possui um sistema híbrido de placa de vídeo onboard Intel HD3000 e dedicada NVidia Geforce GT540M, percebi tal sintoma citado acima.
 
Detalhe que a placa de vídeo foi perfeitamente detectada pelo Windows e o driver mais atual foi instalado diretamente pelo Windows Update.
 
Depois de muito ler e ver que o meu problema era comum entre vários usuários de notebooks de outras marcas como HP, Sony, etc, com o mesmo sistema híbrido Intel+NVidia e até Intel+AMD, resolvi abrir este tópico para tratar do assunto.
 
No driver mais atual fornecido pela NVidia é informado:
 

Exceptions:

  • Notebooks supporting Hybrid Power technology are not supported (NVIDIA Optimus technology is supported).
  • The following Sony VAIO notebooks are included in the Verde notebook program: Sony VAIO F Series with NVIDIA GeForce 310M, GeForce GT 330M, GeForce GT 425M, GeForce GT 520M or GeForce GT 540M. Other Sony VAIO notebooks are not included (please contact Sony for driver support).
  • Fujitsu notebooks are not included (Fujitsu Siemens notebooks are included).

 
Após buscar informações pela web, descobri que com a versão 347.25, conforme indicado neste tópico, não ocorre o problema. Removi o driver mais atual e instalei este 347.25 e a placa de vídeo passou a funcionar perfeita, sem superaquecimento e sem uso constante da ventoinha, quando não é necessária.
 
Porém, o Windows 10 insiste em instalar a versão mais atual trazendo de volta o problema. Então, o amigo @Viny me indicou este procedimento:
 

Iniciar > Configurações > Buscar por "Alterar configurações de instalação do dispositivo" > Selecionar "Não, deixe-me escolher o que fazer" > "Nunca instalar o software de driver usando o Windows Update".

 
Com este procedimento, na teoria, o Windows Update não faria mais atualizações de drivers de dispositivos de forma automática, sem seu consentimento, continuando a atualizar sem você interferir apenas quando forem atualizações e/ou correções do próprio Windows 10 e não dos hardwares e periféricos.
 
Estou testando para ver se o driver antigo ficará realmente fixado no sistema... De qualquer forma, outro amigo postou esta dica (Baboo) de ferramenta da Microsoft aqui (KB3073930) que nos permite "ocultar" temporariamente determinado driver que insiste em ser atualizado. Baixando a ferramenta, sua instalação é simples e em português, basta escolher o driver NVidia que não deseja atualizar e aguardar até que a NVidia disponibilize um driver sem o problema.
 
Mas outra questão é a compatibilidade dos drivers mais atuais da Nvidia. Quando contatei-os, informaram que o fabricante do computador é que deveria dar o suporte. Os fabricantes, como LG, Sony, entre outras, simplesmente estão informando que tais computadores não terão suporte ao Windows 10, porém, a NVidia informa claramente que as placas de vídeo como a minha GT540M (Fermi GeForce GPU) são compatíveis com o Windows 10! Vejam clicando aqui.

 

NVIDIA_DRIVERS_Ge_Force_Windows_10_Drive
http://www.nvidia.com.br/download/driverResults.aspx/87981/br
 
E agora? A NVidia diz que as placas suportam Windows 10, porém, o driver mais atual fornecido pelo Windows Update ou obtido no próprio site da NVidia não funciona corretamente, podendo em alguns casos, devido ao superaquecimento provocado, ocasionalmente provocar queima e inutilização do equipamento. Mas fica esse jogo de empurra empurra, NVidia para os fabricantes e os fabricantes deixando os clientes na mão, que investiram um valor pesado e apesar de receberem o Windows 10 de graça pela Microsoft, sem poder utilizar e "renovar" seu equipamento aumentando sua performance e segurança.
 
Será que a NVidia vai corrigir isso em novos drivers ou simplesmente vai fazer vista grossa e ignorar quem tem equipamentos com 2 ou mais anos de uso?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Atualizando o tópico... saiu hoje (13 de Agosto de 2015) a versão 355.60 do driver da NVidia para Windows 10 e até agora, tudo parece normal!
 
Vou fazer mais testes, mas por enquanto, a temperatura tanto da GPU quanto dos outros componentes (CPU, PCH, etc) estão dentro do normal e a placa de vídeo (NVidia Geforce GT-540M) está funcionando perfeitamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando o tópico... saiu hoje (13 de Agosto de 2015) a versão 355.60 do driver da NVidia para Windows 10 e até agora, tudo parece normal!

