Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] Dell Latitude 3450 (Modelo 2014-2015)


Maronato

Posts recomendados

Diga ai, galera! Comprei recentemente o Latitude 3450 da Dell e, como não existem reviews para ele ainda, decidi dar o primeiro passo e criar uma conta para divulgar esse excelente note.
Nos últimos meses eu pesquisei bastante sobre um notebook para substituir meu Inspiron 15 5000 que deu defeito. Queria um note para usar para a faculdade, jogar jogos e assistir filmes. Ele precisava, então, ter boas configurações, bateria e desempenho. Os 3 requisitos não costumam se manifestar juntos, então a caçada foi árdua.
ps: Esse é o meu primeiro review, então tenham paciência comigo  :) 

XUSKDtL.jpg


Dell Latitude 3450

Especificações técnicas:

-5ª geração Intel Core i7-5500U (2.4 GHz e 3.0 GHz de TurboBoost.) 4M de Cache e 15W de TDP
-RAM de 8 gb (2x4GB) expansível até 16GB DDR3
-Placa Mãe: Dell Modelo 0J6K1N
-BIOS: Dell Latitude 3450 Bios Version A6

-Armazenamento: HDD de 500GB (7200 rpm)
-Placas de vídeo integrada: Intel HD Graphics 5500
-Placa de vídeo dedicada: NVIDIA GeForce 830M de 2GB
-Tela: 14.0" FullHD(1920x1080) LED com antirreflexo e backlight
-Placa de rede: Intel 7265AC + Bluetooth 4.0
-Bateria: Li-Ion de 4 células (58 WHr)
-Teclado: Modelo ABNT com iluminação traseira.
-Webcam: HD(720p)
-Interfaces: 1 USB 2.0, 2 USB 3.0, HDMI, VGA, Ethernet e cartão SD
-OS: Windows 8.1 (Agora rodando Windows 10)
-Peso: 2kg
-Preço: R$ 1.899,00 - R$ 2.999,00 + Adicionais

Processo de compra e unboxing:

Comprei pelo telefone, pois tenho desconto de estudante por estar na faculdade e só posso exigir esse desconto pelo telefone. Comprei quando estava em promoção (R$ 330 de desconto à vista), somados aos meus R$ 180 de desconto de estudante, paguei R$ 3.120,00 no pacote completo. A fabricação levou 3 dias e ele veio dos EUA. A entrega a partir do fim da fabricação levou 5 dias, totalizando 8 dias desde a confirmação do pagamento. Surpreendentemente rápido! Ele veio embalado na caixa padrão da Dell, com plásticos infláveis o recobrindo. Na caixa veio o termo de garantia, o comprovante, um CD com drivers e um CD do windows(já vem instalado no computador). A presença dos CDs me surpreendeu, pois o computador não tem leitor de CD, mas é algo interessante caso você tenha um leitor externo.
No fim foi tudo tranquilo e sem problemas. Ponto pra Dell!

 

Apresentação e impressões:

O computador tem o tamanho parecido com o Vostro. Um pouco mais grosso e cerca de 300g mais pesado. O corpo dele lembra muito o do Inspiron. Seria uma miniatura dele se não fosse pela tampa que é de plástico fosco, igual ao do interior, e presença de uma porta VGA. O corpo, todo em plástico preto fosco, é bem firme. Não range quando você abre e é possível abrir com só uma mão. Não parece ser um produto frágil, pois o plástico parece de boa qualidade e não acumula sujeira e marcas de dedo com facilidade.
O teclado, chiclete, tem suas teclas bem separadas e é bem fácil se acostumar a ele. O enter poderia ser maior, mas você logo acostuma. A pressão necessária para teclar é perfeita e o som de tecla é bastante agradável.
O modelo que eu escolhi possui iluminação traseira que é ativado assim que você começa a usar o teclado. Possui 3 níveis de brilho e se tornou indispensável para trabalhar à noite.

http://i.imgur.com/WLGgV72.jpg
http://i.imgur.com/2BCnvpG.jpg
http://i.imgur.com/ir0rCgG.jpg
http://i.imgur.com/BnVqAli.jpg
http://i.imgur.com/29nXGG5.jpg

O touchpad tem a mesma textura do resto da carcaça e é bem agradável de usar. É feito de uma única placa, sem botões separados e funciona bem com multitoque, provido por um driver da Dell que suporta até ações de 4 dedos. As funções parecem bastante com as de um Macbook. Não decepciona nesse sentido.

A tela tem uma moldura bastante grande, como podem ver nas fotos. Não atrapalha, já que voce acostuma rápido e a resolução FHD realmente ajuda. Ela tem um acabamento fosco devido ao antirreflexo, que funciona muito bem.
Apesar de não ser descrita como IPS, as distorções de cor nos ângulos de visão são muito pequenas.

