Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock P5GC-MX/1333 (AJUDA)


Posts recomendados

Bom dia amigos.

 

Bom, antes da mais nada eu já li todo conteúdo daqui do fórum sobre overclock no link >> https://www.clubedohardware.com.br/artigos/overclock/458

mas como é minha primeira vez ainda estou com duvidas.

 

Então, possuo a placa mãe P5GC-MX/1333 com o processador E8400 de 3Ghz mas como o FSB limite dela é de 1066Mhz meu processador só funciona em 2.4Ghz e estou perdendo muito desempenho nos jogossegundo o site da ASUS ela também funciona com FSB em 1333Mhz quando em overclock mas estou um pouco perdido para fazer esse tipo de coisa e queria uma ajuda.

OBS.: eu tentei baixar o manual da placa no site do fabricante mas ele esta em japonês.

 

Se for possível o overclock, também é possivel fazer ele funcionar um pouco mais que 3Ghz? 

 

configs:
S.O.: Windows 7 64bits
Processador: Intel Core 2 Duo E8400 3Ghz
Placa mãe: Asus P5GC-MX/1333 | Chipset da Placa Mãe: Intel i945G
Memória: 4 GB DDR2-800Mhz 
Placa de vídeo: AMD Radeon HD 4890 1GB GDDR5

Fonte: Corsair CX430 de 430W reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe-me por encher a paciência de vocês depois de um tempinho pesquisando e fuçando descobri que era bem fácil, mas ainda restam algumas dúvidas.

 

 

-Na opinião de vocês até que temperatura  é seguro? CPU frenquency deixei em [333] resultando em 3Ghz, vai até [450], se alguem tem uma igual e fez, até que ponto chegou?

 

-Na imagem deixei o DRAM e PCI Express frenquency em [AUTO] mas seria seguro deixar igual a imagem? Pelo menos a RAM já que meus pentes de memória são de 800Mhz

12143215_10153332036268271_9202402593042

 

-Possuo outra placa mãe, a 45CMX V2 ela seria melhor? No geral para desempenho para jogos e para overclock? O FSB dela também é de 1066 até 1333 com overclock

 

 

As temperaturas são as seguintes, com CPU em [333], DRAM em [AUTO] e PCI em [AUTO]:
12107750_10153332036338271_8432075797683

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PCI express em 150MHz,adeus HD rede áudio onboard,você está destruindo tudo que está ligado em linha PCI-E,sua placa de vídeo,HD IDE ou SATA,não aumente mais que 105MHz se quiser as peças durem mais que 1 semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O áudio onboard dessa minha placa mãe já foi vala faz tempo(Não sei porque, instalo os drivers e tudo mas não da sinal de som) eu uso uma placa de som USB, minha rede funciona só que estou sem internet e uso Wifi do vizinho, via uma placa USB, mas também não quero danifica-la.

 

Hoje cedo deixei a DRAM em [833] pra testar e até agora não deu problema, pode dar algo errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito mais seguro que 150MHz,se puder manter em 112,ainda é risco para todos os componentes,mas é bem menor,eu não sei,há poucos relatos sobre manter frequência PCI-E acima de 105MHz em questão da longetividade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um cara neste tópico com a mesma placa mãe e um processador pior que o meu deixou um clock ainda maior e conseguiu deixar por um ano e meio  :huh: >>http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/466521-fechado-overclock-poss%C3%ADvel-placa-m%C3%A3e-asus-p5gc-mx1333/page-3   Obs.:Ultima página, ultimo post.

 

Em questão da longetividade de que? Da placa mãe né? Ou posso estar comprometendo meu processador, minha fonte ou minha grandiosa placa de vídeo(tenho muito ciumes dela, se ela estiver em risco tiro na hora)?

 

Edit(esqueci): 
E a DRAM não faz mal deixar assim?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A longetividade do seu disco rígido,com todos os dados que podem estar nele,pode falhar,você aumenta a frequência dos slots PCI normais,das portas SATA e PATA,o controlador de rede e som geralmente param de funcionar quando se usa mais que 125MHz de PCI-E,a placa de vídeo tambem pode ser afetada,há um relato que encontrei que o sujeito aponta possível falha na GPU por causa da frequência PCI-E,leia http://forums.guru3d.com/showthread.php?t=345165

É chato falar sobre este assunto porque tudo é especulação,exceto que os discos rídigos e SSD falham se deixar acima de 100MHz.

Memórias DDR não são influênciadas por mexer na PCI-E,então elas em 833 MHz devem funcionar sem problemas.

http://www.overclock.net/t/610919/pci-express-frequency-100-mhz

http://www.overclock.net/t/690835/pcie-frequency/20

Nesses dois tópicos dois usuários informam que os seus HDD começaram a dar pau.

Não tem problema se você usa um HD fuleira com 112MHz e armazena os arquivos importantes em outro HD/SSD que fica guardado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo se usar uma partição diferente só para o sistema operacional? 
Deixo 50 GB  pro sistema, e meus jogos, programas e arquivos na outra de 950GB

Acho que terei problema por que os jogos que executo estão na outra partição né?

 

Conclusão até aonde é seguro para a placa de vídeo e HD só com esses dois me importo, se a placa mãe for pra vala eu tenho a 45CMX ainda.

 

O processador não corre nenhum risco não né? Estava pensando em aumentar o clock dele em 3.3 pelo menos e deixar o PCI em um estado seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O HD está numa porta SATA ou PATA,ligado de um modo à frequência PCI-E de qualquer jeito,você está sempre pondo em risco sua placa de vídeo e o HD,este último pode falhar do nada e não funcionar mais.Placa mãe,processador e DRAM só terão no máximo instabilidade,não tem perigo de queimar apenas alterando FSB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O PCI Express sobe separado, ou seja ele é independente do FSB da placa-mãe, pode colocar de volta nos 100MHz, não vai diminuir o overclock do CPU, deixar o PCI Express é muito arriscado, pois como já foi dito, danifica conexões SATA, rede, etc, pois elas se comunicam com o chipset através do PCI Express, deixe em 100 MHz, seu PC agradece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Testei de várias formas e o minimo para funcionar em 3GHz é com PCI-E em 112MHz não tem jeito... Não é realmente nem um pouco seguro? Eu estava [AUTO] desde de outubro e não deu problema algum, no entanto não quero perder o HD tem muita coisa importante aqui... No site do fabricante diz que o FSB deveria funcionar com 1333MHz em overclok sem problemas para funcionar meu E8400 corretamente, perder 600Mhz do processador é cruel... o que vocês o que fariam no meu lugar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...