 

Vou fazer mais testes, mas por enquanto, a temperatura tanto da GPU quanto dos outros componentes (CPU, PCH, etc) estão dentro do normal e a placa de vídeo (NVidia Geforce GT-540M) está funcionando perfeitamente.

 

Tambem instalei  o 355.60 e parece que tudo está funcionando como deveria... ainda bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho o mesmo problema com o meu notebook LG A520 U.BE44P1, só funcionam com o driver Nvidia 347.88 come esse não dá nenhum erro se eu instalo uma nova versão o problema ocorre o Driver deixa de Funcionar.

 

Percebi que isso ocorre quando eu reinicio o meu notebook se eu não reiniciar o driver atual 355.60 funciona normalmente.

 

Se eu Desligo meu computador e ligo o Driver carrega normalmente se eu Reinicio o problema volta ocorrer a solução até agora de manieira nenhuma reiniciar o notebook e quando atualizei as correções do windows estou revertendo o driver e novamente instalo para versão mais atual...

 

Se alguem tiver uma correção pra este problema nos ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho o mesmo problema com o meu notebook LG A520 U.BE44P1, só funcionam com o driver Nvidia 347.88 come esse não dá nenhum erro se eu instalo uma nova versão o problema ocorre o Driver deixa de Funcionar.

 

Percebi que isso ocorre quando eu reinicio o meu notebook se eu não reiniciar o driver atual 355.60 funciona normalmente.

 

Se eu Desligo meu computador e ligo o Driver carrega normalmente se eu Reinicio o problema volta ocorrer a solução até agora de manieira nenhuma reiniciar o notebook e quando atualizei as correções do windows estou revertendo o driver e novamente instalo para versão mais atual...

 

Se alguem tiver uma correção pra este problema nos ajudem.

 

Comigo, com o driver que citei aqui não acontece problema algum.

 

Uma dica é usar o Display Driver Uninstaller (download aqui) para desinstalar completamente o(s) driver(s) instalado(s) para depois, você poder instalar a última versão que não apresenta erro (355.60).

 

Lembre-se de entrar no modo de segurança para usar o DDU citado acima para a perfeita remoção. Aqui tem um vídeo explicando como desinstalar o driver com o DDU.

 

Boa sorte ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo, com o driver que citei aqui não acontece problema algum.

 

Uma dica é usar o Display Driver Uninstaller (download aqui) para desinstalar completamente o(s) driver(s) instalado(s) para depois, você poder instalar a última versão que não apresenta erro (355.60).

 

Lembre-se de entrar no modo de segurança para usar o DDU citado acima para a perfeita remoção. Aqui tem um vídeo explicando como desinstalar o driver com o DDU.

 

Boa sorte ;-)

 

Amigo, fiz o procedimento que mencionou porém o problema persistiu assim que instalou causou o erro de driver o driver da Nvidia não carregou.

 

Voltei pra a opção anterior.

Instalei a versão 347.88 depois instalei a versão 355.60 o driver está funcionando. O jeito é não reiniciar o computador.

 

Se tiver outra solução fico agradecido.

 

Muito obrigado pela atenção.

Só pra complementar meu driver da Bios está antiga demais pois não achei uma versão atual pra ela não sei se isso interfere.

Bios de 2011 e bios de vídeo 2010.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, fiz o procedimento que mencionou porém o problema persistiu assim que instalou causou o erro de driver o driver da Nvidia não carregou.

 

Voltei pra a opção anterior.

Instalei a versão 347.88 depois instalei a versão 355.60 o driver está funcionando. O jeito é não reiniciar o computador.

 

Se tiver outra solução fico agradecido.

 

Muito obrigado pela atenção.

Só pra complementar meu driver da Bios está antiga demais pois não achei uma versão atual pra ela não sei se isso interfere.

Bios de 2011 e bios de vídeo 2010.

 

No site da LG tem a BIOS mais recente U262 que é a que estou usando. Não sei qual a diferença entre o seu e o meu Notebook (LG A520-5500), por isso que não entendo o que acontece com você.

 

Estou usando a BIOS U262 na placa mãe, 70.08.53.00.0b na NVidia Geforce GT 540M e 2098 PC 14.34 / 12/10/2010 03:33:28 na HD3000 (dados do GPU-Z).

 

Com o driver 355.60 tudo perfeito.

Mas atenção, veja se não está escolhendo a versão Desktop (GT 540)... o correto é escolher a versão Notebook (GT 540M).

