Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mobo antiga = limitação GPU 2VRAM?


Posts recomendados

Ola pessoal, estou pensando em dar um UP no Black Friday na GPU. Atualmente possuo uma GTX 5601gb e pretendo atualizar pra GTX 960.

Me pregunto, a minha antiga Gigabyte GA-h55m-s2 pode limitar a Vram dela? Algumas mobos até nem tão antigas quanto ela informam que suportam GPU até 1.7gb. A minha não achei info sobre o mesmo, talvez pela época (2011) ter somente as de 500mb/1gb. Se algumas menos antigas limitam, teoricamente a minha limita também, certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Charles Decker nada a ver colega. Esta sua placa mãe suporta numa boa 

a GTX 960, pois ela é slot PCI X16 2.0.  É banda de sobra para rodar 

VGA mesmo que 3.0. 

 

Toda a banda 2.0 ainda não é usada por determinadas VGA. 

 

O que importa é saber qual é seu processador, e 

quanto você tem de RAM para ver se não vai dar gargalo na GTX 960.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda a banda 2.0 ainda não é usada por determinadas VGA. 

 

Oi @alissomrex , fiquei com uma dúvida:

 

Então todas as GPUs funcionam normalmente em MOBOs com recurso disponível máximo de 2.0?

 

Teoricamente as GPUs mais atuais tem tecnologia de banda de 3.0, certo? (me corrija se estiver errado) Esses 2.0 de uma MOBO antiga não limitaria o uso da banda de 3.0 disponível na GPU?

 

Agradeço!

 

[ ] ' s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi @alissomrex , fiquei com uma dúvida:

 

Então todas as GPUs funcionam normalmente em MOBOs com recurso disponível máximo de 2.0?

 

Teoricamente as GPUs mais atuais tem tecnologia de banda de 3.0, certo? (me corrija se estiver errado) Esses 2.0 de uma MOBO antiga não limitaria o uso da banda de 3.0 disponível na GPU?

 

Agradeço!

 

[ ] ' s

 

Limitaria se o padrão 2.0 estivesse no limite, o que não ocorre atualmente.

http://www.techpowerup.com/reviews/AMD/R9_Fury_X_PCI-Express_Scaling/5.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Oi @alissomrex , fiquei com uma dúvida:

 

Então todas as GPUs funcionam normalmente em MOBOs com recurso disponível máximo de 2.0?

 

Teoricamente as GPUs mais atuais tem tecnologia de banda de 3.0, certo? (me corrija se estiver errado) Esses 2.0 de uma MOBO antiga não limitaria o uso da banda de 3.0 disponível na GPU?

 

Agradeço!

 

[ ] ' s

Essa limitação não ocorre em grande parte dos casos mesmo no padrão PCI-E 1.x...

 

Tem um pessoal que adora fazer "pânico" falando do PCI-E 2.0 destruir a performance da placa... O que não é verdade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Limitaria se o padrão 2.0 estivesse no limite, o que não ocorre atualmente.

http://www.techpowerup.com/reviews/AMD/R9_Fury_X_PCI-Express_Scaling/5.html

 

@Math.Pi

 

Este valor 1.1 citado no link juntamente com 2.0 e 3.0 é um parâmetro de largura de banda também?

 

Se sim, isto é totalmente defasado, certo? Ou melhor, onde isto é de fato utilizado?

 

Edit: @Charles Decker , desculpa estar fazendo estas perguntas (não quero atrapalhar frente as suas dúvidas), mas achei o contexto interessante para aprender isto. E talvez pode até vir a ser uma dúvida sua também. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é um padrão defasado. 

 

Mas pelo que vi no link que o @Math.Pi citou, as GPUs com interface PCI de 3.0, neste caso, roda normalmente então com uma MOBO com disponibilidade máxima de PCI 2.0, certo? E se for o inverso? Uma GPU 2.0 com uma MOBO 3.0, rodaria normalmente também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Widelux

Não tem problema sobrar. O problema é faltar. 

É óbvio que uma GPU 2.0 roda em placa 3.0.

 

@Math.Pi

 

Entendi, mas neste mesmo contexto, com a pergunta do membro que abriu o tópico, seria o contrário (GPU 3.0 com placa 2.0) e teoricamente faltaria, mas no caso como você mencionou no link, não há problemas quando se falta. Ficou um pouco confuso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Entendi, mas neste mesmo contexto, com a pergunta do membro que abriu o tópico, seria o contrário (GPU 3.0 com placa 2.0) e teoricamente faltaria, mas no caso como você mencionou no link, não há problemas quando se falta. Ficou um pouco confuso.

