Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Análise detalhada da retomada financeira da AMD


Posts recomendados

Acho que a estratégia da AMD para esse último ano que foi muito conservadora. Eles provavelmente sabiam que venderiam produtos mais caros e pediram pra produzir a quantidade habitual, tanto que placas de vídeo AMD sumiram do mercado pela demanda intensa.

 

Acredito que pra 2018 a história será diferente, visto que se o Bitcoin despencar, vai aparecer outra centena de criptomoedas para se aproveitar do processamento de VGA, já que a criação de um chip específico para uma das moedas não serve para outra. A não ser que o pessoal descubra de uma hora pra outra que nenhuma delas não valem ou servem pra nada rs.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
23 horas atrás, Evandro disse:

abra a foto e ache o tamanho do patrocínio deles.

 

:tw_confounded: mesmo ampliando a foto não consegui ver a logo no carro... Caramba!

 

 

adicionado 1 minuto depois
6 horas atrás, dudaskank disse:

Acredito que pra 2018 a história será diferente

 

Para o bem de todo o mercado, espero que sim. Mas teremos agora de esperar 12 meses para ver... hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o povo não saber que a AMD existe, peguei um caso disso onde trabalho (e é o setor de TI...).

 

3 sujeitos querem montar máquinas para jogar alguns jogos e vieram pedir ajuda para mim pois no setor eu sou o sujeito que mais entende de especificações e como montar algo potente por um preço médio-baixo (montar servidor parrudo para durar 5+ anos com apenas 7 mil reais não é fácil...).

 

Pesquisa daqui, pesquisa dali, uma lida no fórum, etc. Olho os jogos que eles querem jogar e o que será feito na máquina.

Passo a configuração para os 3 sujeitos e.... "o que é esse CPU e VGA que voce colocou? Quer roubar meu dinheiro ?"

Explicar para eles que os Ryzen estão se saindo muito bem e que iriam economizar um bom dinheiro (o desktop que AMD que montei ficaria 2,5 mil reais) adiantou porcaria nenhuma, foram comprar o combo Intel+Nvidia (o que menos pagou, gastou 4 mil reais para levar um i3 gamer) e em menos de 1 mês já vieram chorar para mim dar um jeito na máquina deles... resposta "eu montei uma boa especificação, mas vocês ignoraram, reclamem com a loja que vendeu as peças".

 

Um tempo depois, um sujeito do setor elétrica pediu auxílio para montar o PC dele e jogar junto com o povo da TI, esse comprou a máquina AMD que passei e só falou "comprei uma ferrari 0km pelo preço de um uno". Os 3 colegas da TI passam raiva até hoje XD

 

 

Ao menos outros conhecidos meu, apesar de terem torcido o nariz ao ouvir falar da AMD, resolveram apostar a sorte e montar um desktop AMD.

Não se arrependem, jogam tudo o que querem com os gráficos no máximo e a máquina nem abre o bico (até me surpreendi, considerando que é um R5 1600 + RX 550/560).

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Correr disse:

Sobre o povo não saber que a AMD existe, peguei um caso disso onde trabalho (e é o setor de TI...).

 

Pesquisa daqui, pesquisa dali, uma lida no fórum, etc. Olho os jogos que eles querem jogar e o que será feito na máquina.

Passo a configuração para os 3 sujeitos e.... "o que é esse CPU e VGA que voce colocou? Quer roubar meu dinheiro ?"

Explicar para eles que os Ryzen estão se saindo muito bem e que iriam economizar um bom dinheiro (o desktop que AMD que montei ficaria 2,5 mil reais) adiantou porcaria nenhuma, foram comprar o combo Intel+Nvidia (o que menos pagou, gastou 4 mil reais para levar um i3 gamer) e em menos de 1 mês já vieram chorar para mim dar um jeito na máquina deles... resposta "eu montei uma boa especificação, mas vocês ignoraram, reclamem com a loja que vendeu as peças".


O seu relato é a pura realidade, cai na questão do mindshare que eu falei acima. Pessoas que não leem reviews/benchmarks/notícias, enfim, não acompanham o mercado, querem ter mais razão que você. Na verdade eu vejo esse compartamento de brasileiros em qualquer área. A criatura nunca leu nada sobre o assunto que está em discussão e dá aquele sorriso debochado, como se você estivesse errado. Um exemplo desse comportamento foram as pessoas falando mal do CdH no Facebook, ano passado, apenas ao ler o título desse artigo :P

 

Tem uma frase do Olavo de Carvalho que é sensacional: "O Brasil tornou-se o único país do mundo onde a ignorância é fonte de autoridade intelectual".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Dick Trace Obrigado pela informação, se tiver algum link para alguma fonte para a gente aprender mais sobre isso eu agradeceria! :)

 

@Correr Muito interessante o seu relato. Mas é bem isso mesmo, é o "efeito manada". As pessoas tendem a comprar o que os demais compram ou de marcas que já ouviram falar do que experimentar algo que desconhecem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dick Trace também acho estranho como a Google desenvolveu o Tensorflow  (biblioteca de inteligência artificial) em cima do CUDA da Nvidia, eliminando todos os usuários que possuem placas de vídeo AMD uma vez que a Nvidia não permite que outras GPUs além das dela rodem CUDA.