A tampa traseira pode ser removida facilmente (2 parafusos) e dá acesso aos dois SODIMM de RAM, o HDD SATA 2.5", a bateria, a placa de rede e o cooler. Fazer trocas desses componentes é muito fácil nesse modelo, assim como no Inspiron.

Falando do cooler, existe apenas um no computador. Isso me deixou preocupado pois o design de ventilação é o mesmo que o do Inspiron, e este apresentava sérios problemas de superaquecimento. Jogar jogos com o inspiron deixava a região superior (F8 - F11) extremamente quente, além da região do touchpad, onde ficava a bateria. Felizmente com o Latitude não é assim. Ele é muito mais eficiente que o Inspiron e eu não tive problemas de aquecimento até agora. Ele fica quente, mas apenas o esperado. Consigo usar ele no colo sem problemas, coisa que não conseguia com o Inspiron.
Jogar jogos também não superaquece o computador. É possível ouvir o cooler trabalhando vigorosamente nessas horas, infelizmente. Em uso normal você mal pode ouvi-lo, contudo.

Desempenho geral e Wifi:

Não há o que reclamar. O computador liga rápido, abre janelas e programas rápido e não tem problemas lidando com duas telas(conecto o computador a uma TV pelo HDMI) rodando independentemente. As transições ocorrem sem travamentos e tudo é fluido. O processador raramente passa dos 25% de uso e os 8gb de RAM permitem multitasking despreocupado . Além disso, costumo deixar a GeForce desativada durante uso normal, utilizando apenas a Intel Graphics, que é mais que suficiente para lidar com uso comum, vídeos e jogos leves.
O HDD de 7200 rpm realmente brilha aqui, lendo e escrevendo arquivos 30% mais rápido que os HDDs de 5400rpm. É a segunda melhor coisa quando um SSD for simplesmente demais pro seu bolso, como é pro meu.

Uma coisa que merece um comentário é a Wifi: recentemente os problemas com a Dell e Wifi têm sido abrangentes. Tive problemas com o chip de rede da Dell no Inspiron, que só se resolveram quando consegui trocar pelo da Intel pela garantia.
O Latitude oferece as duas opções de placa de rede, com a placa da Dell sendo a padrão e a da Intel sendo opcional (+ R$ 20,00). Posso dizer que, com a da Intel, não experimentei nenhum problema. O note costuma ficar no meu quarto, 8 metros e 2 paredes do roteador, e o sinal é impecável. Todas as barras cheias e a velocidade completa.
Ao menos com a Wifi vocês não devem ter que se preocupar  :) 

Audio e Som:

O computador possui duas caixas de som que apontam para a frente, escondidas pela curvatura do note. Não posso dizer que o som é fantástico. Os graves não são muito perceptíveis e o volume não é muito bom. A dell envia o computador com um driver MAXX Audio, que é bacana pra modular a saída de áudio. Com ele o volume fica melhor e é possível configurar a equalização um pouco melhor. Não espere milagres, porém, esse note não parece ter sido feito pra ouvir música pelas caixas de som.
Apesar disso posso afirmar que a qualidade do som pelo conector p2 de fone de ouvido é fantástica. Equiparável à de um iMac ou MacBook. Tem um volume ótimo e excelente equalização. O MAXX Audio também está disponível para fones de ouvido, mas eu prefiro deixar in nature pois o som é bom o suficiente sem ele.

Dados do CPU-Z e GPU-Z:
http://gpuz.techpowerup.com/15/08/07/9xm.png
http://gpuz.techpowerup.com/15/08/07/8e7.png
http://i.imgur.com/KOkNtmI.png

Benchmarks:
 

Benchmark 1 do Processador: http://goo.gl/JVdsOv (PassMark)

Benchmark 2 do Processador: http://goo.gl/AuXGHL (CPU Boss)

Benchmark 1 da Placa de Vídeo: http://goo.gl/NiMYll (PassMark)

Benchmark 2 da Placa de Vídeo: http://goo.gl/M2YA9Q (Notebook Check)

Bateria:

A bateria desse note é relativamente grande. 4 células e 58WHr em comparação às 3(43 WHr) do Inspiron e até mesmo às 3(51 WHr) do Vostro. A primeira descarga foi decepcionante: durou apenas 3h30min de uso normal. As seguintes foram melhores e agora eu consigo tirar 7h30min de uso normal, com o modo de economia do windows 10 ligado e claridade em 40%. O uso com jogos chegou a 3h20min com Dark Souls e a claridade em 70%

Conclusões:

