Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reostato/potenciômetro/controle de farol - Usando de uma forma diferente :)


JulioRJ

Posts recomendados

Pessoal, sou novo no forum antes de mais nada.
 
Já acompanho o forum há anos sempre como leitor, mas dessa vez tive que criar um tópico, meu conhecimento de eletrônica é muito limitado, quase inexistente.
 
Bom, vamos lá sou meio entusiasta automotivo e vira e mexe invento algumas coisas. Minha atual "maconha" é um audi a3 2005 que estou personalizando mantendo a originalidade do projeto pelo menos na aparência.
 
Entre algumas modificações mecânicas, iluminação e som interno, coloquei um potenciômetro no painel para regular a intensidade do sinal RCA que chega ao módulo de potência do som na mala (as musicas são gravadas cada uma de um jeito e é muito chato mexer no equalizador do som, um botaozinho ajuda muito). Só que o botão do painel ficou meio feio. Queria colocar algum comando mais OEM pra controlar isso, para não parecer que é uma adaptação.
 
 Vou tentar resumir... esse carro vem com um reostato q controla a intensidade da iluminação interna JUNTO COM um controle da altura dos faróis, que movimenta motorzinhos nos mesmos.
 
Porém este carro veio sem esse opcional (dos farois) mas o potenciômetro (nao sei se posso chamar assim) completo veio com o carro, senão ficaria um buraco no local.
 
Queria fazer uso deste "potenciometro" para controlar alguma dessas minhas modificações do carro, como por exemplo a intensidade da iluminação dos pés e das portas, tensão do RCA ou até mesmo um liga/desliga para ativar algo como modulos (tenho um modulo de avanço de ignição q melhora o desempenho dependendo do combustível, porém tenho q ficar ligando e desligando conforme o combustível), ou mesmo o controle do portão eletrico (que hoje está ligado no farol alto), etc...
 
 
esse é o circuito do lado q controla os motores dos farois. ele tem uma mola bem engenhosa q fixa o potenciometro em 4 posições: 0, 1, 2 e 3
 
IMG_0530.jpg
IMG_0535.jpg
IMG_05311.jpg



o outro lado infelizmente eu nao tenho como abrir porque ele foi montado de uma maneira "kamikaze" pra poder abrir vai quebrar.

 

no multimetro medi:

 

posição 0: 780ohm (?) entre os pinos 3 e 4

posicao 1: 950ohm entre os pinos 3 e 4

posicao 2: 1080ohm entre os pinos 3 e 4

posicao 3: 1300ohm entre os pinos 3 e 4

 

posição 0: 1900 entre os pinos 3 e 5

posicao 1: 1780ohm entre os pinos 3 e 5

posicao 2: 1630ohm entre os pinos 3 e 5

posicao 3: 1420ohm entre os pinos 3 e 5

 

os pinos 1 e 2 são referentes ao potenciometro (reostato) da iluminação (do outro lado) q eu nao quero mexer.

 

 

Alguém pode me dizer se seria possível usar esse potenciometro pra controlar alguma coisa? mesmo q isso dê trabalho para transformar/ampliar a resistencia sei lá se é possível ou transformar em sinal liga desliga ?

 

ah hoje eu uso um potenciometro de 20k pra controlar o som...

 

UM GRANDE ABRAÇO!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Regulador Luz Carro para Lâmpadas de 12V 

car-light-dimmer.gif

Ajuste VR1 e VR2 para ajustar o tempo entre a abertura da porta e a luz de presença estar totalmente apagada.

Utilize dissipador no transístor 2N3055

 

 

Olá esse Transistor 2n3055 consegue supri uma lampada de ate 115W

Vejá o CARDOR seria o Interruptor da lampada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi, Mateus... como esse potenciometro dos farios encaixaria nesse diagrama?

 

Será q seu isolar um trecho dessa "trilha" do potenciometro eu consigo transformar ele num liga/desliga? no caso teria q ligar apenas onde está a menor resistencia possivel ne, no caso a posição 0 para ligado nos pinos 3 e 4 (e de alguma forma compensar essa resistencia?) ??

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você pode usar estes valores de resistência pra alterar a tensão de entrada em alguns comparadores janela. Nas saídas acione alguns relés e faça o que quiser

comparadores_de_janela_figura_17.png

Se bem que eu (eu) faria com mc...

 

A ideia do @mateus7 é boa. Pro tempo ficaria no lugar de VR1 (tem que aumentar 22uF pra uns 220uF). Não sei se o 2n3055 é que não está muito a vontade no circuito. Eu (eu) usaria a descarga do capacitor pra controlar um pwm pra lâmpada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uffff! to vendo que vou precisar estudar MUITA eletrônica pra poder fazer um bom uso disso.

 

obrigado pela ajuda, mas meu conhecimento é muito limitado pra fazer uso disso que vocês estão falando (eu nem entendo esses circuitos kkkk)

 

será q alguns jumpers soldados na placa já nao resolvem meu problema? pode ser liga-desliga mesmo, acho q nao vou usar ele como potenciometro... o range é muito pequeno, só se eu tivesse como multiplicar a resistencia,  mas mesmo assim a faixa é muito estreita....

 

mais uma vez muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não serve como liga-desliga.

Pra uso zero de eletronica, vai ter que usar de alguma criatividade. P.ex. raspar esta parte preta e colocar algum contato elétrico no lugar. Eu até poderia sugerir você cortar uma latinha de cerveja (depois de beber claro - mas não muito) com o formato de parte das meias luas e colar com superbonder pra transformar numa chave seletora de baixa corrente mas não sei o impacto psicológico que esta 'adaptação técnica' poderia te causar. Portanto quase me arrependo de ter escrito isso... Melhor usar como tapa buraco mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...