Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Case-mdf-movel para forno-mod. Meu novo frankstein


Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa noite meus caros..
 
Quem se aventurou em meus posts de overclock caseiro (na assinatura), buenas.. agora resolvi sacar fora gabinete e tal e juntar tudo num móvel. Motivo: Não encontro mesa para a minha anatomia, e queria algo do genero 'tudo em um", mas as mesas de Lian LI são mais de USD 1300, totalmente fora do meu orçamento... Então vamos à obra.
 
Objetivo... Gabinete embutido.
 
Comprei este móvel para forno, cujas dimensões estão aqui:
 
grande_4480_1.jpg
 
Claro, na cor branca. A foto mostra duas cores, mas é apenas branco...
 
Vamos ao que interessa
 
Tenho um gabinete Aerocool BX500.
 
O gabinete eu tenho há 6 anos. Ele é pesado. E com o que eu tenho dentro e outras prateleiras e tal, a cada mudança, uns 30kgs para alterar, fora fios, cabos, etc. A placa mãe esquenta, e fixar no mdf não é boa coisa... 
 
Então, do que aproveitei do Aerocool BX-500 foi o seguinte:

  • O suporte laranja, metálico, da placa mãe
  • O espelho traseiro do gabinete
  • As gaiolas (baias) dos HDs e dos CD-ROMS
  • O painel superior, que contem os botões liga/desliga e reset, e USB

Placa mãe
P_20150914_203232.jpg Visão de cima
 
P_20150914_203239.jpg Visão traseira, no movel
 
Problema 1
 
P_20150914_211155.jpg Inicialmente eu pensei em deixar os hds SATA em cima, conforme esta foto, contudo, eu uso HDs SCSI. Esses hds são lgados em placas, chamadas backplate, e seus cabos não são grandes. Falamos aí em até 2mts, mas são caros, e eu não tenho. Assim eu troquei a disposição, deixando os SCSI ao lado...
 
Assim:
 
A fonte está virada para o lado, a fim de puxar o ar dos SCSI. O fan amarelo (akasa viper) puxa ar do ambiente, tocando para fora. O fan verde, (preto pintado) é o original que vem no antec kuhler 620, donde é baseado meu WC.  Esse fan joga ar nas memos, e naquela região....
 
 
 
Problema 2
 
O backplate SCSI, tem capacitores eletrolíticos. E são altos. Como parafusar a placa na lateral do móvel, sem forçar a placa, e ainda, dar sustentação?
P_20150915_000752.jpg Usar partes de um plug banana, fixos ao parafuso, servindo de espaçador
 
P_20150915_000802.jpg
 
P_20150915_101128.jpg Então a visão interna por enquanto, e sem mostrar a placa SCSI é esta
 
Problema 3
 
P_20150914_221459.jpg Para fazer este recorte, visto que eu não tenho espaço para guardar um serrote, fiz uso de uma serra para gesso.... Serrinha marvada, bandida, que me deixou marcas
 
P_20150914_221450.jpg  Só aparece "ill sangre" mas o talho foi até "virada do dedo" e incomoda um pouco, mas.. bora que bora, não se achicamos....
 
Deste modo tenho 3 fans tocando ar para fora, quais sejam: O laranja, transparente, bem à direita, o da fonte, e o bem à esquerda, amarelo.
 
 
Situação 2, Watercooler
 
O WC e toda sua história podem ser vistos aqui, então sem maiores delongas acerca deste. 
 
Apenas adaptei madeiras abaixo dele (para servir de base) e fiz uso de alguns lacres, ficando assim:
P_20150916_195207.jpg
 
P_20150916_195324.jpg
 
Aquele filtro ADSL ajuda a filtrar as harmônicas do fluído, estabilizando ele, vulgo... nivelando ele, para não ficar inclinado no reservatório  :D  :lol:  :lol:  :lol:
 

Finalizando o móvel

P_20150916_211456.jpg A parte de trás, onde estão os hds, foi propositalmente fixada abaixo da linha, em seu fundo com uma fenda, permitindo a saída de calor.

IMG_20150916_WA0049.jpg LEDS para os SCSI e mais a direita, para o LED stock

IMG_20150916_WA0053.jpg os solitários

IMG_20150916_WA0051.jpg Visão final. O que deu para organizar nos cabos, após 72hs de trabalho.....