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, tive o mesmo problema porém com um agravante!!!

Tenho um Asus a55v com nvidia e Intel, atualizei para o os 10 e depois de alguns dias meu note deu tela azul e jamais voltou a funcionar!

Me ajudem ai, consegui entrar no modo recovery uma única vez, fiz um recovery pra uma data anterior, porém não obtive sucesso!

Alguém pode me ajudar a resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site da LG tem a BIOS mais recente U262 que é a que estou usando. Não sei qual a diferença entre o seu e o meu Notebook (LG A520-5500), por isso que não entendo o que acontece com você.

 

Estou usando a BIOS U262 na placa mãe, 70.08.53.00.0b na NVidia Geforce GT 540M e 2098 PC 14.34 / 12/10/2010 03:33:28 na HD3000 (dados do GPU-Z).

 

Com o driver 355.60 tudo perfeito.

Mas atenção, veja se não está escolhendo a versão Desktop (GT 540)... o correto é escolher a versão Notebook (GT 540M).

 

Boa sorte!

 

Minha Bios também é esta versão U262.

Realmente não sei o que está acontecendo pois a configuração do seu notebook é a mesma do meu.

Fiz o procedimento que falou novamente e não deu certo o driver não carrega direito então voltei novamente para versão 347.88 e depois para 355.60 e o jeito é não reiniciar o computador.

 

Quem sabe em uma próxima versão meu problema se resolva.

 

Muito Obrigado pela atenção e se tiver outra dica pode mandar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minha Bios também é esta versão U262.

Realmente não sei o que está acontecendo pois a configuração do seu notebook é a mesma do meu.

Fiz o procedimento que falou novamente e não deu certo o driver não carrega direito então voltei novamente para versão 347.88 e depois para 355.60 e o jeito é não reiniciar o computador.

 

Quem sabe em uma próxima versão meu problema se resolva.

 

Muito Obrigado pela atenção e se tiver outra dica pode mandar.

A única explicação lógica é que o Windows está alterando o driver quando você reinicia o computador.

 

Tente a seguinte configuração:

 

Iniciar > Configurações > Buscar por "alterar configurações de instalação" > Selecionar "Não, deixe-me escolher o que fazer" > "Nunca instalar o software de driver usando o Windows Update"

 

Para acessar o menu via comando: rundll32.exe newdev.dll,DeviceInternetSettingUi 2

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema Dell Inspiron Intel HD + Radeon 7730M, antes com Win7 eu nem escutava a ventoinha, agora basta começar a navegar na net e a ventoinha vai a 100%, mas não senti ele mais quente.

Esta com a bios atualizada e o driver que a Dell disponibilizo, instalei um driver mais recente direto do site da AMD mas não estava abrindo a configuração de gráficos comutáveis e não mudou nada a questão da ventoinha então voltei para o driver da Dell.

 

alguém indica um programa pra monitorar a temperatura da CPU e da GPU? de preferência free 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava com esse mesmo problema com o Driver da Nvidia GeForce GT 540m no meu windows 10. Instalava todos os driver mas nunca eram reconhecidos. Fiz o seguinte: Primeiramente desinstalei o GeForce Experience. Depois instalei o driver da Nvidia 347.25. Depois instalei esse software da própria microsoft, https://support.microsoft.com/en-us/kb/3073930. Ele impede que o driver que você escolha seja atualizado. Agora estou tranquilo no Windows 10. Posso jogar meus jogos tranquilamente. Ah. Posso reiniciar o sistema tranquilo. Posso baixar os updates para o sistema sem problema, vez que ele não me mostra que existem opções de atualizações no windows update da Nvidia GeForce GT 540m. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava com esse mesmo problema com o Driver da Nvidia GeForce GT 540m no meu windows 10. Instalava todos os driver mas nunca eram reconhecidos. Fiz o seguinte: Primeiramente desinstalei o GeForce Experience. Depois instalei o driver da Nvidia 347.25. Depois instalei esse software da própria microsoft, https://support.microsoft.com/en-us/kb/3073930. Ele impede que o driver que você escolha seja atualizado. Agora estou tranquilo no Windows 10. Posso jogar meus jogos tranquilamente. Ah. Posso reiniciar o sistema tranquilo. Posso baixar os updates para o sistema sem problema, vez que ele não me mostra que existem opções de atualizações no windows update da Nvidia GeForce GT 540m. 