Com o corpo todo em plástico preto fosco o Latitude 3450 se camufla em simplicidade. Design fino e minimalista torna esse um notebook de personalidade sutil. Nada de saidas enormes de ar e cores brilhantes. Um gosto particular.
Com a bateria grande dele, você não deve ter que se preocupar tanto em achar uma tomada durante o dia de trabalho/aula. A tela de 1080p é fantástica e a placa de vídeo te permite uma boa experiência nos jogos, pelo preço. 
Apesar de não ter o melhor dos sistemas de som externo, não vai te decepcionar quando você conectar seu fone de ouvido e nem vai te decepcionar quando você tiver que conectar à sua rede wifi, já que a placa de rede da Intel funciona perfeitamente, em contraste com a da Dell.
Acaba então sendo um excelente notebook para aqueles que querem um computador que sirva tanto para trabalho e multitask quanto para aquele joguinho e filme em alta definição das horas vagas, mesmo quando não existir tomada disponível e a wifi estiver longe.

Pontos positivos: Tela FHD, bom processador, boa bateria, teclado iluminado, HDD 7200rpm, placa de vídeo razoável, boa construção e acabamento.
Pontos negativos: Som das caixas de som decepcionante, frame da tela grande demais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Top cara!

 

To doido atras dele também e em duvida com o vostro 5480 que tem exatamente a mesma configuração...

 

Vantagem que o latitude tem opcao teclado iluminado e full hd..

 

então amigo, tire minhas duvidas kkk

 

Como esta a tela full hd em 14"? Tranquilo? Qualidade? Força a vista ou usa zoom para algumas coisas?

Teclado iluminado realmente é bom?

 

Comprei pela dell mesmo ou achou alguma loja fisica ou virtual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top cara!

 

To doido atras dele também e em duvida com o vostro 5480 que tem exatamente a mesma configuração...

 

Vantagem que o latitude tem opcao teclado iluminado e full hd..

 

então amigo, tire minhas duvidas kkk

 

Como esta a tela full hd em 14"? Tranquilo? Qualidade? Força a vista ou usa zoom para algumas coisas?

Teclado iluminado realmente é bom?

 

Comprei pela dell mesmo ou achou alguma loja fisica ou virtual?

 

Diga aí, Andre!

Então, a tela é realmente muito boa. Não é IPS, mas como eu disse, tem muito pouca distorção de cores quando você olha por ângulos maiores.

Cabe muito conteúdo nela. Se você costuma abrir mais de uma janela ao mesmo tempo, lado a lado, você conseguirá ver praticamente todo o conteúdo das janelas. Isso já é mais difícil no Vostro, por exemplo, que tem a resolução só HD.

Com relação a forçar a vista, você pode configurar a resolução dos itens do sistema pra que as coisas não fiquem tão pequena(elas podem ficar bem pequenas mesmo). Isso vai mais do seu gosto. 

A vantagem do FHD é que você tem tudo que o HD tem e ainda mais uma resolução de folga. Isso faz a diferença vendo filmes, jogos, vídeos, etc.

A única coisa que rende polêmica para mim na tela é o antirreflexo, que funciona bastante bem e atribui uma camada fosca à tela quando desligada(esconde marcas de dedo e tal), mas que, para tanto, gera um efeito não desejado nas cores, só visível de perto (15cm~). Se você possui ou já viu celulares com películas antirreflexo, vai saber do que estou falando.

Com relação á iluminação do teclado, é excelente. Idêntica à de outros modelos da Dell como o Inspiron. A iluminação não é apenas no entorno das teclas, demarcando os limites físicos destas, mas também no detalhe que identifica cada uma. O feeling do teclado é bem parecido com o vostro, fora a iluminação.

 

Eu comprei pela Dell, por telefone!

 

Qualquer outra dúvida, estou à disposição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Que bom que resolveu comprar o Latitude! Espero que esteja gostando.

 

Também não comprei com o leitor. Não valia tanto a pena pelo preço.
 

Atualizar pro Windows 10 foi uma das primeiras coisas que fiz. Todo o review foi feito com ele rodando, então não precisa se preocupar se as coisas que eu disse te satisfizeram.
 

Se ainda está indeciso sobre atualizar, há a opção de retornar pro 8.1 se você não curtir. Eu já percebi alguns bugs no 10 que foram corrigidos com as centenas de atualizações que eles oferecem. Outros ainda não foram corrigidos, mas nenhum deles estragou a experiência do OS. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei ele sim! TOP DEMAIS!!!

 

Tudo numa boa, notebook perfeito!

 

O ruim do nosso mercado é que precisamos desembolsar um valor alto para ter um notebook de qualidade assim!

 

Ele é discreto mas ao mesmo tempo chama atenção por ser "social".. É realmente um notebook para empresas, desing limpo sem muita frescura mas elegante!

