Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nome correto para "armário de rede residencial"


Ir à solução Resolvido por alexandre.mbm,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Quero organizar a pequena rede de dados que parte da sala. Tem muito fio longo partindo do conjunto modem+telefone da NET, para o padrão estético que espera-se. Mas não acho que valha o investimento de instalar um quadro de dados na parede. Seria muita quebradeira, muito investimento, muito "reprojeto". A casa não tem uma rede estruturada a esse nível.

 

Eu estava pensando em um pequeno armário com um pequeno patch panel dentro, e o modem externo, em cima dele, como se fosse uma mesinha anexada à parede. Um marceneiro poderia fazer, mas sairia mais caro do que comprar produto industrializado que já exista. Só não estou sabendo procurar tal produto no mercado, se é que existe, nessas dimensões. Refiro-me a uma coisa pequena. Parece que o mercado chama "armário de rede" sempre algo maior, para distribuição de vários pontos de rede, com switches e réguas, etc.

 

Alguém dica, sugestão ou informação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em funcionalidade e preço, "quase". Em estética, não. Talvez nem exista, o que procuro. Acho que seria uma mesinha de parede com uma caixa embaixo, de fundo aberto e passagem de fios na parte superior. Dentro ficaria uma régua de passagem ou um patch panel. Fora, em cima, na "mesinha", o modem-roteador wifi. E só. Da caixa sairia um fio telefônico para um único aparelho que fica próximo, em cima de outro móvel.

 

Acho que só desenhando e mandando fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

@Ricardov eu tenho feito isso, não de hoje ou de ontem. Já conheço muitas opções de variados produtos. Mas "caixa de passagem" não é o que eu preciso. Seria uma caixa, sim, maior, quadro, ou armário, onde coubesse equipamento (pelo menos um ativo) de rede. Como eu não quero usar a antena wifi externa a esse pequeno espaço, eu preferiria que o modem-roteador ficasse "como em cima de um armário", sozinho — um anexo à parede, dedicado a esses apetrechos de rede de dados, num local de entrada de dados da residência.

 

Não há recursos financeiros para projeto de rede estruturada residencial como manda o figurino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alexandre.mbm sim, nem pensei em construir uma rede estruturada. Só a caixa para instalar um bloco para conexões. E o modem preso em cima com parafusos/fita dupla face/velcro. Essas caixas existem em uma variedade de tamanhos e não são caras. Pode explicar por que não lhe atendem?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Talvez estejamos realmente falando de "caixas de passagem" diferentes. Não conheço alguma caixa de passagem que me permita fazer o que consigo imaginar a partir do que você descreve e do que eu já queria.

 

Você pode me mostrar foto de uma dessas caixas de passagem que comportaria em cima um modem-roteador na horizontal (antenas internas)?

 

Update

 

De fato, colocar uma caixa passagem com uma prateleira L em cima, organizando com presilha fios e cabos encurtados,  é uma opção fácil e que me atende. Aliás, já tem uma "caixa de passagem" — desta vez, bem entre aspas mesmo! — sendo usada, muito da improvisada. Pode ficar ela mesmo. A solução de contorno precisa, que eu procurava, chama-se "prateleira L com modem-roteador em cima e caixa de passagem embaixo, na parede".

 

É o caso de se manter a improvisação que existe, apenas encurtando fios e cabos que saem da caixa. Essa "montagem" será imensamente menos ruim do que a que está agora.

 

@Ricardov, muito obrigado! Eu jamais teria chegado a essa solução sozinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...