 

Não consigo imaginar o que foi oferecido em troca disso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gabriel Torres Não é possível que foi só marketing, deve ter rolado algum acordo no meio.

 

A AMD vive fazendo tecnologias que são "abertas" que a NVIDIA pode adaptá-las em suas GPUs e etc, e toda vez que a NVIDIA tem a chance de desenvolver algo beneficie a todos, faz de tal forma que beneficie apenas a ela mesma.

 

É mais um tipo de atitude que deveria ser mau vista pela comunidade que pouca gente enxerga.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a informação tecnica sobre os produtos ja falo isso a mais de decada, procura qualquer processador da intel, em top no google ja vem as paginas Ark, agora AMD :) desista so poucas e miudas info depois de muito procurar no site oficial, e por sinal info marketeira nem detalhada eh.

 

Espero muito que a AMD pare e aprenda com a NVIDIA e a Intel, melhorar sua imagem pois infelizmente as pessoas ainda a vem como aquela dos processadores esquentadinhos, ou a placa de video com péssimo driver, ou processador ou video com BUG, e por ai vai.

Falta marketing, falta divulgar, falta capitalismo malvadão ^_^.

adicionado 23 minutos depois
Em 04/03/2018 às 22:01, Gabriel Torres disse:

@Dick Trace Obrigado pela informação, se tiver algum link para alguma fonte para a gente aprender mais sobre isso eu agradeceria! :)

 

@Correr Muito interessante o seu relato. Mas é bem isso mesmo, é o "efeito manada". As pessoas tendem a comprar o que os demais compram ou de marcas que já ouviram falar do que experimentar algo que desconhecem.

O ponto sobre não ser por causa das crypto moedas são eles mesmos que falam, inclusive fizeram questão de detsacar isso por causa do mercado ser volatio e a qualquer momento começar a diminuir.

 

https://nvidianews.nvidia.com/news/nvidia-announces-financial-results-for-fourth-quarter-and-fiscal-2018

http://markets.businessinsider.com/news/stocks/nvidia-stock-earnings-checked-all-the-boxes-and-the-stock-is-skyrocketing-2018-2-1015217940

E convenhamos so são usadas GPUs porque os asics proprios tem um custo beneficio ruim, mas com a alta das placas e o profissionalismo crescente no meio daqui a pouco minerar com GPU ficara no passado novamente.

 

https://www.marketwatch.com/story/this-unknown-chinese-company-may-create-headaches-for-nvidia-amd-and-qualcomm-2018-02-27?siteid=rss&rss=1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
17 horas atrás, Torrente disse:

Quanto a informação tecnica sobre os produtos ja falo isso a mais de decada, procura qualquer processador da intel, em top no google ja vem as paginas Ark, agora AMD :) desista so poucas e miudas info depois de muito procurar no site oficial, e por sinal info marketeira nem detalhada eh.

 

Isso é também uma crítica que eu faço há décadas. Até o início dos anos 2000, o site da AMD tinha todos os datasheets de seus processadores. Hoje em dia, é impossível encontrar qualquer informação técnica mais aprofundada. A AMD não disponibiliza em seu site e pedir à assessoria de imprensa é inútil, eles dizem não ter essas informações. Pasmem. Mais um item para a extensa lista de marketing inferior da AMD.

 

Por exemplo: não consigo escrever um artigo detalhado sobre a arquitetura Zen porque no site da AMD não tem nenhum documento técnico detalhado (só tem baboseira comercial) e a assessoria de imprensa deles diz não haver esse tipo de documento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
5 horas atrás, Correr disse:

Não conhece nenhum outro contato além da "inútil assessoria de imprensa " lá na AMD Gabriel ?

 

Ou talvez possa usar a técnica brasileira. Xingar e postar textão no twitter e facebook  XD   vai que ajuda...

 

Temos contato direto com a AMD, mas não adianta. Eles estão focando em "youtubers" inexpressivos para o envio de material.

 

Textão e provocar mimimi é, pela nossa experiência passada, um tiro pela culatra.

 

O negócio é aguardar a pessoa responsável pelo marketing mudar. Há um enorme rodízio de pessoas nessas empresas; por exemplo, ano passado não tivemos problema algum, muito pelo contrário, a AMD nos enviou várias peças para teste.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah... foco nos youtubi mimizento da vida.

Bom, se pensar por outro lado, a forma mais fácil da AMD começar a vender bastante é fazer o povão que sabe porcaria nenhuma de PC só ficar vendo vídeos sobre youtuber falando bem e apresentando a AMD, ao menos uma parte das pessoas que assistem irá comprar AMD (afinal, propaganda).

 

 

Mas é ***** eles se focarem só no povão e esquecerem do povo "mais técnico" que talvez possa influenciar em compras de servidores e/ou compra massiva de desktop para empresas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Torrente Removi os emails colocados pois já temos, eles redirecionam para pessoas que já conhecemos.