IMG_20150916_WA0043.jpg agora tudo ligado, e formatando os SCSI para o linux

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que mão de obra cara! Parabéns pelo empenho, ficou bacana. :joia:

 

O monitor vai ficar no móvel / gabinete mesmo? Se sim, você vai ficar meio torto, o que poderá causar algumas dores, visto que não há como encaixar as pernas por debaixo, como se faria com uma mesa.

 

Apenas uma dúvida quanto aos SCSI e aquela placa PCI. O barramento PCI não limita a velocidade do seu arranjo SCSI?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Dieg@o provavelmente sim. O PCI-X é 64bit no barramento, e eu estaria usando 32bit. Mas como estaria com um hardware-raid acredito que "compense"

 

 

 

O monitor vai ficar no móvel / gabinete mesmo? Se sim, você vai ficar meio torto, o que poderá causar algumas dores, visto que não há como encaixar as pernas por debaixo, como se faria com uma mesa.

Sim... eu vou fazer uma caixa com rodízios de 20cm e por embaixo deste gabinete. Mas quanto à digitação, estou em busca de uma mesa para notebook, para o teclado e mouse. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

- Mouse sem fio - Checado e comprado

- Teclado sem fio - checado, pedido negado. Motivo, extensor PS/2 de 1,80mt

 

De quanto são os hds? quandos Giga?

 

Só lembre que eles esquentam, e em windows tu não utilizarás eles porque, salvo em placas SCSI LSI, as outras não tem driver para windows 7-64bit. Testei a PERC3/DCL, a PERC3/SC e a Perc4/SC

 

A LSI 21320R é lida normalmente no win-7/64 mas, eu não consegui HW-RAID nela.

 

Mas podemos negociar os hds viu.... kkkk, mas no meu caso eu não confio em SSD, e como eu tinha esses SCSI parado, resolvi testar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os HDs acho que são de 36,6GB cada um, Seagate Cheetah, ou algo assim. Estão na casa da minha mãe, no sítio, e não sei quando poderei confirmar.

 

Até já lhe ofereci os mesmos sob a forma de doação, e você não me retornou mais...Se quiser, é só avisar que trago eles comigo quando for pro sítio e lhe envio pelos Correios. Pague apenas o frete. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alterações. Trocado fans, adicionado outros. Fan nos VRMs, fan acima das placas de vídeo, ajudando a tirar o ar para fora, fan acima das memos, para melhor distribuir o ar ali.

 

No case, também, uma plataforma com rodinhas, que me deu uns cms para cima e permite maior mobilidade para girar a mesa

post-391122-0-22127100-1443390412_thumb.

post-391122-0-29129800-1443390426_thumb.

post-391122-0-28474600-1443390434_thumb.

post-391122-0-94054300-1443390446_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Novas inclusões....

 

 
P_20151008_235947.jpg a bomba barulhenta, mas muito útil para tirar ar da tubulação. Troca de fluído não será mais empecilho, tampouco difícil. Inclusive, de quando em vez, umas acionadinhas para "barulhar a coisa" e fazer o liquido se movimentar mais depressa....
 
"saculejar"
 
P_20151008_235759.jpg Interruptor de 'case-open" do proliant DL 380G... só tenho de esconder os fios... mas nada grave....
 
 
Visão completa do frankie
P_20151010_135747.jpg
P_20151010_135725.jpg
P_20151010_135740.jpg
 
P_20151010_135909.jpg
P_20151010_135916.jpg
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a ideia do frank .... gostei !!

 

Para te dar mais ergonomia no uso do computador, também sou a favor do teclado e mouse sem fio para o seu caso, pois assim você pode utilizá-los em outra mesa ou até mesmo com uma mini mesa de notebook como estes exemplos:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704633407-mesa-notebook-table-mate-multi-uso-18-em-1-tractor-vedor-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700468923-mesa-de-apoio-notebook-tablet-sala-cozinha-cama-sofa-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-691133967-mesa-luxo-para-notebook-altura-ajustavel-e-tampo-reclinavel-_JM

 

Inclusive, se você me premite, eu gostaria de sugerir, além do teclado e mouse sem fio, caso ache interessante, utilizar um suporte articulado para o monitor, assim você ficaria com maior flexibilidade de posicionamento dele também ... apenas como exemplo seguem alguns modelos:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700818179-suporte-de-mesa-articulado-para-monitor-lcd-led-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693362283-suporte-de-mesa-articulado-com-inclinaco-para-monitor-lcd-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-689401411-suporte-de-mesa-articulado-para-monitor-lcd-multivisao-bcc-_JM

 

 

Algumas perguntas:

 

1) Não acha interessante fixar a tampa inferior e deixar o acesso a ela feito apenas pela parte traseira do móvel ? assim você poderia fazer os cortes nelas para as unidades de DVD serem utilizadas sem ter que ficar abrindo a tampa.