Para os padrões atuais, as placas de vídeo mais poderosas mal alcançam o limite do PCI-E 2.0. Logo, uma placa de vídeo 2.0 funciona perfeitamente em uma placa-mãe 3.0 da mesma forma que uma placa de vídeo 3.0 funciona perfeitamente em uma placa-mãe 2.0. 

 

E a pergunta do autor do Tópico não tinha a ver com isso. Ele confundiu a memória da placa integrada com a memória da placa dedicada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Widelux

Mas não falta pois o padrão 2.0 ainda tem capacidade para suprir a banda de placas de vídeo 3.0.

 

A placa de vídeo ser do padrão 3.0 não quer dizer que ela vá usar os X Mbps que o padrão aguenta. Essa velocidade ainda está dentros os padrões para o PCI-E 2.0, entendeu.

 

Explicando de outra forma. Os números não são reais, somente para simulação. Eu até poderia pesquisar aqui mas não quero ;)

padrão 2.0 suporta banda de até 500Mbps.

padrão 3.0 suporta banda de até 1000Mpbs (1Gbps).

 

Uma placa de vídeo pci-e 3.0 não significa que ela use toda a banda do pci-e 3.0. Ela pode usar 200Mbps, cabendo muito bem dentro do padrão 2.0.

E o contrário a mesma coisa. Uma placa de vídeo pci-e 2.0 usa 400Mbps de banda. Mas o pci-e 3.0 da placa-mãe suporta 1Gbps. Ainda tem muita sobra. Por isso é compatível. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal confundiu as coisas, haha

Isso de PCI-E 2.0 não é minha pergunta, pois se fosse por isso minha atual GTX 560 não rodaria também e, não era essa a minha dúvida.

O @Foxwalt já respondeu minha dúvida, obrigado!

 

Porém, segue a cfg:

i5 650 3.2

8gb RAM (2x4)

PCYes 430w

MOBO GA-H55M-S2 http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=3509#ov

 

Eu já sei que nem gargalo dá, creio. Apenas era uma falácia minha sobre a Vram mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu que confundi. Faz parte.

Desculpa ae se te atrapalhou!!!

Não, tu apenas ficou com outra dúvida em relação ao post do @alissomrex, que queria me ajudar, mas esse sim, confundiu limitação de Vram com PCI-E hahahah ...mas foi compreensível, porque normalmente as pessoas quando se baseiam em limitação gráfica, pensam no PCI-E. Só que PCI-E, se desse problema nem limitaria, iria praticamente descartar um uso mais avançado de solução grafica. Valeu por todos. Ninguém atrapalhou não, que isso, fiquem a vontade, aliás, aproveitarei para questionar mais um ponto. Um i3 4160 de quarta geração não gargala a 960, certo? Capaz de aguentar até uma GTX 970. HUE Outra coisa, o i3 4160 pelo que vi por ai, é relativamente melhor que o 4170, ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i3 4160 tem 3.6Ghz e o i3 4170 tem 3.7Ghz. Está é a diferença entre ambos.

O i3 4170 está mais barato na Kabum do que o próprio i3 4160.

Tenho o i3 4160 e não gargala a 280x que é mais forte que a 960.

Quanto a 970, não sei te dizer ao certo. Mas chuto em dizer que um i5 com a 970 seria mais negócio pois como ela é mais forte, vai extrair mais dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i3 4160 tem 3.6Ghz e o i3 4170 tem 3.7Ghz. Está é a diferença entre ambos.

O i3 4170 está mais barato na Kabum do que o próprio i3 4160.

Tenho o i3 4160 e não gargala a 280x que é mais forte que a 960.

Quanto a 970, não sei te dizer ao certo. Mas chuto em dizer que um i5 com a 970 seria mais negócio pois como ela é mais forte, vai extrair mais dela.

Esta relação de preços na Kabum ja havia percebido, porém, TEORICAMENTE, segundo a CPUBOSS, a 60 é LIGEIRAMENTE mais forte que a 70 e assim sendo, o preço praticado esta correto, mesmo que a 70 seja 3.7

post-772293-0-58354000-1447975294_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esta relação de preços na Kabum ja havia percebido, porém, TEORICAMENTE, segundo a CPUBOSS, a 60 é LIGEIRAMENTE mais forte que a 70 e assim sendo, o preço praticado esta correto, mesmo que a 70 seja 3.7

Pior site de comparação que você poderia ter escolhido. O Core i3-4170 é superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...