Teclado iluminado realmente é perfeito!!

 

Pensei em colocar um SSD nele, mas cara, liguei ele agora e nao levou 10 segundos ja estava com minha area de trabalho iniciada e tudo rodando numa boa sem aquelas travadinhas que o pc precisa para pensar...

Posso ate colocar, mas nao é algo que seja necessario agora!

 

Conforme o uso, se eu descobrir mais alguma coisa te aviso, porque eis o unico que achei que possui esse notebook!!

 

Nao se acha em mercado, site nada.. Apenas com a DELL mesmo e procurando bem né.. porque esses dias esta versao nao tinha no site para vender, fiquei fora por uns 4 dias..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É realmente um note muito bonito. Sem aquelas frescuras, adesivos e detalhes que só chamam atenção. Bem direto ao ponto e elegante.

 

Pois é, cara. Não sei se você optou pelo HDD com 500Gb e 7200 rpm, mas nessa velocidade um SSD parece tão mais caro. Quase não compensa fazer a troca.
Talvez eu atualize ele no futuro, mas por enquanto ele está iniciando rápido como você disse e sem engasgos.

 

Não hesite em perguntar se surgirem dúvidas, cara! Estou à disposição.
Realmente, devemos ser os únicos no Brasil com esse note. Criei esse review justamente pra estimular mais gente a comprar, já que não achei ninguém falando dele. Uma pena, já que ele é um vostro com pontos-chave melhorados e a mesma performance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Diga ai, galera! Comprei recentemente o Latitude 3450 da Dell e, como não existem reviews para ele ainda, decidi dar o primeiro passo e criar uma conta para divulgar esse excelente note.

Nos últimos meses eu pesquisei bastante sobre um notebook para substituir meu Inspiron 15 5000 que deu defeito. Queria um note para usar para a faculdade, jogar jogos e assistir filmes. Ele precisava, então, ter boas configurações, bateria e desempenho. Os 3 requisitos não costumam se manifestar juntos, então a caçada foi árdua.

ps: Esse é o meu primeiro review, então tenham paciência comigo  :) 

XUSKDtL.jpg

Dell Latitude 3450

Especificações técnicas:

-5ª geração Intel Core i7-5500U (2.4 GHz e 3.0 GHz de TurboBoost.) 4M de Cache e 15W de TDP

-RAM de 8 gb (2x4GB) expansível até 16GB DDR3

-Placa Mãe: Dell Modelo 0J6K1N

-BIOS: Dell Latitude 3450 Bios Version A6

-Armazenamento: HDD de 500GB (7200 rpm)

-Placas de vídeo integrada: Intel HD Graphics 5500

-Placa de vídeo dedicada: NVIDIA GeForce 830M de 2GB

-Tela: 14.0" FullHD(1920x1080) LED com antirreflexo e backlight

-Placa de rede: Intel 7265AC + Bluetooth 4.0

-Bateria: Li-Ion de 4 células (58 WHr)

-Teclado: Modelo ABNT com iluminação traseira.

-Webcam: HD(720p)

-Interfaces: 1 USB 2.0, 2 USB 3.0, HDMI, VGA, Ethernet e cartão SD

-OS: Windows 8.1 (Agora rodando Windows 10)

-Peso: 2kg

-Preço: R$ 1.899,00 - R$ 2.999,00 + Adicionais

Processo de compra e unboxing:

Comprei pelo telefone, pois tenho desconto de estudante por estar na faculdade e só posso exigir esse desconto pelo telefone. Comprei quando estava em promoção (R$ 330 de desconto à vista), somados aos meus R$ 180 de desconto de estudante, paguei R$ 3.120,00 no pacote completo. A fabricação levou 3 dias e ele veio dos EUA. A entrega a partir do fim da fabricação levou 5 dias, totalizando 8 dias desde a confirmação do pagamento. Surpreendentemente rápido! Ele veio embalado na caixa padrão da Dell, com plásticos infláveis o recobrindo. Na caixa veio o termo de garantia, o comprovante, um CD com drivers e um CD do windows(já vem instalado no computador). A presença dos CDs me surpreendeu, pois o computador não tem leitor de CD, mas é algo interessante caso você tenha um leitor externo.

No fim foi tudo tranquilo e sem problemas. Ponto pra Dell!

 

Apresentação e impressões:

O computador tem o tamanho parecido com o Vostro. Um pouco mais grosso e cerca de 300g mais pesado. O corpo dele lembra muito o do Inspiron. Seria uma miniatura dele se não fosse pela tampa que é de plástico fosco, igual ao do interior, e presença de uma porta VGA. O corpo, todo em plástico preto fosco, é bem firme. Não range quando você abre e é possível abrir com só uma mão. Não parece ser um produto frágil, pois o plástico parece de boa qualidade e não acumula sujeira e marcas de dedo com facilidade.

