Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7 2600k stock passando dos 90º?


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Galera, estou com um problema com meu processador core i7 2600k. Eu utilizava ele com uma placa mão Asrock h77 e o cooler box da intel. Ao desconfiar que o processador estava esquentando muito fui fazer o teste de estresse no prime95 para ver o que acontecia. Resultado, o processador chegou próximo aos 100º e por segurança o pc reiniciou. Repeti o teste algumas vezes e constatei que não era uma falha no sistema. A fim de tentar melhorar isso, troquei a placa mãe por uma ga-z77x-dh3 e o cooler box por um water cooler corsair h80i, também troquei a pasta térmica por uma com nitrato de prata. 

Rodei novamente o prime95 com as novas configurações e pra minha surpresa, mesmo em @stock e com o water cooler o processador chegou a quase 78º, o que pode estar acontecendo? Há algo que eu possa fazer pra diminuir essas temps? Se em stock já está assim eu nem me imagino fazendo um overclock nele, algo muito ruim já que se trata de um processador destravado. 

 

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O Prime 95 é um programa de stress bem diferenciado. Ele ultrapassa muito os limites. É normal que a temperatura alcance níveis estratosféricos depois de algum tempo, o Prime 95 não é um teste para deixar rodando por muito tempo.

 

Em jogos a temperatura fica normal? Já testou outros programas de stress?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que não foi por muito tempo, em 3 minutos ele já estava batendo a temperatura máxima e, assim que pausado o prime95 a temperatura caia bruscamente, por exemplo de 80º caia pra 60 ou 55. Ainda não testei outros programas e em jogos não cheguei a medir a temperatura, estou esperando minha placa de vídeo nova chegar pra fazer esse teste.


Tenho 2 ssds 120gb hyperX 3k em raid0, 2 hds 3.5 de 160gb e 1 hd 2.5 de 500 gb, 1 placa de rede wireless, 2x8gb vengeance e 1 leitor de dvd.


Tenho 2 ssds 120gb hyperX 3k em raid0, 2 hds 3.5 de 160gb e 1 hd 2.5 de 500 gb, 1 placa de rede wireless, 2x8gb vengeance e 1 leitor de dvd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

intaun sua fonte é bem Forte .....

no soquete do processador não há sugeira ? os nos terminais da fonte.... (conectores p/perifiricos ) ou ate mesmos nos conectores dos perifericos ? 

A velocidade do cooler do processador esta ok?..... os coolers internos do pc estão dimencionados corretamente ... tipo tem um de exaustor pelos menos .... quando há 3 no caso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

É que não foi por muito tempo, em 3 minutos ele já estava batendo a temperatura máxima e, assim que pausado o prime95 a temperatura caia bruscamente, por exemplo de 80º caia pra 60 ou 55. Ainda não testei outros programas e em jogos não cheguei a medir a temperatura, estou esperando minha placa de vídeo nova chegar pra fazer esse teste.

Qual a temperatura em idle?

 

Faça o teste de stress com outros programas, como o Aida 64. Como eu disse, o Prime é um caso especial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim amigo, os componentes são novos, eu troquei a placa mãe e o cooler não tem 1 semana mas o problema persistiu. As fans estão funcionando perfeitamente, posso ver isso no corsair link.


A temperatura em idle está na faixa de 42~43º com o cooler no balanced mode. Em performace mode fica em torno de 39~40º. A temperatura ambiente está em torno de 27º

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Leandro Almeida_746009

 

Sobre o Prime95, qual versão que você usa?? As mais recentes, tinham um problema.. Dá uma lida nesse tópico

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1126800-i5-4570-com-n%C3%BAcleos-%C3%A0-80%C2%BAc-o-que-pode-ser/?hl=%2B4570

 

Tem um post meu, aonde testo duas versões e a diferença de temperatura é considerável..

 

 

Dê uma olhada em vídeos no youtube e reveja sua instalação.. Se possível, volte com o cooler box, só pra fazer comparações..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que não seja o prime, eu utilizei o AIDA64 por uns 10min e as temps ficaram próximas de 76º em stock, tenho certeza que por um tempo mais longo chegaria aos 80º. Sobre o coolerbox eu já fiz o teste novamente, em cerca de 2~3min o computador chega a 100º e desliga, nunca passa no teste de estresse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, resolvi o problema. Alterei a posição do radiador e das fans, parece que a fonte estava mandando ar quente e o radiador esquentava muito depressa, não dando conta de dissipar o calor. Irei comprar outro gabinete, por enquanto utilizarei ele aberto. Seguem as fotos de como estava antes ( ultrapassando os 80º no prime) e depois ( estabilizado a ~59º no prime rodando por uns 20 minutos ).12080890_933366710077143_1021401063_n.jp

 

12081377_933366670077147_759358661_n.jpg

 

12112885_933369290076885_90466185_o.jpg?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Almeida_746009

 

Seu gabinete tem a fonte em cima.. Agora fez sentido..

 

A fan do radiador e a fan da fonte, na verdade, estão disputando o mesmo ar.. Uma pra dissipar o calor do radiador da CPU.. A outra pra resfriar o interior da fonte..

 

A fan da fonte puxa ar pra dentro da fonte, não ao contrário.. Deve ser isso.. A maioria dos gabinetes atuais, tem a fonte embaixo, justamente pra fonte não puxar o ar quente de dentro do PC, pra dentro dela..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...