 

Então amigo, essa dica já havia sido dada na primeira postagem deste tópico... dá uma lida lá em cima.

 

Além do mais, pode atualizar para a última versão 355.60 que tudo foi solucionado pelo pessoal da NVidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigos, estou com o mesmo problema, Possuo o LG A530-U.BE54P1 com a GT555M porém o meu Win10 só identifica o driver gráfico HD3000, estou instalando a ultima versão do driver do site da nvidia a 355.82 porém ele instala e quando reinicia nada acontece, e o Nvidia Experience abre e diz que não detectou driver no computador, affffffffff, que *****.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, estou com o mesmo problema, Possuo o LG A530-U.BE54P1 com a GT555M porém o meu Win10 só identifica o driver gráfico HD3000, estou instalando a ultima versão do driver do site da nvidia a 355.82 porém ele instala e quando reinicia nada acontece, e o Nvidia Experience abre e diz que não detectou driver no computador, affffffffff, que *****.

 

Nesta tentativa de experimentar esta versão, aquela versão e por aí vai, isso também aconteceu comigo, chegou uma hora que nem detectava mais a placa de vídeo dedicada da NVidia, pensei que tinha queimado ou coisa assim, mas não é preciso se desesperar...

 

Use o Display Driver Uninstaller para remover completamente todos os drivers do seu computador, de forma 100% eficaz sem deixar qualquer rastro de versões antigas. Tem que executá-lo em modo de segurança numa conta de administrador, ok?

 

Depois, faça a instalação da última versão do driver disponível no site da NVidia e seja feliz ;-)

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem está com problemas recomendo desinstalar o Geforce Experience e instalar somente o driver (instalação personalizada), pois há relatos de conflitos do Geforce Experience no Windows 10.

 

 Já tentei e nada, a única coisa que funcionou foi instalar a versão 3.46 do driver para o win 8.1.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente o novo driver da Nvidia 355.82 não dá suporte a GeForce GT 540m no Windows 10. O único jeito é instalar a versão 347.25 e impedir que o mesmo seja atualizado. Como? Através deste software da própria microsoft, https://support.microsoft.com/en-us/kb/3073930. Ele impede que o driver que você escolha seja atualizado. Obs. Não instalem o GeForce Experience e já havia testado a versão 355.60 o que também não fora resolvido.

post-778498-0-30571200-1442004175_thumb.

post-778498-0-52118900-1442004180_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente o novo driver da Nvidia 355.82 não dá suporte a GeForce GT 540m no Windows 10. O único jeito é instalar a versão 347.25 e impedir que o mesmo seja atualizado. Como? Através deste software da própria microsoft, https://support.microsoft.com/en-us/kb/3073930. Ele impede que o driver que você escolha seja atualizado. Obs. Não instalem o GeForce Experience e já havia testado a versão 355.60 o que também não fora resolvido.

 

Hahaha... me desculpe, mas estou usando o Windows 10 Home 64 bits num LG A520-5500 que usa Intel HD3000 + NVidia Geforce GT540M... e estou usando a GT540M perfeitamente com a última versão do driver para Windows 10 desde a versão 355.60 que funciona perfeito!

 

Inclusive, estou jogando Civilization V Brave New World e SimCity 2013 Cities of Tomorrow numa boa, usando a GT540M.

 

Também usando a GT540M utilizo perfeitamente o Adobe Photoshop CC 2015 64 bits.

 

Para tal, nem sempre é preciso, mas você pode escolher qual placa gráfica usar para determinados programas/jogos. Dá pra saber quando a placa está sendo usada através do ícone "Atividade da GPU" que fica na bandeja (systray), ou ainda, usar um programa como o GPU-Z para comprovar o uso da GPU em % e o clock, que costuma ficar oscilando, subindo e descendo conforme a necessidade.

 

Aos proprietários de GT540M que estiverem com problemas e duvidarem que estou usando normalmente, como querem que eu mostre para provar?

 

Informações do GPU-Z: http://www.techpowerup.com/gpuz/details.php?id=356vy

gt540m.gif

 

Print do GPU-Z com Stress Test da GT540M no Aida64:

strees_test.gif

 

Print do GPU-Z com a GT540M em Idle:

idle.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

A nova versão 355.98 do driver NVidia está funcionando perfeitamente, porém, é aconselhável fazer uma instalação 100% limpa, removendo a versão anterior com o Display Driver Uninstaller, pois se apenas fizer a instalação por cima, aqui no meu notebook, resultou em problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...