O teclado, chiclete, tem suas teclas bem separadas e é bem fácil se acostumar a ele. O enter poderia ser maior, mas você logo acostuma. A pressão necessária para teclar é perfeita e o som de tecla é bastante agradável.

O modelo que eu escolhi possui iluminação traseira que é ativado assim que você começa a usar o teclado. Possui 3 níveis de brilho e se tornou indispensável para trabalhar à noite.

http://i.imgur.com/WLGgV72.jpg

http://i.imgur.com/2BCnvpG.jpg

http://i.imgur.com/ir0rCgG.jpg

http://i.imgur.com/BnVqAli.jpg

http://i.imgur.com/29nXGG5.jpg

O touchpad tem a mesma textura do resto da carcaça e é bem agradável de usar. É feito de uma única placa, sem botões separados e funciona bem com multitoque, provido por um driver da Dell que suporta até ações de 4 dedos. As funções parecem bastante com as de um Macbook. Não decepciona nesse sentido.

A tela tem uma moldura bastante grande, como podem ver nas fotos. Não atrapalha, já que voce acostuma rápido e a resolução FHD realmente ajuda. Ela tem um acabamento fosco devido ao antirreflexo, que funciona muito bem.

Apesar de não ser descrita como IPS, as distorções de cor nos ângulos de visão são muito pequenas.

A tampa traseira pode ser removida facilmente (2 parafusos) e dá acesso aos dois SODIMM de RAM, o HDD SATA 2.5", a bateria, a placa de rede e o cooler. Fazer trocas desses componentes é muito fácil nesse modelo, assim como no Inspiron.

Falando do cooler, existe apenas um no computador. Isso me deixou preocupado pois o design de ventilação é o mesmo que o do Inspiron, e este apresentava sérios problemas de superaquecimento. Jogar jogos com o inspiron deixava a região superior (F8 - F11) extremamente quente, além da região do touchpad, onde ficava a bateria. Felizmente com o Latitude não é assim. Ele é muito mais eficiente que o Inspiron e eu não tive problemas de aquecimento até agora. Ele fica quente, mas apenas o esperado. Consigo usar ele no colo sem problemas, coisa que não conseguia com o Inspiron.

Jogar jogos também não superaquece o computador. É possível ouvir o cooler trabalhando vigorosamente nessas horas, infelizmente. Em uso normal você mal pode ouvi-lo, contudo.

Desempenho geral e Wifi:

Não há o que reclamar. O computador liga rápido, abre janelas e programas rápido e não tem problemas lidando com duas telas(conecto o computador a uma TV pelo HDMI) rodando independentemente. As transições ocorrem sem travamentos e tudo é fluido. O processador raramente passa dos 25% de uso e os 8gb de RAM permitem multitasking despreocupado . Além disso, costumo deixar a GeForce desativada durante uso normal, utilizando apenas a Intel Graphics, que é mais que suficiente para lidar com uso comum, vídeos e jogos leves.

O HDD de 7200 rpm realmente brilha aqui, lendo e escrevendo arquivos 30% mais rápido que os HDDs de 5400rpm. É a segunda melhor coisa quando um SSD for simplesmente demais pro seu bolso, como é pro meu.

Uma coisa que merece um comentário é a Wifi: recentemente os problemas com a Dell e Wifi têm sido abrangentes. Tive problemas com o chip de rede da Dell no Inspiron, que só se resolveram quando consegui trocar pelo da Intel pela garantia.

O Latitude oferece as duas opções de placa de rede, com a placa da Dell sendo a padrão e a da Intel sendo opcional (+ R$ 20,00). Posso dizer que, com a da Intel, não experimentei nenhum problema. O note costuma ficar no meu quarto, 8 metros e 2 paredes do roteador, e o sinal é impecável. Todas as barras cheias e a velocidade completa.

Ao menos com a Wifi vocês não devem ter que se preocupar  :) 

Audio e Som:

O computador possui duas caixas de som que apontam para a frente, escondidas pela curvatura do note. Não posso dizer que o som é fantástico. Os graves não são muito perceptíveis e o volume não é muito bom. A dell envia o computador com um driver MAXX Audio, que é bacana pra modular a saída de áudio. Com ele o volume fica melhor e é possível configurar a equalização um pouco melhor. Não espere milagres, porém, esse note não parece ter sido feito pra ouvir música pelas caixas de som.

