Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte fica estalando baixinho APENAS EM 220v


Posts recomendados

Seasonic 620w, Radeon 290X, I5 2500K, 2x4gb de RAM e uma mobo bem básica que não me deixa usar os benefícios de um processador destravado.

 

Estabilizador 220-110 da SMS 400va

Eu tava aqui jogando StarCraft 2 com o pc ligado no estabilizador e notei que nas cinematics renderizadas (rodando pela engine, placa de video trabalhando forte), o estabilizador começava a dar aqueles estalos que eles adoram dar. Direto mesmo, sem parar. Aí decidi tomar vergonha e ligar o pc direto na tomada, em 220v. E quando eu faço isso a fonte fica estalando bem baixinho, o tempo todo. Não é como o estabilizador, que instala em um momento específico: a fonte ligada direto na tomada em 220v fica dando o estalinho o tempo todo.

Liguei de volta em 110v pelo estabilizador, e nada da fonte fazer barulhinho. Liguei novamente a fonte em 220v, agora usando um filtro de linha, e ela volta a fazer o barulhinho.

O barulhinho não é ritmico, mas é constante. Acontece o tempo todo mas nao é com uma constância, como o tique-taque do relógio por exemplo. É como um coração com aritmia, fica batendo o tempo todo mas sem constância.

Alguém me ajuda a descobrir o que é isso? As ligações elétricas daqui da minha casa não inspiram confiança, mas já trouxe 3 eletricistas diferentes fora o que fez a rede e ng achou o que está errado, se é que tem algo errado.

Lembrando que o PC nunca teve nenhuma diferença no desempenho em nenhum momento, nem em 110v, nem em 220v, nem com estalinho nem sem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O comportamento que uma fonte apresenta pode mudar com a mudança da tensão de trabalho, portanto, sua fonte mostrar diferença quando opera em 110 ou em 220 é absolutamente normal. E veja, perceba muito bem que os tlecs apresentados pela fonte são diferentes dos tlecs apresentados pelo estabilizador, muito diferentes..

 

O melhor de seu depoimento é quando você fala:  "Lembrando que o PC nunca teve nenhuma diferença no desempenho em nenhum momento, nem em 110v, nem em 220v, nem com estalinho nem sem."

 

Isso mostra que sua fonte está completamente normal e deves usar a mesma em 220 Volts onde ela vai melhor se comportar, onde a mesma terá sua melhor eficiência e, evidentemente, sem o maldito estabilizador...

 

Leia isso dai para entender o porque de alimentar em 220 Volts: Devo alimentar o PC em 110 ou 220 Volts???       

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho a mesma fonte e o mesmo problema... A fonte tem três meses e há uma semana começou com o problema. Sempre ligada no 110 e sem estabilizador, quando estou jogando(qualquer jogo) os estalos aumentam a intensidade e quando fecho o jogo, diminuem.

 

Asrock Z77 Extreme4, I5 2500K @3.3GHz, MSI GTX 770, Corsair Vengeance 1600MHz (2x4 GB).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se isso é realmente um "problema".

Parece que essa fonte tem algum dispositivo de proteção interno, que provoca esses pequenos estalos.

Pode ser que esteja ligado a variações de tensão da rede elétrica, pode ser que seja algum dispositivo de acionamento térmico, enfim, algo que esteja atuando exatamente porque foi concebido para atuar em determinadas situações, sem a intervenção do usuário.

Se os estalidos são o único problema detectado, acho que o jeito vai ser conviver e se acostumar com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estabilizador é extremamente danoso à fontes.. Uso prolongado pode ter reduzido a vida útil dela..

 

Não é a primeira vez que reclamam disso, com uma fonte da Seasonic.. Quanto tempo tem essa fonte? Ela tem garantia longa e no Brasil...

 

Ela é nova, comprei no meio do ano, pra substitui uma outra fonte Seasonic de 530 ou 550v. O motivo da troca foi a compra de uma VGA mais potente e conhecida por ser sugadora de energia. Vou procurar informações pra entrar em contato direto com a Seasonic Brasil e ter suporte deles.

Se voce tirar o estabilizador e ligar a fonte direto na tomada os estalinhos vão parar.

 

Acho que você não entendeu o meu post, é quando eu ligo direto na tomada, sem o estabilizador, que a fonte instala.

Ver se atras nao tem um botaozinho para mudar a tensão da fonte de 115 para 220

Ela é bivolt de detecção automática, não tem switch manual.

 

O comportamento que uma fonte apresenta pode mudar com a mudança da tensão de trabalho, portanto, sua fonte mostrar diferença quando opera em 110 ou em 220 é absolutamente normal. E veja, perceba muito bem que os tlecs apresentados pela fonte são diferentes dos tlecs apresentados pelo estabilizador, muito diferentes..

 

O melhor de seu depoimento é quando você fala:  "Lembrando que o PC nunca teve nenhuma diferença no desempenho em nenhum momento, nem em 110v, nem em 220v, nem com estalinho nem sem."

 

Isso mostra que sua fonte está completamente normal e deves usar a mesma em 220 Volts onde ela vai melhor se comportar, onde a mesma terá sua melhor eficiência e, evidentemente, sem o maldito estabilizador...

 

Leia isso dai para entender o porque de alimentar em 220 Volts: Devo alimentar o PC em 110 ou 220 Volts???       

Isso foi na época que criei o tópico. Vim usando em 220v sem estabilizador de lá pra cá, e de ontem pra hoje o vídeo sumiu completamente umas 5 vezes. Sem causa aparente, sem parecer ter relação com o monitor. O monitor fica preto, aquele preto que você vê que não tá vindo sinal nenhum do monitor, apagado mesmo. Peguei o estabilizador (400va) e liguei o pc de volta nele, e vim aqui ler as respostas pra ver se achava algo que pudesse me orientar.

 

Não sei se isso é realmente um "problema".

Parece que essa fonte tem algum dispositivo de proteção interno, que provoca esses pequenos estalos.

Pode ser que esteja ligado a variações de tensão da rede elétrica, pode ser que seja algum dispositivo de acionamento térmico, enfim, algo que esteja atuando exatamente porque foi concebido para atuar em determinadas situações, sem a intervenção do usuário.

Se os estalidos são o único problema detectado, acho que o jeito vai ser conviver e se acostumar com eles.

Se for isso, tá ótimo. O problema é se não for. Por isso quero descobrir com certeza a causa, pra resolver caso haja algum problema ou eu não esteja usando os equipamentos corretamente.

Olha pessoal, achei um vídeo com o barulho exato da fonte. Só parece esta com barulho mais alto que a minha, mas aí pode ter relação com a captação de som ou mil outras coisas. Mas o barulho é esse aí:

 

https://www.youtube.com/watch?v=p0A-dxoFItQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce ligar a fonte e deixar a ventoinha travada com um palito ou algo parecido (de material isolante), o ruido para?

Não deixe muito tempo, só o suficiente para constatar se o ruído continua, caso contrário pode danificar a ventoinha ou esquentar a fonte.

Aqui pelo PC dá a impressão que esse ruído é a hélice da ventoinha esbarrando em algo. Pode ser apenas impressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...