 

Em tempo, pessoal. Saiu um artigo bem interessante no HardOCP explicando em detalhes o marketing agressivo da NVIDIA: https://www.hardocp.com/article/2018/03/08/geforce_partner_program_impacts_consumer_choice

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel Torres existem alguns pontos interessantes que podem ser levado em consideração na sua excelente matéria.

 

- A compra da empresa SeaMicro não foi tão ruim assim, porque foi de lá que saiu a tecnologia  Infinity Fabric que é um dos pilares para que a AMD consiga produzir CPU competitivas frente a Intel.

- Pela primeira vez a AMD conseguiu produzir uma CPU com custo de fabricação menor do que a Intel e competitiva em tecnologias, consumo e desempenho.

- Em 2019 a AMD vai conseguir se igualar a Intel em litografia com os 7nm da GF frente aos 10nm da Intel, depois de muitos atrasos no lançamento, fizeram a Intel perder a hegemonia absoluta em litografia.

- Em 2018 a AMD deve ter um aumento no lucro, devido ao aumento de vendas de GPU para mineração e venda de CPUs para diversos mercados.

 

Att

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres @grievous Desculpem a demora na resposta, não tenho logado no fórum ultimamente e só hoje quando loguei o fórum avisou que eu tinha respostas à um dos meus posts (que eu até já tinha esquecido).

 

Em 04/03/2018 às 22:01, Gabriel Torres disse:

@Dick Trace Obrigado pela informação, se tiver algum link para alguma fonte para a gente aprender mais sobre isso eu agradeceria! :)

 

https://www.barrons.com/articles/nvidias-lead-in-a-i-nearly-impossible-to-replicate-says-evercore-1505495255

https://www.cnbc.com/2017/10/11/goldman-raises-its-price-target-for-nvidia-on-chipmakers-a-i-dominance.html

Digite "Nvidia AI dominance" no google que devem aparecer mais links.

 

Em 08/03/2018 às 11:34, grievous disse:

@Dick Trace também acho estranho como a Google desenvolveu o Tensorflow  (biblioteca de inteligência artificial) em cima do CUDA da Nvidia, eliminando todos os usuários que possuem placas de vídeo AMD uma vez que a Nvidia não permite que outras GPUs além das dela rodem CUDA.

Não consigo imaginar o que foi oferecido em troca disso...

 

Foi oferecida uma solução que funciona...

A situação da AMD com IA hoje em dia é mais ou menos a mesma que em "GPGPU" a dez anos atrás, ela não criou uma infraestrutura de software adequada, coisa que a Nvidia fez já que ela tem mais engenheiros de software do que de hardware.

E na verdade a Nvidia já ofereceu o CUDA para a AMD, mas a AMD recusou já que isso tornaria o CUDA o "padrão" na indústria.

Link de quase dez anos atrás:

https://www.theinquirer.net/inquirer/news/1432307/amd-won-nvidia-cuda-run-gpus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dick Trace Não acredito que tenha sido só por causa disso que a AMD recusou. No próprio link que você citou tem a citação de um engenheiro da AMD que ao fornecer a API low-level das GPUs para a Nvidia realizar os ajustes, ela provavelmente faria de tal forma que prejudicasse a performance nas placas AMD. Coisa que a Nvidia fez várias vezes no passado e provavelmente vive fazendo até hoje.

 

Mas é inegável a funcionalidade do Tensorflow, carros autônomos, identificação de rostos, objetos, aprendizado de máquina, etc. Eu nunca nem vi falar desse Stream da AMD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous E no mesmo link, na frase seguinte, o mesmo engenheiro da AMD diz que a perda de eficiência do CUDA em GPUs AMD poderia não ser intencional, já que a Nvidia poderia licenciar o CUDA mas não seria obrigada a otimizar para GPUs AMD, coisa que seria responsabilidade da própria AMD.
E é irônico a AMD ter falado isso enquanto tenta agora converter o CUDA para rodar em suas GPUs de forma ainda menos otimizada do que seria com o licenciamento pela Nvidia...
https://github.com/ROCm-Developer-Tools/HIP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

@Gabriel Torres

 

Gabriel, só um detalhe a respeito da NVIDIA, ela não cresceu apenas pelo boom das criptomoedas. Ela também está muito engajada com IA, tecnologia para Industria (robótica por exemplo) e direção autônoma. Ela fornece tecnologia para grandes empresas do setor automobilístico, por exemplo. 

Hoje essas coisas não dão lucro, mas são a aposta para o futuro e o mercado está apostando forte nisso (vide o valor de mercado da Tesla em contraste com seu faturamento). 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
3 horas atrás, Scotta disse:

Esperando a atualização após o último balanço da AMD.

 

O balanço ao qual você se refere é o trimestral, e a nossa análise é feita com base exclusivamente nos balanços anuais. Por isso, o artigo só será atualizado quando sair o balanço anual de 2018, o que deve ocorrer no início de março de 2019.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Administrador

Fala, pessoal!

 

Acabei de atualizar a análise com os dados de 2018!

 

Caso encontrem algo desatualizado, pois trata-se de uma atualização e posso ter me esquecido de atualizar alguma frase, me avisem que eu corrijo!

 

Obrigado!

 

Abração,

Gabriel.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...