Apesar disso posso afirmar que a qualidade do som pelo conector p2 de fone de ouvido é fantástica. Equiparável à de um iMac ou MacBook. Tem um volume ótimo e excelente equalização. O MAXX Audio também está disponível para fones de ouvido, mas eu prefiro deixar in nature pois o som é bom o suficiente sem ele.

Dados do CPU-Z e GPU-Z:

http://gpuz.techpowerup.com/15/08/07/9xm.png

http://gpuz.techpowerup.com/15/08/07/8e7.png

http://i.imgur.com/KOkNtmI.png

Benchmarks:

 

Benchmark 1 do Processador: http://goo.gl/JVdsOv (PassMark)

Benchmark 2 do Processador: http://goo.gl/AuXGHL (CPU Boss)

Benchmark 1 da Placa de Vídeo: http://goo.gl/NiMYll (PassMark)

Benchmark 2 da Placa de Vídeo: http://goo.gl/M2YA9Q (Notebook Check)

Bateria:

A bateria desse note é relativamente grande. 4 células e 58WHr em comparação às 3(43 WHr) do Inspiron e até mesmo às 3(51 WHr) do Vostro. A primeira descarga foi decepcionante: durou apenas 3h30min de uso normal. As seguintes foram melhores e agora eu consigo tirar 7h30min de uso normal, com o modo de economia do windows 10 ligado e claridade em 40%. O uso com jogos chegou a 3h20min com Dark Souls e a claridade em 70%

Conclusões:

Com o corpo todo em plástico preto fosco o Latitude 3450 se camufla em simplicidade. Design fino e minimalista torna esse um notebook de personalidade sutil. Nada de saidas enormes de ar e cores brilhantes. Um gosto particular.

Com a bateria grande dele, você não deve ter que se preocupar tanto em achar uma tomada durante o dia de trabalho/aula. A tela de 1080p é fantástica e a placa de vídeo te permite uma boa experiência nos jogos, pelo preço. 

Apesar de não ter o melhor dos sistemas de som externo, não vai te decepcionar quando você conectar seu fone de ouvido e nem vai te decepcionar quando você tiver que conectar à sua rede wifi, já que a placa de rede da Intel funciona perfeitamente, em contraste com a da Dell.

Acaba então sendo um excelente notebook para aqueles que querem um computador que sirva tanto para trabalho e multitask quanto para aquele joguinho e filme em alta definição das horas vagas, mesmo quando não existir tomada disponível e a wifi estiver longe.

Pontos positivos: Tela FHD, bom processador, boa bateria, teclado iluminado, HDD 7200rpm, placa de vídeo razoável, boa construção e acabamento.

Pontos negativos: Som das caixas de som decepcionante, frame da tela grande demais.

 

Ótima análise.

 

Você poderia fazer um review no youtube sobre o notebook? Não encontrei nenhum conteúdo decente sobre o Latitude 3450 por lá. Tenho certeza que você faria um bom vídeo.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Análise bem feita, tirou várias dúvidas que tinha em relação a esse modelo.

Porém há uma duvida que permanece, 

 

Queria saber se você consegue atualizar os drivers, principalmente o da 830M pelo site da fabricante, nesse caso, NVidia.

Atualmente enfrento um problema com um Vostro3500 que no site da fabricante tem suporte para o chip grafico dele 310M, porém só consigo atualizar pelo site da dell, onde os drivers são mais antigos.

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @cartman123 !
Quando comecei a fazer o review eu tentei fazer um vídeo pra mostrar, por exemplo, o processo de teardown do notebook, mas como a única câmera que eu tenho é a do meu velho S4 o vídeo acabou ficando tremido e com a qualidade decepcionante.
Acredito que fazer um vídeo assim pra mostrar as qualidades do produto vai acabar tendo um efeito reverso na opinião das pessoas  :( 

Obrigado, @Gustavo Vargas!
Resposta rápida: Sim!

A maioria dos drivers é atualizada diretamente pelo Windows 10. Em 80% dos casos a versão que o Windows escolhe é a mais recente, mas caso não seja, você pode atualizar normalmente usando os métodos fornecidos pela fabricante do componente.
No caso da placa de vídeo, a versão que o windows escolheu é a mais recente e ele parece atualizar sozinho assim que uma versão é lançada. Caso a dúvida ainda permeie sua mente, é possível baixar a GeForce Experience aqui e deixar que ela procure e atualize os drivers da placa pra você ( a 310M parece ser suportada!  :) ).

No mais, o suporte da Dell também é atualizado frequentemente com drivers novos (recebo pelo menos um email por mês com atualizações novas). Isso talvez se deva ao notebook ser de um modelo recente.