 

2) Ainda falando da tampa debaixo fixa, já pensou em ter nela um (ou mais B) ) controladores de fans para controlar seus coolers ?

 

3) Já pensou em fazer um duto de acrílico com 2 coolers para fazer a exaustão de calor dos HDs SCSI ? Não é algo muito caro e pode resultar num bom efeito na exaustão de calor gerado por eles....

 

4) Olhando de frente o móvel, não acha que fazer um acesso lateral com um cooler puxando ar frio de fora pra dentro à direita bem em cima das memórias e placa de vídeo ajudaria na refrigeração do 'habitáculo' da placa mãe ?

 

5) Já pensou em uma janela de acrílico na porta de cima para visualização do interior do 'habitáculo' da placa mãe sem ter que abrir a porta ?

 

Abraços e acompanhando !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Geniodanet

 

 

Para te dar mais ergonomia no uso do computador, também sou a favor do teclado e mouse sem fio para o seu caso, pois assim você pode utilizá-los em outra mesa ou até mesmo com uma mini mesa de notebook como estes exemplos:

 

 

Parcialmente adotado

 

mouse sem fio...

teclado PS/2 com extensor. 2mts de fio.. baita ergonomia, kkkkk

 

 

 

 

1) Não acha interessante fixar a tampa inferior e deixar o acesso a ela feito apenas pela parte traseira do móvel ? assim você poderia fazer os cortes nelas para as unidades de DVD serem utilizadas sem ter que ficar abrindo a tampa.

 

2) Ainda falando da tampa debaixo fixa, já pensou em ter nela um (ou mais  B) ) controladores de fans para controlar seus coolers ?

 

3) Já pensou em fazer um duto de acrílico com 2 coolers para fazer a exaustão de calor dos HDs SCSI ? Não é algo muito caro e pode resultar num bom efeito na exaustão de calor gerado por eles....

 

4) Olhando de frente o móvel, não acha que fazer um acesso lateral com um cooler puxando ar frio de fora pra dentro à direita bem em cima das memórias e placa de vídeo ajudaria na refrigeração do 'habitáculo' da placa mãe ?

 

5) Já pensou em uma janela de acrílico na porta de cima para visualização do interior do 'habitáculo' da placa mãe sem ter que abrir a porta ?

 

1) pensei nisso, mas não é muito fácil não.. Por trás é inconcebivel. Quando fica quente, embora o pc rode muito bem com o overclock atual, fica muito instavel... O rolar do "gabinete' faz ele ressetar, pra ti ter uma ideia. Santo Ângelo é abafado, e quente por demais... então rodar o gabinete por trás não daria certo

 

Pelo lado, estou amadurecendo a ideia, mas por enquanto, é vedacalha nos moldes internos, e fixo na parte de baixo, com cabo sata de 80cm

 

2)  Já.. mas estou num projeto baseado em pwm.. como estou em mudança, está em stand-by

 

3) não precisa... com o fan na frente, e acima... e um puxando do ar interno, e a fonte.. não seria crítico.... e acrílico é caro, e tóxico ainda para cortar-se, preferiria madeira... mas deixa assim

 

 

4) tu achas que precisa, com os afastadores nas portas e o fan cima das memos?

 

5) já.,.. e descartei... eu quero que, justamente, fique fechada... com monitoradores diversos, não quero ver a mobo.

 

Eu tenho TDAH, então quanto mais ficar olhando, mais eu vou viajar e mais ainda vou fazer gambiarra...deeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeixa assim

 

Próximo investimento...mesa de notebook..... aquelas suspensas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) pensei nisso, mas não é muito fácil não.. Por trás é inconcebivel. Quando fica quente, embora o pc rode muito bem com o overclock atual, fica muito instavel... O rolar do "gabinete' faz ele ressetar, pra ti ter uma ideia. Santo Ângelo é abafado, e quente por demais... então rodar o gabinete por trás não daria certo

 

Pelo lado, estou amadurecendo a ideia, mas por enquanto, é vedacalha nos moldes internos, e fixo na parte de baixo, com cabo sata de 80cm

 

2)  Já.. mas estou num projeto baseado em pwm.. como estou em mudança, está em stand-by

 

3) não precisa... com o fan na frente, e acima... e um puxando do ar interno, e a fonte.. não seria crítico.... e acrílico é caro, e tóxico ainda para cortar-se, preferiria madeira... mas deixa assim

 

 

4) tu achas que precisa, com os afastadores nas portas e o fan cima das memos?