Espero ter respondido as perguntas e espero que a GeForce Experience funcione para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, @Raul Felipe!
Então, o teclado do Latitude é separado do resto do computador. Ele fica separado fisicamente por uma superfície impermeável e só se conecta por dois cabos chatos à placa mãe.
Por conta disso, da mesma forma que o Inspiron, o computador é resistente a líquidos na área do teclado.
Por ficar separado dessa forma, ele parece estar solto no centro, mas é assim mesmo.
Até agora todas as teclas do meu funcionam perfeitamente, então não acho que você deve se preocupar com relação à qualidade de construção dele.

Se o teclado assim te incomodar, acredito que tentar uma troca por um Vostro será a melhor opção pra você, já que o teclado dele é embutido e as configurações são bem parecidas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz barulho quando aperta? Hmm, isso é estranho. Testei no meu agora e isso não aconteceu em nenhuma parte do teclado.
Faça isso mesmo, chame o técnico pra dar uma olhada e trocar o teclado. São poucas fabricantes que oferecem suporte como a Dell oferece, então use e abuse disso chamando eles sempre que achar algo de estranho no computador.
Espero que encontre a solução, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @Maronato,

 

Assim como aconteceu com outras pessoas aqui do tópico, eu achei sua análise excelente (as fotos ficaram ótimas) e optei por comprar o Latitude 3450. A configuração que escolhi é praticamente idêntica a sua, com Core i7, tela FHD, GeForce 830M 2GB e tudo mais, a única diferença é que incluí o leitor de digitais. Também tenho o desconto do convênio da Dell com minha faculdade e o valor final ficou em R$ 3.114,99. Eu comprei na semana passada, numa promoção, fui olhar agora e está +3.750 (sem o desconto), impressionante como os preços "flutuam" aqui na Banânia...

 

O meu só vai chegar semana que vem, enquanto isso fico naquela expectativa boa da espera... tomara que o note venha redondo.

 

Esse problema que o @Raul Felipe relatou no teclado é uma coisa que nenhum de nós espera de um notebook da Dell, tomara que tudo se resolva bem.

 

Aproveito para destacar algumas dicas na hora da compra / configuração do notebook Latitude 3450:

 

- O valor adicional para o leitor de digitais, que não vem na "configuração padrão", é de R$ 50. Como usava um Vostro 5470 com esse recurso, me acostumei e fiz questão de incluir.

 

- O teclado iluminado também não vem na config. padrão, o custo adicional é de apenas R$ 50, que vale muito a pena.

 

- Assim como você ressaltou, a placa Intel wireless banda dupla adiciona o custo de apenas R$ 20, por padrão ele vem com uma placa da Dell "Wireless 1707".

 

- O detalhe mais importante: por padrão ele vem com bateria de 3 células, mas ele pode ser configurado com a bateria de 4 células de maior capacidade, conforme o maronato descreveu, sem custo adicional!

 

Imagino que o note com essa bateria de maior capacidade fique um pouco mais pesado, o peso com bateria de 3 células é de 1,9 kg, de acordo com a página oficial da Dell. Com certeza é a melhor opção, pois é sempre bom ter mais autonomia, caso necessário.

 

Outra questão que pode ser interessante para algumas pessoas é que a Dell reembolsa o valor do sistema operacional e antivírus (se for o caso) se o cliente já tiver uma licença. Quando comprei o Dell Vostro 5470 no início do ano eu fiz esse procedimento. Basta, ao ligar o notebook na 1ª vez, ir formatando logo o HDD e instalando sua licença pessoal. Enfim, a questão é não aceitar os termos da licença Microsoft / Dell a fim de não ativar o serial que vem incluído na máquina. Com isso, depois de uma ligação para a central da Dell, tive o reembolso de aprox. R$ 274, e o Vostro saiu na época por R$ 1.504 (Core i5 4ª geração, 4GB RAM, 500GB HDD e GeForce 740M 2GB). 

 

Não é um procedimento fácil para um leigo, além disso é necessário ter uma licença do Windows, mas pra quem tem os requisitos é uma opção muito boa de se ter!

 

Pretendo colocar nele um Samsung SSD 840 EVO 250GB, que está instalado no Vostro. Por experiência própria posso dizer que o desempenho é impressionante e faço coro com quem recomenda um SSD.

 

Assim que receber o meu e conseguir testá-lo volto aqui para deixar minhas impressões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Latitude 3450 chegou, mas também fiquei na dúvida sobre o teclado... =(

No meu caso, ao invés do centro do teclado "solto", como relatado pelo @Raul Felipe, somente no canto direito é assim, a base do teclado sobe e abaixa onde ficam as teclas delete, backspace, enter, shift e a setinha direita. Pelo menos não notei barulho estranho nas teclas.

@Maronato e @Raul Felipe, no Latitude de vocês também é assim no canto direito ou é mais firme nessa parte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, @Raul Felipe,

Agradeço sua resposta.