 

5) já.,.. e descartei... eu quero que, justamente, fique fechada... com monitoradores diversos, não quero ver a mobo.

 

Eu tenho TDAH, então quanto mais ficar olhando, mais eu vou viajar e mais ainda vou fazer gambiarra...deeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeixa assim

 

Próximo investimento...mesa de notebook..... aquelas suspensas

 

1) entendi ... 

 

2) show de bola ... você mesmo que vai desenvolver os códigos de controle ? vai usar microcontrolador ?

 

3) há um tempo lembro de ter visto um tópico de casemod aqui no CDH mesmo (procurei q nao achei) que a pessoa que fez disse que não ficou caro... ele mandou fazer um tubo de acrilico com 2 fans, sendo um em cada ponta, pra puxar ar da frontal do gabinete para dentro ... pensei em algo do tipo para canalizar o ar quente dos SCSI pra fora, reduzindo assim o ar quente na região ...

 

4) disse pensando em manter a porta fechada ... sem afastadores (eu vi eles nas fotos) .... pensando num projeto de fluxo de ventilação fria entrando e exaustão da quente gerada.....

 

5) heheheeh ... entendo .... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim .... tem algums esquemas de PWM com correção ativa que só dá pra implementar via código ... o tempo de resposta é muito rápido ... quase como uma curva de amortização de controle PID ... aí, neste caso, a saída do microcontrolador gera o sinal PWM e você sensoriza a medição com sensores térmicos pra fazer a correção de controle automático da fan baseado num setpoint de temperatura desejado (este sim você poderia variá-lo por um potenciômetro) ... assim, citando exemplo de temperatura .. mas o mesmo se aplica a controle de velocidade de motores, etc....

 

No seu caso, você vai usar um circuito normal 555 + potenciometros, seria isto ? ou apenas um circuito divisor de tensão com potenciometro ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • Membro VIP

Bom, estou devendo-lhes modificações... e eis que estamos aqui.

 

Durante meu projeto, estas foram as variações:

2014_10_07_175.jpg Sistema de aquário em cascata. ficou bom, mas o aquário era "fino" e os tombos poderiam ser inevitáveis.

 

O que mais gostei, e deu bons resultados

anteparo.png

DSCF9035.jpg

 

O problema é que os fittins usados eram para acrilico, assim, eles não fixavam bem no vidro (que não se expande, ou trabalha junto com o fitting).

 

Invariavelmente, apesar de usar silicone, tive vazamentos, que comprometeram duas VX550W que eu tinha.  Este sistema eu recomendo demais, para quem tiver plata para gastar com acrílico.

 

DSCF9024.jpg Cheguei a usar fittings de engate-rápido para ar comprimido... mas, ele não aguentou o etileno-glicol e numa tarde o computador desligou, entupiu a bomba

 

Depois, as beteiras passaram a dominar. São baratas, bem feitas, e por 20 ou 40 pratas se conseguem boas de até 2 litros.

 

Algumas variações na beteira:

2015_02_28_524.jpg

 

P_20150808_214335.jpg

 

Usei 2 radiadores:

2015_03_05_581.jpg

 

Usei o radiador dentro do pc, quando tinha, ainda, gabinete.....

20150203_231233.jpg 

com um anteparo para puxar o ar de fora, e não do gabinete....

 

2015_03_05_597.jpg segundo radiador no teto....

 

 

2015_03_05_600.jpg Fans de servidor, depois de limpos, ligados em 110V (barulho demais) puxando ar de radiadores...

 

no lado

2014_11_11_363.jpg

 

2015_05_02_947.jpg Usei fans de servidor no gabinete, ligados em 5V, porque 7.0000 rpm neles é absurdo o barulho....

2015_05_02_961.jpg

 

Buenas... vou encerrar um pouco agora com esses reviews... e já já continuamos a conversa.

 

adicionado 23 minutos depois

Então, as alterações recentes foram as seguintes:

 

P_20160705_210235.jpg O aquário saiu de trás da televisão, e agora é maior e está ao lado. Tem repartições dentro, para que a água "circule", assim esfriando também dentro do aquário.