Na foto ficou bem visível a parte do teclado - mais ao centro - do seu note em que há um desnível. Essa parte no Latitude que chegou pra mim está firme, o canto direito, como falei é que está solto / frouxo.

Deve ser uma falha na fabricação e o controle de qualidade da Dell está deixando a desejar. Inadmissível para um produto que pode não ser "top / de luxo", mas nem por isso deixa de ter um público exigente: nós consumidores, em busca de um bom notebook no mercado tupiniquim.

Não vai ter jeito, infelizmente vou ter que solicitar a troca.

 

Torço para que tudo corra bem conosco com o suporte da Dell.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

 

A DELL trocou toda a base do notebook e o teclado. agora sim, ficou em perfeito estado. Show!!!!!

 

Abraço.

 

Realmente, show! Bom saber que a Dell resolveu seu problema.

 

Quanto ao meu caso, estou na espera da troca do note. Demora um pouco, mas o ponto positivo é que só vou fazer a devolução do problemático quando o novo chegar. Bem legal isso.

 

Quando a troca for efetuada eu atualizo a situação aqui.

 

Atualização 1: estava bom demais pra ser verdade. O funcionário da Dell no contato inicial me passou uma informação incorreta, na verdade vou ter que devolver a máquina com defeito primeiro e só depois que eles receberem em SP é que a fabricação do novo equipamento vai ser liberada. Vai demorar... =(

 

 
Atualização 2: Acabei desistindo da troca, pois a Dell só tinha novo com bateria de 3 células. Assim como o @Raul Felipe, aceitei a visita do técnico.
 
No final valeu muito a pena: além de evitar o processo de devolução, que é demorado, o note ficou 100%. Em resumo: o técnico em 2 min., literalmente, trocou o teclado e ficou perfeito (nem precisou trocar a base). O atendimento foi excelente, superou minhas expectativas.
 
Agora é só curtir o note!  :D
 
Obs.: depois vou postar uns testes / benchmarks com o SSD para comparação com o HDD de 7200RPM.
 
Abraços
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E aí, pessoal,

 

Alguém que possui o Dell Latitude 3450 pode fazer um review em vídeo do notebook e postar no youtube?

Valeu!

 

Olá, @cartman123,

 

Não é o ideal, mas na ausência de um vídeo review brasileiro, recomendo esse vídeo de análise feito pelo Notebookcheck:

 

https://youtu.be/sH9SHEq8-M8

 

O vídeo - em inglês - trata do modelo Dell Latitude 3550 de 15", mas as especificações são praticamente as mesmas do modelo de 14" vendido no BR.

 

Seguem as principais diferenças:

 

- Tela, claro, que é de 15" e IPS. No BR a Dell só vende o modelo de 14" (não tenho certeza se é IPS, mas é de boa qualidade, pois como o @Maronato descreveu no review dele, tem um ângulo de visão muito bom).

- Teclado que conta com o teclado numérico ao lado do convencional.

- HDD 1TB de 5400rpm. O modelo BR possibilita a escolha do HDD 500GB de 7200rpm (menor espaço de armazenamento, porém tem performance melhor).

- Peso: esse de 15" tem aprox. 2,2kg (bateria de 4 células). O modelo BR tem aprox. 1,9kg com bateria de 3 células e 2kg com bateria de 4 células.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @cartman123,

 

Não é o ideal, mas na ausência de um vídeo review brasileiro, recomendo esse vídeo de análise feito pelo Notebookcheck:

 

https://youtu.be/sH9SHEq8-M8

 

O vídeo - em inglês - trata do modelo Dell Latitude 3550 de 15", mas as especificações são praticamente as mesmas do modelo de 14" vendido no BR.

 

Seguem as principais diferenças:

 

- Tela, claro, que é de 15" e IPS. No BR a Dell só vende o modelo de 14" (não tenho certeza se é IPS, mas é de boa qualidade, pois como o @Maronato descreveu no review dele, tem um ângulo de visão muito bom).

- Teclado que conta com o teclado numérico ao lado do convencional.

- HDD 1TB de 5400rpm. O modelo BR possibilita a escolha do HDD 500GB de 7200rpm (menor espaço de armazenamento, porém tem performance melhor).

- Peso: esse de 15" tem aprox. 2,2kg (bateria de 4 células). O modelo BR tem aprox. 1,9kg com bateria de 3 células e 2kg com bateria de 4 células.

 

 

Abraços

Oi, André,

Valeu pela indicação... Vídeo muito bom, mas eu já vi todas as especificações e diversos dados escritos do produto. Gostaria muito de ver mais conteúdo em vídeo, se alguém estiver disposto.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...