 

P_20160705_210247.jpg A bomba é uma sarlobetter 1000C

 

A mangueira que sai da bomba para o primeiro radiador teve de ser trocada. 

 

Os fans do radiador grande são 6, da cooler master, em sistema push pull

106223-1-cooler_gabinete_12cm_cooler_mas

 

P_20160705_210414.jpg Foi colocado um radiador mais abaixo, para gelar um pouco mais a água que sai do aquário, com dois fans, também push pull, ligados em 5V (barulho)

 

Os hds SCSI saíram... não tem mais. Não deu mais certo, e alguns estavam com os dias contados... daí vou aguardar. Os hds SATA estão embaixo, com um fan via usb... para garantir uma boa temperatura.

 

P_20150822_193530.jpg O butijãozinho de água de arrefecimento fica... esse é o principal. Ali tem água mais quente... que é puxada por sifão para o aquário. 

 

P_20151008_235947.jpg a bomba de partida auxiliar para carro flex fica... essa é essencial para "circular" um pouco o sistema quando necessário, e para tirar ar da tubulação. Ela é acionada por 10segundos uma vez por semana


Ela faz muito barulho, e por isso não pode ser ligada direto. Ainda, ela espuma muito o fluído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP


IMG_20160907_WA0038.jpg frente

IMG_20160907_WA0040.jpg parte de cima

IMG_20160907_WA0042.jpg

IMG_20160907_WA0044.jpg embaixo, HDs 

P_20160907_093218.jpg anteparos colocados para "incomodar" a água

P_20160907_093311.jpg agua derramando, encheeeeendo

IMG_20160907_WA0032.jpg butija e um pouco do radiador maior aparecendo.

IMG_20160907_WA0004.jpg pronto para circular água

IMG_20160907_WA0017.jpg indicador de fluxo pronto para "mostrar"

 

Vídeos

 

Enchendo.....
https://www.facebook.com/ivanluis.kuhn/videos/1163725430350684/?l=8347593168239482244

Quase cheio
https://www.facebook.com/ivanluis.kuhn/videos/1163725660350661/?l=8065961270213400406
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Sim, mas agora a peleia é para nova bomba. Comprei a de porão de barco, mas ficou muito barulhenta. E a de aquário também está.

 

Estou em busca de uma de dreno de máquina de lavar, que seja silenciosa. Estou buscando, estou sem grana neste momento. A hora que achar e for silenciosa, eu vou tentar novamente.

 

Por enquanto, o over fica a 4,3 mas sem a bomba auxiliar e o aquário. Está tudo direto. Tá segurando de boa, em 50 graus....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Bom... a bomba de porão de barco se revelou boa por 2 dias, e depois ficou muito barulhenta. Muito mesmo. Ela toca muito bem, chega a tirar ar dos canos, mas... o barulho é complicado para eu que estudo de madrugada. Aposentada.

 

Vou achar um projeto para ela

 

Enquanto isso, eu olhei tópicos sobre limpeza de radiador de carro. Vi que alguns colocaram detergente neutro no sistema e completaram com água. Fiz algo parecido... espuma pouco de fato, salvo se ligar a bomba auxiliar, daí espuma deveras.....

 

saiu bastante sujeira, turvou a água... soprei do modo inverso, mais sujeira. Limpei tudo... troquei água (cerca de 8 litros até tirar toda a espuma) e voi lá.. sistema muito leve, tanto que com a bomba stock (não a de aquario) temos giros leves com a bomba do anteck  :tw_flushed:

 

então tá bom demais...

 

tirei o radiador secundário... para melhorar o fluxo. Os fans em 5V estão dentro do móvel... 

 

daí temos o seguinte... umas fotos estranhas

 

Dirão vocês, porque um "maxi visão anti neblina" na parada? deixo-lhes a pedra filosofal. Posto respostas amanhã ou sábado....

 

P_20161118_003326.jpg

P_20161118_003401.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Por  favor proximo projeto, fazer um microondas de gabinete. *_*

 

Tampa lateral fácil de ser aberta, Tira a malha de metal da frente do "vidro" mantem a luz saindo da lateral do microondas quando abrir ele... 

 

Na boa acho que eu vou acabar pegando um  Athlon jogado aqui meu e enfiar ele no microondas (tem que ser um AMD pra seguir o tema "haters gona hate")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...